motor v8 na frente traçao traseira visual arrojado e carroceria cupe esta e a receita basica dos muscle cars os mais emblematicos esportivos americanos seus nomes estao gravados a ferro quente na sua memoria chevrolet camaro ford mustang dodge charger plymouth cuda pontiac firebird e a lista e grande ha dois anos contamos aqui no flatout a historia do pontiac gto produto da uniao de um carro medio para os padroes americanos o pontiac tempest com o maior motor disponivel na prateleira da companhia — um v8 de 6 4 litros com ate 348 cv com um belo visual cambio manual de tres marchas no assoalho e preço camarada o pontiac gto abriu a porteira para que as outras fabricantes tambem fizessem seus cupes esportivos bonitoes baratos e potentes com motor v8 primeiro o mustang que por suas dimensoes mais contidas foi chamado de pony car depois o camaro depois o challenger e seu irmao cuda e o resto voce ja sabe nao e de estranhar entao que os motores v8 sejam tao populares nos eua o que começou com o v8 ford flathead nos anos 1930 cresceu a ponto de hoje em dia um chevy small block 350 ser acessivel e versatil como um volkswagen ap aqui no brasil tem uma carcaça velha apodrecendo no quintal de casa descole um v8 350 no ferro velho e seja feliz e vamos dizer a verdade por mais que voce seja um fa de esportivos japoneses hot hatches grand tourers ou qualquer outra vertente do entusiasmo automotivo voce provavelmente ja ficou babando em um muscle car americano agora de vez em quando os europeus tambem tentam fazer seus muscle cars — ainda que nao admitam nem os chamem desse jeito afinal a receita e mesmo boa por isso a gente decidiu separar alguns carros que ao nosso ver sao os muscle cars do velho mundo — cupes europeus com motor v8 na dianteira traçao traseira quatro lugares e muita disposiçao para queimar borracha mercedes benz 300ce amg 6 0 hammer na segunda metade da decada de 1980 a amg ainda nao era a preoparadora oficial da mercedes benz — eles eram especialistas em preparar os carros da estrela de tres pontas mas ainda nao o faziam de forma exclusiva eles ate colocaram as maos em modelos mitsubishi de qualquer forma foi nesta epoca que um dos mais incriveis mercedes amg de todos os tempos nasceu o 300 ce amg 6 0 hammer voce talvez ate conheça a versao seda do amg hammer — o 300e o bisavo o atual classe e 350 com o motor v8 do classe s modificado para deslocar seis litros e produzir 385 cv o chamado m117 tinha todos os componentes internos modificados para aumentar a cilindrada de 5 4 para seis litros e ganhava os cabeçotes multivalvulas com comando duplo desenvolvidos em 1986 pela propria amg a mercedes so faria isso tres anos mais tarde em 1989 com o m119 esta certo que 385 cv parecem pouco hoje em dia mas era suficiente para levar o seda aos 100 km/h em cinco segundos cravados e passar dos 290 km/h — ha quase 30 anos como nao era produzido em serie e sim uma conversao independente ele nunca foi oficialmente um recordista de velocidade e tambem nao se sabe quantos foram feitos o que se sabe e que foram poucos bem poucos mas o que importa e que existe uma versao ainda mais rara o 300ce amg 6 0 hammer que segue a exata receita do 300e porem tem carroceria cupe — com o charme da coluna b ausente e olha o que ele sabe fazer [youtube id= 2mzqnn8kjqq width= 620 height= 350 ] se para voce isto nao for um autentico muscle car europeu assista ao video de novo e de novo e de novo aston martin v8 vantage cara o que e este mustang generico calma meu amigo ele pode ate parecer um ford mustang mas voce esta diante daquele que ja foi chamado de o primeiro supercarro britanico o aston martin v8 vantage original de 1977 ele era uma versao de alto desempenho do aston martin v8 cupe fabricado artesanalmente por vinte anos de 1969 a 1989 que foi o primeiro modelo da companhia a trocar o seis em linha por um v8 todos os carros eram fabricados artesanalmente e cada um deles levava cerca de 2 000 horas para ficar pronto o v8 vantage foi apresentado em 1977 e usava uma versao de alto desempenho do motor v8 de 5 3 litros do seda lagonda com comandos de vavulas mais agressivos taxa de compressao mais alta valvulas de admissao e carburadores maiores e um novo coletor de admissao a potencia foi de 280 cv para 377 cv com isto o v8 vantage era capaz de chegar aos 270 km/h e acelerava ate os 100 km/h em 5 3 segundos — numeros que fizeram dele o carro mais veloz do mundo em linha reta por alguns anos quer algo mais americano que isto iso grifo depois de criar na decada de 1950 o pequeno e simpatico isetta a italiana iso autoveicoli s p a decidiu aventurar se no mercado dos carros esportivos para isto o fundador renzo rivolta procurou a ajuda de ninguem menos que giorgetto giugiaro e giotto bizzarrini para tal esta parceria deu origem ao incrivel iso grifo produzido entre 1965 e 1974 a ideia era rivalizar com os grand tourers italianos da ferrari e da maserati mas a receita que contava com motores americanos da ford e da chevrolet acabou por dar origem a um verdadeiro muscle car europeu [youtube id= vtwngm75oui width= 620 height= 350 ] alem do visual arrojado com quatro farois circulares na dianteira e traseira fastback com vigia traseiro envolvente o iso grifo tinha motores que iam de um ford cleveland 351 5 7 litros de 365 cv a um chevrolet 427 sete litros emprestado do chevrolet corvette capaz de entregar 435 cv alias parte dos componentes do chassi tambem eram do corvette nesta versao mais potente a velocidade maxima chegava a 275 km/h enquanto o fabricante dizia que era possivel atingir os 300 km/h a transmissao podia ser manual de quatro ou cinco marchas ou automatica de tres marchas como opcional foram fabricados cerca de 400 iso grifo em nove anos jensen interceptor o jensen interceptor e outro caso de carro europeu com mecanica americana — e a gente esta falando de mopar power aqui ao longo dos dez anos em que foi fabricado o interceptor sempre foi uma alternativa aos britanicos mais conhecidos como o jaguar e type e o aston martin db5 como eles o interceptor trazia um visual elegante proporçoes tipicas de grand tourer e carroceria construida pela famosa firma italiana carrozzeria touring — dizem com inspiraçao no nosso brasinca uirapuru mas o v8 chrysler debaixo do capo era seu grande diferencial o interceptor passou por duas atualizaçoes ao longo de sua vida isto significa que ha tres versoes diferentes conhecidas como mark i ii e iii a primeira versao lançada em 1966 usava um v8 de 383 pol³ 6 2 litros com potencia que variava entre 250 e 270 cv o cambio era manual de quatro marchas ou o automatico torqueflite da chrysler que tinha tres marchas o series ii de 1969 trazia os mesmos motores porem passou por algumas modificaçoes no visual de qualquer forma o mark iii produzido a partir de 1971 e considerado o melhor modelo alem de estar no auge em termos de conforto acabamento e estilo o interceptor iii tambem recebeu um novo motor v8 de 440 pol³ 7 2 litros que alimentado por um carburador de corpo quadruplo entregava 284 cv dados de fabrica apontam um o 100 km/h de 7 8 segundos com maxima de 217 km/h mais muscle que isso impossivel mercedes benz clk 63 amg black series em 2006 a amg abriu uma divisao especial o amg performance studio responsavel pela serie limitada black series — o lado mais extremo que se pode experimentar num mercedes benz o primeiro modelo foi o slk 55 amg black series roadster dotado de um v8 de 5 5 litros e 400 cv no ano seguinte 2007 veio o clk 63 amg black series primeiro cupe com o sobrenome e para nos o primeiro muscle car moderno da amg [youtube id= so52ixism14 width= 620 height= 350 ] [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 101933 101934 ] e o motor v8 m156 foi primeiro oito cilindros totalmente desenvolvido pela amg — antes dele a divisao partia de blocos de produçao em serie e os preparava e ele ja era um monstro 6 2 litros 514 cv a 7 200 rpm 64 2 mkgf de torque a 5 250 rpm e a capacidade de levar o clk 63 amg black series ate os 100 km/h em 4 3 segundos com maxima eletronicamente limitada a 300 km/h o cambio e o automatico amg speedshift de sete velocidades com borboletas para troca de marchas o visual inspirado pelo safety car da formula 1 na epoca com para lamas alargados e kit aerodinamico funcional grita muscle car sera que da para ficar melhor que isto mercedes benz c63 amg black series a resposta da em 2011 o mundo conheceu o c63 amg black series o mesmo m156 porem recalibrado para render 517 cv a 6 800 rpm e 63 2 mkgf a 5 200 rpm e o cambio continua sendo o amg speedshift ele tem dimensoes de muscle car bitolas alargadas e visual inspirado pelos bolidos de competiçao da mercedes no campeonato alemao de carros de turismo deutsch tourenwagen meisterschaft ou so dtm ele tambem foi o ultimo classe c amg com motor naturalmente aspirado da historia — se voce for um cara radical pode tambem considera lo o ultimo muscle car europeu da mercedes benz ao menos ele fechou este capitulo em grande estilo sendo capaz de chegar aos 100 km/h em 4 2 segundos com maxima limitada eletronicamente a 300 km/h nao foi a toa que fizemos uma despedida caprichada para ele em 2014 [youtube id= lhftjugwko8 width= 620 height= 350 ] e que ronco e este meu amigo audi rs5 o motor v8 fsi de 4 2 litros da audi e na pratica um v10 de 5 2 litros aquele encontrado no audi r8 e no lamborghini huracan com dois cilindros a menos e e usado no seda/perua rs4 e no suv q7 alem dos sedas a6 e a8 no entanto existe um carro que ao ser equipado com ele se transforma em um verdadeiro muscle car teutonico o a5 — ou melhor rs5 [youtube id= 8xkbbclehl4 width= 620 height= 350 ] alem de ter um visual absurdamente belo com proporçoes harmonicas e linhas que equilibram elegancia e agressividade com maestria o rs5 aproveita os 450 cv a 8 250 rpm e 43 8 mkgf de torque entre 4 000 e 6 000 rpm para chegar aos 100 km/h em 4 4 segundos com maxima limitada a 285 km/h a transmissao e a s tronic de sete marchas com aletas atras do volante e contrariando os outros nomes desta lista a traçao e integral quattro com vetorizaçao de torque mas voce perdoa a gente nao e jaguar xkr s britanicos sabem fazer muscle cars disso ja temos evidencia mas o mais recente deles e tambem um dos mais incriveis — nao apenas por seu desempenho mas tambem por ser um jaguar com cara de muscle car australiano o xkr s [youtube id= pgojlzrtcgm width= 620 height= 350 ] a segunda geraçao do cupe xk desconsiderando a versao produzida entre as decadas de 1940 e 1960 foi apresentada em 2005 e como e tipico da jaguar durou bastante tempo saiu de linha em 2014 aos nove anos de idade mas foi justamente nos ultimos anos de sua vida que a versao mais interessante foi lançada o xkr s ele foi apresentado em 2011 e alem do visual que em nada lembrava a elegancia dos outros xk tinha um v8 supercharged de 302 pol³ tipicamente americano apesar de nao ter nada a ver com o 302 ford com 550 cv entre 6 000 e 6 500 rpm e 66 8 mkgf de torque acoplado a uma transmissao automatica de seis marchas e o bastante para chegar aos 100 km/h em 4 4 segundos com maxima de 280 km/h bmw m3 e92 quando a quarta geraçao do bmw m3 a e92 foi apresentada muitos fas da marca da baviera torceram o nariz o motivo pela primeira vez a bmw deixou de lado seus famosos seis em linha para adotar um v8 naturalmente aspirado 0 s65 e nao estamos falando de qualquer v8 ele e derivado do motor v10 que equipava a geraçao passada do bmw m5 compartilhando a mesma arquitetura basica e a construçao em aluminio [youtube id= e7xnzuqxu3k width= 620 height= 350 ] sao quatro litros 420 cv a 8 300 rpm e 40 8 mkgf de torque a 3 900 rpm sendo que a linha vermelha do conta giros começa as 8 400 rpm com transmissao manual de seis marchas como standard ainda que uma caixa de dupla embreagem e sete marchas da getrag fosse opcional com ve oitao aspirado e girador ele chegava aos 100 km/h em 4 6 segundos e tem velocidade maxima de 286 km/h com o limitador eletronico desativado e com o tempo se tornou um dos m3 favoritos dos fas — ainda mais depois que a bmw adotou um seis em linha biturbo na geraçao seguinte
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