FlatOut!
Image default
Car Culture

Messerschmitt Kabinenroller – ou o que acontece quando uma fábrica de aviões decide fazer um carro popular

Alemanha, 1945. O Oberkommando der Wehrmacht assinava sua rendição diante da Força Expedicionária Aliada, do Alto Comando Soviético e de representantes do governo francês. A Segunda Guerra chegava ao fim e, como acontecera em 1919, a Alemanha foi proibida de fabricar equipamento bélico até 1955 — e isso incluía os famosos caça Messerschmitt, usados pela Luftwaffe. Então a situação é a seguinte: você tem uma fábrica de aviões mas não pode produzi-los, e seu país, embora destruído pela guerra, está começando a se reerguer. O que fazer? Que tal fabricar carros populares? Assim surgiu o Messerschmitt Kabinenroller, a segunda criação mais famosa da fábrica alemã. Quer dizer, não foi assim rápido e fácil. Na verdade, a ideia nem foi da Messerschmitt, e sim de um cara chamado Fritz Fend, que havia sido engenheiro aeronáutico da Luftwaffe. Sem poder executar suas funções na força aérea (que estava desmantelada após a derrota na Guerra), Fend desenvolveu um veículo motori