ah o classe a original eu nunca nem eu mais sonhos mais loucos imaginaria ter um desses mas a patroa queria um carro automatico e para nao faltar carro em casa agora que todo mundo dirige e precisa deles acabei comprando um deles faz um ano que esta conosco a mulher adora o carro e era esse o objetivo final entao esta tudo perfeito [caption id= attachment_373700 align= aligncenter width= 999 ] o nosso a190 2003[/caption] agora depois de um ano estou vamos dizer assim intimo dele nao vou dizer que gosto muito estar tao acima do eixo de rolagem do carro sempre foi algo que nao curto muito e o que me impediu de realmente conectar em um nivel completo com o up apesar de gostar muito dele e comparativamente o motorista do classe a esta sentado no colo do motorista do up nao fisicamente claro a altura do ponto h corresponderia a isso pudessem os dois carros serem sobrepostos como num programa de cad mas enfim desculpe a analogia homoerotica e vamos adiante o fato e que o carrinho mesmo tirando este detalhe pessoal nunca se conectou com o publico de verdade era muito caro para seu tamanho sim mas tambem e algo que nao funcionou muito bem imagine uma cabine dupla de uma picape sem a frente ao a caçamba da picape e rodinhas pequenas la embaixo nao e a toa que flopou forte e um lixo claro que nao e super util anda bem e quebra um galhao todo carro e algo sensacional; ate corcel a gente as vezes esquece isso mas e uma grande verdade comparativamente ha coisas melhores e piores mas todos sao sensacionais https //flatout com br/mao drives dois mercedes benz 190/ na realidade o classe a w168 foi uma das ultimas vezes em que alguem tentou realmente reinventar o automovel foi um projeto corajoso de gente que ainda achava que a engenharia e a eficiencia era o futuro em um comprimento menor que o de um ford ka sim o primeiro ford ka o pequeno mercedes tinha espaço interno de seda serie c e para isso reinventou totalmente como se desenha um carro pequeno um caminho logico para o futuro do automovel claro que todos ignoramos e continuamos pedindo suvs de roda grande como a mercedes benz conseguiu esse feito subindo os ocupantes claro no classe a praticamente todo o espaço do carro e para passageiros e carga; a maior revoluçao em espaço util desde que sir alec issigonis criou o mini em 1959 o carro tem dois assoalhos um em cima do outro; no meio deles fica a mecanica como um carro eletrico sim era prevista uma versao eletrica tambem mas nunca apareceu o motor ficava na frente com seu transeixo mas deitado para frente nada menos que 59° desta forma quase horizontal o pacote motor/transmissao ocupava muito pouco espaço e em um acidente escorregava para baixo dos ocupantes absorvendo energia mas sem deformar a cabine seriamente o resultado e que o carro apesar de praticamente sem frente tem a mesma performance em crash test que o e class contemporaneo um feito admiravel alto ia muito bem tambem no crash test lateral; o para choque do carro que bate pela lateral esta abaixo da linha de cintura dos ocupantes ajudando muito a protege los neste tipo de acidente todo mundo sabe da historia que tornou o carro famoso e o tal do teste do alce sueco tambem famoso o carro acabou no seu teto devido a manobra de desvio rapido; um verdadeiro escandalo para a mercedes na epoca o resultado disso foi o endurecimento da suspensao e adoçao de controle de estabilidade como equipamento basico certamente mais seguro ficou para situaçoes extremas como esta principalmente mas como nao da para ganhar todas ficou mais desconfortavel tambem os engenheiros dentro da mercedes diziam que o teste estragou o carrinho antes confortavel e estavel na maioria das situaçoes mas nao todas como provaram os suecos mas com essas mudanças se nao ficou confortavel pelo menos ficou extremamente estavel e com isso vieram ideias bobas um classe a esportivo e a maneira com que fizeram isso e que foi genial dois motores o a38 amg se voce e leitor de longa data lembra que o mao e um sucker para carros de dois motores ainda acho que e uma ideia mal aproveitada e ainda que meu projeto de formatura nao mostre a melhor forma de se fazer isso ainda assim mostra a quanto tempo a ideia me incomoda https //flatout com br/o dia que bolei um carro com dois v6 de vectra/ pouco depois do mao fazer seu frustrado projeto de formatura a mercedes benz se via em uma situaçao ideal em seu programa de formula 1 junto com a mclaren enquanto a mclaren cuidava do carro e da configuraçao da equipe a mercedes forneceu os motores v10 de 3 0 litros para a equipe de f1 esses motores quando combinados com o conhecimento da mclaren e seu designer aerodinamico adrian newey provaram ser uma combinaçao vencedora ela conquistou os titulos de piloto em 1998 e 1999 bem como o premio de construtores no primeiro [caption id= attachment_373707 align= aligncenter width= 999 ] hakkinen e seu a38 amg[/caption] o mercedes benz a38 amg nasce entao de duas vontades por um lado para mostrar a estabilidade do a class depois do imbroglio do alce sueco por outro capitalizar as vitorias de f1 em vendas nas ruas os dois primeiros carros seriam os veiculos de uso de seus pilotos de f1 na epoca mika hakkinen e david coulthard [caption id= attachment_373704 align= aligncenter width= 999 ] o 1 9 manual mais forte[/caption] o motor do classe a mais potente entao era o 1 9 litro; um motor projetado exclusivamente para o carro e sua condiçao especial de package era um quatro em linha totalmente em aluminio um comando no cabeçote e duas valvulas por cilindro extremamente compacto tailor made para o w168 o cambio era manual de cinco marchas basico opcionalmente o mesmo cambio manual com embreagem automatica e depois automatica tradicional de cinco marchas como no meu a190 2003 o a190 tinha 125 cv a 5 500 rpm e 18 4 mkgf a 4 000 rpm [caption id= attachment_373708 align= aligncenter width= 999 ] outro motor la atras[/caption] os engenheiros da amg decidiram adicionar outro motor a equaçao eles pegaram outra unidade identica de 1 9 litro da linha de produçao e a colocaram sob o assoalho do porta malas na parte traseira do carro devido ao design sanduiche do classe a havia bastante espaço para o motor sob o assoalho sem afetar o espaço de carga [caption id= attachment_373710 align= aligncenter width= 999 ] o interior do carro de hakkinen[/caption] nenhuma modificaçao foi feita nos motores o carro tinha duas caixas manuais de 5 marchas independentes apenas acionamento de embreagem e cambio unificados alem de um software unico para os dois motores a mesma soluçao do lancia trevi bimotore; eu no meu projeto usei duas caixas automaticas hoje faria assim a caixa dianteira seria manual mas o motor traseiro teria uma caixa automatica; apenas comandos eletronicos de drive re e ponto morto sem park seriam indexados pela posiçao da alavanca manual da frente da ate para fazer em casa hashtag fica a dica https //flatout com br/dois motores um carro o lancia trevi bimotore/ o a38 entao obviamente tinha traçao nas quatro rodas quando ambos os motores estavam em operaçao o motor traseiro podia ser desligado para economizar combustivel como no meu projeto mas enquanto o mercedes podia desligar so o traseiro no meu carro imaginario voce poderia escolher qual motor usar; dianteiro traseiro ou os dois muito mais legal nao para garantir que ele nao capotaria com a velocida extra que os agora 250 cv e traçao integral lhe forneciam foi rebaixado e equipado com uma configuraçao de suspensao mais agressiva freios maiores do seda esportivo e55 amg da marca tambem foram empregados para garantir que ele pudesse ser parado rapidamente um conjunto de rodas amg de 17 polegadas bem como para choques mais agressivos e um spoiler de porta malas mostravam externamente que esse nao era um classe a comum por que a mercedes nao o colocou em produçao o mesmo motivo de sempre grana preço de venda especificamente adicionar outro motor essencialmente dobra o custo do carro; ia custar como um e55 talvez mas na verdade o custo do classe a ja era alto um dos motivos de seu fracasso entao vale dizer que um carro esporte de dois motores mesmo caro parece uma melhor ideia nao daria certo bem ninguem tentou para ter certeza o a38 amg pesava ao redor de 1300 kg aproximadamente 250 kg a mais que o a190 seus dois motores juntos davam 3 796 cm³ 2x 1 898 cm³ 250 cv a 5500 rpm e 36 8 mkgf a 4000 rpm a mercedes diz que fazia o 0 100 km/h em 5 7 segundos e chegava a 230 km/h a mercedes eventualmente ofereceu mais tarde uma versao mais quente do classe a; apesar disso nunca veio ao brasil chamado de a210 evolution ele foi oferecido por apenas dois anos entre 2002 e 2004 vinha com uma versao maior de 2 1 litros do quatro cilindros encontrado no resto da linha com 2084 cm³ 140 cv e 20 9 mkgf a 210 evolutionuma versao a21 amg foi planejada mas a caixa de cambio e a embreagem manual do carro nao conseguiam lidar com a potencia extra de um turbo ou supercharger que a mercedes queria usar entao a versao amg foi descartada e substituida pelo a210 evolution tambem houve uma ediçao especial hakkinen para capitalizar com a f1 mas de forma baratinha so decoraçao [caption id= attachment_373718 align= aligncenter width= 999 ] hakkinen edition so decoraçao[/caption] um dos a38 amg ainda permanece no museu da mercedes benz em stuttgart dou graças a deus que nao foi lançado seria um fracasso de vendas como todo w168; o carro em si era uma ideia meio esquisita e se fosse lançado e fracassasse tornaria a ideia ainda mais dificil de vender no futuro mas seria algo muito legal de verdade para se comprar usado ou fazer em casa
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.