o salao de frankfurt de 1963 estava cheio de novidades incriveis pela primeira vez vimos o hoje famosissimo cupe derivado da alfa romeo giulia tipo 105 entao denominado alfa romeo giulia sprint gt depois sprint gt veloce gt veloce e gtv um desenho imortal do jovem giugiaro na sensacional mecanica giulia a nsu mostrava o que parecia ser o futuro o primeiro carro a venda no mundo com o motor rotativo wankel o nsu spider no estande da daimler benz o mais incrivel sofisticado e caro mercedes benz da historia tambem debutava o magnifico 600 grosser a hoje esquecida glas lançava seus 1300 e 1500 carros simples mas que traziam em seu motor uma novidade que seria extremamente influente seu comando no cabeçote era acionado por uma correia dentada de borracha pela primeira vez na historia mas nenhuma novidade daquele salao foi tao importante quanto a mostrada no estande da porsche ali ainda chamado de 901 estava o primeiro porsche de rua totalmente novo da historia da empresa e mais agora o motor refrigerado a ar traseiro nao era mais de quatro cilindros seis cilindros traseiros como que loucura a porsche deve ter perdido totalmente a cabeça hoje parece ingenuo e engraçadinho ter medo de um carrinho tao pequeno e com 130 cv apenas mas foi assim que os fas da marca se sentiram ao ver a nova direçao da empresa desde 1948 estavam acostumados com o 356 e toda sua tradiçao de eficiencia vinda de baixo peso; alta potencia nunca fora a praia da empresa agora penduraram um seis cilindros la atras o 356 carrera 2 com seu quatro cilindros dohc de competiçao e dois litros tinha a mesma potencia do novo seis cilindros mas quase ninguem lembrou disso; seis cilindros e muito comprido certamente o delicado balanço do 356 sera perdido para sempre porschefilos corriam para la e para ca esbaforidos cabeça atrasada na inversao de movimento feito o urso colimerio seria como se hoje a porsche lançasse um substituto do 911 atual com um desenho diferente mantendo apenas os farois redondos mais altos que o capo e a traseira fastback com janela em c invertido mas que fosse maior e equipado com um doze cilindros contraposto aspirado de quatro litros pendurado atras do eixo traseiro algo que ao acabar de colocar no papel penso imediatamente que nao seria la uma ma ideia afinal de contas querida porsche se quiser usa la fique a vontade nao precisa nem agradecer so me deixa ser o primeiro a andar que ta tudo certo mas voltando ao mundo real todo mundo ficou pasmo com o 901 que em pouco tempo se tornaria 911 devido a reclamaçoes da peugeot que por sinal fez 806 mas carro começado por 9 so de corrida era um novo tipo de porsche um que honrava suas tradiçoes mas tambem se livrava delas habilmente uma habilidade que parece ter sido perdida pela empresa depois deste carro o 911 teve vida longa como sabemos; sobreviveu ate 1998 bastante modificado mas ainda mantendo seu monobloco e desenho basico de motor ainda que ambos maiores do que eram este motor ate hoje e um classico eterno e tao amado que a singer chamou hans mezger um de seus criadores para criar um motor novo mas que fosse parecido com ele em comportamento e barulho em sua longa historia quase dobrou de deslocamento e sextuplicou de potencia e foi extremamente bem sucedido em competiçao tambem vencendo das 24 horas de le mans ao rali paris dakar um motor inesquecivel nasce o novo porsche o desenho basico do 911 original nasceu nao como substituto do 356 mas no estudo de um porsche um pouco maior com 4 lugares para adultos depois redesenhado para sua missao final de evoluçao do 356 e seu motor apesar da configuraçao de seis cilindros contrapostos e dois litros desde o inicio teve um longo desenvolvimento ate chegar a versao final [caption id= attachment_275132 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro tipo 745 desmodromico[/caption] os primeiros motores de estudos eram como o 356 e o vw ohv com comando no bloco e acionamento de valvulas no cabeçote por varetas e balancins o primeiro motor chamado tipo 745 tinha dois comandos um por lado do seis contraposto para assim ficar mais perto das valvulas e tem um trem de acionamento mais leve de menor inercia o desenho da camara com uma valvula paralela ao pistao e outra inclinada era bem parecida com a do 356 mas rotacionada 90° era desmodromico o comando levantava e fechava a valvula positivamente sem necessidade de mola [caption id= attachment_275133 align= aligncenter width= 999 ] a segunda versao do 745 hemi [/caption] mas este desenho e logo abandonado e nasce um segundo desenho para o 745 ainda dois comandos e ohv mas agora os dois comandos estavam na linha de centro do virabrequim um em cima outro embaixo dele a camara de combustao era hemisferica como num dohc e o comando de cima acionava as valvulas de admissao das duas bancadas e o de baixo as de exaustao a admissao de dava pelo meio do vale das valvulas um carburador de cada lado do motor e dois ventiladores menores que o que conhecemos no 911 final fazia um motor bem mais baixo que permitiria ate um porta malas em cima dele [caption id= attachment_275102 align= aligncenter width= 993 ] o motor final em toda sua gloria [/caption] obviamente a logica prevaleceu no fim; em 1962 o motor ganhava um comando de valvulas no cabeçote para cada bancada acionando valvulas opostas em uma camara de combustao hemisferica via balancins acionados diretamente pelos comandos hans mezger disse decidimos que ja que iamos ter o trabalho de usar dois comandos de valvula no motor melhor coloca los no cabeçote duma vez o projeto deste motor era liderado pelo mais ambicioso dos netos do professor porsche ferdinand piech como sabemos evil dr piech seria um dos maiores nomes da historia do automovel ao fim de sua longa carreira quase 40 anos depois era um motor extremamente complexo mas muito bem projetado o que seria uma tradiçao para piech o bloco de aluminio na verdade era apenas uma carcaça de virabrequim como num vw dividido ao meio bem no centro dele eram nada menos que sete mancais principais e cada pistao tinha seu proprio munhao separado fazendo o virabrequim forjado em aço uma peça de desenho bem complexo um eixo paralelo ao virabrequim abaixo dele movia as duas bombas de oleo do sistema de carter seco usado inicialmente este eixo que girava a metade da velocidade do virabrequim tambem acionava os pinhoes das correntes duplas reynolds que acionavam os comandos as correntes eram protegidas por uma capa de aluminio e tensionadas por mola e tensionador o distribuidor era acionado diretamente pelo vira os cilindros montados nessa carcaça do virabrequim sao individuais como o do vw em aluminio com camisa integral de ferro fundido os pistoes eram em aluminio forjado e as bielas de aço forjado o motor do 911 na verdade tem seis cabeçotes individuais um por cilindro como o motor de oito cilindros de competiçao tambem projetado sob piech a gaiola com os mancais e acionamento dos comandos e valvulas e uma peça unica fundida por lado que montado acima deles efetivamente faz um conjunto cabeçote que parece uma peça so complexo mas eficiente ao extremo nunca seria um motor barato a refrigeraçao se dava por um ventilador coaxial de 11 pas acionado por uma polia e v belt a 1 4 vezes a rotaçao do virabrequim media inicialmente 80 x 66 mm para um total de 1991 cm3 com dois carburadores solex 40 pi de corpo triplo e taxa de 9 1 a potencia ao lançamento era de 130 cv a 6100 rpm e 17 8 kgfm a 4200 rpm a rotaçao maxima recomendada era de 6800 rpm e mais tarde um limitador eletrico entrava em açao a 7100 rpm era tambem o mais pesado motor de rua da porsche ate entao 183 kg com embreagem e acessorios o carro visto com olhos de 2020 e um minusculo cupe de 4178 mm num entre eixos 2210 mm usava pneus radiais dunlop 165 15 nas quatro rodas e pesava apenas 1070 kg; compare com os numeros de um ‘911 moderno e chore fazia 0 96 km/h em sete segundos cravados e chegava a 209 km/h segundo a revista car & driver uma longa evoluçao como sabemos o 911 foi muito criticado pelos fas da marca por ser muito grande e especialmente pouco esportivo em seu comportamento com subesterço proposital inserido para evitar acidentes mas a porsche responderia estas criticas com o 911s de 1967 um carro de comportamento marcadamente esportivo que de novo ganhou o coraçao de todos era equipado com uma versao mais quente do motor original de dois litros com dois weber triplos 40ida3c taxa de 9 8 1 e 160 cv a 6600 rpm em 1969 o motor recebe injeçao bosch que no 911s permite 170 cv a 6800 rpm o carro tambem ganhara 57mm no entre eixos sem alteraçao na posiçao do motor para descarregar um pouco o peso na traseira em 1970 aparece o primeiro aumento de deslocamento dos inumeros que viriam em seguida aumentando o diametro do pistao para 84 mm se chegou a 2195 cm3 um logotipo 2 2 adicionado na grade traseira e mais 10 cv em 1970 outro carro recebe o motor seis cilindros do 911 ainda que por pouco tempo o 914 de motor central era uma joint venture com a vw que inicialmente ia ser vendido como vw nas versoes de quatro cilindros com motor vw e porsche na de seis o hoje desejado 914/6 era equipado com uma versao de 110 cv do motor de dois litros igual a que equipava o basico 911t antes de 1970 o carro porem era muito caro e era confundido nas ruas por seu irmao vw menor nunca vendeu bem e e descontinuado em 1973 nos anos 1970 legislaçoes de emissao de poluentes crescentes principalmente nos eua o maior mercado da marca fazem as taxas de compressao baixarem a porsche contra atacando com aumento de deslocamento agora apenas para manter a potencia anterior em 1972 aparecem os 2 4 na verdade 2341 cm a partir de aumento do curso para 70 4 mm a proxima evoluçao cria um dos mais incriveis 911 produzidos em serie ate hoje em 1973 era lançado o carro que muita gente ainda chama de porsche perfeito o 911 carrera rs era equipado com mais uma evoluçao do versatil flat six o curso permanecia o mesmo dos 2 4 litros 70 4 mm mas o diametro aumentava para 90 mm para um total de 2687 cm3 os cilindros de aluminio usavam o novo e moderno revestimento da mahle criado para o 917 a base de silicio o hoje comum nikasil tinha taxa de 8 5 1 injeçao de combustivel bosch mecanica com seis borboletas individuais e 210 hp a 6300 rpm o corte a 7300 rpm facilmente atingido em uso embora menos bravos que este os outros 911 eventualmente recebem tambem o motor 2 7 litros em 1975 aparece o famosissimo porsche sobrealimentado o turbo um carro famoso por sua potencia incrivel explosiva inesperada e a consequente propensao em acabar no meio do mato traseira primeiro as vezes em uma imensa bola de fogo gloriosa possivel de ser vista de fora da atmosfera terrestre um carro para ser domado nao dirigido; uma lenda dos anos 1970 modificando a carcaça do diferencial com parafusos de fixaçao mais espaçados foi possivel aumentar o diametro dos cilindros de aluminio revestidos de nikasil para 95 mm e assim o deslocamento chega a tres litros 2993 cm3 com a baixissima taxa de compressao de 6 5 1 necessaria para a tecnologia de turbo da epoca e um unico turbocompressor num verdadeiro pesadelo de tubos que virou o apertado cofre do 911 o motor oferecia 260 cv a 5500 rpm e toda a sutileza de uma inesperada patada de elefante a aproximadamente 3000 rpm em 1978 intercooler e mais 2 mm de diametro dos pistoes para 3 3 litros no total davam um pouco mais de torque em baixa para o 930 sigla interna do 911 turbo mas ainda era um animal raivoso este carro; nao e para todo mundo definitivamente o motor de tres litros sem turbo aparece a partir de 1977 no novo 911sc com 180cv a 5500 rpm e enfase em em torque em baixa era nada menos que 26 9 mkgf a 4200 rpm em 1984 com 95mm x 74 4 mm se chega a 3 2 litros se descontarmos como devemos fazer o motor do 959 como algo inspirado pelo 911 mas diferente a proxima evoluçao vem com o 964 de 1988 um completo redesenho do espaçamento dos cilindros foi necessario para permitir mais um aumento de deslocamento para 3600cm3 100 x 76 4 mm este motor agora com controle e injeçao eletronica e duas velas por cilindros mas ainda com duas valvulas como o carro original evoluiria para o 993 ate os 286 cv e 300cv a 6500 rpm nos especialissimos e raros carrera rs 3 8 com turbo chegaria a 601 cv no 911 gt2 evolution de 1997 um longo caminho realmente se lembrarmos la do inicio em 1963 o fim do motor refrigerado a ar da porsche era inevitavel e finalmente chegou em 1998 o 911 nunca foi o mesmo claro era outro carro que apenas emulava o antigo uma porsche diferente para um mundo diferente deixou apenas saudade mas tambem um monte de carro usado ainda mantidos por entusiastas mundo afora praticamente e possivel montar um inteiro com peças novas de reposiçao hoje apesar de ser impossivel de emplaca lo assim a marca clara de uma lenda imortal
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