fundada em bolonha no ano de 1926 pelos irmaos maserati a empresa homonima fora ate 1957 uma marca de carros de competiçao apenas nascida como a lotus e a ferrari sim existiram alguns maserati de rua antes disso mas eram basicamente chassis de competiçao encarroçados para particulares; era algo muito normal na epoca onde corrida e rua tinham fronteiras menos bem definidas e crucialmente nao era necessaria nenhuma homologaçao e testes para vender carros na rua o pos guerra veria a empresa se mudando de endereço para a fabrica de mecanica pesada da familia orsi donos da empresa desde 1937 em modena no inicio dos anos 50 os irmaos maserati ja nao estavam na empresa que levava seu nome e o engenheiro chefe da empresa ja era um dos mais geniais criadores de automoveis de todos os tempos giulio alfieri [caption id= attachment_299391 align= aligncenter width= 640 ] giulio alfieri de terno [/caption] perto de 1955 encarando uma crise financeira das bravas na pequena empresa os orsi resolvem parar de investir em competiçao e criar um gra turismo para produzir em pequena serie tentando assim fazer algum dinheiro começava a era de ouro dos gt’s italianos afinal de contas e um bom dinheiro poderia ser feito vendendo carros especiais a preço alto para magnatas para tal da carta branca mas um orçamento apertado ao seu engenheiro chefe alfieri resolveu que nao valia a pena competir com os ferraris produzidos do outro lado da cidade ali perto em maranello enzo ja tinha para si a clientela interessada em carros de corrida intrataveis disfarçados em carros de rua aquele tempo ferraris eram os mais fantasticos carros de rua existentes para andar rapido mas totalmente recalcitrantes a baixa velocidade capazes de superaquecer facilmente no transito e propensos a deixar velas sujas se mantidos em marcha lenta por algum tempo seu objetivo era diferente espaço para duas pessoas e bagagem farta potencia suficiente para medias de viagem superiores a 200 km/h estabilidade e freios impecaveis para tal e conforto total nada de marcha lenta irregular e barulho excessivo nada de carro de corrida que pode ser usado nas ruas um gt classico era o objetivo [caption id= attachment_299392 align= aligncenter width= 999 ] o maserati 3500gt[/caption] o resultado e o maserati 3500gt o primeiro carro da marca criado para ser um carro de rua e produzido em algum volume alfieri era um daqueles mestres que conseguem fazer coisa boa mesmo com ingredientes mundanos e o 3500gt e a maior prova disso o investimento da maserati nele foi quase nulo o motor era o seis em linha dohc do 300/s de competiçao com cilindrada aumentada era um seis em linha relativamente grande para a epoca principalmente quando lembramos que a maioria dos ferrari v 12 deslocavam tres litros exatos 3 485 cm³ a partir de uma relaçao de diametro e curso subquadrada 86 x 100 mm totalmente em aluminio exceto pelas camisas de cilindro em ferro fundido o motor tinha ainda duplo comando de valvulas no cabeçote acionados por corrente tripla e duas valvulas inclinadas por cilindro para uma camara de combustao hemisferica duas velas por cilindro faziam a igniçao e para isto a marelli que inicialmente especificou dois distribuidores acabou por criar um distribuidor de dois andares bastante complexo e grande mas eficiente nao havia uma junta para o cabeçote apenas um pequeno canal usinado no deck do bloco dando a volta em todo ele onde se montava uma vedaçao que comprimida no torqueamento do cabeçote selava a junta cabeçote bloco o carter tambem era em aluminio e amplamente aletado para refrigeraçao mas ainda assim contava com um radiador externo de oleo a bomba d agua era acionada por correia de borracha e na frente da bomba era montado o ventilador de arrefecimento solidario a ela [caption id= attachment_299394 align= aligncenter width= 999 ] o seis em linha do 3500gt[/caption] equipado com tres weber 42 dcoe duplos horizontais de um lado e coletores seis em dois de ferro fundido do outro e uma taxa de compressao alta para a epoca de 8 5 1 debitava algo em torno de 240 cv a relativamente baixas 5 500 rpm o torque maximo de 36 mkgf aparecia as 4 000 rpm mas era muito bem distribuido por todas as faixas de rotaçao caracteristica que se tornaria tradiçao da marca o resto do carro era totalmente simples e comprado de fornecedores externos cambio manual zf de quatro marchas embreagem borg&beck com acionamento hidraulico via pedal girling atras do cambio uma arvore carda spicer e um eixo traseiro rigido salisbury identico ao usado no jaguar xk a suspensao traseira era um baixo bem localizado e ajustado eixo rigido com molas semi elipticas longas e underslung o eixo era fixado por cima para dentro da semi elipse amortecedores girling hidraulicos de dupla açao e um braço de reaçao a suspensao dianteira independente por duplo braço triangular sobreposto da alford & alder inglesa com braços em aço forjado molas helicoidais e amortecedores hidraulicos girling a direçao era uma caixa de pinhao e cremalheira zf alema os freios a tambor nas quatro rodas foram desenhados pela girling e usavam componentes desta empresa do cilindro mestre ate as sapatas exceto os tambores de aluminio de competiçao da maserati rodas exclusivas em aço estampado de 16 polegadas para uso de pneus radiais pirelli foram desenvolvidas pela borrani a pedido do engenheiro alfieri que abominava as mais comuns rodas raiadas da marca o chassi era multitubular em aço e era fabricado por duas pequenas empresas diferentes ali mesmo em modena a carroceria era touring superleggera cupe ou vignale conversivel com entre eixos de 2 590 mm num comprimento total de 4 445 mm pesava 1240 kg distribuidos 48% na frente 52% atras um carro nada especial se olhando especificaçao fora o motor exotico e potente mas que fruto de um acerto e desenvolvimento cuidadoso fez um grande sucesso entre a clientela da marca praticamente criou a imagem do maserati como carro de reis e gente realmente rica; ferrari era para a plebe menos sofisticada e mais preocupada em chamar atençao ou pelo menos e o jeito que os vendiam o v8 para cabeças coroadas paralelo a isso uma encomenda do empresario italo americano tony parravano faz a maserati desenvolver um novo v8 de competiçao e o colocar no 300s; nasce o 450s um dos mais violentos carros de corrida dos anos 1950 [caption id= attachment_299398 align= aligncenter width= 999 ] 450s o carro de corrida[/caption] o motor e talvez a maior obra primas da marca um v 8 todo em aluminio fora as camisas de ferro fundido duplo comando de valvulas no cabeçote acionado por um sofisticado trem de engrenagens duas valvulas e duas velas por cilindro em uma camara de combustao hemisferica com quatro webers de duplo corpo e girando ate 7 000 rpm o motor debitava algo entre 400 e 450 cv em competiçao apenas nove 450s sao criados assegurando seu valor e status no futuro parecia ser o fim da historia desse v8 mas nao foi o caso [caption id= attachment_299417 align= aligncenter width= 627 ] a primeira apariçao do v8 e em competiçao 450s[/caption] tudo por causa de um personagem bem mais famoso que a maserati em si que e convidado para experimentar o 3500gt na fabrica o cliente famoso adora o carro mas quer algo com carroceria exclusiva e mais potencia; algo que refletisse sua propria grandeza percebida esse cliente era ninguem menos que sua majestade imperial mohammad reza pahlavi o xa da persia pais hoje conhecido como ira como se sabe o xa que seria deposto nos anos 80 pela revoluçao radical islamica do aiatola khomeini era um entusiasta do automovel de muito bom gosto que amealhou uma das maiores e mais interessantes coleçoes automobilisticas de todos os tempos para sua majestade imperial e criado entao uma lenda o primeiro maserati 5000gt um carro que nunca foi anunciado e catalogado; algo que so existia se voce perguntasse na fabrica e te conhecessem era carissimo exclusivissimo e obviamente se tornou lenda apenas trinta e quatro foram feitos de 1959 a 1966 em oito carrocerias diferentes e exclusivas desenvolvidas pelos carrozzieri italianos para ele a lista de compradores e impressionante o dono da lambretta fernando innocenti depois dono de uma marca de automoveis com seu nome briggs cunningham o agha khan basil read dono do circuito sul africano de kyalami giovanni agnelli da fiat o presidente adolfo lopez mateos do mexico e muitos outros que permanecem anonimos [caption id= attachment_299408 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro 5000gt o xa da persia [/caption] basicamente era um 3500gt com entre eixos aumentado e uma versao do v8 de competiçao do 450s fazendo o mais veloz e potente carro de rua de sua epoca os primeiros dois carros receberam um motor pouquissimo alterado basicamente baixou se a taxa de compressao de 9 5 1 para 8 5 1 e usou se um comando menos agressivo em conjunto a um diametro maior dos pistoes de 93 8 mm para 98 5 mm resultando em 4 935 cm³ contra 4 477 9 cm³ do carro de competiçao dava 340 cv a 5 500 rpm os carros subsequentes foram ainda mais civilizados por um motor extensamente alterado sumia a o trem de engrenagens que acionava os comandos substituido por corrente o diametro dos cilindros fora reduzido e o curso aumentado para 94 x 89 mm resultando em 4 941 1 cm³ mas a mais importante modificaçao era a injeçao de combustivel um equipamento multiponto lucas ingles mecanico a potencia baixou para 325 cv a 5 800 rpm mas num motor bem mais civilizado e tratavel [caption id= attachment_299406 align= aligncenter width= 999 ] o 5000gt do agha khan frua[/caption] o 5000gt do principe karim agha khan com uma carroceria especial de frua acaba sendo inspiraçao para o primeiro maserati quattroporte em 1963; basicamente o mais veloz seda do mundo um 5000gt de quatro portas o motor v8 maserati se tornaria a base da maserati nos anos 1960 e 1970 e continuaria em produçao no quattroporte iii ate 1990 [caption id= attachment_299402 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro quattroporte[/caption] o maserati ghibli com carroceria de giugiaro o khamsin com carroceria de gandini o maserati indy e o mexico todos eles com versoes que iam de 4 1 litros ate 4 9 litros do famoso v8 os orsi vendem a maserati para a citroen em 1968 e o motor continuava vivo com o financiamento da citroen alfieri faz sua obra prima o sensacional bora de motor central traseiro e circuito hidraulico citroen de alta pressao lançado em 1971 um carro de alta tecnologia mas ligado diretamente ao passado de competiçao da marca por seu motor ainda o mesmo v8 nele era um anacronismo mas um anacronismo deliciosamente correto dando uma pitada de pedigree de berço ao bora desenvolvido e lançado quase que exatamente ao mesmo tempo que o chevrolet v 8 small block em 1955 este motor foi quase tao longevo quanto ele foi somente quando a empresa literalmente faliu durante as crises de petroleo dos anos 1970 que o motor perdeu seu protagonismo a citroen tambem acabaria sem dinheiro em comprada pela peugeot em 1975 e a maserati entao sem dono graças a ajuda do governo italiano sobreviveu nas maos do argentino alejandro de tomaso de tomaso demite seu desafeto alfieri imediatamente e tornou a maserati algo muito diferente do que fora ate ali a ultima coisa que sobrava dos tempos de giulio alfieri era o v 8 que permaneceu na quattroporte iii feita por de tomaso na plataforma de seu longchamp ate seu derradeiro fim em 1990 [caption id= attachment_299414 align= aligncenter width= 999 ] quattroporte iii o ultimo [/caption] a maserati literalmente nunca mais foi a mesma antes uma opçao adulta e mais sofisticada aos ferrari se tornou com o tempo coadjuvante no mundo do supercarro italiano como sua queda em importancia esta diretamente ligada cronologicamente ao fim de seu v8 ele continua tanto tempo depois intimamente ligado ao seu significado de um motor de corrida nos anos 1950 ate empurrar uma limusine italiana nos anos 1980 um caminho longo e deveras interessante
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