o mercado dos suvs compactos premium segmento que cresceu quase 70% nos ultimos tres anos no brasil acaba de ganhar um novo contenedor que esta mirando especificamente nos conterraneos bmw x1 e audi q3 como voces viram no post de lançamento o mercedes gla 200 chega nas lojas ja em outubro em tres versoes todas com o 1 6 turbinado de injeçao direta 156 cv a 5 300 rpm e 25 4 mkgf de torque entre 1 250 e 4 000 rpm cambio automatizado de sete marchas 7g dct e traçao dianteira agora e hora de olharmos todos os seus detalhes externos e internos e claro afivelar o cinto e descer lenha sera que o primeiro carro a ser fabricado em 2016 na nova planta de iracemapolis e tudo isso preços equipamentos de serie cores acabamentos revisoes e financiamento nos ja divulgamos os equipamentos de serie cores de carroceria e acabamentos internos no post de lançamento do gla 200 bem como uma bateria de fotos noturnas bem bacanas de varios gla em diversas cores feitas na noite de lançamento para quem nao viu reproduzimos as principais informaçoes abaixo mercedes benz gla 200 advance r$ 132 900 sistema de estacionamento automatico active parking assist controle de velocidade de cruzeiro sensor de chuva e crepuscular volante multifuncional aviso de perda de pressao de pneus suspensao comfort sistema de ar condicionado digital single zone farois bixenonio com leds sistema start/stop sete air bags controle de estabilidade e de traçao freios abs com ebd e auxiliar de partida em ladeiras sistema isofix rodas aro 18 com pneus 235/50 r18 mercedes benz gla 200 vision r$ 149 900 acrescenta bancos eletricos com ajuste lombar e tres memorias no lado do motorista teto solar panoramico sistema comand on line com navegador por gps ar condicionado digital de duas zonas rodas aro 18 com desenho diferenciado mercedes benz gla 200 vision black edition r$ 152 900 adiciona rodas e espelhos retrovisores na cor preta alem de pedais de aluminio cores de carroceria metalicas azul mar do sul preto cosmos violeta prata polar cinza montanha azul universo marrom oriente solidas vermelho jupiter branco cirrus preto noite acabamentos internos couro sintetico artico preto combinado ao tecido corumba preto costuras brancas ou couro sintetico artico cinza combinado ao tecido corumba cinza a versao esportiva gla45 amg chega no fim deste ano possivelmente sera apresentada no salao do automovel de sao paulo e a topo de linha gla 250 com motor 2 0 turbinado de 208 cv e traçao integral 4matic chega no ano que vem a mercedes benz ja abriu os preços das primeiras revisoes que terao valores fixos em todo o pais a primeira 10 mil km ou um ano por r$ 600 a segunda 20 mil km ou dois anos por r$ 1 250 e a terceira 30 mil km ou tres anos por r$ 600 ha tambem a opçao de um contrato de manutençao com valores de r$ 1 722 para os dois primeiros anos e r$ 2 201 para tres anos r$ 3 383 para quatro anos e r$ 3 813 para cinco anos a marca tambem apresentou um plano de financiamento em 29 parcelas de r$ 2 799 com entrada de r$ 40 mil e balao residuo de 30% o classe a que foi para a academia ao ver o gla 200 pessoalmente a primeira impressao e de que se trata de uma versao ampliada e musculosa do classe a uma carroceria reinterpretada com linhas de ombros protuberantes lanternas bem largas e dianteira mais parruda e agressiva; tudo arrematado com molduras plasticas negras e prateadas nos para choques e para lamas em resumo da mesma forma que o bmw x1 o gla assume proporçoes horizontalizadas se aproximando mais de um hatch aventureiro do que de um suv compacto propriamente dito como e mais o estilo do audi q3 boa parte do segredo disso esta na sua altura diminuta sao apenas 1 49 m 11 cm mais baixo que o q3 e 5 cm mais baixo que o x1 ate mesmo o suzuki swift sport e mais alto com 1 51 m apesar das semelhanças com a silhueta basica do classe a as dimensoes sao bem diferentes se o gla tem 4 41 m de comprimento 1 80 m de largura 1 49 m de altura e 2 69 m de entre eixos o classe a tem 4 29 m de comprimento 12 cm 1 78 m de largura 2 cm 1 43 m de altura 6 cm mas nao se esqueça do rack de teto e os mesmos 2 69 de entre eixos a diferença de peso e relativamente baixa 60 kg totalizando 1 435 kg sua lateral herda a principal assinatura desta plataforma da mercedes benz os vincos curvos e dinamicos que deixam a carroceria mais ousada e volumosa seu coeficiente aerodinamico e de apenas 0 31 graças a silhueta em forma de gota achatada somada ao cuidado com detalhes como as junçoes vedadas entre os componentes da carroceria na dianteira e o assoalho selado o para choque dianteiro traz vincos e entradas de ar arrojados contrastando com a linha mais classuda dos farois e da grade que lembram bastante os do novo classe c esta mistura de estilos esta presente em todos os veiculos da familia de compactos da mercedes benz novos classe a e b e o cla todos da plataforma batizada ngcc new generation compact cars sob o capo o gla 200 traz o mesmo 1 6 turbinado de 156 cv do a200 o m270 bloco e cabeçotes de aluminio sistemas de lubrificaçao e de arrefecimento variaveis on demand pistoes arrefecidos com jateadores de oleo injeçao direta com injetores piezo capazes de realizar ate cinco injeçoes por ciclo de combustao sistema de igniçao msi multifaisca capaz de disparar ate quatro vezes por ciclo comandos variaveis em duraçao e levante turbina de baixa inercia com pressao de ate 1 9 bar e rotaçao maxima de 230 000 rpm e sistema start/stop cabine de hot hatch ao abrir a porta do gla a sensaçao e de familiaridade a cabine e virtualmente identica a do classe a e do cla do primeiro ele usa a cobertura do painel do ultimo a face de acabamento em dois planos fica na altura das saidas de ventilaçao cujo design e inspirado no esportivo sls o design e bastante arrojado esportivo e sofisticado embora haja bastante uso de plasticos rigidos materiais mais emborrachados como os que estao no novo classe c seriam bem vindos nos componentes de acabamento maiores a tela de 7 da central multimidia destacada do painel divide opinioes por quebrar a fluidez do painel mas oferece otima visibilidade o mesmo nao podemos dizer da ergonomia de uso pois voce controla os comandos por um botao no tunel da transmissao logo a frente do apoio de braço central e algumas das funçoes como o volume ficam com outro botao localizado distante do primeiro logo abaixo das saidas de ventilaçao por outro lado a ergonomia de direçao e excelente e surpreendente para um suv a silhueta dos bancos de encosto inteiriço lembra a dos porsche 911 e eles oferecem bom apoio lateral regulagens eletricas com tres memorias e possibilitam grande amplitude de posiçao de direçao da pra deixar o assento bem proximo ao solo de maneira muito similar a de um hot hatch como o citroen ds3 ou seja nao chega a ser colado no chao ou deixa lo mais alto mais ao estilo dos compradores de suvs o volante possui boa amplitude de ajustes e oferece borboletas atras dos raios para trocas de marcha manuais o espaço traseiro tambem agrada bastante fora o entre eixos de 2 69 m apenas como referencia so 1 cm menos que o novo toyota corolla os encostos dianteiros possuem concavidades que dao uns bons milimetros a mais para os joelhos dos passageiros de tras que ainda contam com saidas de ventilaçao no assoalho e na versao vision teto panoramico algo que nao aparece nestas fotos e a iluminaçao ambiente varios dos frisos e mesmo a parte superior dos encostos dos bancos possuem sutil iluminaçao indireta alaranjada dando um toque de sofisticaçao na cabine o porta malas mantem o bom nivel de acabamento e oferece capacidade de gente grande 421 litros expansivel para 836 litros com os bancos rebatidos com comprimento relativamente curto de 4 41 m 21 cm a menos que o corolla o gla possui uma cabine muito bem resolvida em termos de espaço ao volante o melhor membro da familia com poucos minutos a bordo ja ficou claro que o gla e o melhor veiculo da plataforma ngcc para uso geral se o classe a e o cla apresentam certa aspereza na suspensao que faz total sentido nas versoes mais potentes 250 mas nao parece justificavel nos modelos de 156 cv transmitindo muito da textura e das falhas do piso chao para a carroceria o gla fica alguns passos acima absorvendo muito melhor o asfalto brasileiro e permitindo uma rodagem bem mais relaxada para o dia a dia os pneus mais altos e largos 235/50 r18 e a suspensao com maior curso e carga proporcionalmente mais macia foram fundamentais para atingir este conforto isso ja era de se esperar pela sua proposta de suv mas a grande surpresa surgiu na hora de sentir as costelas colando nos apoios laterais do banco fiquei com a impressao de ele gerar mais aceleraçao lateral que o proprio classe a como ele manteve o entre eixos de 2 69 m mas tem bitolas um pouco mais largas e pneus maiores vale notar que os continental contisportcontact ssr sao pneus esportivos de asfalto o gla lida melhor com transferencias laterais de peso e e mais neutro apresentando menos sub esterço que o irmao menor sim a carroceria se movimenta um pouco mais devido a carga proporcionalmente mais relaxada de amortecedores molas e barras mas o controle de geometria e total e seguro os freios tambem apresentaram otima comunicabilidade e carga de pedal adequada inclusive mais firme do que o do classe c na dinamica nossa unica critica fica para o sistema de direçao eletrico a caixa e bastante veloz com relaçao de 14 5 1 mas ela e leve demais e o feedback as maos do motorista em relaçao ao limite de aderencia e quase nulo portanto para andar forte com ele precisa de um pouco mais de sensibilidade na ponta dos dedos o motor responde com força desde as rotaçoes mais baixas os 25 5 mkgf de torque surgem ja aos 1 250 rpm mas conforme os giros sobem o poder de empuxo se torna substancialmente menor do que o ruido em resumo nao espere um esportivo na balança o conjunto do gla 200 oferece bem mais aderencia do que potencia deixando claro que o motor ideal para seus 1 435 kg e mesmo o dois litros do gla 250 mas nao subestime o gla 200 seu 0 a 100 km/h de 8 8 s meio segundo mais lento que o a200 com maxima de 215 km/h sao mais do que suficientes para o perfil tipico de comprador deste tipo de veiculo e outra o 1 6 turbinado e muito economico com tres pessoas a bordo ar condicionado a toda e ritmo forte em estrada o consumo se manteve na casa dos 12 5 km/l andando de forma civilizada nao sera dificil obter medias acima dos 15 km/l o cambio de dupla embreagem e sete marchas esta perfeitamente dimensionado para o gla suave como seda em conduçao suave veloz sem ser seco em direçao esportiva tres mapeamentos basicos sport comfort e efficiency que tambem alteram a curva do acelerador o 7g dct nunca entrou em desacordo com o que precisava no momento o tempo de trocas esta em algo entre os automaticos de oito marchas da bmw e os dsg da audi e ele me pareceu aceitar melhor reduçoes forçadas do que o classe a que avaliei ha quase um ano a transmissao e a mesma mas pode ter havido uma evoluçao de software para toda a familia ngcc seu unico pecado e a falta de um modo 100% manual quando voce pressiona uma das borboletas do cambio o modo manual e acionado mas dependendo de sua atitude no acelerador exemplos se mante lo constante por muito tempo ou pisar fundo repentinamente como em um kickdown o computador assume novamente as operaçoes no fim das contas o gla 200 surpreendeu pela forma como conciliou o conforto de rodagem com a capacidade dinamica seu powertrain tem pegada um pouco mais racional que emotiva e isso esta mais que adequado para o seu perfil e posicionamento no mercado e e justamente nesta parte que a briga vai ser feia bottom line toda a familia ngcc foi criada para ser uma porta de entrada ao universo da mercedes em resumo classe a cla e gla foram feitos para trazer compradores novos literalmente e por isso trazem design externo e interno mais provocativo e jovial e claro faixas de preço mais acessiveis isso explica a preocupaçao da marca em oferecer custos fixos de revisao e planos de financiamento a ideia deles e seduzir clientes do andar de baixo a ideia de ter um suv da mercedes benz por pouco mais de r$ 130 mil e tentadora para muitos nao temos duvida de que o gla 200 vai dar uma boa sacudida no segmento por outro lado se voce nao for tao apegado a novidades e ao prestigio da marca e olhar para o lado vai ver que a decisao nao e nada simples por um pouco mais r$ 150 mil o audi q3 ambiente ja traz motor 2 0 turbo de 170 cv e traçao integral e o bmw x1 sdrive20i activeflex outro veiculo que sera fabricado no brasil como o gla com traçao traseira e motor 2 0 turbo flex de 184 cv sai por r$ 134 950 isso sem mencionar o vw tiguan que nunca deve ser visto como carta fora do baralho se e verdade que o emblema da volkswagen nao tem o mesmo peso e que sua nova geraçao esta para sair do forno pagar r$ 117 mil por um belo suv 2 0 turbo com 211 cv otima dinamica e acabamento de bom nivel e de balançar qualquer decisao frente aos concorrentes o gla 200 nao leva a pole position no tempo de volta mas quem disse que este e o foco de quem esta interessado nesta categoria contudo ficamos particularmente curiosos para saber como sera dirigir o gla 250 2 0 turbo de 211 cv e traçao nas quatro rodas e especialmente o gla45 amg e seus quase desnecessarios 360 cv voce consegue chamar este monstro ai embaixo de suv compacto hatch encorpado e endiabrado soa muito mais adequado este diabinho de acordo com a mercedes benz chega por aqui no fim deste ano ficha tecnica mercedes benz gla 200 vision motor quatro cilindros em linha transversal 1 595 cm³ turbo 16v cabeçote com duplo comando de valvulas variavel injeçao direta gasolina potencia 156 cv a 5 300 rpm torque 25 5 mkgf de 1 250 a 4 000 rpm transmissao automatizada de dupla embreagem sete marchas traçao dianteira suspensao dianteira do tipo duplo a e traseira do tipo four link freios discos ventilados na frente e atras pneus 235/50 r18 nas quatro rodas continental contisportcontact ssr dimensoes 4 41 m de comprimento 1 80 m de largura 1 49 m de altura e 2 69 m de entre eixos porta malas 421 litros expansivel para 836 litros com os bancos rebatidos peso 1 435 kg itens de serie sistema de estacionamento automatico active parking assist controle de velocidade de cruzeiro sensor de chuva e crepuscular volante multifuncional aviso de perda de pressao de pneus sistema de ar condicionado digital dual zone farois bixenonio com leds sistema start/stop sete air bags controle de estabilidade e de traçao freios abs com ebd e auxiliar de partida em ladeiras sistema isofix rodas aro 18 com pneus 235/50 r18 bancos eletricos com ajuste lombar e tres memorias no lado do motorista teto solar panoramico sistema comand on line com navegador por gps garantia dois anos preço r$ 149 900 setembro de 2014
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