o leo contesini sempre diz que nao se pode comprar um carro legal como primeiro carro afinal alem de te ensinar a dirigir no mundo real seu primeiro carro tambem vai te ensinar a ser dono de um carro com tudo o que isto implica impostos taxas e manutençao com seu primeiro carro e quase certo que voce vai fazer muita besteira entao que sejam basicas barato economico e simples de manter assim as besteiras nao vao te dar muito prejuizo hoje apos 11 anos com carteira de motorista posso dizer com certeza que escolhi o melhor primeiro carro possivel mas agora e hora de seguir em frente ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] na maior parte das vezes em que menciono meu fiat uno mille way economy 2008 1 escrevo o nome completo do carro e 2 me derreto em elogios porque de fato o carro e sensacional embora nao tenha sido meu primeiro carro e nem o primeiro uno for the record foi com ele que me amadureci como motorista nos ultimos cinco anos coloquei mais de 50 000 km no hodometro a maior parte deles em rodovias manutençao sempre em dia tanque sempre cheio e quando possivel uma boa lavagem ele nao exige mais nada alem disto e entrega de volta nao apenas uma experiencia de conduçao organica e sem interferencias tambem entrega consistentemente uma media de 14 km/l no consumo rodoviario quando o pe direito esta um pouco mais leve ao mesmo tempo em uma conduçao mais animada a falta de isolamento acustico e o projeto antigo amplificam a sensaçao de velocidade e proporcionam uma conexao muito maior entre carro e ser humano o uno e direto simples e divertidissimo mesmo que tenha so 66 cv em seu motor fire de 999 cm³ acontece que por mais que o fiat uno seja um carro muito bacana para um motorista sem experiencia que quer manter os gastos ao minimo possivel e que nao se importa muito com itens de conforto e conveniencia meus 11 anos como motorista dizem que ha mais do que isto na relaçao de um entusiasta com seu carro em especial com o uno que permaneceu praticamente o mesmo por mais de 30 anos de brasil parte disto alias tem mesmo a ver com seu anacronismo como ferramenta de trabalho ele nao poderia ser mais competente aguenta condiçoes adversas sem reclamar tem baixo custo de manutençao e e um carro compacto e agil e um meio de transporte muito pratico e acomoda bem mais carga do que aparenta ja viajei com cinco pessoas mais bagagem por 1 200 km subindo a serra de ubatuba sp e ele nem titubeou e entre os passageiros houve quem duvidasse da capacidade do vermelhinho com meu fiat uno eu aprendi a dirigir claro terminei o curso de direçao la em 2009 habilitado mas so fui me tornar um motorista anos depois de conseguir meu primeiro carro e so apos colocar alguns milhares de quilometros no hodometro a isto so tenho a agradecer ao valente fiat uno contudo enquanto automovel acredito que o uno ja tenha me oferecido tudo o que pode oferecer ja conheço cada milimetro de seu monobloco suas dimensoes externas estao gravadas a ferro em minha mente sei exatamente onde esta cada canto do carro a qualquer momento consigo estimar com precisao quantos quilometros consigo rodar com o combustivel marcado no painel e estou completamente ciente de qual e seu limite na hora de acelerar com um pouco mais de empolgaçao e claro que com o passar do tempo e a aquisiçao de experiencia e natural que voce acabe conhecendo seu carro muito bem em alguns casos bem ate demais e no meu caso ainda existem outros fatores que me fazem crer que e hora de deixa lo ir com a pandemia de coronavirus muita gente deixou de sair de casa todos os dias para trabalhar e agora esta em regime de home office para mim nada mudou ja estou em home office ha exatos dez anos desde o inicio do jalopnik brasil nao dependo do carro para ir trabalhar todos os dias e nos ultimos meses mudanças na vida todos passamos por elas privaram o mille de sua garagem passar a maior tempo parado nao faz bem para carro algum a merce dos elementos pior ainda ha tambem a questao do carro em si todo entusiasta precisa dirigir e outra necessidade vital alem de comida agua ar fresco e um pouco de sol vitamina d pessoal e eu nao vejo a hora de colocar outro automovel sob meus cuidados um carro com mais motor com um projeto mais refinado com mais equipamentos e que me obrigue a passar por todo aquele processo de aprendizado novamente um carro que seja mais seguro no caso de um acidente mas acima de tudo que me coloque um sorriso no rosto sempre que eu for sair com ele nao por ser muito forte ou muito rapido ou cheio de recursos mas por ser prazeroso de ver ouvir e guiar com a maturidade ao volante o padrao de exigencia aumenta o uno nao e um carro ruim ao contrario ele teve uma vida longa e honesta entregou tudo o que prometia por quase trinta anos e ainda teve uma fase rebelde com algumas versoes esportivas bem interessantes mas eu nao quero outro ao menos nao por enquanto quero algo novo ou melhor algo diferente ja existe um comprador em potencial um primo que esta prestes a tirar a carteira embora nao seja exatamente entusiasta ele me encheu de orgulho ha alguns dias quando lhe dei uma carona para casa e perguntei se ele ja estava olhando alguns carros eu queria um igual a esse ele respondeu e provavelmente ficou arrependido depois que comecei a enumerar as qualidades do uno e nao parei mais de falar de qualquer forma tenho certeza que o pequeno fiat sera perfeito para um rapaz inexperiente que alias mora na zona rural e certamente vai se beneficiar da suspensao alta manutençao simples e barata parcimonia no consumo e quando ele tiver mais quilometragem acumulada um conjunto bem acertado e sob medida para dar suas esticadas sem se meter em encrencas exatamente como foi comigo ate la porem sem pressa nao havera um sucessor para o fiat uno ate existir uma garagem para abriga lo ha o carro da familia para viagens uma competente espaçosa e entediante fiat idea adventure e aquela que eu chamo de uno way de duas rodas a xtz 150 aka yamaha crosser perdao pelo texto que e pouco mais que uma despedida glorificada para o meu carro mas considerando tudo o que passamos juntos o lendario mille way vermelho do dalmo do flatout merece
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.