a honda cg nao e apenas a motocicleta mais vendida do pais com mais de 12 milhoes de unidades vendidas desde 1976 ela e tambem o veiculo que mais emplaca unidades no brasil ha bastante tempo so em 2019 foram mais de 307 000 novas honda cg circulando nas ruas seu segredo preço acessivel mecanica robusta e simples estilo agradavel e claro uma excelente estrategia de marketing mas a honda cg por mais competente que seja para muitos ela e apenas a primeira moto a tendencia e que ela de lugar a algo maior mais potente e mais sofisticado e um papel nobre sem duvida mas logo cedo a honda percebeu que precisava dar a uma opçao aqueles que queriam algo mais sofisticado que a cg esta opçao veio na forma da ml seguida da turuna que foi sucedida pelo nascimento da familia cbx e desta linhagem que vamos tratar hoje honda ml e turuna a honda ml foi lançada em 1978 dois anos depois da cg e ela e uma prova de que aqueles eram tempos bem mais simples ela nao tinha mecanica diferente mas o mesmo monocilindrico ohv de 124 cm³ com duas valvulas 11 cv a 9 000 rpm e 0 94 kgfm de torque a 7 500 rpm ligado a um cambio de cinco marchas em vez disto apostava em mudanças esteticas o tanque tinha formas mais retilineas e parecia maior mas comportava os mesmos 11 litros ; os olhos de gato eram maiores; o banco trazia costuras em gomos; e ela vinha com bagageiro e protetor mata cachorro tambem havia o freio a disco na dianteira a cg ainda usava tambor nas duas rodas e o conta giros no painel a honda dizia que a ml sigla para modelo luxo era a motocicleta mais sofisticada fabricada no brasil no geral porem ela trazia as mesmas qualidades da cg e a honda exaltava da mesma forma o motor quatro tempos bem mais duravel diziam as propagandas da epoca com uma critica velada a vida supostamente mais curta dos motores dois tempos da yamaha ja no ano seguinte foi lançada a honda turuna sem a cilindrada ao lado do nome talvez para distancia la um pouco mais da cg turuna e uma palavra que tem origem nos povos nativos do brasil e e utilizada principalmente na regiao central do brasil tocantins minas gerais goias e adjacencias como sinonimo de valente forte poderoso de fato ela tinha um motor mais potente tambem deslocava 124 cm³ mas tinha comando no cabeçote inedito em uma moto pequena da honda no brasil e um carburador ligeiramente maior de 24 mm em vez dos 20 mm das irmas o resultado eram 14 cv a 10 000 rpm e 1 kgfm de torque a 9 000 rpm que podiam nao garantir desempenho fantastico mas davam mais folego aquela que deveria cumprir o papel de esportiva da familia assim como a ml a turuna diferenciava em alguns elementos esteticos como o para lama dianteiro pintado e o painel com conta giros as duas motos conviveram por alguns anos e ate passaram por uma reestilizaçao e 1983 adotando linhas retas em tudo farol setas rabeta e lanternas a ml ainda ganhou um tanque maior e mais quadrado de 13 litros enquanto a turuna permaneceu com o tanque antigo; e seu painel ganhou marcador de combustivel algo que na epoca ainda era considerado luxo no segmento tambem foram adotados sistema eletrico de 12 volts freio hidraulico na dianteira e amortecedores traseiros com regulagem em cinco posiçoes ficando ainda mais distantes da cg em 1985 a ml ganhou o mesmo motor ohc da turuna e em troca a turuna adotou o tanque da ml e uma carenagem no farol [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 257888 257889 ] ambas as motos conviveram ate 1986 quando a turuna deixou de ser produzida em 1988 foi a vez de a ml sair de linha honda cbx 150 aero a missao de substituir turuna e ml foi cumprida por uma unica moto a honda cbx 150 aero de 1988 desta vez a honda fazia questao de escancarar a cilindrada ela foi sua primeira moto com motor de 150cc no brasil a inspiraçao da cbx 150 aero vinha das esportivas da familia mais precisamente da cbx 750f esportiva que estava no topo da linha nacional; e das cbr aero vendidas la fora que tinham cilindrada de 400 a 1000 cm³ tambem se via a influencia das cbr no design da pequena cbx 150 especialmente o formato da rabeta e da lanterna traseira com as setas integradas as rodas eram de liga com tres raios duplos em um estilo que era bem popular naquela epoca a grande novidade era o motor que tinha cilindro de maior diametro 62 5 mm contra 56 5 mm das 125 enquanto o curso dos pistoes era mantido em 49 5 mm o resultado era nao apenas um aumento na cilindrada que passava a 151 8 cm³ mas tambem um motor que girava com mais disposiçao com carburador de 27 mm o motor desenvolvia 16 cv a 9 500 rpm e 1 27 kgfm a 8 500 rpm suficiente para chegar a velocidade maxima de 127 km/h sendo necessarios 15 segundos para ir de zero a 100 km/h alem disso amortecedores recalibrados davam a aero uma dinamica mais firme e agil que a ml e a turuna o motor tinha partida eletrica algo inedito na categoria o que faltava era um visual mais esportivo com carenagem integral na dianteira como nas aero maiores questao de custo provavelmente mas a instalaçao de carenagens de fibra feitas por empresas independentes era popular e o resultado estetico era otimo levando muita gente a acreditar ate hoje que a propria honda vendia a cbx 150 aero carenada as mudanças na aero ao longo dos anos resumiram se a os adesivos nas carenagens e ela durou menos tempo que as antecessoras no fim de 1993 ela deixava de ser produzida honda cbx 200 strada uma reclamaçao constante dos proprietarios da aero era a falta de torque 1 27 kgfm a altas 8 500 rpm era um numero baixo para uma moto de pretensoes esportivas mesmo que no fundo nao fosse surpreendente entao em setembro de 1993 foi apresentada a motocicleta que responderia a estas criticas a cbx 200 strada de cara ficava evidente a evoluçao linhas mais musculosas com tanque maior e carenagens esculpidas alem de um farol circular sinonimo de modernidade nos anos 1990 davam a strada uma cara de naked bem interessante [caption id= attachment_257901 align= aligncenter width= 960 ] foto flavio ferraz/facebook[/caption] o motor continuava carburado mas agora tinha 196 cc diametro e curso de 63 5x62 2 mm e com carburador de 26 mm chegava aos 19 cv 8 500 rpm e bem mais generosos 1 7 kgfm a 7 000 rpm acabando com as criticas em relaçao a falta de torque com isto a strada mostrava se bem mais adequada a pegar a estrada com uma reserva de força maior disponivel para uso em retomadas e funcionamento suave do motor a 6 000 rpm em velocidade de cruzeiro nao por acaso ate hoje o motor da strada e muito popular em swaps envolvendo as 125 da honda era um pacote de muita qualidade a ponto de a strada durar nove anos de 1994 a 2003 sem modificaçoes tecnicas e conviver com sua sucessora a twister honda cbx 250 twister embora competente o motor 200 da strada ja estava no limite do projeto o que levou a honda a focar se em um propulsor totalmente novo para começar o seculo 21 a cbx 250 twister lançada em 2001 com 249 cm³ o motor da twister tinha mais diametro e menos curso 73x59 5 mm e nao era so isto agora ele tinha comando duplo no cabeçote com quatro valvulas o que melhorava bastante o rendimento por toda a faixa de rotaçoes potencia e torque saltaram 24 cv a 8 000 rpm e 2 48 kgfm a 6 000 rpm com cambio de cinco marchas depois foi adotada uma caixa de seis marchas a twister era capaz de ir de zero a 100 km/h em por volta de 14 segundos com maxima de 132 km/h aproximadamente alem disso a suspensao traseira adotou o arranjo monochoque o que melhorou consideravelmente a estabilidade da moto em relaçao a strada a twister era superior em tudo e estava mais distante do que nunca de sua origem na humilde cg embora ainda fosse uma street ela assumia uma postura esportiva mais explicita que foi elevada a um novo nivel a partir de 2009 com a chegada de sua sucessora honda cb300r depois da twister a honda se empolgou sua sucessora a cb300r chegou no começo de 2009 com motor ainda maior e estilo ainda mais proximo das naked esportivas a intençao tambem ficava clara na nomenclatura que remetia a cb500 e as antigas cb750 enquanto a inspiraçao na cb600f hornet era escancarada tinha pegada mas ainda era uma street como ficava claro pela altura do guidao e pelo posicionamento dos apoios para os pes o motor crescia para chegar aos 291 6 cm³ graças a um aumento no diametro do cilindro para 79 mm com isto e a adoçao da injeçao eletronica multiponto pgm fi a cb300r dispunha de 26 5 cv a 7 500 rpm e 2 81 kgfm a 6 000 rpm apesar do aumento marginal nos numeros o desempenho da cb300r era notavelmente superior o zero a 100 km/h levava menos de 11 segundos para ser cumprido e a velocidade maxima ficava proxima dos 150 km/h alem disso foi com a cb300r que a honda estreou os freios abs em suas motos menores embora fosse uma moto de qualidade e tenha sido bem recebida pelos fas da twister a cb300r nao durou muito tempo no fim de 2015 depois de apenas sete anos no mercado ela foi retirada de linha o motivo o programa de reduçao de emissoes promot 16 que obrigou as fabricantes instaladas no brasil a adequarem seus modelos ao novo padrao assim em vez de adaptar a cb300r a honda optou por uma arriscada manobra criar uma sucessora com motor menor honda cb 250 f twister ela chegou em 2016 a nova 250 da honda que trazia de volta o nome twister mas era uma moto completamente nova o motor era mais simples voltando a utilizar comando unico no cabeçote mas ainda contando com quatro valvulas agora com 71x63 mm de diametro e curso o motor de 249 5 cm³ desenvolve 22 4 cv a 7 500 rpm e 2 24 kgfm de torque a 6 000 rpm embora tenha perdido potencia a honda garantiu no lançamento que o peso reduzido da nova twister em relaçao a cb300r 135 kg contra 137 kg e o melhor aproveitamento da força do motor em baixas rotaçoes compensavam alem disso a twister passou a contar com cambio de seis marchas e de acordo com a honda suas dimensoes mais compactas favorecem uma conduçao mais animada boas qualidades da cb300r foram mantidas como a suspensao ajustavel e a opçao por freios abs ou os cbs combinados por um preço mais em conta em numeros brutos porem a cb300r ainda era superior a twister precisa de 11 8 segundos para ir de zero a 100 km/h ainda que a maxima tenha se mantido nos 150 km/h ainda nao se sabe o que a honda prepara para o futuro da twister no ano passado foi registrada a nova cb300r no pais a menor moto da linha a utilizar o conceito neo sports cafe inspirado nas cafe racers de antigamente e ja presente no brasil com a cb650r e a cb1000r [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 257910 257911 ] mas a honda mantem se quieta quando ao que pretende fazer com ela seria interessante nao
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