ao longo da historia das 24 horas de le mans a maioria esmagadora das equipes vencedora e europeia sejam equipes de fabrica como a ferrari ou a porsche que dominaram nos anos 50 e 80 ou independentes como a de jean rondeau tanto e que quando a ford venceu entre 1966 e 1969 os americanos comemoraram muito mesmo sabendo que os britanicos tiveram uma participaçao crucial em sua sequencia de quatro vitorias aos japoneses a gloria no circuito de la sarthe demorou bem mais a chegar exatos 68 anos para ser mais preciso quando a mazda venceu a corrida de 24 horas com seu lendario 787b o prototipo verde e laranja que tinha um enxame de abelhas furiosas no lugar do motor [youtube id= 6nckaj8yvxw width= 620 height= 350 ] bem na verdade nao era um enxame de abelhas furiosas mas um motor pequeno e girador que soava como um o r26b era um motor rotativo wankel de quatro rotores que deslocava apenas 2 6 litros e entregava ate 700 cv sem qualquer tipo de induçao forçada caso voce nao lembre ou nao saiba um motor wankel nao tem pistoes reciprocantes e sim rotores triangulares que giram em uma camera epitrocoide ou seja com formato ovalado e paredes ligeiramente concavas as vantagens de um motor rotativo sao a alta potencia especifica no caso do 787b estamos falando de quase 270 cv por litro ; a capacidade de girar muito alto; a simplicidade mecanica com menos partes moveis e o tamanho compacto a desvantagem e algo consumo de combustivel que e uma das razoes para que nao existam mais carros com motor wankel fabricados atualmente o ultimo deles foi o mazda rx 8 produzido entre 2003 e 2012 chamado r26b o motor estreou em 1990 com o 787b era uma evoluçao do motor 13j que equipava o prototipo anterior sobre o qual ja falamos aqui o 767b que competiu em 1988 e 1989 nas 24 horas de le mans e no campeonato japones de prototipos o all japan sports prototype championship como ja dissemos aqui em o 767b nao conseguiu resultados muito empolgantes em seu tempo na corrida de 1988 os dois carros inscritos terminaram a prova em 17º e 19º enquanto em 1989 novamente com dois exemplares o 767b ficou em 7º e 9º lugares o 767b tinha potencial o que ficara provado com seu quarto lugar na classificaçao geral do campeonato japones de prototipos em 1988 projetado pelo britanico nigel stroud nao era um carro inovador a bela carroceria tinha formas esculpidas por um tunel de vento e era muito atraente a estrutura era composta por um monobloco de aluminio e reforçada por uma arranjo de metal do tipo favo de mel a suspensao usava braços triangulares sobrepostos nos quatro cantos com molas e amortecedores inboard a fim de liberar espaço para os dutos de efeito solo introduzidos seis anos antes pelo porsche 956 seu maior trunfo entao era mesmo o motor que apesar de ter uma potencia impressionante para um deslocamento tao baixo e ser um dos mais confiaveis do grid ainda era menos potente que o dos rivais desse modo para a corrida de 1990 a mazda decidiu modificar o 767b para torna lo mais competitivo dando origem a lenda o 787b alem da carroceria de fibra de carbono e kevlar com aerodinamica ligeiramente retrabalhada a grande novidade do novo carro era o motor o r26b que substituia o 13j mantinha o deslocamento de 2 6 litros mais precisamente 2 616 cm³ porem adicionava novos componentes como coletor de admissao continuamente variavel e tres velas por rotor o 13j tinha duas outras mudanças incluiam o posicionamento dos radiadores em vez de um atras de cada porta como era no 767b foi instalado um radiador maior sob o bico do carro que foi redesenhado para acomodar a peça a transmissao como no 767b era uma caixa manual de cinco marchas projetada pela porsche e modificada pela mazda de acordo com a fabricante o novo motor poderia entregar ate 900 cv mas para manter a durabilidade a potencia foi limitada em 700 cv que moviam um carro de apenas 850 kg era um ganho menor mas era um ganho e deu resultado nas 24 horas de le mans de 1990 a mazda inscreveu dois carros de numeros 201 e 202 ambos porem abandonaram a prova o nº 201 por causa de um vazamento de oleo e o nº 202 por problemas eletricos como sabemos naquele ano foi o jaguar xjr 12 o vencedor da corrida o 787b com outra roupa hot or not no ano seguinte a sorte mudaria para começar a mazda inscreveu tres carros dois deles com uma bonita pintura branca e azul e um terceiro o carro de nº 55 usando o verde e laranja do patrocinador renown empresa do ramo textil que alem de ser um dos patrocinadores principais tambem fornecia roupas e macacoes para os pilotos e para a equipe [youtube id= peqhteo56tk width= 620 height= 350 ] foi este o carro vencedor pilotado por volker weidler johnny herbert e bertrand gachot contudo nao foi uma corrida facil os carros da mercedes e da jaguar o sauber c11 e o xjr 12 foram extremamente competitivos o mercedes benz c11 so nao venceu a corrida por problemas mecanicos e atras atras do mazda vencedor tres jaguar cruzaram a linha de chegada em sequencia depois da vitoria o 787b foi aposentado de uma vez enquanto os outros dois continuaram competindo o fato de ser o unico japones e o unico carro equipado com um motor sem pistoes reciprocantes a vencer nas 24 horas de le mans somado a seu visual iconico e ao berro inesquecivel do r26b fizeram dele o prototipo do grupo c mais popular de todos no japao e um dos mais reverenciados entre os entusiastas de todo o planeta [youtube id= az39eqlibyu width= 620 height= 350 ]
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