De um lado, um grand tourer gigantesco, com motor V8 de 6,2 litros aspirado debaixo do longo capô. Do outro, uma receita antiga modernizada, com motor boxer de seis cilindros, dois turbos e 3,6 litros pendurado na traseira. Ambos provavelmente serão os últimos de sua linhagem, e a revista Evo os colocou para brigar em sua pista de testes. Qual deles foi o mais rápido?
A Mercedes vai produzir a última leva do Mercedes-Benz SLS AMG neste ano — depois das 350 unidades da série limitada Final Edition, o halo car atual da marca dará lugar a um sucessor menor e mais barato, feito sob medida para concorrer exatamente com o Porsche 911. Por sua vez, o 911 GT2 já deixou de ser produzido em 2012 com a geração passada, e a Porsche não tem planos para um sucessor — eles dizem que não há como melhorar o atual 911 Turbo S. Um GT2 RS, então, é um sonho ainda mais distante.
O V8 do SLS AMG Black Series desenvolve 631 cv a 7.400 rpm e 64,7 mkgf de torque a 5.500 rpm. Já o boxer do GT2 RS é só um pouquinho menos potente, com 620 cv a 6.500 rpm, mas tem mais torque — 71,4 mkgf. O AMG vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e tem velocidade máxima limitada a 320 km/h, enquanto o Porsche é 0,1 s mais rápido no 0 a 100 km/h e pode alcançar os 330 km/h.
No vídeo, Jethro Bovingdon tem a chance de comparar os dois e pontua algumas questões importantes. Os dois carros só se assemelham nos números de potência e torque, porque o resto é todo diferente. Enquanto o SLS AMG Black Series usa uma transmissão de sete marchas com dupla embreagem, o 911 GT2 RS vem com um belo câmbio manual de seis marchas.
O Mercedes é um carro selvagem, porém controlável, e pesa consideráveis 1.620 kg. Já o Porsche é um dos carros mais ariscos da história recente, pesa quase 300 kg a menos e escapa o tempo todo, em parte graças à massa toda concentrada na traseira. Bovingdon fica impressionado com o comportamento dinâmico do SLS, mas é no 911 que ele ri o tempo todo — certamente com um misto de satisfação e nervosismo.
Mas qual dos dois é o mais rápido, afinal? Se você assistiu ao vídeo ali em cima, já sabe a resposta. Não vamos contá-la aqui, mas digamos que esta foi a batalha mais rápida já realizada na pista de testes da Evo.