A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Por que no Brasil não temos mais caminhões bicudos, como nos Estados Unidos?

Há alguns dias fizemos aqui no FlatOut uma matéria sobre o Scania L-Series, também conhecido como Scania "Jacaré". Seu visual icônico, com um longo capô dianteiro e para-lama destacados, fez do Scania Jacaré um dos caminhões mais famosos e cultuados do Brasil, onde foi fabricado por mais de vinte anos. O L-Series também é um dos mais famosos representantes de um estilo de cabine que hoje em dia quase não se vê mais nas concessionárias ou nas estradas: o dos caminhões "bicudos" ou "focinhudos", com o motor na dianteira. Este tipo de caminhão é muito popular nos Estados Unidos, com nomes como Freightliner, International, Mack e Peterbilt entre os mais conhecidos e admirados fabricantes de modelos bicudos. Os caminhões bicudos, além do visual imponente, oferecem mais espaço interno, pois a cabine não é invadida pelo conjunto mecânico. No Brasil, porém, eles quase não existem mais – assim como na Europa, onde imperam os caminhões cabover, ou seja, com a cabine posicionada so

Matérias relacionadas

Dekotora : a história dos caminhões decorados e reluzentes do Japão

Dalmo Hernandes

Lancia Abarth Triflux e a brilhante loucura do motor mais complexo do WRC

Leonardo Contesini

Coleção de muscle cars dos sonhos é apreendida e leiloada pela Polícia Federal dos EUA

Dalmo Hernandes