FlatOut!
Image default
Melhor da Semana

Melhor da Semana: os novos Corvette, Prisma e CLA35 AMG, Copa Hyundai HB20, DS3 de 400 cv e mais!

Passou a semana tentando resolver o problema de arrefecimento do seu Maverick? Está desde domingo passado procurando o filtro de ar para o motor B4204S e não conseguiu visitar seu site favorito? Não tem problema. Aqui está nosso tradicional resumo com tudo o que rolou de mais importante nesta semana.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

CAOA pode estar planejando produzir caminhões Hyundai no Brasil

Depois que a Ford anunciou o encerramento da operação de sua fábrica de caminhões em São Bernardo do Campo, a CAOA prontamente iniciou uma negociação para arrematar a unidade desativada. Aparentemente o interesse da CAOA na fábrica não tem relação com os carros da Hyundai ou com os novos Chery, que agora são oficialmente Caoa-Chery, mas com os caminhões pesados da marca coreana.

Segundo o site Infomoney, há uma série de acontecimentos paralelos que indicam a intenção da CAOA em produzir (ou montar) caminhões pesados da Hyundai no Brasil. A história começa com o processo judicial movido pela CAOA contra a Hyundai, que levou à divisão da marca no Brasil — a CAOA ficou com os importados, a Hyundai com a fabricação nacional — e deverá resultar em uma indenização da Hyundai à CAOA.

Foto: Mundo do Transporte

Enquanto isso, pouco antes de confirmar a negociação para a compra da fábrica, a CAOA recebeu um lote de caminhões pesados da linha Xcient, já oferecidos em outros países da América Latina e no leste asiático. Isso pode indicar que a CAOA pode ter negociado a representação dos caminhões como indenização da Hyundai, e a compra da fábrica e da rede de concessionárias de caminhões da Ford — que resolveria o “problema” de ter uma rede e uma fábrica desativadas.

Como sabemos, a CAOA tem uma atuação agressiva no mercado brasileiro, e foi a principal responsável pela popularização da Hyundai e agora da Chery por aqui. O alto custo de operação de uma fábrica em São Bernardo do Campo foi um empecilho para a Ford — e um dos fatores que levaram à desativação da unidade —, mas como os caminhões Xcient são fabricados na China e na Coreia, a “produção” em regime CKD talvez seja viável.

O carro de Fernando Alonso para a Indy 500 2019

Em sua busca pela Tríplice Coroa, o espanhol Fernando Alonso voltará a Indianapolis neste ano para disputar pela segunda vez a lendária prova de 500 Milhas, a única conquista que lhe falta para a Tríplice.

m

Revelado o Mercedes-AMG CLA35 com 306 cv

Depois de apresentar o A35 Sedan há duas semanas, a Mercedes-AMG apresentou nesta semana a versão “cupê de quatro portas” do esportivo, o CLA35. Como é baseado na Classe A, ele usa o mesmo 2.0 turbo de 306 cv combinado ao câmbio de sete marchas e dupla embreagem e ao sistema de tração nas quatro rodas 4Matic.

A história se repete no interior, que é exatamente como no sedã, com as saías de ar circulares, o sistema MBUX, que integra as telas do quadro de instrumentos e do sistema multimídia, bancos esportivos e volante com base aplainada da AMG. Com o mesmo conjunto mecânico do A35, o CLA35 também acelera de zero a 100 km/h em 4,9 segundos e tem sua velocidade máxima limitada a 250 km/h.

As principais diferenças ficam no lado de fora, onde os dois carros se parecem apenas pela grade e pelas tomadas de ar do para-choques dianteiro. No CLA35 o capô tem o clássico ressalto duplo dos modelos AMG modernos, enquanto no A35 o capô é liso, sem vincos. Além disso, o CLA se diferencia também pelos faróis, pelo arco formado pelo teto e, claro, por sua traseira tipo “fastback”.

 

BMW Z4 chega ao Brasil em versão única por R$ 310.000

A BMW anunciou nesta semana o lançamento Z4 no Brasil. Um dos destaques do estande da marca no Salão do Automóvel, em novembro do ano passado, o roadster chega em regime de pré-venda em versão única, a sDrive30i M Sport, por R$ 309.950.

O Z4 sDrive30i M Sport é equipado com o mesmo motor 2.0 turbo do BMW 330i, com 258 cv entre 5.000 a 6.500 rpm, além de 40,8 kgfm de torque entre 1.550 e 4.400 rpm. Acoplado a uma caixa automática de oito marchas, o motor tem força suficiente para levar o Z4 de zero a 100 km/h em 5,4 segundos (0,4s a menos que o Série 3), com máxima de 250 km/h.

 

Ducati Panigale V4 R chega ao Brasil por R$ 250.000

Outra estreia anunciada nesta semana foi a da Ducati Panigale V4 R. A superesportiva da fabricante italiana é movida por um motor V4 de 998 cm³ capaz de entregar 221 cv a 15.000 rpm – ou 234 cv se a moto for equipada com o sistema de escape Akrapovic Ducati Performance. É o suficiente para chegar aos 290 km/h.

A superesportiva, que tem quadro de alumínio, carenagem de fibra de carbono e peças de titânio no motor, pesa apenas 172 kg. Ela é equipada com pneus Pirelli Diablo Corsa que calçam rodas forjadas, e ainda tem amortecedores Öhlins e freios Brembo.

 

BMW F 850 GS Adventure é lançada no Brasil

Outro lançamento desta semana foi a BMW F 850 GS Adventure, que é fabricada na Zona Franca de Manaus e, diferentemente da maioria das BMW, ela é movida por um dois-cilindros em linha de 80 cv. O motor é acoplado a uma caixa de seis marchas.

Os diferenciais da versão Adventure são a carenagem mais robusta, as proteções laterais para o motor e o generoso tanque de combustível com capacidade para 23 litros. Ela também conta com uma boa seleção de equipamentos de série, incluindo acelerador eletrônico, lanterna traseira de LED, para-brisa ajustável em altura, controle eletrônico de estabilidade e um sistema que impede a partida no motor caso o descanso lateral esteja em uso.

Corvette de motor central-traseiro será revelado em julho

A Chevrolet anunciou nesta semana a data de lançamento do Corvette de motor central-traseiro: em uma série de fotos de um protótipo camuflado pelas ruas de Nova York, a marca deixou claro que ele será apresentado no dia 18 de julho deste ano.

Especula-se que a versão inicial do Corvette será a “básica” Stingray, equipada com uma versão atualizada do motor V8 6.2 do Corvette atual, capaz de entregar pelo menos 500 cv (o Stingray C7 tem 461 cv) e rebatizada LT2. Nos meses seguintes, deverão ser apresentadas as versões mais potentes – Z06, ZR1, e um híbrido com tração integral que por enquanto é conhecido como Zora, que poderá chegar perto dos 1.000 cv.

 

Chevrolet Onix Sedan tem mais detalhes revelados

Se lá fora a Chevrolet apresentou o novo Corvette, por aqui também temos novidades: foram reveladas novas imagens oficiais e informações do novo Onix Sedan – que até pouco tempo atrás era conhecido como “novo Prisma”.

O modelo fará parte de uma nova família de compactos global que, além do Brasil, também será vendida na Argentina, na China e em outros países emergentes. Além de algumas fotos do carro camuflado, em testes no campo de provas da fabricante em Indaiatuba/SP, a General Motors do Brasil divulgou poucas informações – nada de data de lançamento, preços ou versões. Extra-oficialmente, porém, sabe-se que a fábrica da Chevrolet em Gravataí, no Rio Grande do Sul, já está sendo preparada para produzir a nova geração do Onix.

O que a Chevrolet garante, porém, é que os carros nova família não substituirão nenhum dos modelos vendidos atualmente, atuando de forma complementar à linha já existente – afinal, de acordo com Rodrigo Fioco, diretor de marketing da Chevrolet Mercosul, “não faz sentido substituir um campeão de vendas.” Como sabemos, também, o novo Onix estreará um novo motor turbo, parte de uma nova família de tricilíndricos 1.0 e 1.2, mas a Chevrolet não diz qual deles.

O carro está camuflado porque a versão nacional será diferente do carro revelado na China há algumas semanas, com detalhes mais adequados ao gosto do público brasileiro.

 

Copa HB20 começou com 20 pilotos neste fim de semana

Nesta semana a Hyundai Motor Brasil apresentou a versão de especificação final de seu HB20 de competição, que será utilizado por 20 pilotos na Copa HB20 na temporada deste ano. O campeonato usa o modelo “seat and drive”, no qual o piloto paga o valor de R$ 200 mil que inclui o veículo pela temporada, toda a logística de transporte, manutenção, pneus, combustível, inscrições e o suporte de engenheiros, mecânicos e de técnicos em coleta de dados. O carro foi apresentado ao público no Salão do Automóvel em novembro do ano passado e se manteve praticamente inalterado.

Serão 16 etapas disputadas em oito autódromos do Brasil, acompanhando as provas da Copa Truck e Mercedes-Benz Challenge: 14/4 em Campo Grande (MS), 2/6 em Londrina (PR), 14/7 em Curvelo (MG), 18/8 em Santa Cruz do Sul (RS), 6/10 em Tarumã (RS), 27/10 em Curitiba (PR), 8/12 em São Paulo (SP) e uma etapa adicional com locação ainda a ser confirmada. Os circuitos de Tarumã e AIC também ainda estão a confirmar. A prova deste final de semana teve sua primeira largada às 14:45 do sábado (a Hyundai ainda não divulgou os vencedores). A segunda largada acontece às 15:00 deste domingo.

 

Exclusivo para assinantes e crowdfunders

Nesta semana preparamos para os assinantes e crowdfunders a batalha aerodinâmica da Alfa Romeo e os ingleses:

Clique na imagem para ver o post

Contamos a história e todos os detalhes do caminhão mais aterrorizante do cinema, o Peterbilt 351 de “Encurralado”:

Clique na imagem para ver o post

Contamos a história do programa de preparação de fábrica que a Plymouth lançou nos anos 1970, o “Rapid Transit System”:

Clique na imagem para ver o post

Analisamos alguns dos motivos que podem explicar o sucesso de vendas do Alpine A110 na França, tendo superado até mesmo todos os modelos Porsche somados:

Clique na imagem para ver o post

Contamos a história do lendário piloto e fabricante de pneus e acessórios Mickey Thompson:

Clique na imagem para ver o post

Também contamos a história do primeiro Mercedes de rua derivado da Fórmula 1, o Uhlenhaut Coupé:

Clique na imagem para ver o post

Também contamos a história da Honda Gold Wing:

Clique na imagem para ver o post

Com a realização do 1.000º GP da Fórmula 1, aproveitamos para voltar ao começo desta história, o GP da Grã-Bretanha de 1950 em Silverstone:

Clique na imagem para ver o post

E falando em clássicos, publicamos a primeira parte do nosso guia de ornamentos de capô:

Clique na imagem para ver o post

Voltamos a mais um capítulo da nossa série de teorias da conspiração revisitando a história de Preston Tucker. Ele foi mesmo boicotado pelas grandes fabricantes?

Clique na imagem para ver o post

E começamos a contar a história de quase todos os hot hatches da Volkswagen:

Clique na imagem para ver o post

 

YouTube do FlatOut

Nessa semana tivemos duas novidades em nosso canal do YouTube. A primeira foi o novo episódio do FlatOut Midnight com um Citroën DS3 com mais de 400 cv nas rodas:

E o segundo foi mais uma edição do FlaTalk, no qual o Juliano conta como foi sua primeira vez em um carro de corrida no autódromo:

 

Project Cars

O Project Cars desta semana teve a estreia do Project Bach, o Honda Prelude Si 1993 do leitor Eduardo Martinelli:

Clique na imagem para ver o post

 

Especiais do FlatOut

Conhecemos o Audi 100 Coupé que foi transformado em Porsche para desenvolver o 928:

Clique na imagem para ver o post

Relembramos o exótico Fiat Bravo Windsurf Giannini e a versão hot hatch do italiano que não tivemos no Brasil:

Clique na imagem para ver o post

Fizemos um passeio fotográfico pelo novo FCA Heritage Hub, o museu de clássicos da Fiat, Alfa Romeo e Lancia:

Clique na imagem para ver o post

E conhecemos o Fusca que era um Porsche de verdade:

Clique na imagem para ver o post