Passou a semana planejando o ano novo? Teve que tirar o atraso das férias coletivas e por isso não conseguiu visitar seu site favorito? Não tem problema: aqui está nosso resumo dominical com tudo o que rolou de mais importante ao longo da semana.
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Lamborghini revela o novo Huracán Evo
Na segunda-feira (7) a Lamborghini revelou o novo Huracán Evo, a segunda fase do modelo nesta geração, com inspiração no Huracán Performante.
As mudanças foram sutis, mas suficientes para trazer o Huracán para 2020. A dianteira ganhou novas tomadas de ar, inspiradas no arranjo aerodinâmico da dianteira do Performante. A versão radical do Huracán também inspirou as mudanças na traseira: o carro agora tem saídas de escape elevadas, posicionadas sobre o difusor traseiro, que também foi modificado e ficou mais amplo, reposicionando a placa para o espaço entre os escapes.
Quanto à motorização, nossa previsão se concretizou: o V10 ganhou um pouco mais de potência que no Audi R8. Enquanto o esportivo da Audi tem 620 cv, o Huracán saiu com 631 cv na versão de tração nas quatro rodas. A versão de tração traseira, se continuar em produção, deverá chegar aos 600 cv. Com isso, o o Huracán Evo precisará de apenas 2,9 segundos para chegar aos 100 km/h e 9 segundos aos 200 km/h. A velocidade máxima continua a mesma: 323 km/h.
Espera-se que o Huracán Evo seja lançado em março, no Salão de Genebra, mas considerando que a foto vazou tão perto do Salão de Detroit, que começa na próxima segunda-feira, não seria surpresa ver o carro já na semana que vem.
Porsche revela o 992 Cabriolet
Na terça-feira (8) foi a vez do novo 911 Cabriolet dar as caras. O conversível ganhou uma nova capota automática que precisa de apenas 12 segundos para ser armada ou desarmada (contra 30 segundos da geração anterior) e pode ser acionada com o carro em movimento a até 50 km/h. O teto removível agora utiliza uma armação de magnésio, que de acordo com a fabricante confere à capota um formato mais definido quando fechada, e evita o efeito “balão” em alta velocidade.
A Porsche também afirma que o novo Cabriolet é mais rígido que seu antecessor graças à adoção de reforços estruturais no assoalho e na parede corta-fogo, além de novos pontos de ancoragem do motor que ficam mais próximos ao centro de gravidade do carro. Por conta disto, o 911 Cabrio da geração 992 é o primeiro de sua linhagem a adotar o sistema PDCC (Porsche Dynamic Chassis Control), que inclui suspensão adaptativa e antes era reservado apenas às versões de carroceria fechada.
No mais, o Porsche 911 Cabriolet 992 segue o roteiro do cupê e, inicialmente, será disponibilizado nas versões Carrera S e Carrera 4S, ambas movidas pelo mesmo flat-six biturbo de três litros com 450 cv e 54 mkgf de torque, acoplado à nova transmissão de dupla embreagem e oito marchas.
Mercedes-Benz revela novo CLA
Nesta semana a Mercedes revelou a nova geração do CLA, a versão cupê da Classe A sedã. O modelo se distanciou da Classe A para se tornar um “mini CLS”, algo evidenciado por sua dianteira e, principalmente, pela traseira, que adota o estilo dos cupês da marca.
Por dentro ele mantém o visual da Classe A, assim como no cofre do motor, que abrigará os novos 1.3 turbo de 163 cv na versão CLA 180, e os 2.0 turbo nos CLA 220 (190 cv), CLA 250 (221 cv), CLA 35 AMG (306 cv) e CLA 45/45S (375/421 cv). Para conhecê-lo em detalhes, não deixe de ler nosso post especial sobre o lançamento aqui.
Land Rover Range Rover SVAutobiography Long Wheelbase no Brasil
A Range Rover acaba de introduzir seu novo modelo de topo no Brasil: o SVAutobiography Long Wheelbase, que como o nome diz, traz como um dos destaques o entre-eixos alongado. O SUV de luxo foi desenvolvido pela Jaguar Land Rover SVO (Special Vehicle Operations), que realizou todas as modificações estruturais e estéticas da nova versão, incluindo a opção por pintura de dois tons e demais detalhes de acabamento externo.
O lado de dentro do SUV certamente é seu maior atrativo. Usando e abusando de materiais nobres como madeira, alumínio e couro, o SVAutobiography LWB é equipado com sistema de som Meridian de alta fidelidade, com 29 alto-falantes para entregar 1.700W de potência; central multimídia com tela de oito polegadas; câmeras de 360°; e luz ambiente com dez configurações diferentes, entre outros recursos. Para encarar terrenos difíceis, naturalmente o Range Rover é dotado do sistema Terrain Response 2, que reconhece a superfície sobre a qual o veículo trafega e ajusta automaticamente a suspensão, as respostas do acelerador, o controle de tração, o câmbio e os freios de acordo.
Quem vai atrás, porém, é quem realmente recebe o melhor tratamento. O compartimento traseiro conta com dois bancos individuais da grife italiana Poltrona Frau, revestidos com couro Windsor, que possuem controle de temperatura, massageadores e descanso para os pés. O console central tem um compartimento refrigerado que comporta uma garrafa de champagne, e o sistema multimídia vem com duas telas independentes sensíveis ao toque – que também podem ser acionadas por controles sem fio convenientemente acomodados no console. Cada um dos ocupantes tem acesso a uma mesa dobrável, que pode ser revestida de couro ou madeira, no encosto do banco à frente.
O Range Rover SVAutobiography LWB é equipado com o mesmo V8 supercharged de cinco litros das demais versões, porém calibrado para entregar 565 cv, um ganho de 40 cv em relação às demais versões, e 71,3 mkgf de torque. O motor é acoplado à transmissão automática de oito marchas ZF 8HP. O preço parte de R$ 1.157.088. (DH)
BMW X2 com motor 2.0 turbo flex no Brasil
A BMW anunciou oficialmente o início das importações do crossover compacto X2 equipado com motor 2.0 turbo flex. O motor quatro-cilindros de dois litros e 192 cv, já utilizado em modelos como o Série 3 e o X1, vem para complementar a linha.
O motor, que foi desenvolvido com o auxílio de uma equipe de engenheiros brasileira, entrega seus 192 cv entre 5.000 e 6.000 rpm, com torque de 28,5 mkgf, e é sempre acoplado à caixa automática Steptronic (o nome que a BMW dá ao câmbio de oito marchas da Aisin) com aletas atrás do volante. Segundo a fabricante, o BMW X2 2.0 turbo é capaz de ir de zero a 100 km/h em 7,7 segundos, com velocidade máxima de 225 km/h.
As versões do X2 equipadas com o motor 2.0 são duas: sDrive20i GP e sDrive20i M Sport X. A primeira traz entre os equipamentos de série ar-condicionado digital dual-zone, bancos dianteiros com ajustes elétricos, sistema Drive Experience Control para escolher os modos de direção (Eco-Pro, Comfort e Sport), controles eletrônicos de estabilidade e tração e seis airbags.
Já a versão M Sport X vem com para-choque dianteiro exclusivo, pacote estético BMW Individual, rodas de 19 polegadas, abertura das portas sem chave (Comfort Access), faróis Full-LED, sistema multimídia Connected Drive, retrovisores externos com memória, rebatimento automático e aquecimento, bancos dianteiros com desenho esportivo e head-up display (HUD). O BMW X2 sDrive20i GP parte de R$ 211.950, enquanto o M Sport X custa a partir de R$ 246.950.
Novo Supra aparece sem disfarces
A divisão mexicana da Toyota tuitou um vídeo com o novo Supra em movimento, trazendo as melhores imagens do carro até agora. O tweet faz referência à chegada do Supra ao Japão, e o vídeo também mostra o presidente da Toyota, Akio Toyota, dizendo que já era hora de o emblemático cupê ganhar uma nova geração. O modelo, como vimos neste post, usará os motores 2.0 turbo e 3.0 turbo de quatro e seis cilindros, respectivamente, compartilhados com a BMW, porém com mapeamento próprio da Toyota.
O modelo será apresentado nesta segunda-feira no Salão de Detroit.
As primeiras imagens do BMW Série 7 reestilizado
Outro lançamento marcado para a semana que vem é o do BMW Série 7, que terá sua reestilização de meia-vida apresentada de forma oficial. Mas nós já sabemos como ele será pois, como de costume, já estão circulando pela Internet algumas imagens vazadas.
Seguindo a atual tendência estética da marca, o novo Série 7 tem uma grade “duplo-rim” significativamente maior na dianteira. Nas laterais, o acabamento em formato de “taco de hóquei” também ficou maior. Na traseira, as lanternas adotam um formato ligeiramente mais retilíneo e agora são ligadas por uma barra iluminada.
McLaren 720S completa volta em Nürburgring em 7:08
Os recordes de Nürburgring na casa dos 6:50 mexeram com nossa percepção de velocidade e capacidade dos supercarros modernos. A quebra da barreira dos 7 minutos faz parecer que os esportivos incapazes de superar esta marca não são bons o bastante. Uma olhada na tabela de tempos de Nürburgring, contudo, mostra que o clube dos “7:10” é tão restrito quanto o dos carros sub-7: somente cinco fabricantes conseguiram isso com sete modelos diferentes.
É por isso que a notícia de que o McLaren 720S completou a volta em 7:08,34 é digna de nota. O esportivo britânico supera o tempo do AMG GT R e do Nissan GT-R Nismo e se classifica como o nono carro produzido em série mais rápido em Nürburgring Nordschleife.
O tempo foi registrado durante o teste da revista alemã Sport Auto, com Christian Gebhart ao volante. Foi ele quem completou a volta de 7:05 do Porsche 911 GT3 RS e a volta de 7:10 do AMG GT R. Como de praxe, no teste da Sport Auto os carros são levados ao circuito com as configurações disponíveis para os clientes nas lojas, o que significa que ele não calçava pneus ultra-esportivos com compostos especiais, mas um jogo de Pirelli P Zero Corsa, que é um degrau abaixo dos Trofeo R usados pelos Lamborghini. Isso significa que em um eventual teste de fábrica, com pneus mais aderentes, o tempo poderia ser ainda mais baixo.
Além disso, ficamos imaginando o que o McLaren Senna seria capaz de fazer no circuito.
Brabham BT62 ganha versão de rua
A Brabham Automotive anunciou nesta segunda-feira (7) o lançamento do pacote de conversão street legal de seu BT62. Sim, isso significa que ele agora poderá ser emplacado e usado nas ruas e estradas de todo o mundo. Só não espere que isso seja barato.
Segundo a Brabham, o processo de conversão será oferecido somente no Reino Unido, e custará 150.000 libras além do preço do carro. O processo envolve a realização dos testes e a homologação do carro junto ao departamento de trânsito do Reino Unido, além das modificações necessárias para torná-lo apto a rodar nas estradas.
As modificações incluem o aumento da altura de rodagem por meio de um seletor acionado pelo motorista, modificação da caixa de direção, com uma relação menos direta, ar-condicionado, travas nas portas e sistema de imobilizador além de um novo interior com revestimentos mais refinados que os de um carro de corrida. Apesar de certamente haver um aumento no peso, a potência do BT62 continuará a mesma: 700 cv.
Comercial do Walmart traz carros clássicos do cinema
https://youtu.be/oGrSw7wK4no
Quando foi que você viu o Ecto-1 de “Os Caça-Fantasmas”, o KITT de “A Super Máquina”, o DeLorean de “De Volta para o Futuro” e a Mistery Machine de “Scooby-Doo” juntos e o Relâmpago McQueen de “Carros”, todos juntos? Pois esta é a premissa do novo comercial do Walmart nos EUA, apresentando seu novo serviço de compra e venda, no qual é possível fazer as compras de carro e ir buscá-las na loja – sem pagar nada e sem descer do carro.
Os nomes que citamos não são os únicos que aparecem no vídeo, que conta com a música “Cars”, em sua versão completa tem 1:30 de duração. Você consegue identificar todos eles?
Especiais do FlatOut
Nessa semana conhecemos um dos projetos mais radicais já feitos em um muscle car: um Pontiac Trans Am 1970 com um V8 de 1.000 cv girando 10.000 rpm e com 2,15 metros de largura — e com uma assinatura sonora insana (clique na imagem para ver o post).
Também conhecemos as novas fibras naturais usadas pela Porsche em alguns componentes não-estruturais — e explicamos porque cânhamo (uma das fibras usadas) não é maconha:
E também um dos projetos mais inusitados dos últimos anos: um Lancia Aurelia Outlaw, com teto rebaixado, interior clássico e um V6 moderno de 175 cv.
E encerramos a semana conhecendo os carros mais caros leiloados em 2018:
YouTube do FlatOut
Nesta semana tivemos mais um episódio do FlatOut Midnight, o primeiro de 2019, trazendo um Chevrolet Tigra com o swap que todos sempre sonharam, mas poucos tentaram fazer: instalar o C20XE no cofre do pequeno cupezinho.
Exclusivo para assinantes e crowdfunders
Começamos a semana contando a história de mais uma ferramenta trivial em nossas garagens: a abraçadeira de nylon, também conhecida como fita Hellermann, enforca-gato, zip tie, tairáp…
Questionamos o infame limite de 100 km/h do Rodoanel Mário Covas, a única rodovia duplicada de São Paulo que não permite 110 km/h ou 120 km/h em nenhum trecho de sua extensão:
Contamos a história do Concorde, o avião que concretizou o sonho de viajar mais rápido que o som, mas foi aposentado sem deixar um substituto:
Publicamos a quarta parte do guia de versões especiais do BMW M3, desta vez com a quarta geração (E90/92/93), que teve nada menos que nove versões e séries especiais:
Contamos a trajetória de Alex Zanardi, que dispensa apresentações e continuará correndo na temporada de 2019:
Também contamos a história do Scania L-Series, o famoso “Jacaré”, que foi o primeiro modelo da marca fabricado no Brasil:
Retomamos a nossa série Lendas do WRC com a história de Stig Blomqvist, que foi o único sueco campeão no Grupo B e um dos últimos a vencer um rali com tração dianteira:
Contamos a primeira parte da história dos hot hatches da Renault:
E também a história do lendário Toyota 7, o primeiro carro de corrida da marca, que já usava um motor V8 biturbo no final dos anos 1960: