quando a mclaren lançou o f1 em 1992 ele tinha um v12 naturalmente aspirado de 6 1 litros e 627 cv feito com base no motor do grand tourer bmw 850csi pesando 1 138 kg uma relaçao peso/potencia de 1 81 kg/cv com lugar para tres pessoas e bagagem e cambio manual de seis marchas o mclaren f1 ia de zero a 100 km/h em 3 9 segundos com velocidade maxima de 386 km/h um recorde concedido em 1998 ano em que o f1 deixou de ser produzido com pouco mais de 100 unidades fabricadas [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o mclaren f1 ficou conhecido como o carro mais rapido do planeta por anos e mesmo depois de superado permaneceu como um dos melhores e mais incriveis superesportivos ja feitos e ele tambem era inovador gordon murray o engenheiro responsavel pelo projeto e que se tornou tao lendario quanto sua criaçao fez questao de que o f1 utilizasse a entao inedita tecnica de construçao com estrutura monocoque de fibra de carbono com a carroceria feita do mesmo material mais do que seu conjunto mecanico e seu recorde de velocidade o maior legado do mclaren f1 para todos os superesportivos que vieram depois e literalmente do que ele foi feito e quanto ele pesava o interior do mclaren f1 gtr e sua profusao de fibra de carbono so para ilustrar ate porque hoje 20 anos depois a barreira dos 600 cv e uma lembrança distante e praticamente o piso de potencia do supercarros de entrada e e por isso que antes de falar do ultimo lançamento da mclaren apresentado hoje 28 recapitulamos um pouco a respeito do iconico f1 a fabricante ja disse em uma conferencia recente no reino unido que o foco dos superesportivos daqui para a frente nao sera o aumento de potencia os numeros chegaram a um ponto no qual um aumento de 40 ou 50 cv nao faz diferença a verdadeira disputa e para reduzir peso o que pode ser uma coisa boa para a mclaren o custo de pesquisa e desenvolvimento de um motor mais potente e mais alto do que a busca por materiais e componentes mais leves e os ganhos em performance nao sao expressivos o bastante para manter a guerra da potencia acontecendo alem disso o baixo peso pode ajudar os supercarros a obter indices de consumo de combustivel e emissao de poluentes cada vez menores algo que e cada vez mais cobrado por agencias do governo e organizaçoes ambientais o novo mclaren 600lt e uma versao limitada do 570s com menos peso mais potencia e carroceria 74 mm mais longa dai o lt em seu nome que vem de long tail cauda longa em uma traduçao livre a sigla foi usada pela primeira vez no mclaren f1 gtr long tail que foi feito para a temporada de 1997 do campeonato fia gt e tinha a carroceria mais longa a fim de gerar mais downforce em alta velocidade dito isto estamos falando de um aumento de 641 mm no comprimento geral do carro porem mais perceptivel na traseira em 2015 foi a vez do mclaren 675lt versao de pista do mclaren 650s este sucessor direto do mclaren 12c agora ha poucas horas na verdade a fabricante de woking apresentou o 600lt a formula e conhecida aumentar a potencia e reduzir o peso no caso do 600lt estamos falando de um ganho de 30 cv no motor v8 biturbo de 3 8 litros de 570 cv para 600 cv como os nomes dos carros indicam alem disso o torque aumentou de 61 2 mkgf para 63 2 mkgf a mclaren nao divulgou as rotaçoes mas no caso do 570s o pico de potencia vem as 5 700 rpm enquanto o torque maximo aparece as 5 000 rpm dados de aceleraçao e velocidade maxima tambem nao foram divulgados o 570s vai de zero a 100 km/h em 3 2 segundos e sua velocidade maxima e de 328 km/h a transmissao presumimos e a mesma caixa de dupla embreagem e sete marchas usada no 570s mais extensas sao as modificaçoes no restante do carro pelo que diz a mclaren 23% dos componentes do 600lt sao diferentes em relaçao ao 570s isto inclui um novo spliter frontal novas saias laterais e um novo difusor traseiro alem de uma nova asa traseira fixa os farois tambem sao diferentes dispensando as lentes externas e ficando um pouco mais parecidos com as peças do mclaren 620s de acordo com a fabricante alem de melhorar a aerodinamica do carro os novos componentes ajudaram na reduçao de peso o 600lt tem ate 96 kg a menos que o 570s chegando aos 1 247 kg uma relaçao peso/potencia de 2 07 kg/cv no caso do 570s que pesa 1 343 kg sao 2 35 kg/cv [youtube id= kczfqy0px7m width= 620 height= 350 ] ate mesmo o sistema de escape contribuiu para a reduçao de peso com as saidas posicionadas proximas ao motor e nao no para choque traseiro foi preciso usar menos tubulaçao o que nas palavras dos britanicos tambem melhorou consideravelmente a experiencia sonora da coisa [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o interior do carro tambem recebeu ajustes alem dos bancos de fibra de carbono vistos pela primeira vez no mclaren p1 o habitaculo passou a ser revestido com alcantara leve comparado ao lado de dentro do 570s o 600lt aposta no minimalismo para chegar a reduçao de 96 kg porem e preciso encomendar o carro com alguns opcionais os bancos especiais super lightweight do mclaren senna que pesam apenas 3 35 kg cada e os para lamas dianteiros vazados ainda assim quase 100 kg a menos e um numero impressionante segundo a mclaren o 600lt ainda traz suspensao por braços triangulares sobrepostos de aluminio forjado freios mais leves suportes do motor significativamente mais firmes e pneus pirelli p zero trofeo r feitos sob medida alem disso o carro traz respostas mais ageis dos pedais e um sistema de direçao com melhor comunicabilidade a mclaren diz que as modificaçoes do 600lt tem o objetivo de tornar o carro mais competente para uso nas ruas e ainda mais rapido nas pistas sendo que o foco nesta ultima caracteristica foi maior eles tambem dizem que a fabricaçao do carro de forma artesanal começara em outubro de 2018 e durara cerca de 12 meses o carro dividira a linha de produçao com outros modelos da mclaren que afirma que o fato de usar paineis de fibra de carbono moldados a mao ajudara a manter a exclusividade
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