o mercedes benz 300sl gullwing foi produzido por apenas tres anos ha mais de 60 anos foram feitas apenas 1 400 unidades do cupe com as lendarias portas asa de gaivota mas nao foi preciso mais do que isso para que ele entrasse para a historia inspirando entusiastas e influenciando os mercedes esportivos ainda hoje [gt40 content search= mercedes widget= 1 ] ha quem diga que ele foi o primeiro supercarro da historia antes mesmo da invençao da palavra supercarro embora o titulo seja discutivel o 300sl foi sem duvida o primeiro carro de corrida para as ruas uma expressao que acabou se tornando um cliche usado cada vez mais fora de contexto e nao ha duvidas quanto a isso porque debaixo da carroceria curvilinea e elegante esta o mesmo chassi tipo spaceframe e o mesmo motor seis em linha que equipou os 300sl de corrida que fizeram sucesso nas pistas no inicio dos anos 1950 com uma vitoria nas 24 horas de le mans inclusive com tao poucas unidades produzidas durante tao pouco tempo conhecer um 300sl gullwing legitimo em detalhes e uma oportunidade que poucas pessoas terao em suas vidas especialmente nestes tempos em que seus preços ja chegaram a casa dos milhoes de dolares por isso dando continuidade a nossa serie de supercarros em detalhes vamos conhecer os segredos do 300sl gullwing começando pela abertura da porta voce vera a maçaneta pouco convencional que acabou influenciando o sls amg ela fica embutida na porta e para abri la e preciso pressionar a extremidade para que ela se levante depois e so usa la como uma maçaneta comum de alavanca as portas levantadas revelam duas caracteristicas exoticas do 300sl as soleiras altissimas e os amortecedores que sustentam a porta aberta as portas asa de gaivota nao foram uma mera excentricidade dos designers da mercedes elas surgiram como soluçao pratica as soleiras elevadas e estas soleiras sao consequencia do chassi spaceframe que e mais largo nas laterais para providenciar rigidez a estrutura que pesa pouco mais de 50 kg sim pouco mais de cinquenta quilogramas sem ter como fazer portas convencionais a mercedes decidiu fazer portas tipo escotilha que se abriam a partir da altura das soleiras por esse motivo entrar no 300sl nao e como entrar em um cupe convencional voce joga a perna direita sobre a soleira ao mesmo tempo em que solta o corpo sobre o banco depois e so passar a perna esquerda enquanto gira o corpo para a posiçao correta em um carro de corrida esse contorcionismo e aceitavel mas em um esportivo de luxo feito para artistas do cinema e para os atletas mais bem pagos da epoca as posiçoes nao eram muito elegantes quando voce recebia seu carro na entrada de um evento social por isso a mercedes desenvolveu um sistema de articulaçao do cubo do volante para tornar esta manobra de embarque menos complicada ja que estamos dentro do carro podemos começar a conhece lo melhor por este lado o quadro de instrumentos e tipico dos esportivos da epoca com marcadores de velocidade do motor velocimetro com escala de 270 km/h ou 160 mph na versao americana marcador do nivel do combustivel e pressao do oleo a esquerda sob o conta giros; termometro da agua e do oleo do motor a direita sob o velocimetro a alavanca a direita aciona as setas a luz espia do topo entre os instrumentos principais indica o acionamento do farol alto as tres menores entre os instrumentos auxiliares indicam o acionamento do afogador branca a esquerda o acionamento das setas pequena ao centro e o funcionamento da bateria/sistema eletrico escura a direita ao lado esquerdo dos instrumentos voce encontrara mais tres controles os comandos deslizantes abrem e fecham a ventilaçao superior e inferior do lado esquerdo o interruptor com o ponto vermelho serve para ajustar o ponto de igniçao sim o ajuste poderia ser feito manualmente ; e o interruptor abaixo dos instrumentos ativa a bomba de combustivel para a partida no outro lado a direita do volante temos mais uma serie de controles e interruptores o primeiro abaixo dos instrumentos e o interruptor da iluminaçao do painel que nao era interligada com as luzes do carro voce podia desliga las em viagens noturnas ao lado fica o interruptor das luzes de estacionamento elas nao sao muito comuns por aqui mas voce pode acender o farol e a lanterna do lado do carro que fica oposto a calçada ao estaciona lo na rua acima o interruptor com o ponto vermelho ativa a bomba auxiliar de combustivel usada quando o tanque esta na reserva ou em partidas com o motor quente logo abaixo dela fica o seletor dos farois com quatro posiçoes e ao lado esta a trava da igniçao/direçao e partida do motor a primeira posiçao aciona o sistema eletrico a segunda posiçao da a partida e mantem o motor ligado abaixo do relogio fica o interruptor do limpador de para brisa com dois estagios puxe uma vez e ele aciona a velocidade baixa puxe mais uma vez e ele aumenta a velocidade e so o sistema intermitente ainda nao havia sido inventado naquela epoca mais ao lado voce ve o seletor de temperatura da ventilaçao; a alavanca de cima ajusta a temperatura do lado esquerdo e a inferior do lado direito sim um sistema dual zone em 1954 continuando para a direita temos mais tres interruptores antes do seletor de abertura/fechamento da ventilaçao do lado direito o interruptor abaixo do sl no painel e a ativaçao da buzina que poderia ser desligada ao lado esta o acendedor de cigarros e mais ao lado com o ponto vermelho antes do controle de ventilaçao esta o interruptor do sistema de ventilaçao para desembaçar os vidros com o carro parado abaixo no vao dos pes ha um bolso porta objetos aquele objeto preto e uma travessa do chassi spaceframe que fica aparente mais ao lado temos uma alça de apoio para auxiliar a entrada/saida do carro a alça para puxar a porta e a tranca e a maçaneta interna assim simples mesmo olhando para o outro lado da cabine podemos ver os bancos com encosto fixo aqui com o classico tartan da mercedes e o porta malas sim a bagagem do 300sl e levada nesse espaço atras dos bancos aquela abertura la atras no lado de fora e mais um porta estepe do que um porta malas propriamente dito uma curiosidade aqui o freio de mao nao fica no tunel central ele fica no lado esquerdo do motorista entre o banco e a soleira a foto infelizmente nao mostra mas ele tem um parafuso tipo borboleta para ajuste manual do cabo e logo a frente dele sob o painel fica a alavanca de abertura do capo com puxador em t a outra alavanca com puxador circular e a direita do volante sob o painel e a alavanca do lavador do para brisa um opcional cobrado a parte falando em abrir o capo veja so quem esta ali o lendario seis em linha m198 de tres litros com injeçao mecanica direta e 218 cv de potencia uma de suas particularidades e que ele ficava inclinado para a esquerda do carro como voce pode perceber pela posiçao da tampa de valvulas sim ele trabalhava assim meio inclinado como metade de um v12 para manter a dianteira baixa e como efeito colateral otimizar a velocidade do ar admitido no outro lado esta a admissao que fica mais alta que o cabeçote por esse motivo a mercedes decidiu criar uma saliencia no capo assim o duto de admissao ganharia espaço por uma questao de simetria e estetica o capo ganhou um ressalto no lado direito criando um dos elementos esteticos mais iconicos dos mercedes esportivos o capo com ressalto duplo e por isso que todo modelo amg usa este tipo de capo junto a parede corta fogo podemos ver parte do mecanismo de abertura do capo e um dos vertices do chassi spaceframe aquelas travessas que cruzam o interior do carro no vao para as pernas dos ocupantes entram por ali na parede corta fogo nas fotos abaixo podemos ver melhor o sistema de suspensao e o chassi tubular acima vemos o tanque de combustivel o sistema de escape e o diferencial traseiro junto da suspensao traseira o tanque fica exatamente embaixo do falso porta malas que na verdade e o porta estepe ao lado do pneu voce tem o pescoço do reservatorio de combustivel e a esquerda o acesso a bomba de combustivel auxiliar o martelinho de madeira e a chave de roda como o carro usa cubo rapido com porca borboleta/estrela voce solta e aperta com marteladas por ultimo um panorama externo do carro com suas curvas volumosas lanternas minimalistas ventilaçao no teto e seu iconico respiro funcional do cofre e claro sua inconfundivel asa de gaivota [gt40 content rule= 1 widget= 1 ]
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