quando descrevi pela primeira vez minha ideia do mclaren de rua como um carro capaz de levar voce ao sul da frança e de volta com conforto gordon pensou a respeito e disse a ron e a mim olha por favor nao voltem para mim depois para dizer que tambem querem que ele seja um carro de corrida porque estou lutando contra toda a minha experiencia e instintos para torna lo um verdadeiro e puro carro de rua e isso o comprometera para sempre como carro de corrida bem comprometido ou nao ele se tornou a mclaren que venceu le mans nao e mansur ojjeh https //flatout com br/os incriveis detalhes escondidos num mclaren f1/ sim o unico carro da mclaren a vencer as 24 horas de le mans e foi meio quase por um acidente; como disse o dono da empresa acima o f1 e um carro de rua e e isso que o faz incrivel e diferente o inverso do modo que todo supercarro nascera ate ali nada de carro de corrida para as ruas aqui mas no fim o f1 foi um carro de rua que podia ganhar corridas importantes f1 gtr o vencedor das 24 horas de le mans 1995 claro que ojjeh e ron dennis voltaram para seu empregado favorito e disseram agora tens que fazer do f1 um carro de corrida assim e promessa de chefe todos sabemos; fickle como dust in the wind foi um misto de fracasso de venda do f1 de rua e encomendas de equipes como as de ray bellm e thomas bscher para competir na bpr global gt series a fome e a vontade de comer mclaren f1 gtr 1995 o carro de corrida o engraçado e que devido restritores de ar de admissao exigidos pelos regulamentos de corrida o carro de corrida f1 gtr era menos potente que o carro de rua; 600 vs 627 cv murray reviu o carro todo para a nova missao o maior feito sendo o kit aerodinamico de alto downforce que alterava a frente e adicionava uma asa traseira no fim o f1 gtr de tinha tanto dela que segundo a empresa era capaz de andar de cabeça para baixo no teto a 100 mph 161 km/h e foi o mclaren f1 gtr que ganhou le mans em 1995 feito ate hoje incrivel talvez a ultima ver que um carro de rua de verdade venceu a prova; carro de corrida homologado para rua afinal de contas e outra coisa no total nove f1 gtrs foram construidos para a temporada de 1995; mais nove para 1996 e mais 10 dos gtr longtail de 1997 uma quantia consideravel de carros se contarmos que no total foram feitos apenas 106 mclaren f1 foram feitos venderam mais 28 carros e ainda ganhou le mans isso que eu chamo de um programa de sucesso gma t 50 s1 lm a mclaren cria entao uma versao de rua do carro de corrida gtr o f1 lm o carro de rua da luz a um carro de corrida que vira carro de rua e agora gordon murray faz uma versao modernizada dele em seu novo gma t 50 s1 lm quantos derivados pode haver num carro so hold my beer mclaren f1 lm obviamente a criaçao do gtr dava chance de uma versao de rua e talvez algumas vendas a mais o lm seria criado em 5 carros apenas todos em papaya orange a famosa cor dos carros de bruce mclaren a quantidade seria para homenagear os cinco carros que terminaram as 24 horas de le mans em 1995; em si so um feito incrivel mesmo descontando se a vitoria na geral os cinco mclaren f1 gtr chegaram em primeiro terceiro quarto quinto e 13º lugares ron dennis estava justificadamente orgulhoso do que sua equipe havia conquistado pela primeira vez no que gordon murray considera ser de longe um dos desafios mais dificeis do mundo do automobilismo vencer le mans na verdade exige mais trabalho projetando e construindo carros adequados do que vencer um campeonato mundial de formula 1 inteiro ajuda tambem a sorte de ser o carro certo para o ano certo a mclaren dizia que o f1 lm a versao de rua do gtr nao uma replica do carro de corrida mas segue as especificaçoes do f1 gtr vencedor de le mans com chassi motor e transmissao praticamente identicos modificados apenas o suficiente para torna los utilizaveis nas ruas a diferença mais significativa entre o f1 lm e o f1 gtr e a aceleraçao substancialmente maior no lm possivel devido ao fato de o lm ser cerca de 60 kg mais leve que o carro de corrida e o motor nao ser limitado por restritores de ar na entrada de ar o que lembre se era obrigatorio para os carros de corrida na verdade o novo f1 lm era efetivamente o gtr de corrida modificado apenas no grau minimo necessario para torna lo legal para uso em vias publicas enquanto os restritores de ar de regulamento de corrida no f1 gtr puro apresentavam apenas um orificio de admissao de 39 4 mm em cada um dos stacks duplos acima da cabeça do piloto tais restritores nao se aplicavam ao lm de rua consequentemente enquanto o motor v12 do gtr de corrida atingia 600 cv e uma velocidade maxima de cerca de 345 km/h na reta mulsanne desacelerada pela chicane o carro de rua f1 lm oferecia aos seus cinco novos proprietarios/pilotos entusiasmados nada menos que 680 cv a 7 800 rpm e nada menos que 71 mkgf a 4500 rpm assim mesmo com o consideravel arrasto extra da asa traseira podia chegar ate 360 km/h embora ainda nao fosse tao rapido quanto o f1 de produçao sem asas a aceleraçao era absolutamente avassaladora distribuida por toda a faixa intermediaria com seu motor de corrida respirando livre apenas ligeiramente remapeado para a estrada os numeros eram incriveis permitindo o minimo de patinagem das rodas o 0 a 100 km/h se da em 4 segundos e de 0 a 160 km/h sao apenas 7 segundos o lm ja foi detentor do recorde da prova de 0 100mph 0 0 160 km/h 0 com 11 5 segundos quando pilotado por andy wallace na base aerea desativada da raf alconbury em cambridgeshire o f1 lm vinha tambem com os assoalhos com efeito solo na parte inferior da carroceria como no gtr sem a assistencia de ventilador dos f1s normais no lugar do pequeno aerofolio movel traseiro os lms ostentavam a carroceria dianteira completa de le mans exceto pelos farois auxiliares e a seçao da asa traseira estilo competiçao na ponta da asa um brasao comemorava a vitoria em le mans as rodas eram de liga leve oz de 18 polegadas de diametro tipo gtr mas com rodas dianteiras de 10 85 polegadas de largura em comparaçao com as 9 polegadas do f1 de produçao e as 11 polegadas dos gtrs de corrida freios a disco de aço foram instalados em vez da especificaçao de carbono dos carros de corrida e enquanto os gtrs de 96 e 97 seriam equipados com caixas de cambio de magnesio para economia de peso os cinco lms usavam transmissoes de produçao com carcaça de aluminio contendo engrenagens de corte reto no estilo gtr em vez do tipo de produçao com corte helicoidal muito mais silencioso os eixos de transmissao e juntas homocineticas eram tambem as do gtr mais reforçadas a celula de combustivel de produçao de 90 litros foi mantida em vez da do gtr de 100 litros o gtr pesava 1012 kg em ordem de marcha; o lm pesava 1062 kg; um f1 de rua normal 1135 kg ajuda bastante esta reduçao de peso o fato de que como no gtr so ha um banco no f1 lm o do motorista o f1 lm era sempre laranja mas entao como aparecem fotos por ai de carros de outra cor dois dos chassis foram pintados de preto com detalhes em cinza semelhante ao carro vencedor das 24 horas de le mans patrocinado pela ueno clinic embora apenas cinco f1 lm tenham sido vendidos um sexto chassi existe na forma do xp1 lm o prototipo para modificaçoes no f1 lm este carro tambem e pintado de laranja papaya e foi mantido pela mclaren em sua coleçao mclaren f1 hdk alem disso existem mais dois carros f1 normais que receberam um pacote chamado hdk high downforce kit sao os numeros de chassis 073 e 018 os motores foram atualizados para a especificaçao do lm com 680 cv; o high downforce kit hdk e na verdade o exterior completo do f1 lm outro hdk como sao f1 normais modificados com motor e aerodinamica do lm seus interiores sao mais confortaveis em relaçao ao f1 lm e com lugar para 2 passageiros o carro com numero de chassis 018 teve ainda atualizaçoes na unidade de ar condicionado e adiçao de um volante de 14 polegadas sao talvez as mais interessantes variaçoes do carro com o motor forte e interior luxuoso do f1 normal a mais perfeita junçao de pista e rua talvez o interior do f1 hdk o ultimo f1 de rua nao foi o lm ainda outra versao de pista existiu nas ruas para homologaçao era o f1 gt com carroceria longtail pelo menos um carro de rua era necessario par homologaçao e essa era a missao do gt f1 gt 1997 a versao longtail de homologaçao na verdade foram construidos a partir de chassis de f1 normal mantendo seus numeros de produçao um prototipo e dois carros existem na configuraçao gt o prototipo xpgt chassi f1 nº 056xp em verde escuro os f1 gts de produçao sao os chassis nº 054 e nº 058 preto e bordo respectivamente o gt pesa 20 kg a mais que um f1 normal usa o mesmo motor dela e nao o mais potente lm e tem velocidade maxima teorica de 386 km/h igual ao carro normal gma t 50 s1 lm mas se voce e um bilionario novo e perdeu a chance de comprar um f1 lm nao fique triste gordon murray faz um novinho para voce baseado agora na sua versao 2025 do f1 o gma t 50 esta versao s1 lm tera tambem bom aumento de força no motor e o mesmo v 12 aspirado do t 50 mas aqui aumentado de 3 9 litros para 4 3 litros resultando em deliciosos 690 cv as noticias do fim do mclaren f1 parece foram exageradas vida longa a ele
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