a historia toda do mercedes amg c63 com motor de quatro cilindros foi uma celeuma no minimo interessante nao e a toa que os carros nao se moveram de seus lugares desde que chegaram as concessionarias efetivamente a prova de venda o c63 e tradicionalmente um carro que e legal justamente por seu v8 grande e potente num carro pequeno; no geral e o mesmo mercedes que com motores diesel e calotas serve de taxi no oriente medio tire o v8 da equaçao e o esquema quatro em linha turbo eletrificado se mostrou uma tremenda de uma ma ideia a nova testarossa de 1050 cv mas isso nao significa que o motor quatro em linha seja algo intrinsicamente ruim o lançamento da nova ferrari testarossa esta semana nos fez lembrar disso a primeira vez que a tampa de cabeçote vermelha se tornou nome de carro na ferrari foi em um carro de quatro cilindros em linha o 500 tr de 1956 500 tr a primeira testarossa era 4 cilindros o numero 500 seguindo a entao tradicional nomenclatura da ferrari significava a cilindrada de um so cilindro em cm³ o carro era entao um quatro em linha de dois litros se voce se lembra da historia da marca vai lembrar tambem que em 1956 havia outro ferrari de dois litros o 166 que tinha esta cilindrada em cada cilindro mas 12 deles em v uma versao do famoso primeiro motor com ferrari escrito nos cabeçotes o pequeno v12 colombo testa rossa como o 500 tr era um carro de corrida a logica aqui ja deve ser clara para voce neste carro deveria ter mais chance de ganhar corrida que o v12 ferrari de corrida como todo carro de corrida tem tao somente um objetivo ser mais rapido todo o resto e secundario e irrelevante e todo o metafisico sobre o qual que gastamos o portugues para explicar aqui fora nas ruas e estradas do mundo real totalmente inutil como parametro de projeto enzo tinha se bestificado com os v12 packard desde jovem mas era pragmatico em corrida se vence e bom num 555 squalo de f1 o quatro em linha ferrari sim um 4 em linha melhor que o v12 ou pelo menos fazendo um carro melhor que o com o v12 o que vai de encontro com minha mais nova posiçao a respeito de qual e o melhor motor para se ter num automovel uma que e bem controversa mas qual expliquei detalhadamente ja nesta materia aqui e portanto vou dar so o bottom line o melhor motor que existe e o quatro em linha hoje aspirado de preferencia https //flatout com br/e o v12 a melhor de todas as configuracoes/ e o quatro em linha da ferrari era justamente um desses incriveis motores sempre aspirado como todo bom ferrari era quando ferrari era algo bom entao e hora mais uma vez de nos chafurdarmos no pantano do conhecimento para dele emergirmos feito as coisas que emergem do pantano todos lambrecados do doce nectar da sabedoria; e assim conhecermos em detalhe os incriveis e sensacionais motores de um passado que neste caso bem especifico nos parece melhor lampredi faz um 4 em 1951 a alfa romeo abandona a f1 aposentando seu alfetta tipo 159 de oito cilindros em linha e 1 5 litro supercharged depois de superada pelos ferrari v12 aspirados de 4 5 litros lampredi a categoria ate ali permitindo 1 5 litro com compressor ou 4 5 litros sem mudava em 1954 seria uma formula de 2 5 litros aspirados somente para dar tempo de adaptaçao as temporadas de 1952 e 1953 seriam com regulamento de formula 2 motores aspirados de ate 2 litros lampredi e ferrari com o quatro em linha; com a mao nele a esquerda luigi bazzi o motor colombo v12 166 poderia ter sido perfeito para essa formula 1 temporaria 2 litros mas lampredi estava ansioso para experimentar um novo motor cujos desenhos ele havia concluido durante o inverno italiano de 1950 51 seu sucessor para o adoravel pequeno v12 colombo era de todas as coisas um quatro cilindros em linha sim o mesmo layout dos fiat balilla e outras coisas nada exoticas mas e claro que o quatro em linha de lampredi para a ferrari seria algo bem diferente o v12 colombo note as molas hairpin o quatro cilindros ferrari de cinco mancais introduziu um novo tipo de mola de valvula para a ferrari que se voce lembrar em 1951 ainda usava as do tipo hairpin eram molas helicoidais duplas montadas concentricamente com a haste da valvula alem de duas tradicionais molas hairpin na lateral eram feitas de arame muito fino e eram usadas para carregar o conjunto do tucho contra o comando de valvulas o primeiro motor o v12 colombo tinha so um comando em cada cabeçote entao as duas valvulas por cilindro opostas em angulo acionadas por balancins no quatro em linha lampredi fez um dohc com acionamento direto atuando sobre tuchos do tipo copo invertido roletados o acionamento dos comandos em si era por meio de engrenagens e sim e o primeiro ferrari dohc as valvulas duas por cilindro estavam opostas num angulo incluso de 58° e para remediar o fato que duas valvulas grandes nao deixam espaço para a vela bem no centro havia duas velas por cilindro via dois distribuidores como no v12 o motor era todo em aluminio com camisas de aço aparafusadas como os v12 de lampredi este motor era exclusivamente de aurelio lampredi desenhado sem influencia externa diferente de seu v12 inspirado no colombo embora o engenheiro soubesse que diametro e curso teriam que aumentar em relaçao a um v12 de cilindrada similar aumentando o peso da massa reciprocante em cada cilindro ele nao dava a mesma importancia a area do pistao e a velocidade/aceleraçao do pistao como colombo e ferrari o v12 media 60 x 58 8 mm e 1995 cm³ e o novo quatro em linha 500 acabou com 90 x 78 mm e 1984 cm³ ferrari 500 f2 lampredi tinha suas proprias prioridades e sua prioridade era peso baixo ele sabia que poderia economizar peso usando um quatro cilindros mesmo se comparado ao levissimo v12 colombo o seu motor de quatro cilindros e 2 litros 500 no fim pesava 156 kg em comparaçao com 199 kg do v 12 166 ele estimou que poderia aumentar a relaçao potencia/peso em 12 a 15% em comparaçao com o motor anterior alem disso o numero de peças moveis foi reduzido em cerca de 65% o que e sempre bom para durabilidade; peça que nao existe mais nao quebra o primeiro quatro cilindros construido na primavera italiana de 1951 desenvolvia 170 cv contra 155 cv do v 12 enquanto o 166 ostentava uma relaçao potencia/peso de 0 78 cv/kg e 77 8 cv por litro o novo motor de quatro cilindros produzia 1 09 cv/kg e 85 86 cv por litro lampredi superou suas proprias estimativas para a relaçao potencia/peso o novo motor foi 27 9% melhor em relaçao ao v 12 houve um aumento de 9 4% na potencia especifica depois o motor evoluiria para aumentar ainda mais tamanho de valvula e fazer um motor mais baixo em altura o angulo entre as valvulas aumentaria para 100° ascari e o 500 f2 o ferrari 500 f2 provou ser um carro imbativel e impulsionou alberto ascari para o campeonato mundial de f1 em 1952 e 1953 o motor de quatro cilindros foi um sucesso e logo apareceu em carros esporte tambem 500 mondial o primeiro deles foi o 500 mondial de 1953; uma pequena barchetta de 2250 mm de entre eixos e 720 kg o motor de dois litros aqui tinha 170 cv em 1956 receberia mais taxa e dois weber 45dcoe3 para nada menos que 180 cv a 7 000 rpm o carro pesava agora 680 kg e para diferencia lo do motor anterior menos potente recebeu pintura vermelha nos cabeçotes sim o primeiro testarossa o 500 tr neste motor 500 testarossa tambem as molas duplas das valvulas viraram mola unica e os motores demonstravam grande confiabilidade em pista testarossa nome auto evidente no primeiro 500 tr o sucesso continuo de lampredi com o layout de quatro cilindros o convenceu a mante lo para a temporada de f1 de 1954 onde o limite de cilindrada era 2 5 litros nascia o tipo 625 com 94 mm de diametro e 90 mm de curso e agora 2498 cm³ com dois weber 50 dcoe e taxa de 13 1 entregava 230 cv a 7 000 rpm e ao final da temporada 245 cv mesmo esse numero maior nao foi suficiente para desafiar seriamente o novo maserati 250f seis em linha projetado por colombo ou o magnifico mercedes benz w196 com seus 256 cv e oito cilindros em linha desmodromico com injeçao direta testarossa a ferrari 500 tr a introduçao subsequente em 1955 da ferrari 555 super squalo com um motor de quatro cilindros e 270 cv tambem nao foi suficiente para perturbar o equilibrio aquela altura a mercedes benz ja desenvolvia 280 cv as temporadas de 1954 e 1955 foram um fracasso para os carros de formula 1 da ferrari tipo 625 mas nas corridas de carros esporte os quatro cilindros iam melhor em 1954 aparecia o 750 monza outra barchetta de competiçao com um motor aumentado agora como o nome diz eram 750 cm³ por cilindro para um quatro em linha de nada menos de 3 litros o aumento foi para 103 x 90 mm para um total exato de 2999 cm³ para usar gasolina ‘de rua tinha taxa de 8 6 1 e com dois weber 58 dcoa3 dava 260 cv a 6000 rpm em um carro de 760 kg se voce pode acreditar o 2 5 litros do 625 o motor cresceria de novo em 1955 o 860 monza media 102 x 105 mm para um total de 3431 cm³ sim era um quatro cilindros de 3 4 litros enorme este motor dava 280 cv aos mesmos 6000 rpm em configuraçao similar ao do 750 monza 750 monza o que nos faz perguntar nao era um motor extremamente vibrador lembre se que o opala tinha 2 5 litros e era bem desagradavel embora tenha ficado melhor quando virou 151 alterando se a relaçao diametro e curso justamente para diminuir vibraçao e nao nao se usavam eixos contra rotativos para cancelar vibraçoes nesta epoca 750 monza 3 litros e 4 cilindros o fato e que o motor nao tem fama de especialmente vibrador; talvez o cuidado e tolerancia apertada por meio de muito ajuste manual ajudava mas e claro que nao e liso; e ainda bem vibraçao aprendemos recentemente no mundo do automovel e vida contanto que nao seja tanta que faça tudo soltar e quebrar 860 monza 3 4 litros ha sete anos jay leno andou na 500 mondial 1955 do almirante americano robert phillips que a comprou quando era um marinheiro de 24 anos e a manteve por 58 anos; o carro admitidamente com o menor 2 litros parece alegre e liso o suficiente para dar agua na boca no video; e ninguem reclamou de vibraçao https //www youtube com/watch v=ibqzct5snow o fato porem e que em 1956 apareciam tambem os v6 dino de jano na ferrari; efetivamente tomariam o lugar dos quatro em linha na marca lampredi tenta algo ainda mais leve fazendo um dois cilindros paralelo mas como sabemos nao da certo a ferrari nunca mais faria outro quatro em linha https //flatout com br/quando a ferrari fez um carro 1 0/ pelo menos nao com a sua marca; a ferrarina de 854 cm³ em 1959 era um quatro em linha e vendido para a asa seria produzido em versoes de um litro um ferrari em espirito senao em nome mas ali enzo ja cuidava para nao ligar mais o seu nome com uma quantidade tao comum e mundana de cilindros com nome ferrari o unico quatro em linha e este de lampredi muia gente aprova esta aversao a configuraçao tenho certeza; mas eu por mim adoraria uma versao moderna do 860 monza com um grande e girador quatro em linha moderno e pesando 1 toneladinha sei que nunca vai acontecer e com toda essa eletrificaçao e turbo castraçao do mundo moderno se acontecer um ferrari quatro em linha de novo provavelmente vai ser tao ruim quanto o da amg deixa o defunto de lampredi quietinho na cova va
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