Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas verdadeiras do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
McLaren mostra em Xangai seu modelo mais barato, o 540C
Qual é o valor de uma pechincha? Se estivermos falando de um McLaren, pode ser £ 126.000, ou coisa de R$ 570.000 ao câmbio de hoje (sem os impostos escorchantes do Brasil). É assim que a imprensa internacional vem tratando o modelo 540C, da fabricante britânica.
Construído sobre a mesma base do 570S Coupé (leia mais sobre ele neste post) e com o mesmo V8 3.8 biturbo, mas com 540 cv a 7.500 rpm e 55,1 mkgf entre 3.500 e 6.500 rpm, ele é o que há de mais acessível na linha da McLaren. Pesando 1.311 kg, ele vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e chega à máxima de 320 km/h. Já aceitando encomendas, a marca promete entregar as primeiras unidades no começo de 2016.
Honda Civic de 10ª geração vaza em imagens de patente
Revelada pelo Civic Concept no Salão de Nova York, a décima geração do Honda Civic perdeu a vergonha e também apareceu, na versão sedã, em imagens de patente que vazaram na internet. A exemplo do cupê, que o conceito apresentou em sua quase totalidade, o sedã tem desenho mais agressivo de dianteira e traseira e uma linha de teto bem inclinada, parecida com a de um cupê.
Além de conservar as opções atuais de motor, o Civic também terá uma versão com motor 1.5 turbo. Se você acha que ela não chega ao Brasil, o colunista Fernando Calmon já cravou que ela vem, em versão flex e com 200 cv. Além do 1.5, a marca teria também um 1.0 turbo de três cilindros com 140 cv, que poderia substituir o 1.8 do Civic, mas o mais provável é que equipe apenas modelos do porte do Fit.
Mercedes-Benz revela seu anti-X4, o GLC
A Mercedes-Benz escolheu o Salão de Xangai como palco de apresentação da prévia de seu mais novo SUV, o GLC. Concorrente direto do BMW X4, ele apareceu apenas em sua versão conceitual, mas ela já mostra detalhes do modelo final, desenvolvido sob o código X205, como as lanternas traseiras, no mesmo estilo das do AMG GT e do GLE Coupé, um SUV cupê maior que o futuro GLC.
O novo SUV tem 4,73 metros de comprimento, 2 m de largura, 1,59 m de altura e 2,83 m de entre-eixos. Equipado com rodas de aro 21 e pneus 225/50 R21 na dianteira e 285/45 R21 na traseira, seu motor é um V6 3.0 biturbo de 367 cv e 53 mkgf de torque, comandado por uma transmissão de nove marchas automática, a 9G-TRONIC, e com tração 4MATIC, permanente nas quatro rodas. As saídas duplas de escape bem que poderiam sobreviver na versão de produção…
BMW poderá resgatar a sigla CSL para versão mais radical do M4
A lendária sigla CSL da BMW pode voltar ao mercado em uma futura versão radical do M4. Surgida para identificar a versão esportiva do BMW “New Six” (E9), a sigla também batizou a versão mais potente e aliviada do BMW M3 E46 em 2003, e agora, segundo a Automobile Magazine, voltará na versão mais potente do M4.
De acordo com a revista o futuro modelo será 100 kg mais leve, e para eliminar esse peso todo o M4 perderá o banco traseiro e terá o par dianteiro trocado por modelos de fibra de carbono com ajuste manual. Além disso, o carro também terá uma gaiola de proteção opcional. Por fora acredita-se que ele terá novos componentes aerodinâmicos – os mesmos adotados mo M4 Safety Car MotoGP: um splitter frontal, novos retrovisores, saias laterais, difusor traseiro, fundo plano e asa traseira.
Ele também deverá ter o sistema de injeção de água que também equipa o M4 Safety Car MotoGP. A potência do M4 CSL deverá subir de 431 para 500 cv, e com isso poderá chegar aos 100 km/h em menos de quatro segundos. Espera-se que somente 750 unidades do BMW M4 “CSL” sejam produzidas.
Bernie Ecclestone diz que a Fórmula 1 precisa de motores V8 “mais do que nunca”
Bernie Ecclestone, o chefão da F1, nunca foi um fã dos novos motores V6 turbo híbridos e um dos grandes críticos da falta de talento musical destas novas “unidades de força”, como são chamados. Ele já havia mencionado anteriormente que a F1 deveria voltar a usar motores V8 e agora, voltou a afirmar que a categoria “precisa dos V8 mais do que nunca”.
Segundo a Gazzetta Dello Sport, Bernie disse que a Fórmula 1 precisa voltar a usar motores com custos mais razoáveis e é preciso intervir com urgência máxima. “Precisamos pegar os velhos V8 e modificá-los com deslocamentos maiores para chegar perto dos 1.000 cv.” Ecclestone planeja conversar diretamente com Sergio Marchionne para capitanear uma mudança futura. Só resta torcer para que as equipes percebam que a F1 perdeu parte de seu apelo sem os roncos dos motores.
Volkswagen C Coupé GTE antecipa super CC
Outro modelo que chamou a atenção no Salão de Xangai foi o conceito Volkswagen C Coupé GTE. Apontado por alguns como o substituto do Phaeton, modelo superluxuoso e mal sucedido na Volkswagen, ele na verdade será um super CC, com 5,07 m de comprimento.
Com previsão de lançamento em 2016, a versão final do modelo talvez conserve algumas das características do conceito, como o motor de quatro cilindros de 210 cv e o motor elétrico de 124 cv acoplado à transmissão automática de oito marchas. Capaz de atingir 245 km/h de velocidade máxima, o modelo tem torque total de 51 mkgf e consegue rodar até 50 km só em modo elétrico. O consumo de combustível em ciclo normal é de 43,5 km/l.