a mclaren sao paulo lançou na manha desta quinta feira 27 seus dois conversiveis mais recentes o 720s spider e o 600lt spider a dupla completa a linha de conversiveis da marca que ja oferece desde o inicio de 2018 a versao de entrada 570s spider ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] como em todos os conversiveis da marca eles se diferenciam dos cupes apenas pelo teto retratil — todo o resto incluindo o monocoque e exatamente o mesmo das versoes fechadas isso e possivel devido ao projeto do monocoque monocell que foi desenvolvido sem teto como uma concha desta forma os conversiveis dispensam os reforços estruturais que alem de aumentar o peso do carro tornariam seu comportamento dinamico muito diferente dos modelos fechados 720s spider o 720s spider usa o v8 biturbo de quatro litros da versao fechada com os mesmos 720 cv a 7 500 rpm e 78 5 mkgf de torque a 5 500 rpm este motor e a segunda geraçao do v8 da mclaren que teve 41% de seus componentes renovados em relaçao ao motor de 3 8 litros que ainda equipa os modelos da sport series como veremos mais adiante o tempo de aceleraçao de zero a 100 km/h e exatamente o mesmo do cupe 2 9 segundos de zero a 200 km/h o spider e apenas 0 1 segundo mais lento atingindo a velocidade em 7 9 segundos a velocidade maxima de 341 km/h e a mesma do cupe mas o teto precisa estar fechado com ele aberto o 720s spider fica nos 325 km/h os freios usam discos de carbono ceramica com 390 mm na dianteira e 380 mm na traseira e tambem recebem a ajuda do spoiler traseiro que faz parte do pacote aerodinamico ativo e ao se levantar atua como freio aerodinamico ele tambem possui outras duas posiçoes uma para aumentar a downforce e outra para reduzir o arrasto aerodinamico os amortecedores tambem sao ativos controlados pela nova geraçao do sistema proactive chassis control da mclaren que adapta as condiçoes de rodagem de acordo com o modo de direçao escolhido comfort sport track ou race como no cupe o teto do 720s spider tambem e feito de fibra de carbono com a porçao central de vidro com sistema eletrocromico podendo ficar transparente ou opaco de acordo com o gosto do proprietario com o carro desligado ele escurece automaticamente a abertura e o fechamento levam 11 segundos e podem ser feitos a ate 50 km/h [gallery type= grid link= file columns= 4 size= large ids= 211497 211501 211506 211505 211507 211508 211503 211502 ] o design e sutilmente diferente de sua versao fechada especialmente no deck traseiro como era de se esperar de um conversivel as colunas c sao vazadas em arcobotante para atender uma dupla necessidade direcionamento do ar e otimizaçao da visibilidade externa a mclaren importou quatro exemplares do 720s e o preço medio e r$ 3 450 000 — ele varia de acordo com opçoes de acabamento e personalizaçao costuras e materiais do interior pacote de fibra de carbono de reduçao de peso rodas lightweight ou mesmo um modelo mso 600lt spider o outro lançamento do dia o 600lt spider usa o motor v8 biturbo de 3 8 litros do cupe com 600 cv a 7 250 rpm e 63 2 mkgf de torque; e tambem o mesmo cambio de dupla embreagem e sete marchas o tempo da corrida de zero a 100 km/h e exatamente o mesmo do cupe e do 720s 2 9 segundos no zero a 200 km/h porem a aerodinamica entra em cena e o 600lt spider perde 0 2 segundo em relaçao ao cupe cumprindo a tarefa em 8 4 segundos a velocidade maxima tambem varia de acordo com o teto de 315 km/h com o teto aberto e 323 km/h com o teto fechado tanto o 600lt spider quanto o 720s spider sao apenas 50 kg mais pesados que as versoes fechadas isso se deve as pequenas mudanças na traseira dos carros e ao mecanismo do teto retratil que pesa 46 kg o peso seco do mclaren 600lt spider e de 1 297 kg com o pacote mso clubsport que elimina o ar condicionado e o sistema de som e adiciona parafusos de aluminio para as rodas e bancos de fibra de carbono iguais aos do mclaren senna que sozinhos correspondem a uma reduçao de peso de 21 kg no total o 600lt spider pode pesar ate 100 kg a menos que o 570s spider sendo um modelo da sport series o 600lt spider tem seu preço um pouco mais baixo que o 720s spider custando em media r$ 3 250 000 ele tambem tera quatro exemplares importados inicialmente e continuara oferecido por encomenda [gallery type= grid link= file columns= 4 size= large ids= 214877 214883 214886 214889 214888 214880 214881 214887 ] os oito exemplares importados virao equipados com os opcionais bancos eletricos sistema front lift e sistema de audio bowers & wilkins caso de familias apesar dos nomes alfanumericos do v8 biturbo entre o monocoque e o eixo traseiro e do sobrenome spider o 720s e o 600lt sao modelos de familias diferentes — nao se trata apenas de diferença de potencia e design atualmente a linha da mclaren se divide em tres series a sport series a super series e a ultimate series em termos simples pode se dizer que a primeira engloba os esportivos a segunda os supercarros e a terceira os hipercarros — o que evidentemente significa que ha uma hierarquia tecnica nao e uma separaçao muito clara especialmente na sport series e na super series que usam nomes baseados na potencia metrica dos modelos com uma letra para diferenciar a proposta/carroceria do carro o 600lt por exemplo parece relacionado com o 675lt porem eles fazem parte de familias diferentes — o 600lt e um sport series e o 675lt era um super series as diferenças começam pela utilizaçao de elementos ativos na aerodinamica e na suspensao pela super series enquanto a sport series se limita as asas e spoilers fixos barras estabilizadoras fixas e amortecedores adaptativos [caption id= attachment_232350 align= aligncenter width= 999 ] sistema hidraulico substitui as barras estabilizadoras na super series e na ultimate series[/caption] com o lançamento do 720s a super series tambem passou a se diferenciar pelo monocoque que utiliza uma derivaçao fechada do monocell batizada monocage — o que tambem resulta em uma diferença de construçao enquanto os super series tem a estrutura superior do cockpit feito de fibra de carbono nos sport series o fechamento e de aluminio sendo apenas a parte inferior de fibra de carbono o monocage esse ai abaixo tambem e usado pela ultimate series que recebem todas as tecnologias e conceitos mais avançadas desenvolvidas pela fabricante outra diferença e o motor sport series usam o v8 biturbo de 3 8 litros o m838 em diferentes variaçoes de potencia os modelos da ultimate series e os super series usam a evoluçao deste motor o v8 biturbo de quatro litros aqui vale uma contextualizaçao tao importante quanto interessante esse v8 deriva de um projeto originalmente feito pela tom walkinshaw racing com base no v8 vrh da nissan mas que acabou engavetado a ricardo que fornece as transmissoes da mclaren comprou o projeto e com base no layout do bloco desenvolveu o v8 mclaren atualmente a sport series e composta pelo 540c pelos 570s gt 570s e 570s spider e pelos 600lt e 600lt spider as letras indicam club c sport s e long tail lt — embora neste caso sua cauda nao seja tao longa quanto em seus inspiradores o f1 lt e o 675lt falando no 675lt com o fim de sua produçao a super series passou a ser formada apenas pelo 720s e pelo 720s spider a mclaren deve lançar uma versao mais radical no proximo ano provavelmente batizada 750lt ou algo perto disso no topo a ultimate series que começou somente com o p1 e sua variaçao gtr agora e composta pelo senna pelo senna gtr e pelo novo speedtail o sucessor espiritual do mclaren f1 se voce esta se perguntando o f1 nao foi incluido retroativamente na ultimate series
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