Depois do (hot) hatch Classe A e suas versões, chegou a vez do Mercedes-Benz CLA ser lançado em território nacional. A primeira leva do sedã a chegar às lojas tem o apropriado nome de CLA200 First Edition, oferecido por R$ 150.500.
O CLA é o terceiro modelo da nova geração de compactos da Mercedes no País, que já conta com o hatch Classe A (W176) e o monovolume Classe B (W246). O próximo da fila é o GLA, SUV compacto que também usará a mesma plataforma com suporte a tração dianteira e integral.
De início, o CLA será oferecido apenas com motor 1.6 turbo (o mesmo do A200) de 156 cv a 5.300 rpm e 25,5 mkgf de torque entre 1.250 e 4.000 rpm e câmbio robotizado de sete marchas com embreagem dupla. Com ele, o novo “baby-Benz” vai aos 100 km/h em 8,5 segundos e pode seguir até à máxima de 230 km/h — números excelentes para a faixa de potência do carro, mas ela é não foi a única responsável pelo desempenho. A Mercedes diz que o sedã estabeleceu um novo recorde com o menor coeficiente aerodinâmico entre todos os carros produzidos em série, com um coeficiente de apenas 0,23.
Por R$ 150.500, o CLA200 Turbo First Edition vem com uma lista de equipamentos generosa, que inclui tela central de 7 polegadas permite controlar funções como o ar-condicionado e o navegador por satélite, além de permitir acesso à internet e download de aplicativos. O sistema de som lê CDs, DVDs e cartões SD e tem conexões para iPod, USB e Bluetooth. A segurança fica por conta dos sete airbags, controles de tração e estabilidade e sensor de fadiga.
Embora o site da Mercedes-Benz ainda não apresente informações detalhadas sobre a versão, a galeria de fotos do CLA destaca o interior em couro sintético preto ou bege com costuras personalizadas — e uma interessante versão com detalhes de acabamento em laranja —, as rodas de 18 polegadas calçadas com pneus 225/40, os faróis bi-xenon e o teto solar elétrico panorâmico.
Depois da edição limitada First Edition virão outras versões: o CLA200 “normal”, que perderá equipamentos como o teto-solar — mas custará mais barato —, o CLA 250, com motor 2.0 turbo de 211 cv, e o CLA 45 AMG, com 360 cv e tração integral. Este último será basicamente um A45 AMG com mais espaço no porta-malas. Precisamos mesmo dizer qual deles estamos mais ansiosos para ver de perto?