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Conheça o Chevrolet Montana 2026

A Chevrolet Montana ano/modelo 2026 foi lançada, com algumas pequenas mudanças, principalmente no cockpit. Basicamente, ganha o novo painel de instrumentos já lançado no Tracker.

Este novo painel é composto de um cluster principal digital de 8 polegadas, acompanhado de uma central MyLink de 11″ com Wi-Fi nativo, além de câmera de ré de alta resolução. O sistema OnStar passa a oferecer o novo serviço de Acompanhamento Seguro, no qual um atendente monitora temporariamente o trajeto e capta o áudio da cabine. Em caso de qualquer suspeita, a central pode acionar imediatamente as autoridades. Afinal de contas, aqueles que sacrificam privacidade por alguma segurança temporária… são a vasta maioria, hoje em dia.



Além do novo painel, de novo para a nova Montana 2026 estão novas rodas para as versões Premier e RS, e a nova cor Vermelho Scarlet. Novos acessórios estão disponíveis para ela também: luz ambiente decorativa, tapetes de borda elevada, iluminação de abertura de portas com projeção no solo do logo Chevrolet, sistema de som premium, suporte de bicicleta e o aguardado engate traseiro, que suporta reboques de até 400 kg. Sim, um monte de menção de “novo” para o que, na realidade, não é.

No mais, continua a picapinha cabine-dupla monobloco que conhecemos, com ótimo comportamento de suspensão em todas as situações, e motor potente para a proposta. Este é um 1.2 Turbo Flex com injeção direta e software otimizado, que tem nada menos que 141 cv. O que permite a versão automática de seis marchas fazer 0-100 km/h em 9,5 segundos, de acordo com a GMB. Há versão manual básica também ainda, com seis marchas; a velocidade final, porém, é limitada nos 180 km/h para todas as Montanas.

O carro mede 4,72 metros de comprimento em um entre-eixos de 2,80 m, e pesa de 1.273 kg a 1.310 kg. A capacidade de carga na caçamba é de 600 kg, ou 874 litros. Sempre equipada com o 1.2 Turbo, a Montana começa na versão manual básica aos R$ 141.790; todas as outras versões, LT, LTZ, Premier e RS são automáticas; a topo de linha é a Premier, aos R$ 172.990. (MAO)
O novo Honda kei é elétrico

A Honda acaba de lançar no Japão um novo kei-car; este, foi criado basicamente para ser um carro elétrico moderno. Chama-se N-One e, e parece uma versão menor do conceito N-One mostrado na Europa recentemente.

Ainda não existem muitos dados técnicos do novo Honda, mas olhando a legislação kei, sabemos que deve medir 3,4 metros de comprimento, 1,48 metros de largura e 2 metros de altura. Pela limitação de potência da categoria, também, sabemos que a potência deve ficar nos 64 cv máximos permitidos. A Honda diz que a autonomia é 270 km no ciclo WLTP.


O carro é simples, espartano e funcional; até a central de infotainment não existe na versão básica. Versões mais sofisticadas vêm com uma tela central de nove polegadas, acompanhada de alguns botões físicos e um botão de volume. Controles de climatização são independentes, dedicados e separados.


Há funcionalidade “vehicle-to-load” (V2L): pode-se encomendar um conector de alimentação da Honda para transformar o N-One e: em um carregador portátil, capaz de fornecer eletricidade para uma residência. Embora a capacidade da bateria não tenha sido divulgada, o pacote de 29,6 kWh do N-Van e: sugere que as capacidades V2L serão modestas, mas ainda úteis. As portas de carregamento duplas são integradas a uma grade frontal feita de para-choques de carros reciclados.

A Honda começará a aceitar encomendas em 1º de agosto, com entregas no Japão programadas para o segundo semestre deste ano. O preço ainda não foi revelado. (MAO)
Zenvo Aurora pode ter irmão menor com V10 exclusivo

O Zenvo Aurora surpreendeu todos por ter um motor próprio: um V12 desenvolvido coma Mahle com nada menos que 1.850 cv. O motor se chama Mjølner. Sim, aquele Mjølner, o martelo do Deus nórdico Thor Odinson. Tem 6,6 litros, quatro turbocompressores e um sistema híbrido. Gira a 9.800 RPM e usa a tecnologia Mahle Jet Ignition para manter as emissões sob controle. A Zenvo afirma que tornou a dirigibilidade nas ruas uma prioridade. Mesmo sem os componentes híbridos, o motor produz 1.250 cv.
O Aurora deve chegar às ruas em breve. O carro foi apresentado no ano passado em Monterey, e este ano em Goodwood, a empresa mostrou os protótipos finais do seu próximo hipercarro na subida de montanha famosa, durante o FoS.

Um hipercarro V12 com motor próprio parece suficiente para qualquer fabricanete desse tipo, mas parece que o fabricante dinamarques de supercarros quer ir mais longe. Ano passado, disse à imprensa que estava trabalhando em um “hipercarro júnior” menor, que ficaria logo abaixo do Aurora. Este ano, a Zenvo reiterou esses planos, com o CEO Jens Sverdrup dizendo ao Top Gear que seu “hipercarro júnior” ainda está em desenvolvimento, e que terá um motor único: um V-10.
A verdade é que o V12 é um motor modular; pode funcionar em configurações de oito, dez e até seis cilindros. Melhor ainda, Sverdrup confirmou que o motor “não precisa ser híbrido” como o Aurora maior. A estrutur básica do Aurora também pode ser usada no carro menor, como a McLaren faz com todos seus carros.

Enquanto isso tudo não acontece, claro, a empresa foca no Aurora; o hipercarro de 1.850 cv entra oficialmente em produção no próximo ano, com 50 unidades da versão Tur, voltada para as ruas, planejadas, além de 50 unidades do modelo Agil, voltado para as pistas. Vai custar a partir de US$ 2,8 milhões. (MAO)
Mais um Restomod do Toyota Bandeirante

Quem diria que o Toyota Bandeirante, aqui no Brasil uma ferramenta de trabalho basicamente, se tornaria um ícone mundial, com preços na estratosfera e várias empresas se dedicando a reconstruí-los e melhorá-los? O futuro, vamos falar sério, é impossível de se prever, por mais que profetas diversos proclamem ser ele um livro aberto.

Este aqui é mais um exemplo disso: criado pela Legacy Overland, este Toyota Land Cruiser FJ40 começou no que era basicamente um escombro, apenas com número de chassi intacto e um documento, exatamente o que é necessário hoje em dia para se refazer um carro do zero. O carro é de bom gosto: parece um carro original restaurado agora, mas esconde várias melhorias.

O motor agora é um V8 chevrolet; mas não um LS. É um Small-Block de primeira geração, quase tão velho quanto o jipe em que foi montado. É um 350cid, 5,7 litros, com 320 cv. É conectado com uma transmissão manual de cinco marchas e uma caixa de transferência restaurada, mas original do FJ40. A Legacy também instalou um sistema de escapamento personalizado em aço inoxidável e projetou um chicote elétrico sob medida para conectar tudo.

A suspensão é da marca Old Man Meu, e sobe o carro 2,5 polegadas. Novas rodas de aço especiais de 16 polegadas com pneus 265/75 General Grabber M/T foram instaladas. Um guincho elétrico de alta capacidade, assim como um moderno sistema de direção hidráulica e freios a disco na dianteira e na traseira, fazem parte do pacote. Há também um radiador de alumínio aprimorado com duas ventoinhas elétricas.


O interior é também refeito: novos bancos revestidos em couro integral castanho envelhecido, que têm um visual fantástico. O mesmo couro também é usado nos painéis das portas e nos bancos traseiros. Há carpete novo, volante com aro de madeira, ar-condicionado, sistema de som com quatro alto-falantes e uma manopla de câmbio de madeira personalizada com padrão gravado a laser.

Não se sabe o custo, que não foi divulgado; mas hoje em dia, com o interesse em carros novos diminuindo, certamente é um sólido investimento, que não perderá valor. E você não pode dirigir uma caderneta de poupança, então… (MAO)