da primeira metade da decada de 1990 ao inicio dos anos 2000 todo moleque de dez ou doze anos vibrava sempre que via um mitsubishi eclipse nas ruas e muitos continuaram admirando ate hoje aquele cupe arrojado de linhas arredondadas e agressivas ao mesmo tempo na maioria das vezes pintado de vermelho alguns conseguiram comprar o seu e voce ate pode seja um deles nesse caso parabens hoje um exemplar da segunda geraçao a mais emblematica em bom estado e quase original custa algo entre r$ 30 mil e r$ 45 mil por um lado e mais ou menos quanto custa um carro popular zero quilometro por outro lado o eclipse e um importado da decada de 1990 e voce sabe a fama que estes carros tem talvez voce tenha ate sentido na pele temos tres project cars com o mitsubishi eclipse afinal #136 #146 e #384 foto killerblackbird/flickr existem carros de traçao traseira a traçao nas rodas certas nao e mais baratos e mais faceis de manter mas isto pouco importa para quem gosta do eclipse ele pode ter traçao dianteira ou integral nas duas primeiras geraçoes mas isto acaba se tornando um detalhe diante do contexto todo o eclipse especialmente depois de sua segunda geraçao e um icone da cultura import no brasil e no mundo nesta semana a mitsubishi revelou que o eclipse vai voltar seria uma otima noticia se nao fosse por um plot twist ele vai se chamar eclipse cross e sera mais uma evidencia de que os anos 2010 sao a decada dos crossovers o teaser que a marca publicou ha alguns dias revela silhueta e parte consideravel das linhas do carro um eclipse solar pegou deixa a imagem escura e nos impede de ver o carro por completo a gente entende as necessidades do mercado claro mas e um pouco triste ver o nome eclipse em um carro tao oposto do original ao menos este e um momento oportuno para contarmos a historia do eclipse e de como ele se tornou tao cultuado nos dias de hoje o eclipse nasceu de uma joint venture entre a mitsubishi e a chrysler a fim de conquistar o mercado americano com carros esportivos e tambem compartilhar recursos e tecnologias formada em 1985 a diamond star motors era so uma nova etapa de uma parceria que vinha desde a decada de 1970 quando a chrysler começou a vender modelos da mitsubishi nos eua devidamente rebatizados como dodge plymouth e chrysler eram carros menores mais baratos e mais economicos perfeitos para enfrentar a crise do petroleo de 1973 as duas companhias continuaram trabalhando juntas ao longo dos anos e em 1985 decidiram formar a diamond star motors o nome era inspirado pelos emblemas das duas marcas os tres diamantes da mitsubishi e a estrela de cinco pontas da chrysler ate mesmo uma fabrica foi aberta no estado de illinois e quatro anos depois o primeiro produto desenvolvido em conjunto por chrysler e mitsubishi foi lançado era o mitsubishi eclipse e tambem o eagle talon e o plymouth laser na pratica os tres eram o mesmo carro dividindo plataforma motores carroceria e interior eles eram distintos apenas por detalhes esteticos como o formato dos para choques e das lanternas traseiras plymouth laser eagle talon a plataforma criada pela mitsubishi e pela chrysler era exclusiva e foi feita para acomodar um motor transversal e o motor do primeiro eclipse era nada menos que uma versao mais antiga do famoso 4g63t o quatro cilindros de dois litros usado no lancer evolution que teve sua primeira geraçao lançada so em 1992 na verdade foi no eclipse que o motor com turbo intercooler e comando duplo no cabeçote estreou e era sua versao mais potente o eclipse gs turbo com cambio manual entregava 195 cv enquanto o modelo automatico com um turbo menor entregava 180 cv no eclipse gsx este motor era casado a um sistema de traçao integral e o tempo de 100 km/h era de 8 5 segundos havia ainda um eclipse com motor 2 0 naturalmente aspirado 4g63 sem o t de 135 cv e a versao basica movida por um motor 1 8 com comando simples e 92 cv o eclipse foi um sucesso por seu visual esportivo tipico do fim dos anos 1980 com farois escamoteaveis que deram lugar a peças fixas em 1991 perfil baixo traseira fastback e proporçoes muito bem acertadas em termos de dinamica a plataforma do eclipse era tao solida para um esportivo que sua construçao basica foi aproveitada no mitsubishi gto feito para disputar com nissan skyline gt r mazda rx 7 e toyota supra a preferencia dos gearheads japoneses sua versao mais lendaria a vr 4 tinha um v6 biturbo de 320 cv no estados unidos ele foi vendido como mitsubishi 3000gt e deu origem ao dodge stealth e foi o unico entre os lendarios esportivos niponicos da epoca a ser oferecido no mercado norte americano contamos sua historia aqui mas foi em 1995 em sua segunda geraçao que o eclipse realmente decolou a plataforma era a mesma mas a carroceria foi completamente remodelada o visual ainda ecoava as linhas do modelo anterior porem trouxe linhas muito mais arredondadas e proporçoes mais musculosas a linha de cintura ficou mais alta e a traseira ganhou um belo par de lanternas traseiras conectadas por uma regua refletora o interior foi modernizado mas o painel de instrumentos conservava o layout do anterior com comandos proximos as maos do motorista voce se sentava baixo com as pernas esticadas e havia bastante espaço para os ocupantes da frente o motor de 1 8 litro deu lugar a um 2 0 de 140 cv na versao basica enquanto a versao intermediaria passou de dois para 2 4 litros para entregar 140 cv o eclipse gst e o gsx passaram a contar com 227 cv em seu motor 2 0 turbo nao havia mais o plymouth laser apenas o eagle talon e foi nesta geraçao que o eclipse ganhou sua primeira versao conversivel no brasil tivemos as duas primeiras geraçoes do eclipse que começou a ser importado em 1992 pouco depois que o mercado foi aberto pelo entao presidente fernando collor ambas fizeram sucesso ainda que nao fossem baratas como eram nos eua e foram elogiadas pela imprensa automotiva fotos anthony rivera/flickr a segunda geraçao e a mais comum de se se ver nas ruas pois foi a mais vendida e ficou famosa por ser a queridinha dos jogadores de futebol na decada especialmente na cor vermelha mas nao e so por isto que ela tambem e a mais iconica desde seu lançamento ate a primeira metade da decada de 2000 o eclipse de segunda geraçao foi tambem o favorito do pessoal que preparava carros japoneses nos eua especialmente em los angeles [youtube id= ldjk8vd0ite width= 620 height= 350 ] sim o eclipse verde limao do primeiro velozes e furiosos la de 2001 nao foi escolhido por acaso ele e o retrado da cultura de rua americana de duas decadas atras que era especialmente focada nos carros de origem japonesa mesmo que fossem projetados no japao e vendidos nos eua o eclipse ainda era relativamente moderno nao custava muito tinha um visual bacanudo e o potencial de sua mecanica era relativamente conhecido alem disso na segunda geraçao a suspensao traseira passou a ser do tipo multilink que tornava sua dinamica muito mais afiada e por isto que a exemplo do 3000gt nao e facil encontrar um eclipse de segunda geraçao original em qualquer lugar do planeta e tem mais com o sucesso posterior de jogos de corrida que exploravam a cultura do tuning de rua como need for speed underground e underground 2 uma nova leva de gearheads em formaçao ou ja criados apaixonou se pelo eclipse que era presença obrigatoria nas seleçoes de carros [youtube id= gsw5vxp2rge width= 620 height= 350 ] ao mesmo tempo em que a segunda geraçao do eclipse era lançada a diamond star motors era dissolvida de inicio a mitsubishi e a chrysler eram cada uma donas de 50% da dsm em 1993 a companhia americana vendeu a maioria de suas açoes para a mitsubishi e em 1995 a relaçao das duas companhias passou a ser puramente contratual o eclipse de segunda geraçao foi vendido ate 1999 sendo que o eagle talon deixou de ser fabricado ja em 1998 depois disto a chrysler encerrou o contrato e a fabrica da dsm passou a pertencer apenas a mitsubishi isto significa que a geraçao seguinte do eclipse tambem foi desenvolvida somente pela fabricante japonesa que aproveitou para mudar radicalmente seu estilo a inspiraçao para o novo eclipse apresentado em 1999 foi o conceito sst apresentado no salao de detroit no ano anterior ainda que a silhueta geral tivesse sido mantida as linhas do carro deixaram a suavidade de lado e partiram para uma identidade visual mais agressiva e angulosa marcada principalmente pelos enormes vincos que eram formados a partir das entradas de ar do para choque dianteiro e seguiam pelas laterais inferiores o eclipse tambem passou a ser feito sobre a plataforma do seda mitsubishi galant e com isto tambem ficou maior e mais pesado em compensaçao os motores agora eram mais potentes o quatro cilindros de 2 4 litro entregava 150 cv e um novo v6 de tres litros e 210 cv movia as versoes de topo gts e gts spyder a versao de traçao integral foi descontinuada para nao voltar jamais por mais que seu visual nao tenha sido aprovado pelos fas das duas primeiras geraçoes o eclipse seguiu nos eua como um cupe esportivo barato com desempenho convincente levava pouco mais de sete segundos para chegar aos 100 km/h e ainda tinha um interior mais espaçoso e confortavel graças ao entre eixos cinco centimetros mais longo [youtube id= 3oam0hisznu width= 620 height= 350 ] e veja so ele tambem apareceu com destaque em +velozes +furiosos apenas 100 unidades da terceira geraçao foram trazidas para o brasil de forma oficial entre 2000 e 2001 depois disto so em 2007 voltamos a ter o eclipse nas concessionarias mitsubishi com a chegada da quarta e ultima geraçao lançado em 2005 la fora o quarto eclipse conservou a estrutura basica e a silhueta da geraçao anterior porem trouxe de volta as linhas suaves e limpas que haviam feito sucesso no passado a motorizaçao voltou a ter duas opçoes um quatro cilindros de 2 4 litros e 164 cv e um v6 de 3 8 litros e 266 cv apenas este ultimo foi oferecido no brasil sendo importado ate 2009 aquela altura o eclipse ainda era um esportivo competente apesar da perda da traçao integral e do interior bem mais conservador que nos modelos anteriores para se ter uma ideia a versao de topo gt precisava de pouco mais de seis segundos para chegar aos 100 km/h [youtube id= qjse81jmcbi width= 620 height= 350 ] o visual mais limpo agradou e o motor v6 de 266 cv tambem nao era nada mau o ultimo dos eclipse ate goza de uma reputaçao melhor entre os fas mas ja nao era o mesmo assim quatro anos depois do lançamento e dois anos depois de voltar ao brasil o eclipse saiu de linha em 2011 o ultimo exemplar foi fabricado em illinois em agosto daquele ano um exemplar com motor v6 pintado na cor preto kalapana black o carro foi leiloado pela propria mitsubishi para arrecadar fundos para as vitimas das tsunami que atingiram o japao naquele ano
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