toyota hilux sw4 e chevrolet trailblazer terao companhia com preço mais competitivo no segmento dos suvs e crossovers classe iii movidos a diesel o mitsubishi new outlander acaba de chegar renovado e alem das ja conhecidas opçoes a gasolina 2 0 e v6 3 0 4wd ha a novidade 2 2 turbodiesel 4wd com bloco e cabeçote de aluminio e turbina de geometria variavel gerando 165 cv a 3 500 rpm e a patada respeitavel de 36 7 mkgf de torque entre 1 500 rpm e 2 750 rpm esta nova face do crossover de sete lugares foi apresentada pela mitsubishi no mes passado no salao de nova york e estara a venda nos eua em junho mas no brasil as vendas começam agora nos estivemos presentes no evento de lançamento realizado no autodromo velo citta mogi guaçu sp e pilotamos o bichao a diesel no circuito na estrada e fizemos ate uma pequena trilha off road com ele e ai sera que ele segura a onda preços versoes equipamentos e cores o new outlander esta disponivel em quatro versoes uma 2 0 160 cv a 6 000 rpm / 20 1 mkgf a 4 200 rpm com cambio cvt invecs iii com opçao de seis marchas simuladas e modo sport de cinco passageiros duas v6 3 0 de sete passageiros 240 cv a 6 250 rpm / 31 mkgf a 3 750 rpm e a novidade 2 2 a diesel 165 cv a 3 500 rpm / 36 7 mkgf entre 1 500 rpm e 2 750 rpm as tres ultimas com cambio automatico de seis marchas e traçao nas quatro rodas new outlander 2 0l r$ 114 990 ar condicionado digital single zone bancos com revestimento em couro com ajustes eletricos motorista e aquecimento dianteiros sistema de partida por botao keyless bancos traseiros reclinaveis em duas posiçoes controle de velocidade de cruzeiro volante multifuncional com paddle shifters direçao com assistencia eletrica sensores de chuva e crepuscular teto solar rack de teto seis air bags sistema multimidia com radio cd/dvd/mp3/bluetooth freios abs com ebd rodas aro 18 com pneus 225/55 r18 new outlander gt v6 3 0 r$ 141 990 alem do motor v6 e do cambio automatico acrescenta traçao nas quatro rodas com tres programaçoes eco auto lock ar condicionado digital dual zone opçao de cor bege no acabamento interno navegador com gps no sistema multimidia controle de estabilidade assistente para frenagens de emergencia bas nove air bags assistente para partida em rampas hsa terceira fileira de bancos sete lugares segunda fileira de bancos deslizante em 250 mm new outlander gt v6 3 0 + full technology pack r$ 151 990 acrescenta farois em led + lavadores sistema de abertura e fechamento automatico do porta malas botao na tampa no console e na chave controle de velocidade de cruzeiro adaptativo asc sensores de estacionamento mais camera de re sistema de frenagens de emergencia automaticas fcm aviso de desvio de faixa ldw new outlander 2 2l diesel r$ 173 990 os mesmos equipamentos da versao v6 top com motor diesel 2 2 cores branco prata cinza titanium gray preto azul marinho vermelho e marrom quarts brown acabamentos internos na cor preta opçao de interior bege para as cores marrom preto branco e azul marinho modelos v6 e turbodiesel de cara nova o new outlander utiliza uma evoluçao da plataforma gs que originalmente forma modelos como o lancer e o asx ela e conhecida pela tecnologia rise reinforced impact safety evolution que forma uma celula de sobrevivencia com aços de alta e de altissima resistencia formados a quente e de espessura variavel tailor rolled blank em torno do habitaculo e nos reforços das portas combinada a uma zona de deformaçao inteligente dotada de elementos estruturais projetados para distribuir a tensao dos impactos como as longarinas dianteiras de perfil octogonal com triangulaçoes deformaveis na parede corta fogo com tudo isso a versao topo de linha do crossover recebeu cinco estrelas nos testes de impacto da euro n cap e a classificaçao top safety pick+ no instituto norte americano iihs a filosofia de construçao lembra bastante a moderna plataforma mqb do grupo volkswagen e os resultados tambem graças a esta evoluçao o outlander perdeu 90 kg e ganhou 18% em rigidez a torçao se comparado a segunda geraçao na dieta ajudou tambem o teto de aluminio que de quebra ajuda a baixar o centro de gravidade desenvolvido em tunel de vento a silhueta do outlander permite otimo coeficiente para um crossover com proporçao de suv 0 33 mas isso e a parte que nao se ve onde os olhos alcançam a maior mudança esta na dianteira que adotou uma interpretaçao de produçao do crossover conceito xr phev ficando mais esportiva e imponente uma silhueta em forma de taça emoldurada por frisos cromados contorna os novos farois de leds com assinatura de luz diurna e a area da grade ampliada esteticamente pela pintura negra da seçao central do para choque na pratica a soluçao de design nos lembra algo entre o honda hr v e o ford edge e resultou numa sensaçao de dianteira mais baixa na carroceria branca o arranjo fica harmonioso mas nas cores escuras tantos cromados e prateados podem dividir opinioes para choques para lamas e farois auxiliares tambem sao inteiramente novos bem como as belas rodas 18 em acabamento de dois tons face diamantada miolo negro calçadas por pneus goodyear eagle ls2 225/55 a lateral segue quase igual com frisos cromados emoldurando as janelas e forte linha de cintura conectando os elementos oticos dianteiros aos traseiros mas a porçao inferior recebeu novo acabamento plastico preto e prata com funçao de proteger a pintura no fora de estrada e tambem para deixar a lateral visualmente mais esguia a traseira tambem ficou mais mundana foram se as estreitas lanternas cromadas tipo altezza entram elementos oticos parrudos com bom trabalho de joalheria e iluminados por leds conectados por um robusto friso cromado da mesma forma que a lateral o acabamento plastico preto e prata da base ficou mais alto aumentando a sensaçao de horizontalidade do design qualidade sem firula nenhuma revoluçao em design mas materiais bem selecionados varios recursos de conforto e conveniencia e arranjo sucinto o new outlander segue com exatamente a mesma cabine do modelo anterior mas alem da nova opçao na cor bege alguns detalhes foram refinados sai o acabamento que simula madeira na cor caramelo entra o tal do dark wood amplie a foto abaixo bem como um novo volante mais sofisticado e de empunhadura mais envolvente com acabamentos em black piano e prata a arquitetura do painel apesar de simples mantem certo frescor afinal o outlander de terceira geraçao foi lançado ha menos de dois anos os plasticos sao de otima qualidade emborrachados e foscos ajudando a conter reflexos da luz do sol o motorista conta com ajustes eletricos e sistema de aquecimento nos bancos de couro perfurado e o sistema multimidia com navegador e tela de 7 tem hardware bastante veloz e boa usabilidade de acordo com a mitsubishi entre novos paineis e materiais fonoabsorventes mais de 30 itens foram alterados ou inseridos para aprimorar o isolamento acustico ate mesmo a frequencia de ressonancia das rodas foi levada em conta na busca do silencio na cabine de fato a experiencia a bordo e bastante silenciosa e isolada do ambiente algo especialmente importante num veiculo diesel a ergonomia de direçao e tipica de um suv se assemelhando bastante a do land rover discovery sport ponto h alto postura ereta acionamento dos pedais relativamente verticalizado mas boa visibilidade e amplitude de ajustes da coluna de direçao o teto solar amplia a sensaçao de espaço da cabine pelo ganho de luminosidade mas poderia ser mais longo os passageiros de tras possuem um belo espaço para as pernas e tambem contam com duas opçoes de angulo de encosto apenas fez falta uma saida de ventilaçao central ou nas colunas b tanto a segunda quanto a terceira fileira de bancos sao bipartidas possibilitando multiplas configuraçoes o porta malas possui excelentes 798 litros ampliavel a ate 1 625 litros com os bancos da 2ª e 3ª fileira rebatidos como ambos sao bipartidos ha varias configuraçoes possiveis para se carregar objetos longos ou em forma de l o acesso ganhou 37 mm de altura e nesta versao a diesel e na v6 gt topo de linha ha sistema eletrico para abertura e fechamento da tampa que pode ser feito por botao na propria tampa painel ou chave na estrada no off road e no autodromo a proposta do new outlander e de ser um crossover urbano sem abrir mao de boa capacidade no fora de estrada moderado nosso test drive começou no cascalho e na terra batida das estradas vicinais que circundam o autodromo velo citta com direito a travessias de trechos alagados e outros mais acidentados com costelas e facoes com boa altura livre do solo e monobloco bastante rigido da pra manter uma media de velocidade razoavelmente alta sem nenhum ruido estrutural nem preocupaçoes se havera contato com o chao a suspensao traseira multibraços agora mais leve e com amortecedores traseiros reprojetados resulta em otima estabilidade transversal do veiculo na transposiçao de trechos acidentados em velocidade voce so sentira os batentes dos amortecedores se realmente exagerar na tocada a traçao nas quatro rodas possui tres opçoes eco na qual o veiculo se mantem com traçao dianteira para reduzir as perdas energeticas do sistema de transmissao e poupar combustivel auto na qual os sensores de velocidade das rodas alteram a distribuiçao de torque entre os eixos conforme a necessidade e a lock que trava o torque em 50% para cada eixo ideal para o off road e em trechos de baixa aderencia o acoplamento do diferencial traseiro e controlado eletronicamente e se da por sistema de discos de fricçao no modo auto as rodas de tras recebem ao menos 15% do torque do motor enquanto sob aceleraçao total essa razao sobe para ate 40% o sistema trabalha em conjunto com os controles de estabilidade e de traçao que podem ser desligados na estrada dirigimos o modelo entre as cidades de mogi guaçu e holambra o mit oferece bastante conforto a cabine esta muito bem isolada do motor a diesel e do ambiente e o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo que trabalha com um radar na dianteira que reduz a velocidade de acordo com a presença de veiculos adiante e retoma para a programaçao original quando o horizonte volta a ficar livre e bastante conveniente para viagens longas a 120 km/h o motor mantem 2 100 rpm em sexta marcha sem abusar do pedal da direita conseguimos obter a media de 13 8 km/l os 36 7 mkgf de torque a 1 750 rpm sao muito uteis para ultrapassagens rapidas e seguras na rodovia o new outlander oferece alguns outros recursos interessantes tipicos de modelos da audi e da volvo sistema de alerta de colisao frontal que inclusive pode frear completamente o veiculo em velocidades de ate 25 km/h se o radar nao detectar reaçao do motorista ate a distancia critica alerta de mudança involuntaria de faixa e o tradicional assistente para partida em rampa e no autodromo pense no lancer evo x agora esqueça o new outlander definitivamente nao e o carro pra isso meu chapa mas nao deixou de ser uma brincadeira interessante especialmente pra sentir a dinamica do mit no limite de aderencia destaque para o bom apoio lateral dos bancos e o torque do motor turbodiesel nas saidas de curva sempre subesterçante e comunicativo a tocada e segura e previsivel [youtube id= qxqc2np_rxk width= 620 height= 349 ] bottom line com um spread que varia largamente de r$ 115 mil a r$ 174 mil e propostas bem diferentes de motorizaçao e traçao o new outlander acaba brigando com uma serie de veiculos grandes a versao de entrada disputa espaço com crossovers como o fiat freemont e a topo de linha diesel como mencionamos encara os suvs 4x4 da toyota e da chevrolet em relaçao aos seus principais concorrentes a diesel o new outlander leva vantagem por ser mais leve tanto no bolso quanto na balança r$ 173 990 e 1 640 kg contra os r$ 196 900 e 2 020 kg do toyota hilux sw4 3 0 tdi e os r$ 183 900 e 2 164 kg do chevrolet trailblazer a diferença de 380 kg ou mais se da pela diferença de concepçao a mitsubishi utiliza monobloco enquanto os concorrentes derivadas de picapes seguem pelo caminho mais tradicional de carroceria montada sobre chassi soluçao mais rigida e ideal para o transporte de carga mas que possui desvantagens dinamicas de eficacia energetica e de segurança na progressividade da absorçao de impactos relaçoes peso potencia diesel new outlander 9 93 kg/cv; trailblazer 10 82 kg/cv; hilux sw4 11 8 kg/cv relaçoes peso torque diesel trailblazer 39 3 kg/mkgf; new outlander 44 6 kg/mkgf; hilux sw4 55 kg/mkgf um rival acidental interessante e a versao de entrada do land rover discovery sport que sai por r$ 179 900 as coisas se misturam porque fora o valor de etiqueta similar o 2 0 turbo a gasolina do ingles futuramente sera fabricado no brasil gera torque semelhante ao diesel 34 6 mkgf a 1 750 rpm contra 36 7 mkgf a 1 500 rpm do mit mas na potencia a diferença e de solidos 75 cv suficiente para superar a diferença de 200 kg entre os modelos o discovery sport pesa 1 840 kg e tem 240 cv mas ai vale lembrar que existe o new outlander gt 3 0 v6 topo de linha com os mesmos 240 cv bem mais leve e por r$ 152 mil alem de custar r$ 28 mil a menos que o ingles traz mais equipamentos sobre o land rover como o navegador por gps teto solar bancos de couro e farois de led se o diesel compensa sobre o v6 bem a tributaçao sobre este tipo de veiculo sempre ira colocar os diesel em uma posiçao de nicho bastante especifica na ponta do lapis o melhor custo beneficio desempenho sem duvida e o seis cilindros serviço test drive & afins mitsubishi new outlander agende o seu test drive necessario o cadastro encontre a concessionaria mais proxima ficha tecnica mitsubishi new outlander 2 2l diesel motor quatro cilindros em linha transversal 2 268 cm³ 16v cabeçote com duplo comando de valvulas injeçao direta common rail diesel turbo potencia 165 cv a 3 500 rpm torque 36 7 mkgf entre 1 500 e 2 750 rpm transmissao automatica de seis marchas traçao nas quatro rodas suspensao dianteira do tipo mcpherson e traseira do tipo multibraços freios discos ventilados na frente e solidos atras pneus goodyear eagle ls2 225/55 r18 dimensoes 4 69 m de comprimento 1 81 m de largura 1 68 m de altura e 2 67 m de entre eixos peso 1 640 kg itens de serie traçao nas quatro rodas com tres programaçoes eco auto lock ar condicionado automatico dual zone farois em led + lavadores teto solar bancos com revestimento em couro com ajustes eletricos motorista e aquecimento dianteiros bancos traseiros reclinaveis e deslizantes na 2ª fileira sete lugares direçao com assistencia eletrica controle de velocidade de cruzeiro adaptativo sensor de chuva e crepuscular sensor de estacionamento mais camera de re sistema multimidia com tela de 7 navegador gps usb bluetooth cd/dvd e cartoes sd freios abs com bas controles de traçao e estabilidade nove air bags assistente para partida em rampas aviso de desvio de faixa partida por botao keyless preço r$ 173 990 abril de 2015
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