hot rods e seus motores v8 expostos pinturas brilhantes e roncos embaralhados e muito altos sao parte fundamental da cultura automotiva americana isto e fato mas um dos primeiros hot rods fabricados no mundo acabou indo buscar influencia em um lugar inesperado a europa e nao foi qualquer pessoa quem o fez e sim edsel ford — o filho do proprio todo poderoso henry ford edsel entao presidente da companhia voltou de uma viagem da europa em 1932 encantado com o estilho curvilineo e aerodinamico dos carros do velho mundo edsel ford encomendou ao entao chefe do departamento de design da ford e t bob gregorie um novo projeto — daqueles que so o presidente de uma fabricante de automoveis podia encomendar um esportivo exclusivo com proporçoes de carro americano porem inspiraçao nos carros do continente o primeiro esboço do roadster continental nao foi aprovado por edsel — que o achou conservador demais ora se quisesse um carro tipicamente americano teria comprado um carro americano ele queria algo genuinamente diferente — mais baixo e proporçoes mais proximas as de um carro de competiçao o resultado foi um carro de visual bastante dramatico e sem duvida linhas avançadas para sua epoca a carroceria de aluminio com linhas suaves e ao mesmo tempo um leve toque industrial com rebites expostos nas junçoes entre os paineis da carroceria os farois ficavam bem embaixo ao lado das rodas que eram cobertas por para lamas destacados da carroceria e a traseira ia se afunilando para rasgar melhor o ar por dentro um minimalismo elegante e funcional [gallery link= file ids= 31056 31057 31058 ] embora fosse feito ate onde se sabe sobre um ford 1934 o model 40 special speedster nome escolhido a dedo por edsel era bem menor — seu comprimento de apenas 2 87 m era praticamente o mesmo do entre eixos do carro que lhe cedeu o chassi e o motor um v8 flathead de 75 cv so que a impressao que se tem e a de um carro mais longo e baixo — na verdade uma ilusao causada pelas proporçoes cuidadosamente escolhidas com o cockpit deslocado para tras e a porçao traseira mais longa enquanto edsel viveu o carro nao ficou pronto de verdade — o presidente da ford se reunia com sua equipe de engenheiros para aperfeiçoar o carro de tempos em tempos por exemplo em fotos o carro aparece com uma fileira de entradas de ar para o radiador de cada lado do capo enquanto em outras aparecem duas de cada lado uma em cima da outra isto se deu porque o motor esquentava demais e precisava de mais ar as maiores mudanças porem aconteceram em 1939 o inverno do michigan fora especialmente rigoroso naquele ano e o bloco do motor v8 flathead acabou rachando com o frio era a oportunidade perfeita para instalar um motor mais potente — um v8 mercury de 3 9 litros e 100 cv aproveitando o ensejo gregory decidiu reestilizar a dianteira do carro com uma nova grade dupla e uma terceira grade entre os farois em um estilo que teria sido influenciado pelo lincoln zephyr 1939 tambem projetado por gregory o interior tambem recebeu um novo painel de instrumentos com velocimetro que marcava ate 160 mph 260 km/h e as modificaçoes foram concluidas em 1940 edsel ford porem nao pode aproveitar sua criaçao por muito mais tempo o herdeiro morreu em 1943 vitima de um cancer no estomago seu carro foi entregue a esposa eleanor clay ford que o vendeu no ano seguinte a partir dali o carro trocou de maos mais algumas vezes — ate 1958 quando foi vendido por us$ 600 para um homem chamado john pallasch que pretendia restaura lo em 1960 o motor foi retirado para ser refeito e o carro foi pintado de vermelho e assim ficou por quase 40 anos quando em 1999 bill warner — fundador do concours d elegance de amelia island na florida o comprou como pai de um dos maiores eventos de carros classicos dos eua warner decidiu mostrar o carro para o proprio bob gregory que na epoca estava com 91 anos e tambem morava na florida warner conta que ao ver o speedster o olhar de gregory se acendeu e ele disse que o carro estava muito bom para sua idade e que ficava muito bem em vermelho sendo assim a pintura foi retocada e o motor — que acompanhava o carro mas nao estava instalado — recuperado [gallery columns= 4 link= file ids= 31065 31066 31067 31068 31069 31070 31072 31073 ] em 2008 o carro foi vendido em um leilao pela rm auctions a um colecionador texano chamado john o quinn — que morreu no ano seguinte entao o carro foi comprado por edsel ford ii — neto de edsel ford e alto executivo da companhia — que decidiu que o melhor destino para o carro era uma restauraçao de verdade [youtube id= jipizt6941g width= 620 height= 350 ] o serviço ficou a cargo da oficina canadense rm auto — em um cauteloso processo de restauraçao que envolveu a fabricaçao de novos componentes estruturais e da carroceria depois de pronto o carro fez sua primeira apariçao publica em quase meio seculo na ediçao de 2011 do concours d elegance de pebble beach na california em seguida o speedster foi levado para uma exibiçao permanente na edsel and eleanor ford house — a antiga propriedade do casal edsel e eleanor em detroit que hoje em dia e um museu dedicado a memoria dos dois e da propria ford nada mais justo foi um filho que voltou para casa
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