a internet tem uma teoria sobre a ferrari quando seus carros de rua estao em alta as equipes estao em baixa a ferrari por exemplo lançou carros incriveis entre 1995 e 1999 quando nao ganhava titulos na f1 quando começou a ganhar em 2000 os carros começaram a ser mais evolutivos um jeito elegante de dizer mais do mesmo e voltaram a ser matadores nos anos 2010 quando ela era a segunda força mas sem chances de titulo guardadas as proporçoes a mclaren parece estar seguindo o mesmo caminho ela nao disputa um titulo desde 2011 logo depois que sua divisao de carros de rua da companhia foi reformulada a mclaren escalou rapidamente para a elite dos superesportivos começando com o mp4 12c lançado em 2011 e culminando com os insanos mclaren senna elva speedtail e solus gt e o que todos os carros recentes da mclaren tem em comum a integraçao do atual logotipo da fabricante que a mclaren chama de speedmark ao design dos carros e um pequeno arco vermelho no canto superior direito do seu nome ao lado da letra n parece um simbolo da nike de cabeça para baixo mas obviamente nao e de acordo com a propria mclaren o speedmark e inspirado pelos vortices aerodinamicos que se formam na traseira do carro e que ficam visiveis quando o mesmo e testado em um tunel de vento considerando que a mclaren tem raizes nas corridas de monopostos e que a preocupaçao com a aerodinamica sempre foi uma de suas marcas ate que da para entender entretanto nao e exatamente segredo que existe uma explicaçao extra oficial para o emblema da mclaren alias mais de uma a primeira delas tem a ver com a iconica parceria entre a mclaren e a philip morris fabricante dos cigarros marlboro como contamos neste post a respeito da relaçao entre a industria do tabaco e o automobilismo a mclaren começou a ser patrocinada pela marlboro em 1974 e a parceria continuou ate 1996 por boa parte deste periodo a mclaren foi simplesmente imbativel conquistando oito titulos de construtores e nove titulos de pilotos com cinco pilotos diferentes james hunt o unico fumante emerson fittipaldi ayrton senna niki lauda e alain prost ao longo destes mais de vinte anos a mclaren estampou as cores da marlboro em seus carros nos macacoes dos pilotos e em todo seu material publicitario nada surpreendente ja que na pratica a mclaren era financiada pela philip morris que ainda fornecia todos os maços de marlboro com filtro vermelho que james hunt pudesse fumar o que talvez te surpreenda e que o proprio logo da mclaren acabou incorporando o logo da marlboro se liga na versao que estreou em 1981 a explicaçao oficial da mclaren para o formato era que as bandeirinhas faziam referencia a uma bandeira quadriculada a porçao vermelha contudo e uma referencia obvia ainda que jamais confessa a estampa da marlboro em 1991 a mclaren realizou uma leve mudança em seu logo retirando quase todas as bandeirinhas e deixando apenas uma delas a vermelha que ainda lembrava bastante o simbolo da marlboro alias entao em 1997 a forma deu lugar ao speedmark que conhecemos hoje em 2002 a fonte mudou ficando mais retilinea e moderna o speedmark foi mantido e possivel que o logo atual seja uma versao arredondada do logo antigo diriamos ate que e provavel mas a mudança nao aconteceu por acaso a medida que avançavamos em direçao aos anos 2000 a ligaçao da industria do tabaco com o esporte a motor enfraqueceu bastante em grande parte porque a sociedade foi se tornando cada vez mais anti tabagista o processo culminou em 2001 com a proibiçao total por parte da fia de qualquer presença de marcas de cigarro no automobilismo da para entender porque a mclaren desconsidera esta parte de sua historia o tabagismo e um habito nocivo que nao deve ser estimulado de nenhuma forma agora esta talvez nao seja a unica origem do atual logo da mclaren antes de ser patrocinada pela marlboro a equipe britanica tinha outro emblema que nada tinha a ver com cigarros mas sim com a origem de seu fundador bruce mclaren bruce mclaren nasceu em auckland na nova zelandia em 1937 e logo aos 14 anos começou a pilotar carros de corrida em provas amadoras ele fundou sua propria equipe de corrida com seu sobrenome em 1963 aos 26 anos de idade e morreu dirigindo um de seus carros em 1970 aos 32 anos o primeiro emblema da mclaren era bastante tradicional tinha formato de escudo e trazia alguns elementos interessantes as cores verde e branco eram as cores nacionais da nova zelandia no automobilismo assim como o prata da alemanha o vermelho da italia o verde escuro dos britanicos e o azul dos franceses havia a silhueta de um monoposto de corrida visto de frente na parte superior e embaixo a silhueta de um kiwi o kiwi e um passaro nativo da nova zelandia pertencente ao mesmo grupo dos avestruzes emas e casuares e o menor deles tendo o tamanho aproximado de uma galinha e totalmente incapaz de voar tendo apenas asas vestigiais que sequer sao visiveis sob as penas orgulhoso de suas raizes bruce mclaren fazia questao de colocar a estampa de um kiwi em praticamente todos os seus carros de corrida isso porque o kiwi e o passaro nacional da nova zelandia ha seculos o kiwi tem uma importancia cultural muito grande para o povo māori que chegou a nova zelandia no ano de 1250 e tinha no passaro uma fonte de alimento carne e ovos e de material para roupas que eram feitas com suas penas ja no inicio do seculo 20 os cartunistas começaram a usar o kiwi como um personagem que representa o povo neozelandes e o apelido foi adotado com orgulho pela populaçao pouco depois diferentemente do que pode acontecer com outros apelidos chamar um neozelandes de kiwi nao tem conotaçao pejorativa pois bem ha quem diga entao que o atual emblema da mclaren e uma evoluçao do kiwi usado por bruce mclaren em seus carros que em 1967 foi substituido por uma versao estilizada e aerodinamica apelidada de speed kiwi esta foi utilizada ate os anos 80 quando o logo supostamente inspirado pela marlboro foi adotado outra referencia interessante ao kiwi que se nao for proposital e uma coincidencia muito feliz esta no formato das entradas de ar nas laterais do mclaren 570s atual modelo de entrada da companhia repare bem no contorno nao e quase igual a silhueta do kiwi dos antigos mclaren de corrida
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.