FlatOut!
Image default
Projetos

Mountune M520: como transformar o Focus RS em um monstro

O Ford Focus RS de terceira geração, ao que tudo indica, foi o último. O hatchback sobrevive apenas na Europa, e a versão mais potente da quarta geração será mesmo o Focus ST, com seu motor 2.3 turbo de 280 cv e tração dianteira.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

Por mais que o Focus RS Mk3 já tenha saído de linha, porém, isto não quer dizer que ele tenha ficado ultrapassado. Mesmo totalmente original, não lhe falta potência com seus 350 cv, e seu sistema de tração nas quatro rodas sendo uma das coisas mais interessantes que a indústria automobilística concebeu nos últimos anos. O diferencial traseiro eletrônico da GKN, com duas embreagens que transmitem o torque para as rodas traseiras de forma independente, permite vetorização de torque dinâmica por toda a faixa de rotações e ainda pode enviar torque extra para as rodas de trás, possibilitando o divertido “modo drift”.

É por isso que a Mountune, preparadora britânica que trabalha em conjunto com a Ford UK para oferecer pacotes de performance para seus modelos, dedica-se bastante a dar uma sobrevida ao Focus RS através de seus kits de preparação.

O mais radical deles é o chamado M520 – que, como o nome sugere, eleva a potência do motor 2.3 Ecoboost a 520 cv. Considerando que alguns hatchbacks mais extremos já vêm de fábrica com mais de 400 cv (Mercedes-AMG A45, estamos falando de você!), este número pode não impressionar tanto. Mas lembre-se: estamos falando de um acréscimo de 170 cv em relação à potência de original do Focus RS.

Números exatos: 520 cv a 5.500 rpm e 71,4 kgfm de torque entre 4.000 e 4.700 rpm. Originalmente a potência máxima de 350 cv aparece às 6.000 rpm, enquanto o pico de torque (44,8 kgfm em condições normais e 47,9 kgfm no modo overboost) aparecia entre 2.000 e 4.500 rpm. O Ford Focus RS M520 da Mountune, mesmo pesando 1.599 kg em ordem de marcha, é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em quatro segundos cravados – 0,7s mais rápido que o original.

O kit M520 inclui um turbocompressor BorgWarner EFR 7163 roletado, com todos os periféricos necessários para instalação (juntas, tubulação, abraçadeiras), nova bomba de combustível, válvulas maiores, comandos de graduação mais agressiva, e toda a reprogramação necessária.

Não estão inclusos no pacote os componentes internos forjados para o motor e nem o intercooler feito sob medida pela própria Mountune mas, de acordo com a preparadora, estes itens são indispensáveis (existem kits menos extremos, como o M400, que dispensam a abertura do motor). Da mesma forma, eles recomendam fortemente a instalação de freios melhores e suspensão ajustável, ambos também disponíveis em seu catálogo.

De acordo com a Mountune, uma das vantagens de seu kit é o aproveitamento da potência em todas as faixas de rotações, ao mesmo tempo em que, abaixo das 2.500 rpm, o Focus RS M520 não apresenta comportamento muito diferente de um exemplar totalmente stock. É quando se pisa fundo que toda a fúria aparece.

Segundo alguns jornalistas que dirigiram o carro, como Tim Rodie do Drivetribe e Matt Robinson do Car Throttle, o M520 traz de volta a selvageria dos carros turbinados da década de 1980 – você pisa fundo e tem um breve período de calmaria antes de sentir aquele impulso que te faz grudar no banco e ficar até meio assustado. É proposital – assim como o perceptível torque steer.

Você deve estar se perguntando como o avançado sistema de tração 4×4 do Focus RS lida com tanta potência e torque. Curiosamente, não há reforços na transmissão, e o carro utiliza o mesmo câmbio manual de seis marchas com o qual o Focus RS sai da fábrica. As semi-árvores traseiras não são reforçadas, e nem o diferencial traseiro eletrônico. Isso, porque a Mountune acerta o carro de modo a fazer com que todo o torque extra seja direcionado para o eixo dianteiro – o que causa o torque steer mencionado acima.

Se você quiser realmente ir à loucura, a Mountune oferece até mesmo uma transmissão sequencial de seis marchas da Quaife, acertada especificamente para o M520 – o kit completo, incluindo alavanca e trambulador.

A Mountune adota uma abordagem interessante ao admitir que está completamente ciente de que o M520 pode ser um tanto extremo demais. Trata-se de um produto assumidamente de nicho, para clientes que desejam simplesmente um carro absurdamente potente, agressivo e barulhento. A Mountune garante que seus kits mais moderados, como o M400, são mais adequados para quem quer uma performance equilibrada. Mas aí… qual seria a graça?