alemanha 1945 o oberkommando der wehrmacht assinava sua rendiçao diante da força expedicionaria aliada do alto comando sovietico e de representantes do governo frances a segunda guerra chegava ao fim e como acontecera em 1919 a alemanha foi proibida de fabricar equipamento belico ate 1955 — e isso incluia os famosos caça messerschmitt usados pela luftwaffe entao a situaçao e a seguinte voce tem uma fabrica de avioes mas nao pode produzi los e seu pais embora destruido pela guerra esta começando a se reerguer o que fazer que tal fabricar carros populares assim surgiu o messerschmitt kabinenroller a segunda criaçao mais famosa da fabrica alema quer dizer nao foi assim rapido e facil na verdade a ideia nem foi da messerschmitt e sim de um cara chamado fritz fend que havia sido engenheiro aeronautico da luftwaffe sem poder executar suas funçoes na força aerea que estava desmantelada apos a derrota na guerra fend desenvolveu um veiculo motorizados para deficientes fisicos batizado fend flitzer ele era na pratica um ciclocarro pequeno e leve para um unico ocupante feito com aluminio e aço excedentes da segunda guerra duas rodas dianteiras uma traseira e motores dois tempos com baixa cilindrada originalmente feitos para motos o fend flitzer foi lançado em 1948 e embora tenha sido vendido para muitos deficientes ele tambem começou a ser comprado por clientes comuns que viram nele uma forma barata e eficiente de se locomover pelas cidades ao notar isso fend percebeu que se desenvolvesse um modelo com dois lugares ele teria um mercado pronto para comprar seus carros — e que ainda nao era explorado na alemanha fend entao começou a procurar alguem interessado em fabricar seu microcarro popular e acabou encontrando a messerschmitt naquela situaçao descrita no começo do texto com uma fabrica enorme e proibida de fazer o que melhor sabia fazer o acordo foi fechado em 1952 e fend imediatamente começou a trabalhar no projeto que seria produzido em serie pela messerschmitt o conceito basico era o mesmo do fend flitzer duas rodas na frente uma atras e um motor de moto tracionando a roda solitaria da traseira batizado kabinenroller que e o jeito alemao de se falar scooter com cabine o carro era baseado em um monocoque feito aço tubular e chapas de aço estampado com um compartimento traseiro para acomodar o subchassi de aço tubular que sustentava o motor alem de atuar como parede corta fogo o tanque de combustivel ficava sobre o carburador para alimenta lo por gravidade dispensando o uso de bomba o monocoque o bico e o cofre do motor formavam um cockpit estreito com espaço para duas pessoas em tandem uma atras da outra como em um aviao de caça esse tipo de chassi tambem impediu que o kabinenroller tivesse portas por isso o acesso era feito por uma cobertura de plexiglass em forma de canopi tambem como em um aviao de caça somente o para brisa era de vidro e a estrutura de chapas de aço no primeiro modelo o motor era um fichtel & sachs de um cilindro e dois tempos com 173 cm³ 9 cv e arrefecido a ar a partida era dada por corda — ou voce podia desembolsar uns marcos a mais para equipa lo com partida eletrica o cambio tambem fora desenvolvido para motos e tinha quatro velocidades nao era sincronizado e nem tinha marcha a re a transmissao era por corrente e a suspensao traseira usava um braço oscilante balança suspensa por uma mola de torçao feita de borracha na frente a suspensao tambem usava molas de torçao e batentes de borracha um detalhe curioso e que ele nao tinha caixa de direçao a coluna era ligada diretamente ao eixo e por isso era bastante direta — era preciso apenas um terço de volta para ir de batente a batente isso permitiu que em vez de um volante o kabinenroller usasse um guidao com as pontas curvadas para baixo o que dava um jeitao de manche de aviao [youtube id= x3qv7x5bl9e width= 600 height= 350 ] repare como os movimentos da direçao sao curtos o resultado foi um carro com 2 82 m de comprimento 1 20 m de altura somente 1 22 m de largura praticamente a largura de uma mesa comum de escritorio rodas de oito polegadas 9 cv e apenas 220 kg foi com essa configuraçao que o kr175 kabinenroller 175 cm³ começou a ser produzido em fevereiro de 1953 seu maior apelo logicamente estava no consumo de combustivel apenas 3 7 litros a cada 100 km ou 27 km/l embora o design parecesse extremamente inteligente o kr175 revelou varios problemas no inicio da produçao voce nao leu nada sobre periodo de testes leu e passou por nada menos que 70 modificaçoes nos seus primeiros cinco meses contudo com as modificaçoes ele acabou embalando e vendeu cerca de 15 000 unidades ate 1956 quando foi substituido definitivamente pelo kr200 pelo nome voce pode achar que se tratava apenas de uma versao mais potente com motor de 200 cm³ na verdade 191 cm³ mas na verdade ele tinha uma serie de melhorias em relaçao ao seu antecessor alem do aumento de potencia de 9 para 10 cv o kr200 tinha para lamas com arcos de roda recortados canopi sutilmente redesenhado e mais importante passou a usar coxins de borracha e trocou as molas de torçao por amortecedores hidraulicos e molas helicoidais nas tres rodas — que passaram a calçar pneus 4 00x8 mesmo com apenas 10 cv o kr200 era capaz de passar dos 90 km/h — algo possibilitado por seu baixo peso e otima aerodinamica o modelo foi um enorme sucesso vendendo 12 000 unidades somente em seu primeiro ano naquele mesmo 1955 a messerschmitt organizou um teste de resistencia como prova da durabilidade do microcarro quebrar o recorde de velocidade de 24 horas para veiculos de tres rodas e com menos de 250 cm³ para isso foi usado um kr200 modificado para ter apenas um lugar e menor arrasto aerodinamico alem do motor modificado a suspensao direçao e freios contudo eram originais entre 29 e 30 de agosto de 1955 o kr200 correu por 24 horas em hockenheimring e quebrou 22 recordes em sua categoria incluindo o recorde de velocidade estabelecido aos 103 km/h o desempenho do record car nao serviu apenas para comprovar a robustez do kabinenroller mas tambem para convencer fritz fend de que o modelo poderia ser um esportivo de baixo custo ele entao voltou a prancheta e desenvolveu o tg500 a base era praticamente a mesma do kr200 porem o subchassi traseiro e a carroceria eram diferentes — e por um bom motivo o tg500 tinha quatro rodas e nao apenas tres a traseira deixou de usar o sistema de braço oscilante para adotar semi arvores e as rodas passaram a ser de 10 polegadas suspensas por braços de controle e coilovers o motor como voce deve estar imaginando tambem mudou e passou a ser um bicilindrico de 500 cm³ e a potencia praticamente dobrou saindo de 10 cv para 19 5 cv a adiçao da quarta roda e da nova suspensao traseira tambem ajudou o carro a ganhar uns quilos e por isso o tg500 pesava 350 kg o desempenho contudo era bem melhor a velocidade maxima subiu para 126 km/h e a aceleraçao de zero a 100 km/h bem levava 27 8 segundos [youtube id= y1t tyu2 sg width= 620 height= 350 ] o modelo foi lançado em 1958 quando a produçao do kr200 ja havia passado da messerschmitt para a fmr a produçao durou ate 1961 mas devido ao seu preço relativamente elevado — 3 250 marcos alemaes proximo ao do austin healey sprite — foram produzidas apenas 320 unidades o que faz dele o mais raro dos kabinenrollers
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