um dos poucos carros importados da decada de 1990 que eu realmente teria coragem de colocar na garagem e o chevrolet calibra ele desembarcou em nossas terras em 1993 ao lado de seu irmao de plataforma com carroceria seda o vectra gsi e eu creio que nao estou sozinho nesta resoluçao o calibra e um dos carros daquela epoca que dificilmente seriam recusados por qualquer entusiasta ele tem um carisma impressionante; desempenho adequado ate mesmo para os padroes de hoje quase tres decadas depois; e um design que envelheceu absurdamente bem apesar de nao lembrar em nada os carros modernos ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] considerando alias que o chevrolet vectra gsi e praticamente o mesmo carro porem com lugar para cinco pessoas ate mesmo o painel de instrumentos e o mesmissimo o maior argumento a favor do calibra e mesmo seu design e este e de autoria de um alemao chamado erhard schnell um simpatico senhor que infelizmente nos deixou nesta semana aos 93 anos de idade e ao que parece o calibra era sua obra favorita erhard schnell nasceu em 1927 e interessou se pelo design muito cedo em 1952 aos 25 graduou se no colegio de design de offenbach am main e quase imediatamente conseguiu empregar se na opel e foi na opel que ele se aposentou em 1991 ou seja foram 39 anos na mesma empresa uma fidelidade admiravel na verdade schnell que curiosidade significa rapido em alemao foi um dos designers mais importantes da opel visto que alem de desenhar carros foi mentor e tutor de dezenas de projetistas mais jovens e inexperientes dentro da empresa em 1961 depois de uma temporada em detroit para aprimorar sua tecnica no departamento de design da chevrolet onde possivelmente foi influenciado pelo chevrolet corvette sting ray que estava em fase final de desenvolvimento schnell retornou a alemanha e começou a trabalhar em seu primeiro grande projeto o opel gt esportivo feito sobre a plataforma do kadett b [gallery type= grid link= file size= medium columns= 2 ids= 250652 250653 ] o pequeno cupe segundo o proprio schnell foi imaginado despretensiosamente apenas como um exercicio de design em um depoimento publicado pela propria opel em 2018 schnell contou que ele e seu supervisor estavam ate com medo de mostrar o carro a cupula da opel e que a recepçao foi surpreendente ficamos aliviados quando a direçao da empresa aplaudiu o carro espontaneamente eles estavam encantados e foi assim que o gt recebeu a aprovaçao da opel para tornar se um carro produzido em serie [caption id= attachment_250630 align= alignnone width= 2480 ] big bang the opel experimental gt was the first concept car of a german manufacturer when it celebrated its premiere at 1965 frankfurt motor show [/caption] o opel gt so chegou ao mercado em 1968 meses depois do corvette c3 com o qual era ainda mais parecido alias equipado com motores quatro cilindros de um litro e 67 cv ou 1 9 litro e 102 cv e em 1973 quando deixou de ser fabricado ele ja tinha vendido mais de de 100 000 unidades [caption id= attachment_250629 align= alignnone width= 2560 ] dream car even 50 years after its introduction the slogan only flying is better… still applies to the opel gt [/caption] com o sucesso do gt schnell logo recebeu outros projetos para tocar carros como o opel rekord c sim o carro que deu origem ao nosso opala ; o primeiro opel manta que foi o substituto indireto do opel gt; o kadett d; e o primeiro corsa todos eles tiveram o envolvimento de schnell na definiçao de suas formas schnell tambem trabalhou em alguns conceitos como o cupe opel diplomat apresentado em 1969 e o tech 1 de 1981 este alias tinha um perfil bastante futurista mas o desenho da dianteira deixa evidente a origem da identidade visual do primeiro omega [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 250628 250627 ] erhard schnell acabaria ficando mais conhecido contudo pelo comando da equipe de design do vectra o que incluia o calibra naturalmente schnell se importava bastante com as proporçoes que deveriam ser agradaveis e harmonicas com todos os elementos do carro conversando bem entre si nada poderia ficar escondido ou destacado demais o vectra foi lançado em 1988 e o calibra dois anos depois [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 250633 250644 ] no caso do calibra havia ainda a preocupaçao extra com a aerodinamica algo de que a dianteira baixa o teto que formava um semicirculo quase perfeito e a traseira com spoiler integrado davam conta muito bem na epoca o calibra era o carro produzido em serie com coeficiente de arrasto mais baixo do planeta apenas 0 26 na alemanha havia versoes mais potentes do que a que tivemos aqui se o c20xe 2 0 16v naturalmente aspirado de 150 cv ja era bem interessante do nosso ponto de vista os europeus podiam desfrutar de um v6 de 2 5 litros e 170 cv; ou mesmo de uma versao turbinada do c20xe chamada c20let com 205 cv vectra e calibra acabaram sendo os ultimos projetos de schnell como funcionario da opel e por isto mesmo talvez eles sejam os mais lembrados mas o projetista permaneceu ligado a marca ate o fim de seus dias sempre posando para fotos com suas criaçoes autografando carros de fas e marcando presença em eventos ate quando conseguiu aguentar e ate meio triste o fato de seu nome nao ser tao lembrado quanto o de outros projetistas mais antigos esperamos que com este post tenhamos feito a nossa parte para que ele nao seja esquecido
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.