no começo de 2005 a mitsubishi estava de volta ao salao de toquio com mais uma geraçao do lancer evolution o modelo chegava a sua nona evoluçao com novidades sutis tanto no visual quanto na parte mecanica mas que tornaram o modelo um esportivo especialmente refinado ainda baseado na plataforma do cedia a mesma do evo vii e viii o lancer evolution ix ganhou uma nova dianteira com farois de mascara negra projetores de xenonio e grade mais limpa que a anterior para permitir melhor arrefecimento e penetraçao aerodinamica as mudanças deram um ar de novidade ao carro e deixaram seu estilo mais atual [gallery columns= 4 link= file ids= 59187 59183 59185 59186 59188 59189 59190 59184 ] sob o capo de aluminio o motor era o mesmo 4g63 porem agora equipado com novos aneis de pistoes uma correia de sincronizaçao mais reforçada e o sistema de variaçao do comando de valvulas da mitsubihi mais conhecido pela sigla mivec a potencia continuou nos 286 cv mas a variaçao do tempo de abertura das valvulas tornou o desempenho do motor muito mais linear e de quebra ajudou na economia de combustivel o motor tambem recebeu novos turbos em cada versao na rs o a turbina era de titanio e o compressor de liga de magnesio e com a nova unidade o turbo lag foi reduzido em ate 5% na versao gsr a turbina era feita de inconel uma superliga de niquel cromo e o compressor de aluminio e o mesmo turbocompressor usado no evo viii mr e com ele o gsr ganhou 0 7 mkgf chegando a 40 7 mkgf a 3 000 rpm foto marek/flickr a força do motor novamente era moderada por tres opçoes de cambio manual de seis marchas ou automatico de cinco marchas no gsr e manual de cinco marchas no rs a diferença e que o cambio do rs ganhou uma nova relaçao mais curta na quinta marcha 0 76 1 ficando mais em cima da quarta o super active yaw control ayc manteve como ajudantes o diferencial central ativo acd e o abs mas agora alem de atuar no gsr ele tambem poderia ser solicitado como opcional no modelo rs com o novo drivetrain o lancer evolution ix passou a precisar de apenas 4 8 segundos para ir do zero aos 100 km/h — mesmo tempo do porsche 997 carrera 4 lançado na mesma epoca por fora alem da nova dianteira o lancer evo ix tambem ganhou novas rodas de 17 polegadas da enkei que eram 0 6 kg mais leves que as anteriores calçadas em pneus 235/45 o rs como de costume usava as espartanas rodas de aço de 15 polegadas o para choque traseiro foi remodelado e passou a incorporar um difusor para suavizar o fluxo de ar saido de baixo do carro sem mudanças na plataforma a suspensao tambem continuou a mesma — independente nas quatro rodas com multilink na traseira e mcpherson na dianteira — porem com novas molas e amortecedores bilstein foto nate stevens/flickr a cabine do lancer evolution ix continuou com as mesmas linhas gerais — o volante momo de metal exposto com almofada central circular e o quadro de instrumentos com velocimetro na esquerda e conta giros centralizado tambem ficaram onde estavam no viii o que mudou foram os bancos recaro agora revestidos de alcantara na parte central e couro nas laterais pedais de aluminio e apliques pintados em preto brilhante em vez de prata com a adoçao da cor preta nos bancos volante e painel o interior ficou mais sobrio e tambem ganhou um ar ainda mais esportivo desta vez o evo tambem ganhou uma versao intermediaria posicionada entre a rs e a gsr era o lancer evolution ix gt basicamente uma combinaçao das duas versoes tradicionais tinha o acabamento e acessorios do gsr mas o conjunto mecanico do rs — ou seja usava cambio manual de cinco marchas motor com 39 9 mkgf de torque e nao vinha equipado com o super ayc a paleta de cores do gsr e do gt era exatamente a mesma do antecessor vermelho amarelo e branco solidas prata metalica preto e azul perolizadas o rs continuava vindo somente em branco a verdadeira grande novidade desta nona geraçao do lancer evolution contudo foi uma nova variaçao de carroceria agora alem do lancer evo seda voce poderia tambem compra lo em versao perua — desde que estivesse no japao ou importasse uma por conta propria ela usava o mesmo motor do gsr com 286 cv e 40 7 mkgf a 3 000 rpm e era identica ao seda ate as colunas b a partir dali as laterais ganharam para lamas mais largos e para choques exclusivos com um difusor integrado as lanternas eram verticalizadas assim como a tampa do porta malas apesar do conjunto mecanico identico ao do gsr o lancer evo wagon nao era equipado com o super ayc ainda assim tinha o diferencial central ativo e o dianteiro de deslizamento limitado que ajudavam a perua a manter o bom comportamento dinamico experimentado no seda mesmo com 70 kg a mais alem disso os compradores poderiam escolher o kit mr na lista de opcionais que adicionava rodas mais leves e amortecedores ajustaveis da bilstein [gallery columns= 5 link= file ids= 59178 59179 59180 59181 59182 ] por falar em opçoes o evo wagon era oferecido em duas versoes a gt com cambio manual de seis marchas portanto diferente do gt seda ; e a gt a com cambio automatico de cinco marchas nesta ultima o motor 4g63 perdia o comando variavel de valvulas mivec e era equipado com um novo turbo para produzir menos torque e potencia e preservar a confiabilidade da caixa automatica com a nova configuraçao o motor produzia 272 cv a 6 500 rpm e 34 9 mkgf a 3 000 rpm quando o lancer evolution ix passou pelas maos de imprensa especializada as pequenas e sutis mudanças comprovaram o maior refinamento desta nova geraçao em 2006 a revista road & track disse o evo ix parece mais um carro de pista que um seda de quatro portas ele entra afiado nas curvas a direçao e rapida e exibe uma precisao impecavel a rolagem da carroceria e minima e ele so sub esterçou nas curvas mais fechadas em algumas ocasioes a traseira se soltou em mudanças de direçao mas um toque de contra esterço resolveu o problema [ ] o novo ix superou o viii na aceleraçao de zero a 100 km/h registrando 4 4 segundos no teste ja os britanicos da evo o compararam com o lendario evolution tommi makinen o ix mr fq 360 e mais rapido mais furioso e ate mais agil que o makinen [ ] a direçao e mais leve e mais rapida o controle da carroceria e mais justo e a rodagem um pouco mais firme tambem o resultado e uma imensa agilidade na entrada das curvas e pouco giro do volante para contornar essas curvas em velocidades de torcer o pescoço [ ] ha mais comunicaçao atraves do volante e tambem mais precisao mas a impressao geral e que este carro foi feito para correr muito rapido seja qual for o estilo de seu piloto poucos carros de traçao integral sao tao vivos como este [ ] na maior parte do tempo ele simplesmente despeja potencia e te leva exatamente aonde voce aponta a revista quatro rodas de setembro de 2006 tambem teceu elogios a dinamica do evo cada vez que o ponteiro do conta giros passa das 3000 rotaçoes o carro da uma estilingada para a frente [ ] tao impressionante quanto a aceleraçao e sua capacidade de frenagem com discos ventilados de 32 centimetros na dianteira e 30 5 na traseira pinças brembo e abs o lancer precisou de apenas 24 8 metros para ir de 80 km/h a zero [ ] mas e nas curvas grudado no chao que o evo empolga [ ] o sistema de direçao e rapido isso facilita o contra esterço na hora de controlar as derrapadas em piso de terra para fechar a traçao integral distribui com eficiencia toda a força do motor [youtube id= mpt5zcbl4by width= 620 height= 350 ] ja o pessoal do best motoring fez um teste um pouco diferente o lancer evolution ix rs foi colocado em tsukuba para acelerar ao lado de um porsche 997 gt3 um nissan 370z mine s um nismo 380zs e um honda nsx r logo na largada a traçao integral do evo faz sua parte e ele salta a frente dos esportivos para nao sair mais dali em certos momentos voce tem a impressao de que o porsche ou o nsx r irao encostar mas a traçao integral e o ayc mantem o evo ix apontado para a direçao certa e com a maxima traçao impondo uma vantagem sobre os rivais de traçao traseira mitsubritish como seus antecessores o lancer evolution ix teve versoes exclusivas pra o reino unido ainda em 2005 o modelo foi lançado no mercado britanico e oferecido em tres versoes — todas batizados com o numero de potencia e todas baseadas no gsr japones porem com upgrades de potencia e suspensao fq300 fq320 e fq 340 as tres primeiras versoes do lancer evolution ix oferecidas no reino unido tinham 300 320 e 340 cv respectivamente apesar das especificaçoes do gsr — cambio manual de seis marchas e motor 4g63 com turbina de inconel e compressor de aluminio — eles eram equipados com a versao mais simples do ayc e recebiam amortecedores bilstein monotubo a potencia extra em relaçao ao modelo japones vinha da reprogramaçao da ecu e o uso de gasolina de alta octanagem super unleaded de 97 octanas ron similar a nossa podium fq 360 em 2006 foi a vez do fq 360 apresentado como o substituto do evo viii fq 400 apesar da potencia mais baixa 360 cv em vez de 400 cv ele produzia brutais 50 1 mkgf de torque e 3 200 rpm tambem era equipado com a versao mais simples do ayc e amortecedores bilstein monotubo mas tinha um kit de instrumentos auxiliares da ralliart com voltimetro termometro do oleo e manometro do turbo splitter frontal de carbono e rodas speedline semelhantes as usadas pela equipe de rali calçadas em pneus yokohama advan 235/45 mr fq 360 em 2007 o ultimo ano evo ix a mitsubishi uk decidiu fazer uma versao de despedida do modelo baseada no fq 360 seu nome era mr fq 360 e foram feitas apenas 200 unidades da versao as diferenças em relaçao ao fq 360 comum eram um novo turbo com pas de liga de titanio e aluminio que reduziam o lag do turbo rodas speedline turini vidros escurecidos amortecedores monotubo bilstein e novas molas eibach que rebaixaram a dianteira em 10 mm e a traseira em 5 mm o evolution eletrico no mesmo ano de seu lançamento o lancer evolution ix foi a base para o segundo prototipo eletrico feito pela mitsubishi o lancer evolution miev usava baterias de ions no lugar original da transmissao inversores no lugar dos diferenciais dianteiro e traseiro e um motor eletrico em cada roda — elas tinham 20 polegadas para abrigar os motores o prototipo pesava 1 590 kg e produzia o equivalente a 270 cv a velocidade maxima era limitada eletronicamente em 180 km/h — mas poderia passar disso sem o limitador cada carga permitia rodar ate 250 km a despedida do wrc a mitsubishi voltou ao wrc em 2005 com o lancer wrc05 como seu antecessor ele ja nao era mais relacionado diretamente com o carro de rua devido as mudanças no regulamento do mundial de rali a equipe inscreveu dois carros um para harri rovanpera nas 16 etapas e outro para ser compartilhado entre gilles panizzi e gigi gali — que tambem pilotaria um terceiro carro em algumas etapas do mundial a temporada começou boa em monte carlo panizzi terminou o rali no terceiro degrau do podio e rovanpera ficou com a setima posiçao na etapa seguinte na suecia galli chegou a ficar em terceiro mas teve problemas com a arvore de transmissao e com o freio de mao e abandonou a prova rovanpera por sua vez foi mais cauteloso e conseguiu um bom quarto lugar as tres provas seguintes na nova zelandia na italia e no chipre nao foram muito boas para os pilotos no rali oceanico galli chegou em oitavo e rovanpera nao terminou na velha bota rovanpera e galli abandonaram no chipre rovanpera terminou em setimo e panizzi em 11º na turquia galli chegou a liderar a prova mas teve problemas na tubulaçao do turbo e acabou terminando em oitavo rovanpera acertou uma pedra e destruiu a suspensao traseira precisando relargar acabou em decimo a partir do rali da acropole rovanpera conseguiu bons resultados como o sexto lugar na prova grega um quinto na argentina e no japao quarto no rac rally e um segundo lugar na australia galli nao teve tanta sorte e abandonou cinco de sete provas com uma temporada regular de seu piloto principal e uma boa ajuda de galli e panizzi a mitsubishi terminou o mundial em quinto lugar mas ao fim do ano a fabrica decidiu suspender sua participaçao no wrc passando a competir representada pela equipe britanica mmsp ltd em parceria com a ralliart italia apesar da despedida do wrc a evoluçao seguinte seria a melhor dos mitsubishi lancer evolution acelere conosco no proximo capitulo do rest in power ficha tecnica — lancer evolution ix gsr motor quatro cilindros em linha transversal 1 997 cm³ turbo 16v cabeçote com duplo comando de valvulas injeçao eletronica gasolina potencia 286 cv a 6 500 rpm torque 40 7 mkgf a 3 000 rpm transmissao manual seis marchas traçao integral suspensao dianteira do mcpherson e traseira do tipo multilink freios discos na frente e atras pneus 235/45 r17 nas quatro rodas dimensoes 4 53 m de comprimento 1 77 de largura e 1 45 de altura e 2 62 de entre eixos peso 1 410 kg gsr / 1 320 kg rs
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