lembra quando um bom tempo atras falamos sobre aquela vez em que a renault colocou um motor v10 de formula 1 em uma renault espace para criar a minivan mais insana da galaxia e claro que lembra em 1994 alguem da renaultsport achou uma boa ideia pegar o v10 aspirado do williams fw15c o ultimo dos moicanos com suspensao ativa que conquistou o mundial de 1993 com alain prost ao volante o seu transeixo e todas as tecnologias de suspensao e freios recentemente banidas e instalar num renault espace ou melhor um prototipo de motor central traseiro com a silhueta da espace os 312 km/h de maxima ou o 0 a 100 km/h em 2 8 s eram so o começo a dinamica da van estava muito mais proxima de um monoposto de competiçao [youtube id= ideoesshob0 width= 620 height= 350 ] so para relembrar dito isto a espace f1 nao foi a unica renault espace do planeta a ser transformada em um monstro esta caros leitores e a renault espace de terceira geraçao que esconde um segredo ela nao e bem uma renault espace e sim um lexus ls400 com motor v8 e traçao traseira sob a carroceria de uma espace quer mais o motorista vai no centro do carro como no mclaren f1 naturalmente este e o projeto de um entusiasta e nao da propria renault e foi uma daquelas ideias malucas que so acontecem porque alguem tem tempo de sobra e carros demais na garagem tudo começou em agosto de 2012 no forum pistonheads quando o usuario lexspace sugestivo nao postou a seguinte mensagem bom eu comprei um lexus ls v8 4 0 paguei £500 entao que se dane e consegui remover mais de 280 kg de acabamento interno acabamento do porta malas acabamento sob o capo outros acabamentos e coisas que eu nao quero/preciso etc etc recentemente eu instalei um sistema de oxido nitroso wizards calibrado para um boost extra de 80 100 cv mas o sistema e capaz de um boost de ate 150 cv o plano e transplantar este motor em uma renault espace me digam e loucura ou genial a primeira resposta foi ambos manda ver deixando de lado aquela historia de que engine swaps so podem ser feitos quando motor e carro sao da mesma marca ou ao menos do mesmo grupo este e o tipo de ideia que nao tem como nao encorajar especialmente considerando que o lexus ls400 apesar de ser um carro de luxo tem originalmente 250 cv e 36 mkgf produzidos por seu v8 aspirado com nos e 100 cv a mais e mais do que qualquer minivan tem o direito de ter [youtube id= lp0tpq1_ypu width= 620 height= 350 ] o motor sendo testado com o nitro antes de ser instalado na minivan por mais que tenha sido usado em um seda de luxo feito o lexus ls400 o 1uz fe entao recem lançado era todo de aluminio tinha comando duplo variavel nos cabeçotes curso de 82 5 mm e diametro de 87 5 mm ou seja era girador e recebia muito bem o folego extra do nos acontece que o cofre da renault espace cujo maior motor era um v6 de tres litros simplesmente nao foi feito para acomodar um v8 lexus de quatro litros assim nao demorou para que lexspace decidisse mudar a abordagem em vez de colocar o motor do seda na minivan ele colocaria a carroceria da minivan sobre o sedan simples nao na verdade nao nao e nada simples quer dizer por mais que a mecanica ja estivesse toda pronta adaptar a carroceria de uma renault espace sobre um lexus ls400 foi uma tarefa herculea que exigiu diversas adaptaçoes na chapa para abrigar as entranhas do seda japones para começar ha a questao crucial das medidas de entre eixos na espace sao 2 702 mm de entre eixos enquanto no lexus ls400 ha 2 814 mm entre os eixos uma diferença de mais de 10 cm as bitolas dos dois veiculos por outro lado sao bem mais proximas cerca de 1 560 mm para lexspace foi o suficiente para pensar cabe para isto ele removeu toda a carroceria do ls400 e deixou apenas o monobloco que perdeu tambem a area reservada ao porta malas ja a carroceria teve novos arcos de roda cortados nos para lamas traseiros e deslocados para tras para que tudo se encaixasse caso tivesse utilizado uma grand espace as coisas seriam mais faceis o entre eixos da versao longa da van e na verdade dois ou tres centimetros maior do que o do seda japones as fotos mostram que o para lama dianteiro tambem foi cortado com isto ao ser montada sobre o monobloco do lexus a espace ficou com uma postura muito mais baixa e agressiva e claro que o sistema de suspensao do ls400 tambem deu sua contribuiçao para isto o sistema independente por braços triangulares sobrepostos nas quatro rodas e naturalmente mais baixo que o mcpherson na dianteira + eixo rigido com barra panhard na traseira usado na espace mas as modificaçoes nao acabaram por ai por dentro o interior seguiu depenado lexspace jamais considerou deixar o carro com visual original tanto no exterior quanto o interior e perdeu todos os sete lugares no lugar deles apenas um banco concha de fibra de carbono o painel original foi adaptado com os instrumentos do lexus em posiçao central so nao ficou apertado como o cockpit do mclaren f1 mas a sensaçao de guia lo deve ser ao menos parecida a sensaçao nao a experiencia claro [youtube id= uwxdg_5wwxs width= 620 height= 350 ] alem destas fotos no topico do forum lexspace tambem postou alguns videos em seu canal no youtube infelizmente a ultima atualizaçao foi em 2014 quando ele arrumou uma bela maneira de explicar por que sua minivan hibrida precisava de um diferencial de deslizamento limitado [youtube id= mmglni5ije4 width= 620 height= 350 ] o video foi gravado em 2014 dois anos depois do inicio do projeto foi mais ou menos ai que lexspace parou de atualizar seu topico voltando a postar novamente apenas em 2016 para dizer que estava ocupado demais para dedicar se a sua criaçao no entanto foi por uma boa causa ele começou a trabalhar na ginetta integrando a equipe de desenvolvimento do g57 prototipo lmp2 com motor v8 general motors de 6 2 litros e cambio sequencial x trac [youtube id= b5cvtcrgqle width= 620 height= 350 ] no ano passado o g57 começou a ser utilizado na britcar dunlop prototype series categoria de endurance criada para prototipos desenvolvidos e fabricados no reino unido ao menos o projeto foi abandonado por uma boa causa nao
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.