se o motor era algo secundario irrelevante quase uma caixa com desempenho e peso definidos comprados de algum fornecedor para a lotus de colin chapman nada era mais importante na ferrari que il motore lendas abundam sobre a filosofia de enzo a este respeito que os freios nao interessavam pois os carros eram feitos para acelerar entre outras motor e simplesmente tudo num ferrari seu alfa e o seu omega e como bem sabemos o motor mais ligado aos ferrari e o v12 o primeiro ferrari era um v12 o famoso sohc colombo inicialmente de 1 5 litros supercharged para a formula 1 os v12 ainda sao os mais impressionantes ferrari das unidades de 3 litros do colombo com 300 cv e 200 kg ate os quatro comandos da daytona que humilhavam constantemente o mais bonito e famoso lamborghini miura; ferrari e mais ferrari com um v12 [caption id= attachment_349773 align= aligncenter width= 999 ] v12 colombo classico[/caption] apesar disso e claro que existem outros tipos de ferrari e sim outros motores significam outros tipos de ferrari; como ja estabelecemos diferente de outras marcas o motor e o ferrari e vice versa; todo ferrari e definido pelo motor que o empurra os dino sao v6 existem os ferrari v8 e os ferrari v8 turbo; existem tambem ferrari quatro em linha e brevemente ate seis em linha como um maserati ou bmw existiu ate um ferrari experimental de dois cilindros; independente da forma que ele e o motor e a alma de qualquer ferrari [caption id= attachment_349753 align= aligncenter width= 999 ] o 512 de f1 primeiro flat 12 ferrari em 1964[/caption] nos anos 1960 depois da famosa noite do facao quando o jovem mauro forghieri se tornou de repente o engenheiro chefe dos carros de competiçao aparece mais um novo tipo de motor ferrari na formula 1 ja em 1964 abandonando de vez os v6 dino forghieri aposta em um novo tipo de v12 o a 180° sim totalmente contraposto este novo motor assim baixaria consideravelmente o centro de gravidade do carro o 512 de f1 em 1964 tinha assim um motor grande para seu deslocamento media 56 x 50 4 mm para um total de 1490 cm³ de acordo com o limite de 1 5 litro da f1 na epoca com duplo comando no cabeçote mas so duas valvulas por cilindro taxa de 9 8 1 injeçao mecanica lucas e carter seco dava 220 cv a 12 000 rpm forghieri começaria realmente a colher frutos de seu novo tipo de motor so na era de 3 litros que se seguiu com os 312b e principalmente os 312t o 312t que debutou em 1974 e teve varias versoes ate 1981 e talvez o maior sucesso de forghieri e o carro que deu fama ao ferrari flat 12 ganhou 27 grandes premios fez niki lauda campeao em 1975 e 1977 e jody scheckter em 1979 e a ferrari campea de construtores 4 vezes o v12 a 180° da 312t media 81 x 49 6 mm e 2992 cm³; agora tinha taxa de 11 5 1 e quatro valvulas por cilindro; dava 515 530 cv a 12 300 rpm validou totalmente o conceito de motor baixo de forghieri mas o avanço da aerodinamica no fim da decada marcaria seu fim era necessario mais espaço para o fluxo de ar por baixo do carro e aquele imenso retangulo deitado de 12 cilindros atrapalhava alem disso; existia agora o motor turbo impulsionado pela renault o sucessor o 126c de 1982 era v6 turbo [caption id= attachment_349745 align= aligncenter width= 999 ] o v12 a 180 graus em versao de rua[/caption] uma pausa aqui para falarmos um pouco do motor boxer e do contraposto/ v a 180° simplificando o motor boxer emprega uma manivela independente para cada biela no eixo de manivelas virabrequim o em v e o flat v a 180° emprega normalmente uma manivela para cada dois cilindros opostos todo boxer e contraposto mas nem todo contraposto e boxer para facilitar o melhor e chamar sempre de contraposto fica a dica https //flatout com br/voce sabe diferenciar um motor flat de um motor boxer/ a confusao claro existe muito por conta da ferrari mesmo que chamou seu primeiro carro de rua com o v a 180° de berlinetta boxer; nao nao era boxer era contraposto somente tudo para manter uma piada interna para esconder o real significado de bb brigitte bardot so os italianos dos anos 1970 mesmo para fazer uma dessas saudade onde foram parar hoje sao filhotes de montezemolo com terno e cara seria a se achando chiques demais para essas brincadeiras infantis https //flatout com br/ferrari 365 gt4 bb berlineta boxer brigitte bardot/ mas enfim o motor contraposto tem a vantagem clara e principal de manter o motor curto em comprimento e baixo se claro extremamente largo por isso o toyota gr86 por exemplo e largo o motor boxer subaru na frente entre as torres de suspensao obriga isso o uso mais inteligente deles e acoplado a transeixos perto do eixo de traçao como em fuscas porsches gol a ar alfasud e uma miriade de subarus ou em posiçao central traseira tambem ainda que seja mais raro a reduçao da cota total de altura do motor e as vezes atrapalhada pelo carter; acaba obrigando levantar se o motor para lhe dar espaço tambem a construçao e delicada normalmente se divide o bloco no meio em dois bem no centro do virabrequim fazendo um conjunto menos resistente a alfa romeo manteve um bloco inteiro no alfasud e os mancais saiam por baixo como um motor normal em linha ou v fazendo algo bem parrudo e simples mas a maioria splits o treco bem no meio mesmo para facilitar fabricaçao e manutençao o flat 12 vai para rua enzo ferrari preferia manter o v12 na frente em seus carros de rua o daytona afinal de contas era mais veloz e rapido que o chique lamborghini miura e segundo ele mesmo um carro melhor assim mas ficar com motor na frente nos anos 1970 era parecer ultrapassado; ate a tradicional maserati lançaria o bora com seu velho v8 atras da cabine decreta entao que seus engenheiros façam um supercarro de 12 cilindros e motor central e ja que os carros de f1 e de competiçao eram entao flat 12 este novo ferrari de rua seria assim tambem pois bem dottore ingegnere algelo bellei o chefe da engenharia de carros de rua e um veterano de 30 anos de ferrari numa epoca que a empresa tinha nao muito mais de 30 anos e dottore ingegnere giuliano de angelis o chefe da engenharia de motores ele com 16 anos de ferrari colocam maos a obra [caption id= attachment_349775 align= aligncenter width= 796 ] dottore de angelis e seu motor [/caption] dottore de angelis segue de perto o desenho do flat 12 de formula 1 mas faz seu novo motor maior claro agora seriam 365 cm³ por cilindro para um total de 4 4 litros ao inves de 3 na verdade as bielas do 365 gtb/4 daytona foram reusadas e o motor final com o bloco dividido em dois bem no meio do virabrequim media 81 x 71 mm e 4390 cm³ exatamente como o v12 a 60° do daytona os blocos e cabeçotes eram em aluminio com camisas de ferro fundido resfriadas e insertadas com interferencia o virabrequim era usinado a partir de um billet enorme de aço forjado e depois tratado este virabrequim uma verdadeira obra de arte de trabalho manual nessa epoca era assentado em sete mancais principais no motor o cabeçote tinha duplo comando e valvulas opostas apenas duas delas neste carro pela primeira vez os comandos eram acionados por correias dentadas e nao corrente para menos barulho menor peso e menor custo a taxa de compressao era de 8 8 1 claro que nada de injeçao mecanica lucas de corrida aqui o motor recebia uma incrivel e gloriosa bateria de quatro webers 40if3c de corpo triplo eram alimentados por duas bombas eletricas corona a uma pressao de 3 5 lb/pol² ao inves de dois distribuidores de seis saidas pratica anterior apenas um novo distribuidor marelli s158 para doze cilindros acionado pelo comando de escape da bancada direita do motor diferente do v12 do daytona nao havia sistema de carter seco; os motivos ja vamos chegar neles prometo os primeiros testes do motor foram encorajadores 380 cv a 7000 rpm a regulagem final acertada para ele no fim reduziu um pouco isso 360 cv a 7500 rpm e 43 mkgf a 4500 rpm ainda confortavelmente acima da potencia do daytona 352 cv ate aqui tudo bem; imaginamos ja um motor baixo rente ao chao e tao potente assim faria um carro fora do normal bem sim e nao o flat 12 era comprido e computados a posiçao do motorista e o entre eixos desejado para o comportamento esportivo ficou impossivel a soluçao e um compromisso para la de estranho o motor subiu e o transeixo ficou debaixo dele isso mesmo depois da embreagem tres engrenagens levam a potencia para a caixa de cambio debaixo do motor o entre eixos ficou do jeito desejado mas o ultimo cilindro do flat 12 esta em cima no eixo traseiro este carro entao tem motor traseiro e nao central um boxer que nao e boxer um flat 12 alto quase um metro do chao e um carro de motor central em que o motor tecnicamente nao e central e mole [caption id= attachment_349763 align= aligncenter width= 999 ] num testarossa reparem o cambio debaixo do motor[/caption] por isso tambem o carter umido normal o motor estaria tao alto no carro que nao necessitava do artificio do carter seco mas se mostrou um erro o carro sofreu de oil starvation nos na bancada oposta em situaçao de alta força g problema comum nos contrapostos de fusca ate subaru mas nada disso importa como dissemos um ferrari e sobre o motor disse o famoso jornalista neozelandes/australiano/ingles mel nichols pise fundo a 1 000 rpm em quinta marcha quando o velocimetro do ferrari berlinetta boxer esta a apenas 50 km/h ou a 5500 rpm quando o mesmo instrumento mostra 240 km/h e o resultado e exatamente o mesmo um grande solido incrivel empurrao para a frente tremendamente poderoso mas tambem suave como seda e acompanhado por um glorioso e unico som o que quer que voce faça com o boxer e o que quer que voce pense dele um fato e inescapavel o seu motor e seu coraçao e sua alma o extraordinario doze cilindros contrapostos faz muito mais que prover um impressionante desempenho ao bb e a essencia do conceito do carro o criador de seu carater o provedor de seu nome e a razao por que o boxer e unico no mundo automobilistico e na historia da ferrari evoluçao meio teoricamente errado ou nao o 365 gt4 berlinetta boxer se mostrou um carro extremamente agradavel era tambem lindo um magnifico cupe de linhas tao classicas que seria moderno se lançado hoje e seu motor um colosso; tanto que sobreviveu de uma forma evoluida ate 1996 em 1976 aparecia o ferrari bb 512 com a nova versao do motor o motor tipo f102 agora tipo 102 b agora tinha carter seco para curar o problema de oil starvation e crescera em tamanho 82 x 78 mm e 4 943 cm³ cinco litros para atender novas legislaçoes a potenia inicialmente igual a do carro anterior baixou para 340 cv a 6800 rpm mas o torque aumentou para 45 8 mkgf a 4300 rpm o bb 512i foi lançado em 1981 com injeçao bosch k jetronic cis e sistema de igniçao eletronica dinoplex da magneti marelli agora tinha um limitador de rotaçao integrado a potencia ficou inalterada mas a rotaçao mais baixa 6000 rpm voltaria a aumentar em 1984 com o testarossa; este um carro totalmente novo com radiadores nas laterais ainda mantinha o motor e cambio do bb original a grande diferença no motor era alem dos cabeçotes pintados de vermelhopara validar o nome do carro as quatro valvulas por cilindro ainda com cinco litros mas totalmente revisado em detalhe era muito mais forte 390 cv a 6300 rpm e 50 mkgf a 4500 rpm [caption id= attachment_349769 align= aligncenter width= 999 ] o 512tr[/caption] a 512 tr de 1991 veio com mais potencia de novo 428 cv a 6750 rpm a ultima evoluçao do motor chega em 1994 na f512m o motor foi todo refeito nos detalhes novas bielas de titanio e um novo virabrequim economizaram incriveis 7 26 kg na massa girante permitindo um novo limite de giro de 7500 rpm junto com taxa de 10 4 1 chegou se a nada menos que 441 cv a 6750 rpm e 51 1 mkgf a 5500 rpm no ultimo e final motor tipo f113 g [caption id= attachment_349770 align= aligncenter width= 999 ] o f512m[/caption] o flat 12 da ferrari pode ter tido o fardo de um desenho de transeixo esquisito que nao o ajudou em nada mas mesmo assim e hoje materia prima de sonho e reverenciado sobremaneira como dissemos ferrari e sobre motor o resto do carro e detalhe
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