Passou a semana sem internet? Perdeu horas preciosas brigando com a operadora e não conseguiu visitar seu site favorito? Não tem problema: aqui está nosso resumo de tudo o que rolou de mais importante ao longo desta semana!
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Jeep Wrangler chega por R$ 260.000
Nesta semana a Jeep iniciou a venda do novo Wrangler no Brasil. O modelo chega somente na versão Sahara com duas ou quatro portas, custando R$ 259.990 e R$ 274.990, respectivamente.
O motor é o inédito 2.0 turbo de 270 cv e 40,8 kgfm de torque, acoplado a uma caixa automática de oito marchas que, obviamente, leva a força para as quatro rodas. De série, a versão Sahara vem com central multimídia com tela de 8,4” (com conexão Apple CarPlay e Android Auto), painel digital com tela de 7”, hill holder, controles eletrônicos de tração e estabilidade, faróis e lanternas de LED e cruise control. Opcionais são a capota externa com acabamento em preto, e apliques na cor da carroceria para os para-lamas.
General Motors investirá R$ 10 bilhões em São Paulo
Depois de ameaçar sair do Brasil, a General Motors anunciou o plano para investir R$ 10 bilhões em suas fábricas paulistas. A fabricante irá aproveitar o programa IncentivAuto, que concede descontos de até 25% no ICMS sobre bens produzidos em São Paulo. Para ter direito ao benefício, as empresas devem investir pelo menos R$ 1 bilhão e gerar ao menos 400 empregos.
Brasil assina novo acordo de importação com o México
O Brasil assinou um acordo de livre importação de automóveis e auto peças com o México, sem tributos ou cotas como havia anteriormente. O acordo já está em vigência, e em 2020 caminhões e ônibus começam a fazer parte do tratado.
Uma das mudanças é no indice de conteúdo regional, que são os componentes fabricadas cada um dos países e usadas nos carro exportados, que passou a ser de 40%. Caso não atinja essa cota de peças o carro pagará as tarifas de importação.
Bentley Continental GT ganha motor V8 biturbo
A Bentley revelou a versão “de entrada” do Bentley Continental GT, movida por um motor V8 biturbo. Trata-se da unidade de quatro litros fornecida pela Porsche, já usada no Bentayga, com 550 cv e 78,5 mkgf de torque, capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 4,1 segundos, com máxima de 318 km/h. O motor é acoplado a uma caixa automática ZF de oito marchas, ligada a um sistema ativo de tração nas quatro rodas.
Porsche 911 992 no Brasil por R$ 679.000
O Porsche 911 de oitava geração começou a ser vendido no Brasil nas versões Carrera S, de tração traseira, e Carrera 4S, com tração nas quatro rodas. Ambas estão disponíveis como cupê e conversível.
O Carrera S cupê parte de R$ 679.000, enquanto o Carrera 4S sai por R$ 719.000. As versões abertas custam R$ 50.000 a mais – ou seja, R$ 729.000 para o Carrera S e R$ 769.000 para o 4S.
Em todos os casos, o motor é o mesmo boxer 3.0 biturbo de 450 cv a 6.500 rpm, com 54 kgfm de torque disponíveis entre 2.300 e 5.000 rpm. O único câmbio disponível, por enquanto, é o PDK de dupla embreagem, agora com oito marchas. Com o pacote Chrono, que é item de série nos dois modelos, o zero a 100 km/h é cumprido em 3,5 segundos pelo Carrera S PDK, e em 3,4 segundos pelo 4S.
Kawasaki Ninja ZX-6R no Brasil por R$ 50.000
A superesportiva da Kawasaki ganhou uma nova carenagem frontal, com um conjunto ótico redesenhado – assumidamente inspirado na Ninja H2 – e também uma nova rabeta.
O câmbio recebeu o sistema KQS (Kawasaki Quick Shifter), que permite trocas ascendentes sem usar a embreagem. Também foram incluídos um seletor de modos de condução, controle eletrônico de tração e freios ABS de série. O motor continua sendo o quatro-cilindros de 636 cm³ com comando duplo no cabeçote e arrefecimento líquido, com 136 cv a 13.500 rpm, acoplado a um câmbio de seis marchas. O conjunto é capaz de levar a Kawasaki Ninja ZX-6R de zero a 100 km/h em 3,6 segundos.
Novo motor 2.0 de corrida da Audi tem 610 cv
A Audi revelou seu novo motor 2.0 turbo que será usado em seus carros nesta temporada do DTM, com apenas quatro cilindros, dois litros, mas produzindo mais de 610 cv.
A razão para uma potência específica tão elevada foi o novo regulamento do DTM, que dispensou os V8 em favor de novos motores de quatro cilindros, devido à eficiência no consumo de combustível. Como resultado, as fabricantes desenvolveram motores capazes de produzir mais potência com a metade dos cilindros.
Chevrolet Prisma é revelado na China
A Chevrolet apresentou na China a nova geração do Prisma. Ele é maior que o Prisma atual, com 4,47 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,47 metro de altura e 2,60 metros de entre-eixos. As novas dimensões o colocarão como sucessor do Cobalt, enquanto a atual geração do Onix/Prisma continuará em produção como versão de entrada.
Por isso ele também abandonará os motores aspirados atuais em favor de um novo 1.3 de 103 cv e um 1.0 turbo de aproximadamente 120 cv.
Porsche apresenta o Cayenne Coupe
A Porsche apresentou nesta semana o Cayenne Coupé, que será posicionado acima da versão comum e terá apelo mais esportivo, para encarar o Audi Q8, o BMW X6 e o Mercedes-Benz GLE Coupé.
Na prática, ele é um Cayenne como qualquer outro, porém com uma traseira fastback e para-brisa mais inclinado tornando o Cayenne Coupé cerca de 20 mm mais baixo que o modelo tradicional.
Ele será oferecido em duas versões: básica, com motor V6 biturbo de 340 cv e 45,8 kgfm, e Turbo, com um V8 biturbo de 550 cv e 78,5 kgfm de torque. A primeira é capaz de ir de zero a 100 km/h em 5,9 segundos e máxima de 243 km/h; enquanto a segunda leva 3,9 segundos para ir de zero a 100 km/h e atinge os 286 km/h. Ambas são equipadas com câmbio automático de oito marchas e tração integral.
Exclusivo para assinantes
Nesta semana os assinantes e crowdfunders tiveram acesso a mais de dez matérias exclusivas, começando pelos pseudônimos cromáticos, as cores que não têm nome de cor:
Fizemos uma retrospectiva em duas partes com a história dos hot hatches da Ford:
Apresentamos o mundo do dirt track racing, a “Nascar” da terra dos EUA:
Chegamos ao segundo capítulo da nossa minissérie de teorias da conspiração, nesta semana com o misterioso envolvimento de John DeLorean com o tráfico internacional de drogas:
Fizemos uma seleção matadora de carros que dispensaram o revestimento na carroceria e foram para a rua sem nenhuma pintura:
Avaliamos no Velo Città o novo BMW Série 3 G20, que chegou ao Brasil nesta semana na versão 330i M Sport:
Explicamos o novo regulamento do DTM, que adotou motores quatro cilindros turbo ainda mais potentes que os antigos V8 aspirados:
Contamos a história e explicamos o funcionamento do lendário motor 4 Cam da Porsche, também conhecido como motor Carrera ou motor Fuhrmann:
Falamos sobre os grandes venenos em pequenos frascos que são os “esportivos em miniatura” do mundo automobilístico:
E fechamos a semana contando o envolvimento da Ford com o surgimento da indústria de games no Brasil:
Especiais do FlatOut
Começamos a semana comparando o quanto o Porsche 911 cresceu ao longo de suas gerações em seus 55 anos de história:
Perguntamos aos leitores quais são os conta-giros mais estilosos e icônicos já feitos:
Contamos a história do Dubai Road Express, uma roteiro de caminhão que já foi um dos mais longos do planeta… em 1976!!
Conhecemos um Suzuki Vitara capaz de superar um Bugatti Veyron em linha reta:
Contamos a história do Type 64, um dos ancestrais perdidos entre o Fusca e os Porsche:
Comparamos dois Alfa Romeo 155 de corrida diferentes: o modelo V6 do ITC, capaz de girar 12.000 rpm e produzir 550 cv, e uma versão turbo de dois litros com tração integral e 500 cv usado no WRC:
Project Cars
No Project Cars desta semana, o leitor Fernando Toledo contou a saga da instalação do motor M52 em seu antigo BMW Série 5 E12: