engraçado como as coisas sao o botao separado de partida hoje onipresente e sinal de um carro que se diz moderno ja foi o contrario sim quando se popularizou a partida eletrica nos anos 1910 existia o botao separado para ligar o carro foi so em 1948 que os engenheiros da chrysler tiveram uma grande ideia a de colocar o acionamento do motor de arranque no fim do curso da chave do carro no painel et voila acabava a necessidade do botao separado todo mundo entendeu aquilo como uma inovaçao uma novidade util em pouquissimo tempo o botao separado era extinto por ser sinal de algo antigo e demode e mole foi so quando nos anos 1990 alguns carros ingleses chiques como o bentley continental t e o mclaren f1 quiseram parecer diferentes e com um procedimento mais solene para partida que o tal botao voltou e se bentley e mclaren tem todo mundo quer igual por mais que esse botao num polo faça zero sentido veja bem um bentley continental t ou um mclaren f1 sao carros especiais com sua pantomima especial um carro normal nao tem lugar para isso chaves presenciais so aumentaram a popularidade dos botoes de partida perder chave se tornou mais comum sem um lugar para elas na igniçao mas logica continua irrelevante aqui o tal botao e sinal de modernidade e pronto [caption id= attachment_360265 align= aligncenter width= 999 ] se voce consegue colocar um painel em metal virolado e se sair bem pode por um botao vermelho no meio dele para ligar [/caption] a percepçao das pessoas a respeito de qualquer coisa e mais forte que qualquer realidade cada vez me convenço mais se nao fosse assim nao teriamos epidemia de suv o carro apenas parece capaz de off road mas nao e mais que qualquer outro outra novidade que nao e novidade o hibrido o hibrido e colocado no mesmo balaio do carro 100% eletrico para dizer que este e o futuro quando ele nao e nada mais que um carro a gasolina que se tenta tornar mais eficiente por meio de mais dinheiro investido nele na verdade lembrando da partida eletrica todo carro hoje e um hibrido que precisa de motor eletrico e bateria; sem bateria ele nao anda ne ate um chevette 1975 e um hibrido; um extra mild hybrid va la mas hibrido de qualquer forma qual e a novidade o carro eletrico competia com o a gasolina ate 1920 aproximadamente; sim ja tinha problemas de tempo de reabastecimento mas nao precisava de uma manivela la na frente para ligar o motor no braço e nem de ajustes de mistura e igniçao para ser ligado; era entrar e acelerar e pronto foi necessario misturar as duas tecnologias e colocar uma bateria e um motor de arranque eletrico no carro a gasolina para que ele se tornasse definitivamente melhor um hibrido por definiçao mas infelizmente o automovel sempre foi para a maioria uma forma de aumentar sua propria importancia percebida nao importa que na verdade somos todos um pedaço de nada minusculos e temporarios presos e uma esfera de poeira cosmica flutuando pela vastidao do infinito as pessoas querem parecer importantes e por isso seus carros tem que ter coisas mesmo inuteis; a utilidade nao vem ao caso aqui por isso gente compra chineses eletricos mais caros e piores que carros a gasolina hoje ser eletrico ja chama a atençao para a importancia do dono como sao importantes nao e salvar o mundo e ser um cara que esta fazendo a sua parte importante [caption id= attachment_360268 align= aligncenter width= 999 ] stuff [/caption] mas divago; nao era bem isso que queria contar quando comecei isso aqui o que queria dizer e que esta busca incessante por stuff colocada em carros modernos me afasta cada vez mais deles isto desceu sobre mim como uma revelaçao outro dia e e isso que vim contar na verdade ocorreu na estrada estavamos eu e a minha senhoura indo a algum lugar nem me lembro qual pela rodovia dos bandeirantes em sao paulo quando um carro me ultrapassou pela direita e ficou na minha frente parentese nao acho errado que me ultrapassem pela direita se ele pode fazer isso eu podia ter dado passagem a ele nao se ocupou o espaço a minha direita para ultrapassar eu podia ter usado este espaço para deixa lo me ultrapassar; o errado sou eu mas divago de novo o que interessa aqui e que o carro era um fiat pulse abarth engraçado como isso acontece imediatamente lembrei de sua existencia e como todos voces fiquei pensando tai um carrinho bom para se ter como algo no uso diario tem otima estabilidade nao e feio demais e um motor tao potente que nao faria feio num carro de seis cilindros e tres litros dos anos 1990; coisas como alfa romeo 164 e omega sao cento e oitenta e cinco cavalos vapor; muita coisa para um carro desses o que sempre e interessante logico nao tenho dinheiro para comprar um mas este exercicio mental e comum entre nos; nos imaginamos imediatamente como seria ter um nao e loucura isso de ficar olhando carros que nao podemos comprar; tudo que acontece no mundo acontece primeiro dentro de nossas cabeças de ir da terra a lua ate a compra de um lada 1991 que nao anda ha dez anos primeiro acontece na imaginaçao e so depois pode virar realidade fui adiante na minha imaginaçao ta e mais alto do que necessario mas acho que isso nao me incomoda muito nesse tipo de coisa de uso principalmente com suspensao bem acertada e firme como e neste carro tem o cambio automatico o que sim particularmente me irrita profundamente mas va la nesse caso vou relevar para proposito de investigaçao fui adiante nao tem alavanca de freio de estacionamento convencional outra coisa que me irrita ok vivo com isso tambem mais dificil de conviver seria o tal botao poison no volante se voce nao sabe ele aciona um modo esportivo outra coisa que nao gosto um carro para mim deve responder sempre igual; se quero algo mais esportivo ou confortavel escolhi carro errado mas o pior e o nome no botao aqui poison por que motivo apertaria um botao assim so se tocasse imediatamente a musica de alice cooper ou todo repertorio da banda homonima [caption id= attachment_360270 align= aligncenter width= 999 ] i wanna love you but i better not touch don t touch [/caption] a decoraçao excessiva no tema de escorpioes tambem me incomoda e se voce percebeu a lista de coisas que me incomoda ja parece muito maior do que poderiam agradar os tais 185 cv mas mesmo assim eu continuei a me imaginar em um parei em seguida lembrei da chave presencial e o botao de ligar obsoleto desde 1948 e tem mais frenagem autonoma de emergencia urgh aviso de mudança involuntaria de faixa aaaaaarrrrghhh parei vai com deus fiat pulse abarth nao te quero em minha vida next o principal motivo para eu continuar usando meu virtus msi manual 2019 no dia a dia nao e a falta de dinheiro para troca lo em algo mais novo embora esta falta de bufunfa exista de forma veemente nem e uma imensa paixao que nutra pelo taxi branco em questao mesmo todo mundo fazendo sinal para eu parar no ponto nao o motivo e mais prosaico e ja chego nele parentese amigos ja me disseram que falo muito desse virtus que so ele presta sim e nao sim falo muito dele mais que deveria mas e por uma boa causa e nao nao e so ele que presta na verdade e um carro tao comum e corriqueiro que e impossivel de amar e apenas um bom carro de uso diario num mundo normal ja teria vendido ele e financiado um novo qualquer coisa nem que fosse para mudar algo mas o mundo de hoje nao e normal; e o mundo deste pulse abarth ai o virtus nao e algo para amar ou se sonhar um carro que realmente gosto tem que ser ruim a baixa velocidade duro pesado apenas toleravel assim; e andando realmente a moda que se revela sensacional o virtus e o inverso uma delicia de guiar no dia a dia mas incapaz de dar prazer se realmente dirigido como carro esporte o tenho por poder ter um carro extra para uso esportivo se fosse ter so um carro nao poderia ser ele [caption id= attachment_360271 align= aligncenter width= 999 ] quer 185 cv nah [/caption] mas preste atençao que e isso que queria dizer e algo que nao me incomoda nao incomoda nao irrita nao chateia tem um buraco para a chave que serve para segura la quando quero usa lo e me lembra de leva la comigo em lugar seguro quando saio dele tem uma alavanca de freio de mao de verdade que funciona tambem como freio de emergencia a cabo e tem um acionamento positivo feito por mim que me deixa seguro de ter freado o carro quando o deixo na ladeira nao troca marchas por mim nao freia por mim nao me avisa que estou avançando na faixa do lado feito uma esposa histerica ou esposo histerico se for esse seu caso e uma para quem voce nao pode pedir encarecidamente para te deixar em paz nao desliga e liga o motor em cada sinal de transito e pedir muito por carros que nao me incomodem que apenas nao encham o saco eu acho que muito ajuda quem nao atrapalha; esta dificil de achar carros assim hoje o unico incomodo do virtus e o apito de cinto desafivelado feito mais irritante por minha esposa ter a mania de soltar o cinto ao se entrar na nossa sempre deserta rua fazendo os ultimos 200 m de toda viagem uma fonte inesgotavel de conflito conjugal e so ele mas ja e uma fonte de irritaçao [caption id= attachment_360276 align= aligncenter width= 1000 ] no bentley e chique aqui [/caption] eu gostaria que ele fosse ainda mais barato leve e simples sem o abs/controle de traçao e os airbags sim claro mas esses equipamentos nao me incomodam e o assistente de partida em rampa permitido pelo abs que segura o freio um pouco antes de se sair e bem util e legal em carros com cambio manual pena que 99 9% das vezes estejam em carros automaticos onde sao 100% inuteis a tela central com espelhamento do celular via android auto e util e adoraria se fosse sem fio o caso aqui nao e aversao a modernidade; e aversao a parafernalia inutil o triste nao e a existencia desse monte de incomodo moderno se voce gosta deles ok ta valendo e permitido mas pense bem alguma coisa deve te incomodar em seu carro; voce deveria poder especifica lo sem isso mesmo porque voce pagou pelo incomodo mas nao cada vez mais todo mundo e obrigado a aceitar isso as vezes ate por lei [caption id= attachment_360274 align= aligncenter width= 999 ] nota para a fiat muito escorpiao demais[/caption] uma pergunta para voces se 10% dos clientes de um certo modelo de carro compram o cambio manual e desenvolve lo para o ano/modelo 2026 nao se paga o que voce faria a logica empresarial atual e tao difundida que a maioria diz descontinuo o cambio manual mas o correto e nao abandonar seus clientes fieis continuar a oferecer o que eles querem mesmo que com certo prejuizo nestes 10% de vendas o problema financeiro e seu nao do cliente hoje espera se que a logica financeira das empresas seja entendida pelo consumidor e o pior e que a maioria concorda para a industria e claro que e melhor o carro automatico cheio de mequetrefes voce paga mais caro o que me faz pensar se nao estao nos cozinhando lentamente como o proverbial sapo que pula se jogado em agua fervente mas morre cozinhado se esquenta se a agua aos poucos o que vem primeiro a queda de procura de cambio manual ou a queda de oferta de cambio manual entendo que eu e voce nao somos clientes padrao mas somos clientes tambem nao eu pelo menos era mas ta dificil hoje em dia definitivamente mesmo esquecendo do vil metal por um momento outro dia parei para imaginar o que compraria para uso diario hoje zero km se dinheiro nao fosse problema e tivesse uma garagem cheia de carros esporte tambem terminei escolhendo uma van citroen com motor a diesel aonde fomos chegar
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.