na quarta feira voce viu em nosso post sobre as novidades da mercedes no salao do automovel que a marca alema trouxe como surpresa seu hipercarro com motor de formula 1 o amg one apesar de ser o grande destaque do estande ele nao sera vendido no brasil mas foi comprado por tres brasileiros no exterior [gt40 content search= amg widget= 1 ] revelado no salao de frankfurt do ano passado ele ja teve seus detalhes tecnicos revelados e explicados o motor e realmente o v6 da formula 1 modificado para trazer para baixo seu espectro de rotaçoes — nos f1 a marcha lenta fica na casa das 3 500 4 000 rpm com limite de rotaçoes em 15 000 rpm — e torna lo mais civilizado para que ele possa ser dirigido tambem nas ruas e estradas em vez de ter sua mobilidade urbano rodoviaria limitada a traseira de um caminhao em um primeiro momento nos parecia improvavel que ele fosse realmente usar um motor de formula 1 ate mencionamos que eles provavelmente desenvolveriam alguma derivaçao do motor mas dias depois tobias moers explicou que a severidade do regulamento em relaçao a durabilidade dos motores os tornou robustos a ponto de serem utilizaveis nas ruas — ainda que precisem ser abertos e reconstruidos a cada 50 000 km uma quilometragem relativamente alta para qualquer supercarro nao apenas para um com motor de formula 1 com o carro dando sopa no salao do automovel nos dias de imprensa leia sem uma multidao amontoada sobre ele aproveitamos para fotografar todos os detalhes possiveis do carro eu disse possiveis porque sendo um hipercarro especial o acesso a ele era bastante limitado ainda que autorizado para fotografa lo o juliano precisou de uma autorizaçao especial da mercedes — e ela nao incluia a abertura do compartimento do motor diante disso concentramos este post nos elementos aerodinamicos detalhes de design e do interior do carro — e em uma espiada por cima do motor alias podemos começar por esse lado mesmo abaixo vemos a tomada de admissao do motor com a barbatana traseira integrada dois dutos naca canalizam o ar para a parte posterior do cofre provavelmente para ajudar a arrefecer o sistema de escape extrair o ar quente do cofre e direcionar o ar sobre o difusor passando pela enorme grade traseira aqui podemos ver os dutos de outro angulo e tambem parte dos balancins dos amortecedores onboard a suspensao traseira usa braços multiplos com acionamento por pushrod abaixo os coilovers ajustaveis e os balancins vistos de outro angulo por aqui podemos ver a posiçao da suspensao em relaçao ao motor e parte da plaqueta do motor onde vai a assinatura do mecanico que o montou o tubo que sai do alto em direçao a frente do motor e duto da admissao vindo do scoop do teto abaixo o detalhe da plaqueta e parte da admissao e aqui sua junçao com o cabeçote e a tampa de valvulas trata se realmente do motor da formula 1 aqui em uma variaçao rebatizada como pu106c hybrid ele tem os mesmos 80 mm de diametro e 53 mm de curso dos motores de competiçao porem com faixa util de rotaçoes entre 1 000 e 11 000 rpm em vez de 3 000 e 15 000 rpm voltando a traseira abaixo podemos ver como o difusor e destacado da traseira e a grade do cofre vista por inteiro; note o difusor de dois andares com o escape centralizado como no f1 uma olhada mais proxima revela os canais do difusor partindo da porçao central do carro a frente das rodas traseiras a saida de escape e formada por tres tubos o maior e o que expele os gases do motor enquanto os outros dois menores sao derivados do regulamento atual da formula 1 nas duas primeiras temporadas dos motores turbo na f1 os gases da valvula wastegate eram expelidos junto com os gases de escape que saiam do turbocompressor a intençao era impedir que as equipes usassem o fluxo da wastegate como efeito aerodinamico contudo a comite tecnico da f1 percebeu que esse sistema estava abafando o ronco do motor e alteraram o regulamento passando a exigir que os gases da valvula wastegate sejam expelidos por um sistema paralelo sao estes dois tubos menores passando para a lateral vemos a integraçao da barbatana central ao scoop sua funçao e dar estabilidade lateral nas curvas sem causar arrasto em linha reta note tambem as aletas ao redor das rodas para controlar o fluxo aerodinamico nas laterais e a traseira longa e baixa com um defletor ativo integrado neste angulo abaixo perceba que a aleta tambem atua a frente de um duto aerodinamico que canaliza o ar para as caixas de roda enquanto na dianteira a aleta ajuda a escoar o ar das caixas de roda contribuindo para a reduçao da turbulencia junto dos escoadores de fibra de carbono das rodas mais acima os retrovisores tambem sao um elemento aerodinamico note que as hastes sao vazadas na dianteira note a aleta afastada somente alguns pixels da carroceria mais ao lado as luzes diurnas entre os dutos aerodinamicos as tomadas de ar dianteiras alimentam os freios e radiadores note abaixo um radiador a direita do carro e outro centralizado e o ar e escoado pelos respiros no capo e tambem ha as aletas no topo da caixa de roda dianteira que se abrem para reduzir a pressao aerodinamica na caixa de roda reduzindo a sustentaçao agora que vimos o carro por fora vamos conhece lo por dentro o panorama interno e esse duas telas volante retangular como nos f1 e bancos integrados ao chassi que tambem te colocam em uma posiçao semelhante a dos pilotos de f1 como nos mercedes atuais uma tela e o quadro de instrumentos a outra e o sistema multimidia controle dos sistemas do carro e monitor da camera de re que fica discretamente embutida na base da barbatana o passageiro tem um painel para apoiar os pes nao repare o scanner escondido ali atras a mercedes jamais imaginaria que dois jornalistas brasileiros ficariam tao interessados em detalhes no outro lado pedais vazados o falso pedal para apoiar o pe esquerdo quando nao esta operando o freio as luzes tambem foram colocadas para o salao subindo para o painel a capa da coluna de direçao e toda feita de fibra de carbono enquanto as aletas para troca de marcha sao rusticas com parafusos aparentes como um carro de f1 o que e compreensivel afinal o volante tambem parece vindo da f1 um close nos botoes revela suas funçoes o botao azul e o comutador do farol alto o amarelo ativa o drs reduçao de arrasto os comandos no raio direito sao do limitador/cruise control e comandos do computador de bordo e quadro de instrumentos abaixo ao lado da almofada da buzina esta o botao que desliga o controle de estabilidade no outro lado o botao vermelho ativa o overboost e o verde coloca o cambio em ponto morto os comandos no raio controlam as funçoes do sistema multimidia e do telefone na parte inferior do volante temos o seletor do controle de traçao com 9 niveis no painel temos os comandos dos farois no padrao europeu os interruptores amarelos e o duto da ventilaçao/ar condicionado que leva o ar para os difusores situados nas portas veja mais abaixo a alavanca vermelha e a trava da porta e a maçaneta fica ao lado dos assentos veja o forro das portas eles tem somente o difusor de ar a alça para puxar as portas e o comando dos vidros e retrovisores e no console central o botao de partida e isso foi tudo o que a mercedes nos deixou fotografar infelizmente nao pudemos ver o motor mas os detalhes aerodinamicos e da construçao ja sao impressionantes por si fique agora com mais fotos desta obra prima da mercedes amg pegue sua cerveja gelada sextou e divirta se
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