no dia 23 de dezembro de 2013 um novo site de cultura automotiva aparecia timido na tela do seu computador o flatout feito por entusiastas para entusiastas nao faz muito tempo que comemoramos um ano de vida e exatamente agora neste post chegamos a outra marca importantissima este e exatamente nosso 3 000º post para comemorar esta ocasiao especial decidimos contar a historia de um dos esportivos japoneses mais emblematicos da decada de 90 o mitsubishi 3000gt que tinha jeitao de supercarro desempenho de grand tourer e era uma bela vitrine de design e tecnologia sua ficha tecnica poderia poderia ser a mesma de varios esportivos modernos e ate de alguns modelos nao tao esportivos assim motor v6 dois turbocompressores e traçao na quatro rodas mas estamos falando de um carro apresentado ha exatos 25 anos e temos certeza de que saber que o carro da foto abaixo foi lançado ha tanto tempo vai te fazer se sentir mais velho do que nunca claro o visual do 3000gt e a cara da decada que se iniciava na epoca do seu lançamento em 1990 especialmente entre as fabricantes japonesas tal como o toyota supra e o mazda rx 7 o mitsubishi tinha formas predominantemente arredondadas com linhas limpas e fluidas sem espaço para muita poluiçao visual a exceçao eram as guelras nas saias laterais que de acordo com a imprensa da epoca eram um aceno a ferrari testarossa lançada seis anos antes mas esta nao era a unica referencia a ferrari empregada no 3000gt seu nome original usado apenas no mercado domestico japones era mitsubishi gto — sigla que significava gran turismo omologato ja usada por classicos do cavalinho rampante como a 250 e a 288 gto que revelava sua vocaçao para pegar a estrada em alta velocidade a sigla tambem foi usada pelo carro que inventou o muscle car moderno o pontiac gto de 1964 nos mercados para exportaçao o nome 3000gt foi escolhido em referencia ao deslocamento do v6 de tres litros e assim como as ferrari gto que foram criadas para homologar carros de competiçao; e o pontiac gto que nasceu para que a pontiac tivesse um modelo de alto desempenho com apelo aos jovens; o mitsubishi gto tambem tinha uma missao importante mostrar que a marca dos tres diamantes tinha mais do que o necessario para ingressar no competitivo mercado dos esportivos japoneses a competiçao era feroz a toyota tinha o supra turbo com seu seis em linha biturbo de tres litros; a mazda contra atacava com o rx 7 e seu barulhento e girador motor wankel; a nissan tinha o skyline gt r e o 300zx e a honda havia acabado de apresentar o nsx que para boa parte dos fas era sua obra prima para reagir a mitsubishi decidiu seguir a receita de boa parte da concorrencia empregando na versao mais potente que seria o verdadeiro chamariz um v6 biturbo cambio manual e traçao integral de nada valeria um belo conjunto mecanico de primeira porem sem uma embalagem que desse vontade de acelerar e ela apareceu em 1989 no salao de toquio na forma do conceito hsx em uma situaçao que era comum entre as fabricantes japonesas na epoca o conceito ja trazia boa parte das linhas do modelo de produçao — eram quase identicos na verdade a carroceria tinha um perfil baixo e longilineo com capo longo e baixo cabine ligeiramente deslocada para a frente ampla area envidraçada e uma traseira alta e imponente as influencias eram carros conceito como o mitsubishi hsr ii e o dodge intrepid este ultimo por uma boa razao chrysler a dona da dodge e mitsubishi eram parceiras nos anos 90 e o 3000gt ate ganhou uma versao chamada dodge stealth que era vendida apenas nos eua e canada e era mecanicamente identica a versao mitsubishi porem com mudanças na dianteira e na traseira curiosamente o 3000gt tambem era vendido nos eua mas nao no canada a versao de produçao começou a deixar a fabrica da mitsubishi em outubro de 1990 o cupe tinha quatro lugares em configuraçao 2+2 e a fluidez das linhas do lado de fora se repetia no interior os bancos dianteiros tinham excelente apoio o painel era envolvente e poderia ter cluster de instrumentos digital e o acabamento era de alto nivel foto lucas hron/flickr a versao realmente interessante do 3000gt era a vr4 pois trazia tudo o que era preciso para encarar a concorrencia em pe de igualdade — a começar pela traçao integral e pelo motor mais potente da linha como outras usinas de força japonesas da epoca o motor v6 biturbo de tres litros era o que havia de mais moderno com comando duplo nos cabeçotes 24 valvulas injeçao eletronica e dois turbocompressores para garantir 300 cv a 6 000 rpm e 42 3 mkgf a 2 500 rpm combinado a uma caixa manual de cinco marchas o conjunto era o bastante para levar o 3000gt de zero a 100 km/h na casa dos cinco segundos [youtube id= ijqxmoxmwia width= 620 height= 350 ] a versao japonesa que se chamava gto twin turbo era um pouco menos potente com 280 cv — como ja comentamos inumeras vezes por aqui este era o limite imposto por um acordo informal entre todas as fabricantes japonesas na epoca nos eua o dodge stealth equipado com o v6 de 300 cv era o r/t seguindo a classica nomenclatura mopar apesar de sua origem niponica a traçao como ja dissemos era integral e havia um sistema de esterçamento das rodas traseiras para garantir estabilidade na verdade o 3000gt era uma vitrine de inovaçoes que incluiam suspensao ativa independente nas quatro rodas com sistema mcpherson na dianteira e braços triangulares sobrepostos na traseira ar condicionado digital escapamento com dois niveis de ruido uma valvula se abria ou se fechava ao toque de um botao e aerodinamica ajustavel na versao mais cara — esta ultima usava um engenhoso sistema que ao se ultrapassar os 70 km/h abaixava o defletor dianteiro para conter o fluxo de ar embaixo do carro e modificava a posiçao da asa traseira para gerar mais downforce [youtube id= gbyqo1udrau width= 620 height= 350 ] era um conjunto extremamente eficiente e aclamado nas publicaçoes da epoca por sua aceleraçao velocidade maxima estabilidade e frenagens — zero a 100 km/h na casa dos cinco segundos maxima de 252 km/h e quarto de milha em 13 5 segundos os elogios se estendiam ao dodge stealth nos eua colocando o esportivo japones naturalizado americano ao lado de nomes consagrados como o chevrolet corvette — que com o v8 l98 de 5 7 litros e 375 cv chegava aos 100 km/h em 5 7 segundos e cumpria o quarto de milha em 13 4 segundos — em termos de desempenho e prazer ao volante nao e pouca coisa para um carro importado rebatizado ficou ainda melhor a partir de 1994 quando o 3000gt apareceu reestilizado com novos para choques farois fixos e dotado de 324 cv as mesmas 6 000 rpm — potencia extra conseguida graças a um aumento na pressao dos turbos de 0 6 para 0 8 bar o folego extra amenizava um pouco o maior problema do 3000gt seu peso de 1 735 kg praticamente o mesmo de um nissan gt r que nao e exatamente famoso por sua leveza… foto nicklas holmqvist/flickr de qualquer forma o sucesso de critica continuava — e tambem o de publico graças ao padrao de desempenho bastante elevado ao se levar em consideraçao o preço de us$ 30 mil para se ter uma ideia era comum ve lo em comparativos contra modelos bem mais caros como o porsche 911 e a ferrari 348 tb que custavam o dobro ou ate o triplo foto emerson walter/flickr o preço relativamente em conta era possivel porque apesar de ser um carro de alto desempenho totalmente novo o 3000gt usava uma plataforma ja existente a do mitsubishi eclipse cupe de motor transversal e traçao dianteira que foi um dos grandes sucessos da marca no segmento dos esportivos de baixo custo o fato de o eclipse ter motor transversal e traçao dianteira tambem possibilitou que a versao de entrada e a intermediaria sl que tinha apelo mais luxuoso em visual e acabamento abrissem mao da traçao integral ambas utilizavam uma versao naturalmente aspirada do v6 de tres litros que entregava 222 cv a partir de 1997 o modelo basico passou a usar uma versao com comando simples e 162 cv disponivel no stealth de entrada desde seu lançamento nao e uma versao muito querida pelos fas mas ao menos o visual atraente continuava foto jesus rodriguez/flickr em 1999 o 3000gt recebeu outra atualizaçao estetica os farois ficavam maiores a dianteira ainda mais baixa e a traseira ganhava novas lanternas alem de uma asa traseira que lembrava a peça do mitsubishi lancer evolution alta e reta esta variaçao contudo teve uma vida bem curta em 2000 o 3000gt saiu de linha sem deixar sucessor — como aconteceu com os outros concorrentes pouco depois o supra saiu de linha em 2002 assim como o rx 7 e o nsx este ao menos por enquanto a razao era essencialmente a mesma para todos as leis cada vez mais rigidas para emissao de poluentes que afetavam especialmente os modelos de alto desempenho como boa parte dos esportivos japoneses de sua epoca o 3000gt tambem foi um carro bastante modificado nem sempre com bom gosto o que torna dificil encontrar um exemplar original foto carninja se voce jogava gran turismo nos anos 90 certamente ja passou boas horas acelerando um 3000gt por circuitos virtuais no mundo todo contudo curiosamente ele nao e tao lembrado quanto seus contemporaneos apesar de estar exatamente no mesmo patamar — talvez este seja um reflexo do sucesso do lancer evolution que realmente roubou os holofotes como um legitimo carro de rali para as ruas e conquistou uma gigantesca base de fas nada disto porem tira merito algum do 3000gt e a homenagem a ele neste 3 000º post do flatout e mais do que justa — para ele para nos e claro para voces [youtube id= 4ktkeaee51q width= 620 height= 350 ]
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