FlatOut!
Image default
Melhor da Semana

Melhor da Semana: Porsche 992 no Velo Città, o novo McLaren, Schumacher na Ferrari e mais!

Passou a semana se recuperando do JDM Meeting? Ou estava preparando o carro para o track day da Capuava e nem conseguiu visitar seu site favorito? Bem, independentemente das razões, aqui está nosso resumo dominical com tudo o que rolou de mais importante ao longo da semana!

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

 

Autoline é o novo patrocinador e parceiro do FlatOut

Começamos a semana com uma ótima notícia: o Autoline, site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos, é o novo patrocinador do FlatOut. Graças ao Autoline, o Zero a 300 ficará 100% aberto a todos os leitores. Além disso, o editor-chefe do FlatOut, Juliano Barata, irá avaliar todo mês diversos automóveis com perfil de mercado dentro do canal de YouTube do Autoline. São carros que costumeiramente não avaliamos no FlatOut, os famosos daily drivers. É algo que diversos leitores pediam e que, graças a esta parceria de mão dupla, será servido a todos vocês!

Por isso, reiteramos o nosso convite: clique aqui e assine já o canal do Autoline e acompanhe nossos mais novos parceiros no Instagram. Dê um alô por lá e diga que vieram pelo FlatOut!

 

Governo federal suspendeu a instalação de 8.000 radares e irá reavaliar os pontos de fiscalização

O presidente Jair Bolsonaro divulgou no último domingo (31) que o Ministério da Infraestrutura suspendeu os pedidos de instalação de 8.000 radares em rodovias federais. Além do anúncio da suspensão, Bolsonaro explicou que, à medida em que os contratos forem renovados, ele serão revisados para verificar a real necessidade do equipamento “para que não sobrem dúvidas do enriquecimento de poucos em detrimento da paz do motorista”.

 

Volvo S60 chega no segundo semestre

A Volvo anunciou nesta semana que a terceira geração do S60 começará a ser vendida no Brasil no segundo semestre de 2019. A marca já está exibindo o S60 na versão T8 Polestar, versão híbrida com apelo esportivo equipada com um 2.0 supercharged na dianteira e um motor elétrico na traseira com 407 cv combinados, mas irá oferecer o carro nas versões T5 e T6, além da T8. Ambos usam o motor 2.0 turbo com 254 cv na versão T5 e 340 cv na versão T6, que também usa um compressor de polia além do turbo. Os preços ainda não foram definidos.

 

Dafra Apache RTR 200 lançada por R$ 12.490

A Dafra anunciou nesta semana o lançamento da Apache RTR 200, que se propõe a oferecer um desempenho próximo das motos 250, como a Yamaha Fazer e a Honda Twister, por um preço mais acessível. Atualmente a Fazer com freios ABS custa R$ 15.990, enquanto a Twister com freios CBS sai por R$ 13.990. A Dafra Apache RTR 200 custará R$ 12.500.

O motor monocilíndrico de quatro válvulas desloca 197,75 cm³, é movido a gasolina, e entrega 21 cv, além de 1,85 kgfm de torque. O câmbio tem cinco marchas, e é equipado com sistema de embreagem deslizante, que evita travamento da roda traseira nas reduções de marcha.

 

Mercedes-AMG GT Black Series flagrado em Nürburgring

Agora que a Mercedes lançou o AMG GT R Roadster, parece que o próximo modelo da fila é o aguardado AMG GT Black Series. O modelo foi flagrado em testes durante o pool dos fabricantes em Nürburgring, e deve ser lançado em 2020. Ele terá o mesmo V8 biturbo de quatro litros, provavelmente na mesma configuração do AMG GT 63S, com 640 cv.

 

Novo Grand Tourer da McLaren aparece com menos camuflagem

A McLaren mostrou nesta semana novas fotos do seu novo grand tourer, que será o sucessor do já clássico F1, com direito a três lugares e espaço para bagagem como o modelo original.

As novas fotos mostram um cupê de linhas elegantes, com diversos elementos visuais dos atuais modelos da McLaren, porém visivelmente maior e mais largo. A McLaren diz que seu GT será o único modelo a compartilhar o DNA do hipercarro Speedtail – e que, como de costume, será movido por um V8 biturbo.

 

Os carros mais vendidos em março de 2019

Com o fechamento de mais um mês de vendas, o Chevrolet Onix segue como o carro mais vendido do país, com 18.279 exemplares emplacados. É mais que o dobro do segundo colocado, o Hyundai HB20, que vendeu 9.051 unidades. O terceiro colocado é o Ford Ka, que conseguiu emplacar 8.341 exemplares.

O Chevrolet Prisma vem em quarto lugar, subindo duas posições em relação a fevereiro, com 7.122 unidades vendidas e segue como o sedã mais vendido no país. O quinto colocado é o VW Gol, que emplacou 6.620 unidades e se estabeleceu à frente do Polo; seguido pelo Jeep Renegade, que vendeu 6.184 exemplares e também passa o irmão maior para se estabelecer como o SUV mais popular do Brasil. O Renault Kwid é o sétimo no ranking, com 5.853 carros emplacados.

O Volkswagen Polo, que já foi o quarto mais popular, aparece em oitavo, com 5.082 unidades. Logo atrás vem a maior surpresa do top 10: o Nissan Kicks, que vendeu 4.864 unidades. O décimo é o Fiat Argo, com 4.643 emplacamentos.

Recapitulando, o ranking de janeiro a março está assim: 1º Chevrolet Onix – 55.513; 2º Hyundai HB20 – 24.355; 3º Ford Ka – 22.560; 4º Chevrolet Prisma – 20.544; 5º  Renault Kwid – 16.662; 6º Fiat Strada – 16.610; 7º Fiat Argo – 16.236; 8º Volkswagen Gol – 16.159; 9º Jeep Renegade – 15.673; 10º Volkswagen Polo – 15.260.

 

Volvo apresenta híbridos V60 e XC60 Polestar Engineered

No ano passado a Volvo apresentou a versão híbrida de seu sedã, o S60 Polestar Engineered. O carro era equipado com um motor 2.0 com turbo e supercharger, mais um motor elétrico, para entregar 415 cv e 68,2 kgfm de torque, acoplado a uma caixa automática de oito marchas. Agora, o conjunto chega também à perua V60 e ao SUV XC60, que também ganharam versões Polestar Engineered.

Os modelos também são equipados com barra estabilizadora Öhlins na dianteira, pinças de freio pintadas de dourado, rodas forjadas, grade pintada de preto brilhante, molduras nos para-lamas e ponteiras de escape em preto cromo. O interior traz cintos de segurança dourados, detalhes em alumínio e volante revestido de couro.

 

Mick Schumacher faz a segunda volta mais rápida nos testes do Bahrein

Na quarta-feira (3) Mick Schumacher fez seu primeiro teste na Fórmula 1. O filho de Michael Schumacher pilotou a Ferrari SF90 ao longo de 56 voltas e conseguiu o segundo melhor tempo do dia, atrás somente de Max Verstappen.

Schumacher só havia pilotado no circuito no último final de semana, quando fez sua estréia na Fórmula 2, mas disse ter se sentido à vontade com a Ferrari. Sobre o carro, comentou que foi impressionado pela força de frenagem: “parecia que eu poderia atrasar cada vez mais a frenagem que o carro faria a curva mesmo assim”. O tempo de Mick Schumacher foi 2,11 segundos mais lento que a volta da pole position de Charles Leclerc no sábado.

 

Empresa norte-americana diz que vai montar “Jeep Wrangler” no Brasil

Uma empresa norte-americana chamada VSK Tactical comunicou nesta semana que iniciará a montagem do Jeep J8 no Brasil. Trata-se de um derivado do Jeep Wrangler da geração passada, a JK, porém foi desenvolvido por uma empresa chamada AASD (Africa Automotive Distribution Service), também dos EUA, como veículo militar de apoio – ele não é usado em combate.

De acordo com um release divulgado pela VSK, houve um investimento de US$ 50 milhões (cerca de R$ 192 milhões em conversão direta) para dar início à produção do J8 no Brasil. Ainda sem locação definida – as cidades de Feira de Santana e Camaçari são fortes candidatas – a fábrica deverá gerar 50 empregos diretos e 200 empregos indiretos. De todo modo, a VSK diz que pretende dar início às atividades no primeiro trimestre de 2020.

Nos parece um tanto estranha a ideia de um “Jeep não-Jeep” montado no Brasil, e a FCA – dona da marca Jeep – nega qualquer tipo de ligação com as duas empresas. Mas o veículo realmente existe, e realmente se chama J8. Ele foi criado em 2008 e é montado no Egito e em Israel.

O J8 só é vendido sem motor, para ficar imune a leis de emissões de poluentes, e geralmente é equipado com um quatro-cilindros turbodiesel de 2,8 litros da italiana VM Motori, com 196 cv e 46,9 kgfm que é vendido à parte. O Jeep J8 tem 4,45 metros de comprimento; 1,88 m de largura; 1,76 m de altura; e pesa mais de 2.000 kg.

 

Fabricante de gadgets chinesa Xiaomi agora tem um SUV

Se você se interessa por gadgets certamente já conhece a marca chinesa Xiaomi. Se não conhece, a fabricante atua nos segmentos de computadores, smartphones e tablets, áudio e vídeo, automação residencial e até patinetes elétricos, e é reconhecida popularmente por sua relação custo/benefício vantajosa. Agora, ela também ingressou no ramo de automóveis seguindo a mesma filosofia dos gadgets: quer oferecer um SUV à altura dos concorrentes estabelecidos a um preço mais atraente.

O modelo será produzido pela Bestune (que mais parece uma marca de aparelhos de áudio…), uma divisão da FAW, também conhecida por sua joint venture com a Volkswagen produzir modelos Audi e VW na China, com base no SUV T77.

Atualmente o modelo da Bestune é oferecido em seis versões, todas com o motor 1.2 turbo de 143 cv. A versão da Xiaomi irá usar a mesma base mecânica e deverá incluir seu sistema de inteligência artificial e uma assistente digital holográfica no topo do painel, interagindo com os ocupantes do veículo. O modelo será rebatizado com a marca de entrada da Xiaomi, passando a chamar-se Redmi Bestune T77. Na China, o Bestune T77 custa entre R$ 50.000 e R$ 78.000 em conversão direta. Ainda não se sabe se ele será oferecido fora da China, mas no parece pouco provável — assim como a possibilidade de encontrá-lo no GearBest ou Banggood com frete grátis.

 

Projeto de lei da Câmara deverá incluir Ayrton Senna no livro de heróis da pátria

Um projeto de lei que pretende incluir o nome de Ayrton Senna no livro de heróis da pátria está prestes a ser aprovado pelo Congresso Nacional. A proposta criada pelo deputado Eduardo Bolsonaro em 2016 já foi aprovada em todas as comissões da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Como tramita em caráter conclusivo, se aprovado por todas as comissões do Senado ele já entrará em vigor automaticamente, uma vez que não precisa da sanção do presidente da república.

 

Exclusivo para assinantes

Começamos a semana explicando as sutis diferenças entre o Mitsubishi Lancer Evolution VII, o Evo VIII e o Evo IX:

Clique na imagem para ver o post (Foto: Thiago Thierry)

E em seguida contamos brevemente a história dos hot hatches da Opel, Vauxhall e Chevrolet:

Clique na imagem acima para ver a primeira parte do post
Clique na imagem acima para ver a segunda parte do post

Contamos a história do lendário Joey Dunlop, o piloto que mais venceu o Tourist Trophy da Ilha de Man:

Clique na imagem para ver o post

Também contamos a história do Ford Bronco, o anti-jeep que nunca tivemos no Brasil:

Clique na imagem para ver o post

Explicamos como um motor turbo de baixa cilindrada pode ser menos eficiente — em emissões e consumo — que um motor turbo de maior cilindrada:

Clique na imagem para ver o post

Também explicamos como (e por que) o volante retorna automaticamente ao centro depois de uma curva:

Clique na imagem para ver o post

Publicamos a segunda parte da história do Mercedes SL, na qual também falamos sobre a “linha do tempo alternativa” iniciada pelo 300SL em 1954:

Clique na imagem para ver o post

E terminamos a semana com a história do inventor do primeiro sistema de comunicação entre navegador e piloto:

Clique na imagem para ver o post

 

YouTube do FlatOut

Nesta semana nosso canal ganhou dois novos vídeos: um FlaTalk sobre como escolher seu primeiro carro de track day…

… e a avaliação em vídeo do Porsche 911 Carrera S no Velo Città:

 

Project Cars

Nesta semana o Project Cars foi uma estreia: a perua Subaru WRX SW do leitor Lucas Duarte, que deu algumas voltas pela vida dele antes de finalmente se tornar sua:

Clique na imagem para ver o post

 

Especiais do FlatOut

Conhecemos o Mercedes 300SL feito com base em um SLK320 de primeira geração (e outros dois 300SL modernizados pela própria AMG):

Clique na imagem para ver o post

Também conhecemos o único exemplar existente do Plymouth Roadrunner Rapid Transit:

Clique na imagem para ver o post

E também a NMoto Nostalgia: uma homenagem a uma das motos mais belas da história – e que nunca foi fabricada em série:

Clique na imagem para ver o post

E por último, conversamos sobre o BMW M3 2020 e contamos tudo o que já sabemos sobre ele:

Clique na imagem para ver o post