para chegar na frente voce precisa ser o primeiro a fazer alguma coisa estas sao as palavras de john barnard o designer responsavel pelo mclaren mp4/1 alem de ser o primeiro carro com a nomenclatura que a mclaren utiliza ate hoje na grande maioria dos seus carros a nao ser que seja algo verdadeiramente especial como o f1 ou o p1 o mp4/1 foi o primeiro com monocoque de fibra de carbono a competir na formula 1 hoje em dia e inconcebivel que um monoposto da maior categoria do automobilismo ou mesmo um superesportivo de rua seja feito de outro material que nao seja fibra de de carbono mas em 1979 esta ideia era simplesmente absurda demais quer dizer nao para barnard para ele era a unica soluçao possivel para um problema que todo mundo tinha e mais ninguem sabia resolver [youtube id= becnftpn1rs width= 620 height= 350 ] naquela epoca colin chapman tambem ja estava experimentando a fibra de carbono na construçao de carros de formula 1 — o incrivel lotus 88 com seu chassi duplo empregava o material na parte inferior de seu chassi duplo em uma historia que contamos aqui; e em 1975 graham hill utilizou suportes de fibra de carbono nas asas traseiras de seus carros mas nada se comparava com um monocoque inteiro de fibra de carbono havia uma boa razao para isto e ela tem a ver com peso rigidez estrutural e com famoso efeito solo na epoca os carros de formula 1 utilizavam em sua maioria monocoques de chapas de aluminio com reforços estruturais de aço no entanto o avanço da aerodinamica trouxe o efeito solo que por sua vez trouxe carros com dutos no assoalho — eles reduziam a pressao sob o carro em alta velocidade e com isto ele era empurrado para baixo depois o efeito solo foi proibido mas isto nao importa o que importa e que para otimizar o efeito solo a parte do monocoque que acomoda o piloto precisava ser o mais estreita possivel utilizando aluminio no monocoque isto acabava acarretando em uma perda muito grande na rigidez do carro — a parte que acomoda piloto era responsavel por boa parte desta rigidez e por isso nao podia ser estreito demais era necessario um material novo e barnard sabia exatamente qual era a fibra de carbono entao ele se aproximou da british aerospace empresa estatal britanica fundada em 1977 que construia aeronaves muniçoes e sistemas de defesa eles tambem estavam bastante empolgados com o uso da fibra de carbono e com eles barnard aprendeu coisas que hoje todo entusiasta sabe a fibra de carbono e um material muito mais leve e resistente que o aluminio e muito mais moldavel e bem custa muito mais caro mas a gente esta falando da formula 1 a maior categoria do automobilismo ainda nas decadas de 1970 e 1980 onde era preciso correr riscos — a ideia podia ser um fracasso e dar prejuizo financeiro ou pior custar a vida de um piloto como se sabe a fibra de carbono usa varias camadas dispostas em diversas direçoes — e o que proporciona sua rigidez excepcional com isto seria possivel fazer um monocoque bem estreito pouco mais que o corpo do piloto bem mais rigido que um equivalente de aluminio houve contudo quem questionasse sua resistencia — o proprio colin chapman empregou aluminio no chassi duplo do lotus 88 pois nao acreditava que a fibra de carbono fosse segura o suficiente ron dennis no entanto foi bem mais receptivo ele havia fundado a project four racing equipe que foi muito bem sucedida na formula 2 e na formula 3 em 1979 e 1980 e foi procurado pela mclaren na epoca para uma parceria em setembro de 1980 ele se tornou o chefe da e para a sorte de todos nao tinha medo de inovar voce me diz o que quer fazer tecnicamente ele disse a barnard e se acha que consegue eu arranjo o dinheiro e foi assim mesmo tambem foi assim que o mp4/1 recebeu seu nome mp4 significava marlboro project four tecnicamente o que barnard queria era construir uma estrutura em uma unica peça usando fibra de carbono — para conseguir o mesmo formato usando aluminio o monocoque teria que ser feito de varios componentes separados o que acabaria prejudicando ainda mais a rigidez estrutural parece obvio entao que a fibra de carbono e muito mais vantajosa nao bem nao para as compainhias britanicas que barnard procurou — a mclaren ainda nao tinha uma autoclave a lamborghini so descolou uma no fim dos anos 80 e todas as portas em que bateu foram fechadas na sua cara porque o negocio era complicado demais acontece que barnard havia trabalhado na formula indy na decada de 1970 pela propria mclaren diga se e tinha alguns contatos interessantes foi atraves deles que ele conheceu a empresa americana hercules que estava começando a experimentar com fibra de carbono era um projeto bastante ambicioso mas ao mesmo tempo muito precario — ao conversar com eles barnard viu que eles nao tinham equipamentos muito avançados mas eles tinham tanta vontade de inovar quanto o projetista e ja que ninguem mais topou a empreitada nao havia alternativa a hercules nao tinha tecnologia para construir uma estrutura de fibra de carbono em uma unica peça por isso o monocoque construido por eles era dividido em cinco partes — ainda assim um avanço em relaçao as cerca de 50 peças de um monocoque tradicional de aluminio para se ter uma ideia a estrutura acabou ficando com o mesmo peso de um monocoque de aluminio porem muito mais rigida — tao rigida na verdade que barnard pediu para que tirassem algumas camadas para tentar reduzir peso no fim das contas o design final ficou 30% mais leve que um equivalente de aluminio e continuou mais rigido a fibra de carbono so nao era bonita e padronizada como a que temos hoje — as camadas eram simplesmente coladas uma acima da outra e depois lixadas havia rebarbas e irregularidades mas estes eram apenas detalhes o que importava eram os resultados e eles vieram ainda que o carro nao tenha ficado pronto para o inicio da temporada de 1981 mas a espera valeu a pena john watson so sentou ao volante do carro no gp da argentina a terceira prova da temporada enquanto andrea de cesaris fez sua estreia com ele em monaco na sexta corrida eles nao venceram corridas mas chegaram bem perto disso e na verdade outra coisa importantissima aconteceu naquela temporada [youtube id= upz_eu8rhwu width= 620 height= 350 ] no grande premio da italia em monza john watson saiu da pista a 225 km/h na famosa curva lesmo seu carro se partiu ao meio perdendo o cambio e o motor cosworth v8 dfv — foi feio mesmo no entanto apesar do choque da equipe watson desafivelou os cintos e saiu caminhando — um verdadeiro atestado da resistencia do monocoque que ficou intacto em vez de explodir em uma nuvem de pedacinhos pretos como todos na mclaren temiam [youtube id= wtxxpsr gwe width= 620 height= 350 ] no ano seguinte as outras equipes começaram a olhar para a fibra de carbono de forma diferente tambem foi o ano em que niki lauda substituiu andrea de cesaris e com vitorias nos eua e no reino unido ajudou a mclaren a conquistar o segundo lugar no campeonato de construtores foi ali que a fibra de carbono começou a ser realmente aceita — nao apenas como um material mais leve mas tambem muito mais seguro e isto nao vai mudar tao cedo
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