Depois de vários meses de espera desde aquele teaser absurdamente insano do P1 em Nürburgring, finalmente temos uma avaliação matadora do novo hipercarro da McLaren. Em seu novo vídeo, Chris Harris vai a Abu Dhabi conhecer de perto todos os detalhes dessa preciosidade da engenharia moderna — e obviamente usa e abusa do carro na pista para uma demonstração prática.
O vídeo começa com um longo papo técnico bastante revelador entre Harris e Chris Goodwin, o piloto-chefe da McLaren, no qual descobrimos que, apesar do que foi dito por aí (no FlatOut, inclusive) o motor de 3,8 litros do P1 não é exatamente o mesmo usado no 12C e agora no 650S. Segundo Goodwin, o bloco do motor é diferente devido às necessidades de hibridização do supercarro.
Por falar no sistema híbrido, nessa conversa descobrimos também que o motor elétrico prioriza a entrega de torque, enquanto a suspensão é largamente baseada no sistema usado no 12C, com ajustes hidráulicos de altura de rodagem e adaptação para vários modos de condução. Apesar da semelhança, Goodwin conta que o modo “Normal” é muito semelhante ao modo “Sport” do 12C, o que não surpreende, considerando todo o potencial do P1, especialmente no modo Race.
Com o modo Race selecionado, o carro passa por uma transformação completa, que leva 30 segundos de trabalho hidráulico sob a carroceria, segundo as palavras do piloto-chefe. O carro é rebaixado 50 mm, a asa traseira se estende por completo e por dentro dos difusores uma série de flaps atuam para direcionar o fluxo de ar.
E apesar de todas essas características mais comuns nos carros de corridas, o McLaren P1 ainda usa pneus de rua sulcados e tem um belo sistema de entretenimento com uma tela sensível ao toque no console central (como o Porsche 918 e o irmão 12C) e ar-condicionado, como um sedã de luxo.
Depois de quase 10 minutos de conversa, os dois finalmente saem a bordo do P1, inicialmente pelas ruas de Abu Dhabi — onde podemos ver como o novo Macca se comporta no mundo real, dividindo espaço com SUVs e andando em velocidades mundanas do trânsito de qualquer metrópole.
Só depois de tudo isso é que Harris finalmente coloca o P1 onde todos gostaríamos de ver, do jeito que todos esperavam há meses: numa pista de corridas. Mais especificamente o circuito de Yas Marina. Como o vídeo está parcialmente resumido nos parágrafos acima, se você não tiver muito tempo para assisti-lo inteiro agora (ou não entende picas de inglês) avance o slider direto para os 19 minutos, que é onde começa a ação de verdade. Mas assim que puder, não deixe de assistir a esta verdadeira aula de engenharia de corridas.