em seus ultimos anos de vida clodovil hernandes ficou conhecido como deputado federal eleito em 2006 com o terceiro maior numero de votos no brasil ele tambem apresentou diversos programas de tv entre os anos 1980 e os anos 2000 clodovil era famoso por sua lingua afiada com declaraçoes polemicas que ja lhe causaram demissoes de emissoras e processos por parte de outros politicos mas sua ocupaçao principal que lhe deu fama e fortuna era a de estilista e figurinista ele desenhava roupas para celebridades dentro e fora dos palcos e estudios de gravaçao e foi nos anos 80 auge de sua carreira na moda que clodovil se tornou tambem parte da cultura automotiva brasileira [gt40 content search= chevrolet widget= 1 ] como ficou claro estamos falando dele o chevrolet monza clodovil uma serie especial lançada em 1982 e assinada pelo estilista que acabou se tornando uma das versoes mais raras do carro que pouco tempo depois se sagraria o mais vendido do brasil mas como a chevrolet decidiu criar um monza com esta tematica a questao e que nao foi exatamente a chevrolet e sim uma de suas concessionarias a chevrolet itororo em sao paulo/sp acredita se que a inspiraçao tenham sido modelos com esta mesma pegada lançados nos anos anteriores por fabricantes norte americanas em especial o lincoln continental que nos modelos mark iv e mark v teve ediçoes limitadas das grifes cartier givenchy bill blass e emilio pucci lincoln continental cartier segundo consta a intençao era atrair a concessionaria o publico feminino seguindo a logica de que as mulheres gostariam de dirigir um carro que deixasse claro seu bom gosto para a moda e de fato na decada de 1980 clodovil ja era considerado um dos maiores estilistas do brasil e apresentava um quadro de moda no programa tv mulher da rede globo ao lado de marilia gabriela dizem que os dois nao se davam muito bem [youtube id= 0wqr30yvigg width= 620 height= 350 ] clodovil em 1981 como era frequente naquela epoca a concessionaria pediu autorizaçao para a fabricante para comprar alguns exemplares e realizar neles modificaçoes antes de vender ou seja embora nao tenha sido criado pela gm do brasil o monza clodovil tinha seu aval [youtube id= c2v8rea7kgq width= 620 height= 350 ] a chevrolet havia acabado de lançar o monza no mercado brasileiro e com ou sem clodovil ele era um belo carro ainda que tivesse em um primeiro momento apenas a carroceria de hatchback de duas portas o carro agradava por seu projeto moderno com suspensao traseira por eixo de torçao freios com discos ventilados nas rodas dianteiras grande area envidraçada e banco traseiro bipartido a versao sl/e de topo contava com frisos laterais com detalhes cromados rodas de aluminio opcionais quando ausentes havia calotas de desenho exclusivo e revestimentos internos de cores variadas o motor por sua vez era sempre o familia ii na configuraçao de 1 6 litro com carburador de corpo simples 73 cv a 5 600 rpm e 12 3 mkgf de torque 3 000 rpm; acoplado a uma caixa manual de quatro marchas o conjunto era alvo da maior parte das criticas ao monza cujo desempenho era percebido como inferior ao restante do carro zero a 100 km/h em 15 segundos e velocidade maxima de 150 km/h eram de fato decepcionantes em um carro tao bom noutros aspectos de todo modo a questao foi resolvida em 1984 com a adoçao do motor 1 8 de 96 cv com cambio de cinco marchas acompanhado da esperada versao seda de duas e quatro portas no caso do monza clodovil a base era sempre a versao sl/e que recebia na concessionaria diversos toques especiais as cores disponiveis eram ouro marrom cafe azul noturno vermelho sangue azul esverdeado e branco todas metalicas ou perolizadas [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 200425 200424 ] havia um aplique especial na face traseira com uma moldura preta para a placa e extensoes de acrilico vermelho translucido para as lanternas nao eram funcionais apenas refletores uma soluçao estetica interessante que acabou adotada em 1988 pela propria chevrolet no monza classic [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o monza clodovil tambem tinha a assinatura do estilista impressa na parte interna no vigia traseiro bancos de couro preto com as iniciais ch gravadas nos encostos e um chaveiro ouro 24 quilates que acompanhava o carro opcional era um jogo de malas de couro marrom feitas sob medida para o porta malas do monza hatch tambem desenhado pelo estilista equipamentos que eram opcionais no monza sl/e como vidros e travas eletricos toca fitas bosch e painel com conta giros eram de serie no monza clodovil se no papel a ideia parecia boa na pratica a serie especial foi um completo fracasso de acordo com estimativas nao oficiais no maximo 12 exemplares foram vendidos o que de certa forma torna o monza clodovil um dos modelos mais raros da chevrolet nao apenas no brasil mas no mundo ainda que repetindo tecnicamente ele nao seja uma versao oficial fotos registros automotivos do cotidiano e dificil determinar a causa exata para a baixa aceitaçao e tambem facil culpar somente o preconceito sobre homossexuais que havia nos anos 1980 mas alem disso temos algumas outras hipoteses para começar o monza clodovil era uma serie especial feita sobre o a versao mais cara do monza e consequentemente custava ainda mais dinheiro na epoca e o poder aquisitivo do brasileiro medio na epoca era menor de fato outra questao era o apelo ao publico feminino em um tempo no qual as mulheres ainda nao haviam conquistado a independencia financeira que tem hoje e claro ha o fato de ser uma personalizaçao muito especifica independentemente da sexualidade de clodovil que nao era uma personalidade de apelo universal e por conta do ja citado preconceito e bem possivel que alguns dos monza clodovil tenham sido descaracterizados por seus donos ao longo dos anos nas decadas seguintes porem outras fabricantes de automoveis investiram em versoes fashion de seus carros e tiveram relativo sucesso que vamos abordar em um proximo post talvez o monza clodovil so estivesse a frente de seu tempo
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