nao faz muito tempo que contamos aqui a historia da spoon sports que e uma das maiores e mais famosas preparadoras especializadas em honda que existem no entanto ha uma outra que talvez seja ainda mais conhecida e importante a mugen na verdade as duas companhias sao tao fortemente ligadas que nao sao poucos os que acham que a honda e dona da mugen bem e quase isto se voce nao e ricer membro da grande comunidade de fas da honda talvez nao entenda direito porque estamos falando da mugen como se ela fosse tao importante como amg alpina mopar e outras preparadoras oficiais de fabrica bem e porque ela e a mugen ja foi responsavel pela divisao de automobilismo da honda conta com seu apoio para fabricar componentes aerodinamicos e mecanicos para os modelos da marca e ajudou a desenvolver ediçoes limitadas como o mais recente civic type r mugen na virada dos anos 2010 para todos os efeitos a mugen e praticamente parte da honda exceto no papel [youtube id= 7xqmcc8v6h4 width= 620 height= 350 ] quer dizer e quase isto para começar o fundador da mugen hirotoshi honda e filho de soichiro honda que fundou a honda motor company quando seu pai morreu em 1991 hirotoshi tornou se acionista majoritario da honda — o que faz dele na pratica dono da honda e da mugen mas a mugen nao pertence a honda e sempre foi uma companhia independente entendeu otimo tudo isto tambem significa que a relaçao entre a mugen e a honda foi estreita desde o inicio em 1973 quando a preparadora foi fundada alias nao tinha como ser mais estreita no inicio dos anos 1960 entao com vinte e poucos anos hirotoshi começou a construir seu primeiro monoposto de corrida na oficina da casa de seu pai aquela altura a honda estava começando a construir automoveis depois de anos fabricando apenas motos — a honda começou a fabricar motocicletas em 1955 o pequeno roadster com motor de moto s500 foi lançado em 1963 — leia toda esta historia aqui poucos anos depois em 1973 hirotoshi contou com a ajuda de masao kimura para fundar sua propria companhia especializada na fabricaçao de componentes mecanicos para os carros e motos da honda nao poderia haver melhor parceiro alem de trabalhar no setor de pesquisa e desenvolvimento da honda e como mecanico na honda racing services kimura era piloto e ja na decada de 1970 acumulava mais de 50 vitorias em corridas de motocicletas e carros o nome da companhia mugen 無限 significa sem limites em japones e por isso que na maioria dos emblemas le se mugen power — potencia sem limites no inicio a mugen preparava os motores de quatro cilindros e 1 2 litro do honda civic de primeira geraçao lançado em 1972 nao demorou contudo para que o ramo de atuaçao da companhia se expandisse e eles tambem começassem a fabricar componentes proprios mais resistentes — comandos de valvulas pistoes e bielas cabeçotes e sistemas de escape entre outras coisas na decada de 1980 a mugen ja era bem importante — a empresa ja havia crescido bastante e tinha uma fabrica com tecnologia de ponta em asaka na provincia de saitama como alardeava o material publicitario da epoca assim a preparadora realizou seu grande projeto conjunto ao lado da honda o hot hatch city turbo produzido entre 1982 e 1986 [youtube id= vigflyrhtey width= 620 height= 350 ] foi uma ideia de hirotoshi honda filho de soichiro honda e fundador da preparadora oficial da marca a mugen seu objetivo era direto e reto pegar o carro menos potente da honda e transforma lo em um pequeno foguete o motor de 1 2 litros que seria identico ao das outras versoes se nao fosse o turbocompressor que elevava a potencia para 100 cv e o torque para 15 mkgf — o bastante para chegar aos 100 km/h em 8 6 segundos em novembro de 1983 foi lançado o city turbo ii com para lamas alargados e grafismos na carroceria — alem de adotar um intercooler que aumentava a potencia em 10 cv [gallery link= file ids= 100892 100893 100894 ] iniciou se a partir dali uma relaçao que dura ate hoje em 1984 buscando expandir a atuaçao da mugen para o ramo dos body kits a honda forneceu alguns exemplares de seu mais recente lançamento — o cr x cupe baseado na plataforma do civic que com um motor 1 6 com comando duplo no cabeçote e 142 cv era um verdadeiro foguete — para testar diferentes componentes aerodinamicos nos eua hoje em dia os prototipos que sobreviveram sao verdadeiras reliquias da historia da personalizaçao automotiva eles foram muito bem recebidos por onde passaram o que levou a honda a instalar pontos de venda de acessorios mugen — escapes comandos suspensao rodas diferenciais de deslizamento limitado e kits aerodinamicos — em praticamente todas as concessionarias americanas voce podia ir ate la com seu honda civic ou cr x comprar um kit de acessorios instala los e sair de la com a garantia intacta o programa no entanto durou apenas tres anos pois nao fez o sucesso esperado isto nao impediu a mugen de continuar expandindo sua atuaçao no mercado da preparaçao muito menos de continuar desenvolvendo prototipos por conta propria — como o honda nsx mugen estudo aerodinamico realizado em 1992 sobre o entao recem lançado esportivo com motor v6 central traseiro ferrari f40 e voce paralelamente a mugen tambem se envolveu com as incursoes da honda no automobilismo especialmente com monopostos nos anos 1980 a mugen foi a responsavel por desenvolver os motores honda usados na formula 3000 e na formula 3 foi questao de tempo ate que tambem se envolvesse na formula 1 enquanto a honda fornecia os motores para a mclaren na virada da decada de 1990 a mugen os preparava e entregava para equipes como a tyrrell e a lotus a mugen tambem envolveu se nas corridas de turismo usando o honda nsx — seus carros foram responsaveis pelo sucesso da equipe mugen/dome no jgtc o campeonato japones de carros de turismo tanto que em 2009 a mugen se inspirou nos nsx de competiçao para apresentar o conceito nsx rr — que tinha carroceria 15 cm mais larga scoop no teto e motor longitudinal e uma pena que ele nao tenha cambio e seja so um conceito estatico o detalhe e que aquela altura a companhia nao era exatamente mugen que foi fundada em 1983 isto porque em 2003 hirotoshi honda foi acusado de envolvimento em um esquema de sonegaçao de impostos de ¥ 1 bilhao cerca de r$ 31 milhoes e afastou se do cargo de presidente a mugen entao foi totalmente reformulada — uma nova companhia chamada m tec foi aberta e passou a usar a marca da mugen matendo todos os funcionarios especializados em fabricaçao e mecanica e tecnicamente a mugen ainda e a mugen
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.