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Car Culture

Caterham 160 e 170: Dez anos do Seven que é um Kei-car

Três cilindros em linha. A gente não devia estranhá-los: o primeiro carro fabricado no Brasil (oficialmente; a Romi-Isetta veio antes) era uma perua de três cilindros, a DKW Universal, que depois seria conhecida como Vemaguete. Os DKW nacionais da Vemag sempre tiveram três cilindros em linha e dois tempos; com 1,0 litro eram mais fortes e mais giradores que os VW, que eram maiores, de 1,2 e 1,3 litro, quatro tempos e quatro cilindros. Mas recentemente, a nova onda de motores de um litro moderna, impulsionada não pela nossa faixa de imposto reduzido para um litro, e sim a faixa de imposto reduzido para um litro da CHINA, o maior mercado do mundo, tornou o três em linha onipresente por aqui.  A ponto de fazer os quatro em linha exceção no mercado dos 1-litro: a vasta maioria tem três cilindros. E que mal há nisso? Muita gente faz piada: “não serve nem para fogão, pois só tem três bocas”, uma coisa que ouvi milhões de vezes e me deixa meio confuso, e não rindo: o que o fogão e �