a industria inglesa como sabemos esta morta; sobraram estrangeiros produzindo na inglaterra carros com marcas inglesas apenas isso quando produzem la os chineses que compraram a lotus nem se preocuparam com isso e fora o emira todos os outros lotus sao feitos na china [caption id= attachment_365014 align= aligncenter width= 999 ] vitesse seis em linha mas so 1 6 litros[/caption] mas ja foi importantissima esta industria principalmente enquanto o carro esporte era algo importante os ingleses realmente sabem faze los bem o que restou da industria inglesa de verdade sao eles caterham e morgan fora alguns outros de ainda menor volume como a empresa de gordon murray entao começamos esta historia com um pouco de conhecimento basico sobre os carros esporte ingleses do pos guerra a grande habilidade inglesa nesse campo sempre foi fazer carros esporte usando peças de carros normais familiares de alta produçao mas como cada um fez isso e diferente individualmente muita gente acha que era tudo a mesma coisa mas nao havia uma ordem hierarquica importante aqui [caption id= attachment_365022 align= aligncenter width= 999 ] tr5 o primeiro tr seis em linha[/caption] essa escada hierarquica e otima para entender como era mas nao e totalmente perfeita claro empresas faziam carros menores e maiores e usavam motores de todo tipo; os mg b gt chegaram ate ter v8 de aluminio falamos aqui dos produtos mais conhecidos e populares de cada empresa no primeiro degrau dessa escada estava a mg nascida com carros morris modificados a empresa fazia carros esporte baratos e de baixa cilindrada 1250 cm³ ate 1954 1500 cm³ depois ate o mg b com 1 8 litros era pequeno comparado ao resto dos carros esporte ingleses o austin healey 100 tinha um quatro em linha de 2 6 litros e depois seis em linha de 3 litros no topo estava a jaguar com seu seis em linha grande dohc um exotico motor vencedor de le mans de 3 4 litros primeiro no xk120 depois no e type [caption id= attachment_365013 align= aligncenter width= 999 ] triumph gt6 mk1[/caption] e onde ficava a triumph nesta escada facil depois da mg mas antes dos austin healey seu principal produto esportivo a linha tr começa com o tr2 em 1952 com 2 litros e 100 cv; um carro mais forte mas barato como um mg tudo isso acabou ficando bagunçado ao chegar 1970 onde todas essas empresas outrora independentes estavam debaixo do mesmo conglomerado se tivessem respeitado a escada talvez tivesse dado certo dali em diante; se tivessem eliminado uma delas para nao fazer a escada ficar com degraus muito proximos tambem mas nao virou o samba do afrodescendente com esquizofrenia [caption id= attachment_365019 align= aligncenter width= 999 ] o pequeno notavel seis em linha triumph aqui num tr6 americano com carburadores [/caption] em 1945 a standart motor company compra a triumph fazendo a standart triumph austin e a morris se juntaram em 1952 para formar a bmc; mg e austin healey ficaram na mesma empresa; mas distantes o suficiente para continuarem do mesmo jeito no fim de 1966 a bmc comprava a jaguar e a pressed steel fornecedora de estampados para toda industria inglesa e vira bmh em 1968 a leyland motor corporation que englobava a rover e a triumph desde 1960 se juntou a bmh para formar a british leyland [caption id= attachment_364992 align= aligncenter width= 999 ] a perua 2 5 pi com alma de tr[/caption] uma consolidaçao dos carros esporte seria uma boa ideia ali; mas nao todo mundo continuou a faze los independentemente uma loucura completa piorada pelas legislaçoes americanas que acabam colocando um fim no famoso carro esporte ingles e depois a toda a industria inglesa a marca triumph famosa por suas motos e aqui interessante por criar os mais sofisticados dos carros esporte baratos ingleses a empresa sempre manteve chassi separado mas seus carros nem por isso eram arcaicos em 1962 ja tinha suspensao independente traseira no seu pequeno spitfire e em 1965 o tr4 tambem ganhava suspensao traseira independente fazendo aparecer o tr4a ok no caso do spitfire era um eixo oscilante meio assassino mas beleza [caption id= attachment_364989 align= aligncenter width= 999 ] hoje preparado com compressor e mais de 300 cv [/caption] mas o mais legal e o que mais diferenciou os triumph foi o motor de seis cilindros em linha sim tanto austin healey quanto a mg com o mg c tiveram motores seis em linha mas eram enormes pesados e preguiçosos; unidades que estariam mais a vontade em caminhoes que em carros esporte o motor triumph seis em linha por outro lado apesar de tambem barato em construçao era pequeno leve alegre e girador perfeito para um carro esporte lendario ate nesses carros mas incrivelmente nao foi criado para isso e e essa historia que vamos contar hoje a do sensacional seis em linha triumph e os carros que o usaram o seis em linha a historia deste motor começa com o standard eight de 1953 para o qual um motor de 4 cilindros inteiramente novo conhecido como sc small car foi projetado por david eley embora novo o bloco do motor teve que ser usinado com o ferramental existente numa loucura bem britanica que sempre faz coisas pela metade entao as dimensoes centrais do cilindro do novo motor de 803 cm³ foram compartilhadas com a unidade de 1247 cm³ existente sim ficou um pouco maior do que deveria por isso; mas este erro permitiu que aumentasse depois e se tornasse uma unidade de carro esporte as vezes a sorte intervem [caption id= attachment_364995 align= aligncenter width= 1000 ] o quatro em linha sc[/caption] este novo motor de quatro cilindros em linha todo em ferro fundido tinha valvulas no cabeçote operadas por balancins e varetas a partir de comando unico no bloco; um ohv ambos os coletores admissao e escapamento estao no mesmo lado do cabeçote do cilindro como os coletores estao no lado direito do motor o distribuidor o eixo de comando as velas de igniçao e o filtro de oleo estao no lado esquerdo media inicialmente 58 x 76 mm e 803 cm³ [caption id= attachment_364996 align= aligncenter width= 999 ] standart vanguard 6 o primeiro seis em linha[/caption] sir john black o presidente da standart triumph queria um motor para competir com o ford zephr/zodiac e o vauxhall cresta que eram equipados com um motor de seis cilindros em linha ao redor de 1959 a soluçao claro foi criar um motor de seis cilindros a partir do quatro cilindros sc embora o motor de 6 cilindros tenha sido baseado no de 4 cilindros david eley que era responsavel por ambos diz que era um motor novo mas a construçao basica e a posiçao de cada componente sao exatamente os mesmos os cilindros tambem eram siameses ou seja fundidos sem duto de arrefecimento entre cada par deles; isso foi feito para que o motor fosse curto o suficiente para caber no standard vanguard de novo outra caracteristica que o manteve pequeno e leve permitindo montagem em carros esporte por outro lado limitava cilindrada apenas curso podia ser aumentado no cabeçote uma diferença crucial com o sc primeiro os balancins estavam todos presos a um eixo comum; depois e mais importante dutos individuais fez dele um motor propicio de novo para preparaçao e carros esporte mais adiante esses dutos aumentariam para tomar todo espaço possivel melhorando sobremaneira o fluxo de entrada e saida estes cabeçotes ficariam conhecidos como os full width head [caption id= attachment_364999 align= aligncenter width= 999 ] triumph herald[/caption] lançado em 1960 no novo seda formal standard vanguard 6 media 74 6 x 76 mm dando uma capacidade de 1998 cm³ com taxa de compressao de 8 0 1 e dois carburadores solex dava 80 cv a 4500 rpm nao levantou sobrancelha de ninguem era um motor suave e solto sim mas nada de mais entao parecia algo para se dizer que tinha seis cilindros [caption id= attachment_365000 align= aligncenter width= 999 ] o triumph vitesse 1 6 litros seis em linha[/caption] em 1960 existia entao o triumph herald um carro pequeno importante por ter sido um sucesso de vendas mas tambem por seu chassi ser usado nos carros esporte triumph spitfire e gt6 sim tinha chassi separado o que parece anacronismo ate em 1960; mas na verdade era uma das melhores caracteristicas dos triumph a empresa sabia fazer isso muito bem e o acesso ao motor era incrivel toda frente do carro basculava como em um jaguar e type [caption id= attachment_365002 align= aligncenter width= 999 ] o motor seis em linha de 1 6 litros do vitesse[/caption] o herald tambem tinha uma suspensao traseira independente por eixo oscilante o design da carroceria foi feito pelo estilista italiano giovanni michelotti e o carro foi oferecido em modelos seda conversivel cupe perua e van com este ultimo comercializado como triumph courier era bonito e foi um sucesso mais de meio milhao deles foram feitos [caption id= attachment_365003 align= aligncenter width= 999 ] o sofisticado chassi do vitesse[/caption] mas interessante aqui e a apariçao na versao esportiva do herald em 1962 chamada de triumph vitesse da segunda versao do seis em linha triumph como o herald vinha com versoes de 803 e 948 cm³ do quatro em linha sc o novo vitesse tinha um seis em linha de 1596 cm³ criado se diminuindo o diametro dos pistoes para 66 75 mm se tornou um dos menores seis em linha da era moderna com dois solex b32pih o motor dava 71 cv a 5000 e 13 mkgf a 2800 rpm e era decididamente esportivo em seu funcionamento apesar de nao muito forte [caption id= attachment_364990 align= aligncenter width= 999 ] o seda 2 5 pi[/caption] a triumph entra no que talvez seja sua melhor fase em 1963 aparece o triumph 2000 um seda grande para os padroes ingleses com uma versao de dois litros do seis em linha melhorada por taxa maior de 8 5 1 dois solex e 91 cv em 1966 o vitesse recebe este motor tambem [caption id= attachment_365004 align= aligncenter width= 999 ] um gt6 mk2[/caption] em 1966 aparece um dos mais sensacionais triumph ja criados o gt6 basicamente era um spitfire o roadster baseado no herald de 1 3 litro e 4 cilindros cupe mas a triumph foi adiante e colocou o seis em linha de dois litros nele; com o capo que abria para frente o seis em linha debaixo dele e um design semelhante da cabine ficou imediatamente conhecido como o jaguar e type de pobre com uma versao de 95 cv do seis em linha e apenas 865 kg em ordem de marcha este maravilhoso cupezinho fazia 0 100 km/h em 11 segundos cravados e chegava a 175 km/h [caption id= attachment_365005 align= aligncenter width= 999 ] o gt6 mk 3[/caption] parece pouco hoje mas era sensacional para algo do tipo em 1966 e a sofisticaçao era o que o elevava um patamar acima seis em linha fechado suspensoes independentes nas quatro rodas cambio manual sincronizado de quatro marchas um carro barato e sensacional em seu tempo existem alguns deles no brasil; sao raros mas existem ver um e se apaixonar pelo treco eventualmente os gt6 mk2 teriam uma versao evoluida com cabeçote full width e 105 cv; faziam o 0 100 km/h em 10 segundos cravados [caption id= attachment_365008 align= aligncenter width= 999 ] triumph tr5[/caption] mas o motor foi mais adiante em 1967 aparece o novo roadster tr agora com o seis cilindros no lugar do antigo 4 em linha de 2 2 litros o tr5 para ele o motor teve que ser aumentado de novo com curso agora de 95 mm para um total de 2498 cm³ tambem instalou uma grande novidade injeçao de combustivel lucas [caption id= attachment_365009 align= aligncenter width= 1000 ] a injeçao lucas[/caption] derivado do sistema usado em competiçao de f1 o sistema mantinha o combustivel pressurizado que entrava num rotor que o distribuia para todos os cilindros individualmente com este sistema o novo motor 2 5 pi petrol injection dava nada menos que 152 cv a 5500 rpm e 23 mkgf a 3500 rpm pesando uma tonelada o tr5 era capaz de fazer o 0 100 km/h em 8 4 segundos e chagar a 190 km/h um desempenho moderno nos eua por causa de emissoes o carro se chamou tr250 e recebeu dois carburadores zenith stromberg no lugar da injeçao dava 113 cv a 4500 rpm e era bem menos bravo 0 100 km/h em mais de 10 segundos [caption id= attachment_365011 align= aligncenter width= 999 ] o 2 5 injetado[/caption] o motor 2 5 injetado porem foi extendido para o seda grande da marca fazendo um seda quase esportivo o triumph 2 5 pi e acabou tambem debaixo do capo do tr6 basicamente um tr5 com carroceria mais moderna infelizmente nunca foi parar debaixo do capo do gt6 porem aquele carrinho com um motor de 150 cv seria algo realmente assustador o motor continua sendo extensamente preparado la fora carros com injeçao moderna ou tripla de weber alta taxa comandos especiais e ate 250 cv nao sao incomuns ou ate mais com sobrealimentaçao mas em seguida a empresa se perderia no meio da british layland; o seis em linha acaba em 1977 depois a empresa cometeria os tr7 e tr8 de pouco sucesso em 1981 estava reduzida a vender o triumph acclaim um honda ballade seda com logotipos ingleses em 1984 deixou de existir sua maior criaçao sem duvida este minusculo seis em linha e os carros que equipou [caption id= attachment_365012 align= aligncenter width= 999 ] tr6 o ultimo seis em linha[/caption]
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