o renault megane rs trophy r e o atual rei dos hot hatches de traçao dianteira seu motor 1 8 turbo de 300 cv o acerto impecavel da suspensao e claro um belo historico de recordes em nurburgring fazem dele o atual nome a ser batido neste segmento tao movimentado ele ja esta na elite ha bastante tempo o primeiro megane rs foi lançado em 2004 quando o modelo estava em sua segunda geraçao; e desde 2011 a renault vem superando os rivais no lendario circuito alemao ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] no entanto ha uma versao esportiva do megane que infelizmente anda meio esquecida nos dias de hoje o megane coupe apesar do nome ele era um hatchback a renault o chamava de coupe por conta do perfil mais arrojado com um que de fastback em contraste com a silhueta mais convencional da versao de quatro portas o primeiro renault megane foi lançado em 1995 seu desenvolvimento usava como ponto de partida a plataforma do renault 19 modelo que e conhecido dos brasilieiros por ter sido um dos primeiros a chegar apos a abertura das importaçoes em 1990 mas o design nao deixava isto aparente enquanto o r19 tinha formas elegantes porem bastante retilineas o megane abria espaço para um design mais curvo que era bem melhor alinhado as tendencias esteticas da epoca com uma traseira mais alta para choques farois e lanternas melhor integrados a carroceria e um interior bem mais moderno para a epoca com tons claros e materiais macios a parte que nos interessa porem e o megane coupe embora nao tivesse suas intençoes declaradas pelo nome e nao fosse amplamente reconhecido como um hot hatch o coupe cumpria esse papel e cumpria muito bem usando a base solida do renault 19 o megane mk1 tinha suspensao independente nas quatro rodas macpherson na dianteira e braços arrastados com barra de torçao na traseira equipamentos como cintos de segurança com pre tensionador duplo airbag frontal e zonas de absorçao de impacto mais eficazes na dianteira ele tambem aproveitava os motores e cambios disponiveis na linha r19 ao menos em um primeiro momento as versoes seda perua e hatchback de quatro portas do megane começaram a ser vendidas na europa em setembro de 1995 o coupe chegou tres meses depois em dezembro daquele ano e ele vinha com um motor novo estamos falando do 2 0 f7r mesmo motor usado no lendario clio williams considerado um dos melhores pocket rockets do seu tempo o f7r foi o primeiro motor da familia f da renault a vir com comando duplo no cabeçote e 16 valvulas com diametro × curso de 8 7 mm × 93 mm ele nao era muito girador nao passava das 6 500 rpm mas tinha folego comando mais agressivo radiador de oleo e coletor 4×1 o f7r do clio williams era capaz de desenvolver 147 cv a 6 100 rpm sendo que 85 % deles ja estavam disponiveis as 2 500 rpm alem de 18 3 kgfm de torque o megane coupe recebey uma versao levemente atualizada do f7r usado no clio williams com 150 cv e 19 4 kgfm de torque com o cambio manual de cinco marchas era o bastante para ir de zero a 100 km/h em 8 6 segundos com velocidade maxima de 215 km/h https //www youtube com/watch v=olewt1va8nq mas o animado frances nao se garantia apenas em linha reta uma peculiaridade interessante da versao de duas portas era o entre eixos mais curto com 2 468 mm o seda a perua e o hatch de quatro portas tinham 2 580 mm com isto o coupe tinha menos espaço para os ocupantes do banco traseiro mas isto era so um detalhe os 112 mm a menos entre os eixos garantiam uma dinamica mais afiada e mais agilidade nas curvas ele tambem tinha suspensao mais firme e mais baixa alem de rodas de 16 polegadas calçadas com pneus 195/50 as versoes comuns vinham com rodas de 14 polegadas e pneus de perfil 60 os freios tinham discos nas quatro rodas ventilados com 262 mm de diametro na dianteira e solidos com 238 mm na traseira em 1999 a renault trocou o motor f7r do megane coupe pelo f5r que era muito semelhante porem trazia um novo sistema de injeçao direta de combustivel no entanto seu objetivo nao era entregar mais rendimento mas sim melhorar a economia de combustivel tanto que o f5r do megane coupe tinha 140 cv e 18 8 kgfm de torque alem de um limite mais baixo de rotaçao apenas 6 000 rpm segundo o que a renault divulgou na epoca o zero a 100 km/h mantinha se nos mesmos 8 6 segundos mas a velocidade maxima nao passava dos 208 km/h de qualquer forma nao era nas so nas ruas que o renault megane coupe se focava ele tambem deu origem a uma versao de competiçao do grupo a da fia o megane maxi com uma versao naturalmente aspirada de 275 cv e 25 8 kgfm de torque do motor f7r capaz de girar a quase 8 000 rpm o cambio era sequencial de seis ou sete marchas dependia da configuraçao e a traçao era dianteira pois o megane ficava em uma categoria mais abaixo nos campeonatos de turismo e rali pela europa o renault megane maxi era mesmo maxi ele tinha as bitolas consideravelmente maiores que a versao de rua chegava a 1 598 cm³ e por isso era quase 20 cm mais largo com 1 832 mm no total o visual musculoso dava outra cara para um carro ja atraente https //www youtube com/watch v=bkkl7ogtlu8 a renault utilizou o megane maxi no wrc em 1996 e 1997 conquistando uma vitoria em casa o tour de corse de 1996 com philippe bugalski ao volante e jean paul chiaroni como navegador contudo depois de encerrar o programa de fabrica a companhia continuou fornecendo suporte a equipes independentes que quisessem correr com ele o programa durou ate 2001 mas obviamente o megane maxi e popular ate hoje entre pilotos independentes https //www youtube com/watch v=lcr77sb2u6u
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