o declinio da jaguar tem varios motivos o mais claro e aposentadoria de sir william lyons o fundador ceo e rarissimo na industria tambem o designer chefe de todos os jaguar enquanto esteve na direçao sim o desenho dos carros de corrida e o e type que derivou dele vieram da pena do aerodinamicista malcolm sayer mas nao se engane como todo chefe de estudio a palavra final sempre foi de lyons [caption id= attachment_365642 align= aligncenter width= 999 ] o velhinho lyons aprovando o xj40 nos anos 1980[/caption] o fundador definia a aparencia dos jaguar e depois que ele se foi a empresa agora sem sua genialidade se viu perdida e repetiu apenas o que veio antes depois nos anos 2000 tentou coisas diferentes de novo começando com o xf de 2007 mas nunca foi tao feliz em estilo como na epoca de lyons outro motivo do sucesso da marca era sua engenharia harry mundy claude baily wally hassan e o chefe bill heynes sao monstros da profissao mundy foi da era da brm e da coventry climax e desenhou o primeiro motor lotus ford hassan trabalhou com w o bentley e depois na era com mundy antes da jaguar todos eram de uma capacidade incrivel https //flatout com br/motores lendarios o pioneiro seis em linha xk da jaguar/ e foi essa engenharia estilo e aerodinamica que fez a companhia ganhar 5 vezes le mans nos anos 1950 o que imediatamente aumentou sobremaneira sua fama e importancia como a mercedes benz a empresa era uma de carros de luxo que podiam ganhar corridas; uma combinaçao rara sim embora sejam famosos o xk120 e e type o ganha pao mesmo dela sempre foram os sedas de luxo que no caso da jaguar tinham mais uma caracteristica incrivel eram equivalentes tecnicamente mas muito mais baratos que a concorrencia muito pela lendaria pao durice de lyons um sujeito que fazia nono correia parecer perdulario https //flatout com br/motores lendarios o garboso v12 da jaguar/ tudo isso sabemos foi perdido mas existe mais uma coisa que acredito seja instrumental na decadencia da marca o abandono do seis em linha e sua versao duplicada o v12 posso estar errado claro que sim mas acredito que certas marcas estao ligadas intrinsicamente a um tipo de motor e sem eles o seu significado e personalidade simplesmente vai se esvaindo aos poucos quando chega 1997 tanto o seis em linha quanto o v12 jaguar eram passado; substituidos por um v8 basicamente o aj8 que em versoes aspiradas e supercharged e depois uma versao com dois pistoes faltando um v6 que era na verdade um v8 2 efetivamente substituindo ambos ta teve ford duratec v6 tambem no x type e s type mas nao conta ne o que interessa e que depois disso parece que lentamente fomos esquecendo da marca tambem [caption id= attachment_365645 align= aligncenter width= 999 ] 3 6 litros no xj s em 1983 lançamento[/caption] o que e engraçado pois o aj6 o ultimo seis em linha jaguar lançado em 1984 nasceu justamente da tentativa frustrada de se fazer um v8 jaguar a integridade tecnica da jaguar o seis em linha e parte integrante da jaguar mesmo antes da jaguar existir a ss do pre guerra usava os seis em linha da standard motor company preparados na maioria das vezes para fazer carros esporte e de luxo mais baratos que os puro sangue como sabemos depois da guerra seria ainda uma marca de carro barato mas ja podia se chamar puro sangue tambem seu avançado seis em linha dohc xk de 1948 o primeiro motor jaguar lhe daria cinco vitorias em le mans vinte anos depois este motor dohc ainda prestava serviços debaixo do capo do novo seda xj6 e do ainda adorado e type mas nao podia mais ser chamado de avançado a jaguar como ja contamos introduz entao em 1971 seu segundo motor um que parecia a evoluçao natural do jaguar um v12 de 5 3 litros bem a tempo de pegar a primeira grande crise de abastecimento e preço do petroleo ah que sorte [caption id= attachment_365648 align= aligncenter width= 999 ] o v12 jaguar[/caption] como imaginava longa vida e alta produçao para seu v12 a jaguar criou uma enorme planta automatizada para faze lo; deu com os burros n’agua ainda assim em baixo volume e alto preço e depois das melhorias do cabeçote he may e injeçao eletronica em 1982 o v12 acaba durando muito acabando somente em 1997 [caption id= attachment_365647 align= aligncenter width= 766 ] o cabeçote de michael may para o v12; usado no 2 9 litros aj6 tambem[/caption] com todo esse investimento faz sentido a jaguar tentar criar um motor menor derivado do v12 que pudesse usar a mesma fabrica dele afinal de contas o v12 era moderno e todo em aluminio; valia a pena tentar a ideia era fazer um v8 derivado do v12 o problema basicamente era o angulo de 60° entre as bancadas do v12 ideal para ele mas complicado para o v8 o resultado era um motor de virabrequim plano que soava como dois quatro em linha ou dividir cada munhao de biela em 2 como fez a buick com seu v6 derivado de v8 a 90° mas a jaguar ainda tinha principios bem definidos entao era primeiro um carro absolutamente suave de motor com som sofisticado mas baixo em volume e essas duas soluçoes embora satisfatorias em outras empresas como ferrari e buick nao eram para a jaguar [caption id= attachment_365651 align= aligncenter width= 862 ] split journal a soluçao buick[/caption] nao deixa de ser engraçado todo esse cuidado e principio visto de hoje afinal de contas na era moderna esta e a firma que depois fez um v6 a partir de um v8 a 90° nem se preocupou em mudar o bloco tapou literalmente os buracos e nao montou dois pistoes/biela e acalmou vibraçoes depois com o metodo buick de virabrequim bipartido nos munhoes de biela mesmo agora aparentemente aceitavel o mundo mudou mesmo; pode ser a soluçao mais barata e o motor resultante funciona muito bem obrigado mas e ridiculamente deselegante heynes e cia devem estar se revirando no tumulo desde entao [caption id= attachment_365650 align= aligncenter width= 999 ] o v6 moderno do f type[/caption] mas divago o fato e que como disse o engenheiro george buck para o historiador phillip porter o v8 de virabrequim plano era potente e leve; mas so conseguimos refinamento de jaguar usando dois eixos contra rotativos de balanceamento o que do ponto de vista de custo peso complicaçao mecanica e outros nao nos agradou nem um pouco como resultado o v8 a 60° foi abandonado a segunda ideia parecia ainda melhor um slant six um seis em linha que basicamente seria metade do v12 uma bancada dele que manteria inclusive os 30° de inclinaçao da vertical como um bmw aqui o problema foi outro para manter o v12 pequeno e leve o diametro de pistao e curso maximos eram limitado metade dele dava apenas 2 65 litros o que nao era suficiente aumentar o curso era possivel fazendo um bloco mais alto o que e totalmente viavel mas impedia de usar as maquinas de usinagem do v12 ora usar essas maquinas e o que os levou a tentar fazer um motor menor a partir do v12 entao [caption id= attachment_365649 align= aligncenter width= 999 ] meio v12 para teste o slant 6[/caption] o resultado e que se decidiu fazer um novo seis em linha totalmente novo com espaço para deslocamentos de 3 ate mais de 4 litros como o xk original da marca uma decisao de novo incrivel vista de hoje o mundo hoje mais focado em dinheiro que em integridade e tradiçao de qualquer marca obrigaria uma soluçao inferior mais barata que um motor novo do zero o novo jaguar seis em linha como eram pioneiros em motores dohc de alta produçao com o xk a jaguar decidiu que este novo motor seria assim tambem; alem disso nasceria injetado e com 4 valvulas por cilindro o desenho desta camara triangular pentroof veio direto da versao dohc de competiçao do v12 entao em desenvolvimento e que faria a jaguar voltar ao podio em le mans em 1988 este desenho e de harry mundy pouco antes de se aposentar; uma sensacional parte do passado da empresa preservado no futuro motor mundy foi o ultimo dos engenheiros originais da empresa a se aposentar mas o motor teria tambem uma versao menor e esta versao esperava se usar de novo para economizar algum o cabeçote sohc com a camara may do v12 mas como o novo motor acaba por ter dimensoes diferentes para maior flexibilidade de deslocamentos o resultado e que fisicamente o cabeçote do novo aj6 2 9 sohc e diferente do usado no v12 mas parece exatamente o mesmo os engenheiros mudando apenas o que foi necessario mas mantendo o desenho geral do v12 por isso visualmente parece identico muita gente inclusive a wikipedia acha que e o mesmo cabeçote mas sao dois [caption id= attachment_365655 align= aligncenter width= 999 ] o aj6 2 9 sohc[/caption] este motor mais barato duraria pouco de 1986 lançamento da segunda geraçao do xj6 o xj40 ate 1989 o bloco era o mesmo do mais comum dohc/24v mas media 91 x 74 8 mm e 2919 cm³ o motor dava 160 cv mas se provou uma unidade pouco procurada o curioso e que ao contrario de todos os outros aj6 o 2 9 sohc usava injeçao bosch lh jetronic em vez das lucas [caption id= attachment_365652 align= aligncenter width= 999 ] meio v12 quase o aj6 2 9 sohc[/caption] o projeto começou em 1976 e os primeiros prototipos foram para dinamometro no inicio de 1979 a versao dohc/24v de 3 6 l foi o primeiro motor aj6 estreando em 1983 no cupe xj s media exatos 91 x 92 mm e 3590 cm³ e dava 224 cv e 33 mkgf de torque ou em versoes com catalisador 204 cv [caption id= attachment_365656 align= aligncenter width= 999 ] o hoje raro 2 9[/caption] o motor era todo em aluminio mas usava ainda camisas de aço secas resfriadas para montagem por interferencia o motor ainda assim era bem leve para o tamanho 178 kg sem acessorios a distribuiçao era por corrente [caption id= attachment_365658 align= aligncenter width= 954 ] 3 6 litros e 4 valvulas por cilindro a versao do lançamento[/caption] inicialmente o refinamento no xj s foi criticado mas parece que era problema de instalaçao nao do motor; o xj s nascera para somente usar o v12 e este era a primeira vez que outro motor era instalado nele; desenvolvimento no carro acaba por resolver os problemas no xj40 que apareceu em 1986 o carro para quem o motor foi desenvolvido nao houve reclamaçoes e numa mostra de como a jaguar estava ainda perdida dentro da bl e depois de sair dela o v12 nao cabia no xj40 um boato sobre o motivo disso e que na bl ainda se ventilou usar o rover v8 nos jaguar no lugar dos seis em linha e os engenheiros da jaguar de proposito nao deixaram espaço ali para nada em v mas a verdade segundo o historiador phillip porter que entrevistou os envolvidos e que quando o xj40 estava sendo feito em meio a crise de petroleo e antes do cabeçote may o v12 parecia que seria descontinuado e o unico motor jaguar seria o seis em linha seria entao perda de tempo guardar lugar para um motor efetivamente morto no mesmo ano que lança se o xj40 a bmw mostra o 750i com um v12 e a jaguar faz o maior facepalm da historia toca reprojetar a frente toda para enfiar o v12 [caption id= attachment_365660 align= aligncenter width= 999 ] o xj40[/caption] mas de qualquer forma o desempenho do novo seis em linha sempre foi decente no lançamento em 1984 mesmo no pesado xj s de 1660 kg quando equipado com o cambio manual de cinco velocidades tinha desempenho a altura do v12 auto 7 4 segundos no 0 100 km/h e 226 km/h de final o xj6 xj40 de 1986 pesando 1687 kg tambem com cambio manual tinha resultado identico no 0 100 km/h e chegava a 220 km/h o aj6 teve uma longa historia depois disso em 1989 o 2 9 desaparecia para dar lugar a um dohc/24v de 3 2 litros 91 x 83 mm e 203 cv o 3 6 litros era substituido por um novo 4 litros medindo 91 x 102 mm 3980 cm³ e 249 cv esses dois motores foram substancialmente revisados para o lançamento em 1995 do novo seda jaguar xj x300 chamaram se agora aj16 e vinham com igniçao sem distribuidor novos sistemas de gerenciamento do motor tampas de valvulas de liga de magnesio pistoes revisados e outras mudanças de detalhes foram desenvolvidas versoes turbo inicialmente para compensar a falta de v12 mas no fim apenas versoes supercharged apareceram; a jaguar ate ali nao muito fa de sobrealimentaçao o primeiro deles era o sensacional xjr com o quatro litros equipado com compressor eaton m90 e 326 cv mas mais famoso ainda seja a versao 3 2 com compressor que acabou debaixo do capo do aston martin db7 lançado em 1994 o carro na verdade era derivado do xj s e sua versao exclusiva do aj16 era mais nervosa e dava 340 cv se voce notou mais que a versao de maior deslocamento do xjr mas nao durou muito mais depois disso um novo v12 feito se juntando dois v6 ford duratec substituiu o seis em linha jaguar no db7 na jaguar com ajuda do novo dono ford fixou se a estrategia de so um motor com um novo v8 o aj8 lançado em 1997/1998 tanto o seis em linha aj quanto o famoso v12 da marca lançado em 1971 foram descontinuados e nesse ponto a velha jaguar temo dizer morreu definitivamente a aston martin foi o problema aqui em minha opiniao se o v12 duratec virasse jaguar e nao aston e fosse acompanhado das suas versoes v6 talvez ainda tivessemos jaguar hoje os motores eram de base de altissima produçao ford e portanto certamente baratos mas este um futuro alternativo que nao aconteceu mas com dois motores aspirados balanceados inerentemente e baratos de produzir certamente fariam o fantasma de lyons e da jaguar sorrir e talvez um futuro melhor que o parece ser o de hoje se desdobraria para a marca
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