A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Automobilismo Car Culture História

Mazda RX-7 254: o monstro com motor Wankel que correu em Le Mans nos anos 80

Não faz muito tempo que contamos aqui no FlatOut a história da SARD. Embora seja mais conhecida por sua atuação com o Toyota Supra no Campeonato Japonês de Turismo (JGTC, mais tarde Super GT), a SARD também teve participação fundamental em um momento fundamental para o automobilismo japonês. Em termos de automobilismo. Em 1974, quando ainda se chamava Sigma Automotive Company, a SARD foi a primeira equipe japonesa a disputar as 24 Horas de Le Mans. Eles atuaram como equipe "de fábrica" da Mazda, que 17 anos depois se tornaria a primeira fabricante japonesa a vencer as 24 Horas de Le Mans. Todos sabemos como foi (e quem não sabe, fique sabendo agora): em 1991, um monstro laranja-e-verde com um motor rotativo Wankel com quatro rotores e 2,6 litros. Apesar do deslocaemnto relativamente baixo e da ausência de qualquer tipo de indução forçada, o Wankel era feroz. Com mais de 707 cv a 9.000 rpm e um uivo absurdo, o Mazda 787B faturou aquela edição da corrida em La Sarthe duas voltas de vantage

Matérias relacionadas

Sob pressão: a história dos motores turbo

Leonardo Contesini

Donington Park, 1983: relembre o primeiro teste de Ayrton Senna na Fórmula 1

Dalmo Hernandes

Nostalgia, parte 2: os jogos e brincadeiras que fizeram a cabeça dos entusiastas quando crianças

Dalmo Hernandes