nao faz muito tempo que contamos aqui no flatout a historia da sard embora seja mais conhecida por sua atuaçao com o toyota supra no campeonato japones de turismo jgtc mais tarde super gt a sard tambem teve participaçao fundamental em um momento fundamental para o automobilismo japones em termos de automobilismo em 1974 quando ainda se chamava sigma automotive company a sard foi a primeira equipe japonesa a disputar as 24 horas de le mans eles atuaram como equipe de fabrica da mazda que 17 anos depois se tornaria a primeira fabricante japonesa a vencer as 24 horas de le mans todos sabemos como foi e quem nao sabe fique sabendo agora em 1991 um monstro laranja e verde com um motor rotativo wankel com quatro rotores e 2 6 litros apesar do deslocaemnto relativamente baixo e da ausencia de qualquer tipo de induçao forçada o wankel era feroz com mais de 707 cv a 9 000 rpm e um uivo absurdo o mazda 787b faturou aquela ediçao da corrida em la sarthe duas voltas de vantagem sobre o segundo colocado o jaguar xjr 12 da tom walkinshaw racing equipe britanica fundada por tom walkinshaw que naquela epoca era responsavel pelas atividades da jaguar no automobilismo https //www youtube com/watch v=irwp3znintw pois a relaçao entre a mazda e de tom walkinshaw em le mans e mais antiga do que a briga por posiçoes nas 24 horas de 1991 nove anos antes em 1982 os dois estavam do mesmo lado e infelizmente ambos sairam perdendo ao menos o protagonista desta historia por si so ja faz com que a mesma mereça ser contada antes porem e preciso de um pouco de contexto embora o ano de 1974 tenha marcado a estreia da mazda em le mans aquela havia sido uma participaçao terceirizada que basicamente consistia em um prototipo desenvolvido de forma independente com motor fornecido pela mazda foi so em 1980 que a companhia colocou um projeto proprio em le mans o mazda rx 7 de primeira geraçao fb lançado dois anos antes em 1978 os carros foram preparados pela mazda sports corner que era a divisao esportiva nao oficial da mazda naquela epoca como contamos neste post a mazda sports corner foi fundada em 1967 como um projeto paralelo de um concessionario da mazda e no inicio dos anos 80 foi absorvida pela fabricante e rebatizada mazdaspeed a verdade e que ja em 1979 a mazda havia tentado uma participaçao em le mans com o rx 7 mas nao conseguiu se classificar em 1980 os japoneses tiveram mais sucesso equipado com o motor 12a um wankel de 1 2 litros com dois rotores e 240 cv o esportivo preparado foi o 21º na classificaçao geral com este mesmo setup o rx 7 tambem venceu as 24 horas de spa francorchamps de 1981 o que sem duvida prova a competencia do conjunto nas 24 horas de le mans daquele ano porem nenhum dos dois mazda que se participaram chegou ao final talvez por isto para a ediçao de 1982 a mazda preparou um carro bem mais radical o rx 7 254 naquela epoca as 24 horas de le mans tambem recebiam carros que competiam na imsa gt campeonato organizado pela international motor sport association nos estados unidos que recebiam suas proprias categorias de acordo com o nivel de potencia das modificaçoes no projeto em 1980 e 1981 o mazda rx 7 competiu na categoria gtu voltada a carros com modificaçoes mais leves e motor de ate 2 5 litros para carros com motores maiores havia a categoria gtu em 1982 porem a mazda decidiu migrar para a categoria mais extrema a gtx ou grand touring experimental era exatamente o que o nome sugeria inspirada para o grupo 5 da fia e com um regulamento muito parecido a gtx permitia diversas modificaçoes na carroceria dos carros com alargadores para os para lamas e gigantescos apendices aerodinamicos desde que as portas o capo e a silhueta basica do carro permanecessem inalterados razao pela qual os carros do grupo 5 e da imsa gtp costumam ser chamados de silhouette racers em 1982 o grupo 5 e a imsa gt ja eram dominados pelo porsche 935 que pode ser considerado ao lado do porsche gt1 uma das variaçoes do porsche 911 mais absurdas ja feitas o 935 venceu os titulos de 1978 1979 1980 1981 e 1982 e foi tao bem sucedido que acabou levando a fia a banir o grupo 5 a partir da temporada seguinte colocando em vigor as regras do grupo b para carros de turismo fica dificil nao enxergar no mazda rx 7 254 criado especialmente para correr na imsa gtx inspiraçao no porsche 935 repare bem no formato do bico no caimento do teto no desenho dos para lamas e ate mesmo na dianteira que da mesma forma que no porsche adotou farois mais baixos integrados ao para choque para maior eficiencia aerodinamica a diferença obviamente e que o motor do rx 7 254 ficava na dianteira um toque interessante ficava pelo desenho da tomada de ar dianteira que era dividida ao meio por um escudo da mazda que tinha o formato de um rotor de wankel agora acredite e surpreendentemente dificil encontrar informaçoes comcretas a respeito do rx 7 254 existem pouquissimas fotos disponiveis online e a maioria das que existem sao pequenas ou desfocadas o que se fala a respeito do carro nos canais oficiais da mazda e resumido o carro estreou nas 24 horas de le mans de 1982 com dois exemplares levados pela mazdaspeed que tambem foi responsavel pelo desenvolvimento das modificaçoes aerodinamicas o motor era um wankel 13b de 1 3 litros com injeçao eletronica aspiraçao natural e potencia entre 300 cv e 350 cv outro dado que nao e muito claro https //www youtube com/watch v=tatxda uiss no livro mazda rotary engined cars from cosmo 110s to rx 8 o autor marc cramswick comenta que o rx 7 254 tinha rodas traseiras de 10 polegadas e transmissao manual de cinco marchas do tipo dogleg com as marchas pares para a frente e as marchas impares para tras com carroceria de fibra de vidro o quase prototipo pesava apenas 954 kg o que se sabe com certeza o carro nº 82 foi conduzido pelos japoneses yojiro terada e takashi yorino alem do canadense alan moffat o segundo carro de nº 1983 trazia revezando ao volante um trio de britanicos chuck nicholson peter lovett e tom walkinshaw que ja havia tentado a sorte em le mans com a mazda no ano anterior os carros nao largaram muito bem o rx 7 254 nº 82 começou a corrida na 50ª posiçao enquanto o nº 83 ficou com a 53ª a ascensao do primeiro carro ao longo da corrida mostrou seu potencial o rx 7 do trio terada/yorino/moffat foi escalando o grid ate chegar ao final da prova na 14ª posiçao ja o carro de nicholson/lovett/walkinshaw nao teve a mesma sorte na 180ª volta o motor abriu o bico e o carro deve de abandonar a prova por outro lado foi o carro nº 83 que conseguiu dar a volta mais rapida entre os carros da categoria gtx 4min13s500 no ano seguinte a mazda foi a le mans com o primeiro de uma serie de prototipos que culminaria com a vitoria em 1991 o 717c feito para enquadrar se tanto na nova categoria gtp da imsa quanto no grupo c da fia na subclasse c junior apos o fracasso em le mans os dois carros foram utilizados pela mazda para competir em provas de longa duraçao no japao em circuitos como fuji e suzuka entao em algum momento dos anos 80 ambos despareceram agora de acordo com um site japones chamado best car web um deles o nº 83 foi encontrado em um local nao divulgado o carro esta sem motor e sem a numeraçao e o aspecto em que se encontra deixa claro que ele esta guardado a merce do tempo ha pelo menos tres decadas segundo o site o rx 7 254 sera restaurado por uma oficina japonesa chamada pro composite especializada na fabricaçao de body kits de fibra de carbono e devera receber um motor wankel 13b novinho em folha [gallery type= grid link= file size= medium ids= 217699 217704 217703 217702 217701 217700 ] encarando a realidade dificilmente o processo de restauraçao sera bem documentado divulgado os japoneses nao gostam de alardear este tipo de coisa mas vamos ficar atentos pode ter certeza
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