parece que estamos em uma cruzada para lembrar ao mundo que a toyota nao faz apenas sedas medios prateados mas isto e apenas consequencia do momento os caras fizeram o deliciosamente old school gt86 vao trazer o supra de volta em parceria com a bmw mas isto e um detalhe estao para lançar no mercado um hot hatch compacto com motor supercharged e agora aparentemente vao trazer de volta o mr2 os caras estao se esforçando para agradar aos entusiastas sim em uma conferencia realizada no salao de genebra a fabricante japonesa disse que planeja reviver um dos carros que melhor representaram sua veia entusiasta o mr2 foi um esportivo de motor central traseiro fabricado entre 1984 e 2007 com tres geraçoes ao longo destes 23 anos todas as tres sao reverenciadas pelos fas de esportivos japoneses especialmente aqueles que jogavam games de corrida no inicio dos anos 2000 nos quais o mr2 tinha sua presença garantida traze lo de volta e posiciona lo entre o gt86 e o supra e uma das melhores jogadas que a toyota poderia fazer no momento talvez voce ja saiba exatamente o motivo ou talvez voce esteja boiando a respeito do que significa a volta do toyota mr2 de um jeito ou de outro vale a pena conhecer sua historia que vamos contar a partir de agora tudo começou em 1976 no auge da invasao japonesa na industria automotiva americanos a crise do petroleo que começou em 1973 e o preço elevado das apolices de seguro para os grandalhoes americanos com motor v8 levaram muita gente a trocar suas barcas potentes e elegantes porem antiquadas e beberronas por modernos compactos economicos e baratos automoveis japoneses enquanto os americanos aprendiam a deixar o orgulho de lado os japoneses se concentravam em agrada los foi por isso que muitos carros japoneses da virada da decada de 1970 foram pensados justamente para o mercado norte americano e o mr2 seria um deles o desenvolvimento do projeto batizado com o codinome sa x começou em 1976 e tinha como objetivo criar um carro economico e prazeroso de dirigir mesmo que nao fosse exatamente um esportivo por causa da propria crise do petroleo porem a toyota foi forçada a interromper o projeto quase imediatamente so o retomando em 1979 foi akio yoshida do departamento de testes da toyota quem decidiu que o carro teria o motor instalado atras dos bancos depois de considerar todas as opçoes sendo um quatro cilindros montado na transversal o motor central traseiro tornaria o conjunto equilibrado por natureza e o mesmo principio adotado pelos lotus como o elise que nao e referencia em dinamica entre os esportivos compactos a toa a distribuiçao de peso era de 44/56 frente/traseira o prototipo apresentado no salao de toquio de 1981 acima ja trazia as linhas basicas que seriam vistas no modelo de produçao dois anos depois a toyota levou ao evento o conceito sv 3 que era ainda mais parecido com o carro que chegaria as lojas no ano seguinte aquela altura a toyota ja havia assumido que o carro seria um esportivo com um visual destes e motor central traseiro como nao seria na verdade apenas os spoilers dianteiro e traseiro foram modificados para melhorar a eficiencia aerodinamica e reduzir turbulencias o carro foi batizado como mr2 mid engine motor central traseiro runabout outra maneira de dizer que o carro era um conversivel 2 seater dois lugares as linhas retas eram tipicas da decada e o carro impressionava pelo porte compacto pelo baixo peso 977 kg no japao 1 066 kg nos eua devido aos reforços estruturais necessarios para homologaçao e pela dinamica apuradissima graças ao acerto de suspensao feito com a ajuda de roger becker engenheiro da lotus dimensoes 3 95 m de comprimento 1 66 m de largura e 1 23 m de altura o entre eixos de apenas 2 31 m tornava a conduçao bastante empolgante visto que quanto menor o entre eixos menos inercia polar nas curvas e por isso o carro mr2 mudava de direçao com muita agilidade no entanto isto e meio que uma faca de dois gumes pois a transferencia de peso longitudinal em freadas e maior e preciso usar os freios com cautela nas entradas de curva e retomar a velocidade no momento certo tais caracteristicas se tornaram marcas do mr2 e foram mantidas nas geraçoes seguintes sobre as quais vamos daqui a pouco para conter custos a toyota aproveitou os motores quatro cilindros usados no toyota corolla da geraçao e80 da qual faz parte o famoso corolla levin/sprinter trueno aka ae86 ou hachi roku ou seja ou o mr2 vinha com um motor de 1 5 litro e 83 cv ou com o famoso 4a ge de 1 6 litro que equipava o ae86 com comando duplo no cabeçote injeçao de combustivel e potencia de 130 cv no japao nos estados unidos onde estava o verdadeiro publico alvo da toyota com o mr2 so havia o motor de 1 6 litro porem equipado com um catalisador que reduzia a potencia para 122 cv em qualquer caso a transmissao de serie era manual de cinco marchas sendo que uma caixa automatica de quatro marchas era opcional logo em seu ano de estreia o mr2 foi eleito o carro do ano no japao seu desempenho estava a altura o 0 100 km/h ficava abaixo dos nove segundos enquanto o quarto de milha ficava na casa dos 16 segundos comparado a rivais no mercado americano como o pontiac fiero e o fiat x1/9 o mr2 era significativamente mais rapido em 1986 as coisas melhoraram ainda mais a toyota passou a oferecer uma versao com supercharger do motor de 1 6 litro capaz de entregar 145 cv e de acelerar ate os 100 km/h na casa dos seis segundos e havia um detalhe interessante o compressor so funcionava quando necessario pois uma embreagem eletromagnetica o desacoplava quando o carro estava andando devagar desta forma o consumo de combustivel nao aumentava tanto [youtube id= v5whgonqk6i width= 620 height= 350 ] nos anos seguintes o mr2 passou por algumas mudanças esteticas e de acabamento mas parecia que a toyota havia acertado na receita tanto que no mais o esportivo permaneceu praticamente inalterado ate 1989 quando a segunda geraçao foi lançada o visual do carro mudou radicalmente adquirindo as linhas mais arredondadas e elegantes que seriam tendencia na decada que estava para começar elementos como os farois escamoteaveis e as tomadas de ar nas laterais permaneceram mas o mr2 estava maior 4 17 m de comprimento 1 7 m de largura 1 23 m de altura e 2 4 m de entre eixos e mais pesado com 1 200 kg o ganho de peso tambem se deve ao interior mais refinado e melhor equipado o novo estilo rendeu ao mr2 de segunda geraçao o apelido de mini ferrari e da para ver o motivo o motor claro tambem cresceu e ficou mais potente agora a versao basica vinha com um motor de dois litros e 165 cv bem como a luxuosa g limited ja o gt e o gt s adotavam um turbocompressor e chegavam aos 221 cv nos eua o motor naturalmente aspirado deslocava 2 2 litros e entregava 130 cv enquanto o motor turbo de dois litros tinha 200 cv 21 cv a menos que na europa e no japao por causa do catalisador foi na segunda geraçao que o toyota mr2 ganhou uma de suas versoes mais legais o trd 2000gt criado pela trd — toyota racing developments a preparadora in house da companhia japonesa uma homenagem aos mr2 que conquistaram para a toyota o titulo o campeonato japones de turismo jgtc em 1998 o body kit da trd alargava o mr2 em mais de dez centimetros e dava a ele um stance muito mais agressivo eram usados componentes de fibra de vidro — para lamas tampa do porta malas tampa do bocal do tanque de combustivel e uma asa traseira de tres peças [youtube id= vvtlaffh5yk width= 620 height= 350 ] a ideia era garantir exclusividade e por isso apenas 35 carros foram convertidos alem disso cada um dos proprietarios podia escolher as modificaçoes que queria na suspensao motor rodas e interior — ha boatos de que um trd2000 gt foi preparado para render mais de 500 cv enquanto outros sequer tiveram mudanças mecanicas nao se sabe quantos carros sobrevivem ate hoje mas voce certamente ja se divertiu com um deles em gran turismo 2 [youtube id= sygsnl8ohwq width= 620 height= 350 ] o toyota mr2 de segunda geraçao tambem serviu como base para o sard mc8 prototipo gt1 feito para rivalizar com caras como o porsche 911 gt1 e o mercedes benz clk gtr ele tinha carroceria e entre eixos ampliados uma nova dianteira e em sua versao de competiçao o mc8 r um v8 de quatro litros com dois turbos e mais de 600 cv seu desempenho nas 24 horas de le mans contudo nao foi dos melhores ele abandonou a corrida em 1995 depois de dar 14 voltas no circuito de la sarthe e foram os penultimos colocados na ediçao seguinte apenas um exemplar do mc8 foi feito para homologaçao e desapareceu em 1995 um ano depois de ser construido ele so ressurgiu em 2015 em um site de classificados japones e depois soube se que o carro esta em uma coleçao particular na terra do sol nascente de longe a geraçao ii do toyota mr2 foi a mais bem sucedida sendo fabricada ate 1999 a geraçao seguinte por alguma razao decidiu mudar o apelo de cupe o mr2 de terceira geraçao passou a roadster e lembrava uma versao japonesa do porsche boxster um detalhe apenas nos eua e na europa o carro continuou sendo chamado de mr2 no japao seu nome passou a ser mr s e na verdade ja em 1995 o primeiro conceito dando a letra da mudança de foco foi mostrado era o mrj segundo a toyota o mr2 de terceira geraçao era uma volta as raizes do modelo focando se na leveza e na diversao ao volante de fato o interior parece menos refinado que no mr2 de segunda geraçao e o carro ficou mais curto 3 88 m de comprimento 1 7 m de largura e 1 24 de altura e mais leve com 996 kg apenas o entre eixos aumentou para 2 45 m note as barras cruzadas no cofre do motor mais rigidez a fim de simplificar a linha a toyota deu ao mr2 de terceira geraçao uma unica opçao de motor para todos os mercados um quatro cilindros de 1 8 litro com comando duplo no cabeçote e 140 cv enquanto o cambio de serie era manual de cinco marchas observando a ficha tecnica da para encarar o mr2 mk3 como uma versao de motor central traseiro do mazda mx 5 miata o que poderia dar errado de fato o novo mr2 foi recebido com muito entusiasmo pela imprensa especializada incluindo tiff needell que na epoca ainda trabalhava para a bbc e rasgou se em elogios a dinamica do carro o veredito geral aquele era o melhor mr2 de todos [youtube id= bb402o5tqlk width= 620 height= 350 ] alguns fas contudo nao gostaram do novo apelo do mr2 especialmente por causa da perda de potencia a toyota contudo se manteve firme e nao deu um motor maior ao carro limitando se a adotar um cambio de seis marchas a partir de 2002 no fim das contas a fabricante estava certa o mr2 seguiu firme nas vendas ate sair de linha em 2007 com mais de 27 000 exemplares vendidos alguem duvida que esta e a hora certa para ele voltar
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