o post sobre a harley davidson e seu declinio entre os jovens rendeu bastante discussao e eu falei sobre como eu adoraria desejar uma h d novamente sendo um rapaz que cresceu ouvindo rock and roll a imagem de rebeldia de uma harley me atraiu bastante dez ou 15 anos atras mas tambem nao e de hoje que aprecio as motos de trilha uso misto ou dual sport e outros tipos de motocicletas que tenham vocaçao para deixar o asfalto de vez em quando ou quase sempre antes mesmo de querer uma harley davidson eu admirava com os olhos brilhando as yamaha dt e yz que os vizinhos dos meus avos esmerilhavam pelas estradas de chao batido do interior de sao paulo e entrava em debates acalorados com meus primos sobre qual era a melhor mesmo sem entender nada a compra da crosser so sacramentou minhas preferencias nessa veia off roader uma das motos que eu mais gostaria de ter no mundo e a yamaha tw200 ela tem a estetica perfeita tanque vulcao todo de lata carenagem lateral inspirada nas motos de competiçao farol quadrado e pneus absurdamente bifudos gosto das trail atuais seu visual mais musculoso e imponente e ate interessante mas o minimalismo das classicas e imbativel [gallery type= grid link= file size= medium ids= 256706 256703 256718 ] mas ha um bom motivo para que a tw200 tenha esta aparencia old school ela e uma moto old school a yamaha tw200 foi lançada em 1987 e e produzida ate hoje sem grandes alteraçoes algo ela deve estar fazendo direito nao e a historia da yamaha tw200 e muito sucinta ela foi lançada em 1987 no japao e chegou aos eua no começo da decada de 1990 em 2001 ela foi atualizada com freio a disco 220 mm so na dianteira partida eletrica e um novo carburador com abertura de borboleta variavel so isso no mais e a mesma moto ha 33 anos [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 256715 256712 256720 256709 ] logo de cara no ano do lançamento a tw200 realizou um feito absurdo o japones shinji kazama que ja havia sido o primeiro japones a terminar o paris dakar em 1982 foi ao polo norte montado em uma tw200 tudo bem que a largada foi no canada mas ainda assim estamos falando de condiçoes extremamente adversas para qualquer motocicleta a tw200 apenas com pregos nos pneus e as abas do motor serradas para manter a temperatura era o que a yamaha tw200 precisava para conquistar sua reputaçao de valente uma moto capaz de te levar a qualquer lugar mesmo o segredo esta na simplicidade o motor e um simples monocilindrico arrefecido a ar de 196 cc com comando no cabeçote e duas valvulas carburado ate hoje com um mikuni de 28 mm o motor entrega 16 cv a 8 000 rpm e 1 63 kgfm de torque a 7 000 rpm e e moderado por uma caixa de cinco marchas nao e muita força e de fato e suficiente para levar os 126 kg da moto ate os 112 km/h apenas alias suficiente e uma palavra perfeita para descrever o desempenho bruto da tw200 mas ela tem muito mais a ver com versatilidade e robustez do que com a velocidade maxima que atinge em uma rodovia algo com o que me identifico demais em avaliaçoes na imprensa estrangeira a opiniao e unanime quando se trata de uma moto para andar na cidade fazer viagens curtas e se divertir no agreste e dificil bater a yamaha tw200 o motor e suave e muito domavel a suspensao e macia garfo telescopico na frente e monochoque atras com 160 mm e 150 mm de curso respectivamente e os enormes pneus de medidas 130/80/18 dianteira e 180/80/14 traseira garantem traçao maxima praticamente o tempo todo repare como os blocos da banda de rodagem ocupam quase toda a superficie externa dos pneus a tw200 e perfeita para iniciantes embora nao seja exatamente leve ela e agil e facil de controlar dificilmente perde a estabilidade e tem o sweet spot da curva de potencia em rotaçoes baixas levando a ao limite voce ainda nao ultrapassa os limites de velocidade da maioria das rodovias e na verdade todos sabemos que e mais divertido guiar um veiculo lento no limite que um veiculo rapido longe dele nao por acaso a yamaha tw200 esta listada nao apenas no site normal da yamaha mas tambem entre seus equipamentos agricolas junto dos quadriciclos nao que voce va rebocar um arado com ela obviamente mas sua capacidade de transpor terrenos dificeis faz dela mais do que adequada para transporte pessoal em uma fazenda dito isto entre seus usos populares estao trilhas aos finais de semana expediçoes curtas e camping que e exatamente o que eu faria com ela https //www youtube com/watch v=2w0beygh3c8 sem falar que seu estilo e a base perfeita para um projeto de customizaçao como tracker ou brat ela nao tem excesso de carenagens como as trail vendidas no brasil so retirando as carenagens trocando a rabeta por uma peça mais minimalista e substituindo o farol por uma peça redonda ja e possivel obter um visual ainda mais retro um para lama cromado arremataria o visual sequer seria preciso trocar os pneus ainda que para uso no asfalto talvez fosse interessante trocar os tijolinhos por pneus riscados para ter mais durabilidade [gallery type= grid link= file size= medium ids= 256714 256717 256719 ] e realmente uma pena que a yamaha tw200 nao seja vendida no brasil talvez por ser um veiculo de nicho ela sai por us$ 4 600 nos eua e so esta disponivel na cor preta com detalhes em bege e exatamente o mesmo preço da mt 03 que no brasil custa atualmente r$ 21 900 e tem um projeto muito mais moderno com um bicilindrico de 321 cc 42 cv e 3 kgfm de torque do ponto de vista puramente tecnico a mt 03 e muito mais moto pelo mesmo valor nao imagino o publico brasileiro pagando este preço em uma moto de 200 cc com tecnologia dos anos 1980 e carburador mas a yamaha nao parece dar sinais de querer aposenta la tao cedo ate porque seu publico cativo se revoltaria e nem deveria faze lo se a tw200 permanece exataemente igual ha mais de tres decadas e porque ha demanda por ela exatamente como e sem mudar nada
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