Passou a semana se preparando para o JDM Meeting deste domingo? Usou todo seu tempo livre para trocar o óleo e fazer os últimos ajustes no project car e não teve tempo de visitar seu site favorito? Não tem problema. Mesmo presentes no encontro deste domingo, nós preparamos nosso tradicional resumo de tudo o que rolou de mais importante nesta semana.
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
Proprietários do Fiat Tipo serão indenizados
Lembra dos casos de incêndios do Fiat Tipo nos anos 1990? Eles eram causados por uma falha na mangueira da direção hidráulica, que não resistiam à pressão no fim do curso da direção e estouravam, derramando fluido sobre o coletor de escape aquecido. Foram registrados mais de 70 casos no Brasil e os proprietários vitimados pela falha criaram a Associação de Vítimas do Tipo, a Avitipo, para uma ação coletiva contra a Fiat. Isso aconteceu em 1996, mas somente agora a decisão final da justiça foi tomada.
Com o projeto transitado em julgado, não há mais possibilidade de recursos, e a Fiat terá que indenizar não apenas os proprietários, mas também qualquer pessoa que tenha sido vítima do defeito — houve ao menos um caso em que o incêndio danificou o carro estacionado ao lado além do sistema hidráulico da garagem do condomínio onde estava.
Os proprietários do Fiat Tipo danificados pelo defeito podem pleitear a indenização comprovando a propriedade do carro, seja por cópia do documento ou por histórico do Renavam, e a ocorrência de dano ao veículo e outros prejuízos, seja por boletim de ocorrência, testemunhas ou fotos.
A nova Ferrari P80/C
A Ferrari apresentou nesta semana manhã seu mais novo projeto “one-off”. O modelo é um especial de pista batizado P80/C, feito com base na 488 GT3 e misturando referências da P3/4 de endurance, e da 288 GTO.
Como o carro que lhe forneceu a plataforma, a nova P80/C usa o V8 3.9 biturbo, porém com potência não declarada pela Ferrari. Considerando que é uma versão de pista sem limitações de regulamento, é provável que a potência esteja na casa dos 750 cv. Você pode conferir todos os detalhes do carro neste post.
BMW começa a vender novos Série 3 e X5
A BMW iniciou nesta semana a venda dos novos Série 3 e X5. O sedã por ora será oferecido apenas na versão 330i M Sport, com o motor 2.0 turbo B48 de 258 cv e câmbio automático de oito marchas, por R$ 269.950.
A versão 330i Sport, com o mesmo conjunto mecânico e visual mais discreto, e desprovida itens como os faróis a laser e a suspensão ajustável de série, chegará em junho por R$ 219.950.
O BMW X5, por sua vez, tem quatro versões diferentes: xDrive30d (R$ 449.950), xDrive30d M Sport (R$ 479.950), xDrive30d M Sport xOffroad (R$ 499.950) e X5 M50d (R$ 539.950). Todas as versões são equipadas com o mesmo motor seis-cilindros turbodiesel de três litros, com dois níveis de potência: 400 cv e 73,4 kgfm de torque no M50d, e 265 cv e 63,2 kgfm nas demais.
O BMW X5 virá importado dos Estados Unidos inicialmente, mas também será nacionalizado no segundo semestre – a produção em Araquari se iniciará logo depois do Série 3.
Mercedes-AMG apresenta A35 Sedan
Outro lançamento desta semana foi o Mercedes-AMG A35 Sedan 4Matic, com exatamente o mesmo conjunto do hatchback: um 2.0 turbo de 306 cv, combinado a uma transmissão automatizada de sete marchas e embreagem dupla, que distribui a força para as quatro rodas pelo sistema 4Matic.
O conjunto leva o sedã aos 100 km/h em 4,7 segundos e à máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Os números são os mesmos do hatchback, assim como o visual, que ganha um splitter frontal, elementos cromados e rodas AMG de 18 polegadas, bem como saias laterais, um spoiler tipo lip na traseira, difusor e duas saídas de escape.
Petrobras terá novos prazos para reajustes do diesel
A Petrobras anunciou na terça-feira (26) que irá alterar a periodicidade de reajuste nos preços do diesel, que terão um prazo de, no mínimo, 15 dias entre os reajustes do combustível.
Além dos novos prazos para reajustes, a Petrobras divulgou que sua subsidiária Petrobras Distribuidora (marca dos postos BR) irá desenvolver um cartão de pagamentos para que os caminhoneiros possam comprar diesel com preços fixos nos postos da marca.
O fim do Golf 1.0 e 1.4
A Volkswagen confirmou que deixou de produzir as versões 1.0 TSI e 1.4 TSI do Golf para priorizar o T-Cross. A possibilidade de encerrar o Golf no Brasil já havia sido mencionada pela fabricante em 2016, e o fim da linha para o hatch médio se aproximou com a chegada do Polo.
Além disso, o segmento dos hatches médios já vem encolhendo desde a ascensão dos SUV/crossovers. Em 2018 o Golf vendeu pouco mais de 3.000 unidades, praticamente o mesmo que o Tiguan, que foi lançado na metade do ano. Com o fim dos modelos 1.0 e 1.4, somente o GTI será oferecido, e não deverá chegar ao Brasil na próxima geração.
Bolsonaro cancela instalação de 8.000 radares em rodovias brasileiras
Em sua “live de quinta-feira” desta semana, o presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar a “indústria da multa”. Depois das lombadas eletrônicas, ele agora anunciou que não irá instalar novos radares do tipo “pardal” nas rodovias brasileiras e já cancelou as solicitações de instalação de 8.000 radares nas rodovias brasileiras.
Sobre o cancelamento, Bolsonaro disse: “É indústria da multa, é pra meter a mão no teu bolso. Não vamos achar que meia-dúzia de pessoas aqui no Brasil estava preocupada em você não sofrer acidente na estrada”. Além do cancelamento, Bolsonaro também anunciou que os radares atuais não terão os contratos renovados.
VW T-Cross tira nota máxima no Latin NCAP, Toyota Yaris leva quatro estrelas
O Volkswagen T-Cross e o Toyota Yaris mostraram bom desempenho nos testes de segurança do LatinNCAP divulgados nesta semana. O SUV da Volkswagen conquistou a nota máxima de cinco estrelas tanto na proteção para os passageiros da frente quanto na proteção para as crianças.
O nível de proteção para os ocupantes dianteiros foi considerado “adequado”, sendo que o aspecto mais crítico foi a proteção para as pernas do motorista – em caso de colisão, o painel pode se aproximar demais, porém de forma ainda tolerável.
Já o Toyota Yaris recebeu quatro estrelas, nota inferior à máxima porque o nível de proteção para o motorista foi considerado “marginal”, em especial na região dos pés – a estrutura foi considerada instável e, em caso de colisão, pode invadir o habitáculo.
YouTube do FlatOut
Nesta semana tivemos dois novos vídeos em nosso canal. O primeiro foi a avaliação do BMW Série 3 G20, gravada no autódromo Vello Città:
E o outro foi um FlaTalk especial comemorando a marca dos 200.000 inscritos em nosso canal:
Exclusivo para assinantes e crowdfunders
Nesta semana os assinantes e crowdfunders do FlatOut tiveram acesso à nossa avaliação do Porsche 992 no Vello Città…
… à história das lendárias curvas inclinadas de Monza, que formavam o traçado mais rápido da Fórmula 1…
… e à história da Zagato, a carrozzeria italiana que completa 100 anos neste ano:
Também contamos a teoria conspiratória segundo a qual um magnata do petróleo agiu para boicotar o carro a álcool de Henry Ford…
… e a história da Honda CB600 Hornet:
Explicamos em detalhes o que é um chassi, um monobloco, um monocoque e suas variações:
E publicamos a segunda parte da nossa série de esportivos em miniatura:
Contamos a primeira parte da história do Mercedes SL — desde como ele surgiu como o retorno da marca às pistas até sua fase oitentista:
E fechamos a semana contando a história do conceito da Audi que acabou se tornando um esportivo japonês derivado do Chevette:
Especiais do FlatOut
Nós perguntamos, vocês responderam e nesta semana publicamos as duas partes da lista de conta-giros mais estilosos e icônicos já feitos:
Viajamos de volta à 2006 com este making of de “Velozes e Furiosos – Tokyo Drift”:
Contamos a curiosa história do Cadillac que virou Ferrari:
E fechamos a semana com o Supra Mk5 com motor 2JZ de Daigo Saito:
Project Cars
No Project Cars desta semana, o leitor Lucas Marchetti compartilhou conosco os upgrades mais recentes em seu BMW E36: