3=6 essa equaçao matematicamente errada era a sintese da filosofia por tras dos motores dois tempos empregados pela dkw com um ciclo completo a cada volta do virabrequim ele produzia duas vezes mais potencia que um motor quatro tempos que tem uma volta morta nos tempos de escape e admissao assim pela logica germanica seus tres cilindros produziam o trabalho de seis cilindros dos outros a equivalencia obviamente nao e essa mas os motores dois tempos conseguem produzir quase 50% mais potencia que os motores quatro tempos de deslocamento semelhante essa maior capacidade se deve justamente ao fato de o motor produzir potencia a cada 360 graus enquanto os quatro tempos tem uma centelha a cada 720 graus outro fator que colabora para a maior potencia dos dois tempos e sua simplicidade mecanica sem valvulas comando de valvulas molas e balancins o conjunto reciprocante e mais leve e pode atingir rotaçoes mais altas o problema e que uma das maiores qualidades do motor dois tempos tambem e a origem de seu maior ponto fraco consumo e emissoes sem valvulas para fechar a camara de combustao uma pequena quantidade de combustivel entra nos cilindros e acaba expelida sem ser queimada aumentando o consumo e os niveis de emissoes de poluentes e mais como sua lubrificaçao e feita pela adiçao de oleo ao combustivel os gases resultantes da combustao so agravam a questao das emissoes foi por isso que os motores dois tempos cairam em desuso a partir do final dos anos 1960 quando as primeiras leis de controles de emissoes de poluentes foram criadas tudo começou no japao em 1968 os motores dois tempos foram aos poucos sendo abandonados por sua incapacidade de se adequar aos niveis exigidos por lei somente umas poucas motos de competiçao resistiram primeiro na motogp e wsbk e mais tarde somente nos enduros e motocross [youtube id= djiulz2gpnq width= 620 height= 350 ] eles ate chegaram a evoluir usando dosificadores de oleo lubrificante e a ford chegou ate mesmo a construir um prototipo com injeçao eletronica direta para conter o consumo e as emissoes e um sistema de lubrificaçao que permitia rodar ate 20 000 sem a necessidade de reabastecimento de oleo o carro rodou quase 20 km/l e ainda tinha 64 cv/l de potencia especifica era um 1 25 de 80 cv mas a certa altura do desenvolvimento a ford percebeu que embora fosse adequado para o momento o motor nao conseguiria se adequar as futuras etapas dos programas ambientais legais alem disso o sistema de lubrificaçao tinha manutençao complexa e nao seria viavel em longo prazo no fim os carros foram vendidos e acabaram em coleçoes e acervos de museus a ideia de um dois tempos evoluido contudo sempre permaneceu viva no imaginario dos engenheiros e ratos de oficina ate mesmo james may chegou a propor o desenvolvimento de um dois tempos com tecnologia moderna em sua coluna no telegraph em 2009 agora a ktm anunciou uma nova linha de motos com motores dois tempos controlados eletronicamente de forma que as emissoes sejam controladas a linha e composta por tres modelos originalmente carburados as motos exc e xc w modificados com um sistema de controle eletronico no lugar do carburador o sistema se chama tpi ou transfer port injection e usa valvulas eletronicas para injetar combustivel e oleo pela janela de transferencia do motor em vez de injetar a mistura diretamente na camara de combustao na pratica e como aqueles sistemas de injeçao monoponto dos carros dos anos 1980 e 1990 a janela de transferencia e esse duto paralelo ao cilindro a sua esquerda a diferença aqui e que pela primeira vez ha um sistema eletronico capaz de variar continuamente o ponto de igniçao e o tempo de injeçao alem da posiçao da borboleta eletronica para controlar a quantidade exata de combustivel e lubrificante no cilindro alem disso com o combustivel injetado pela janela de transferencia ocorre uma melhor atomizaçao do combustivel otimizando a queima da mistura o video abaixo explica graficamente [youtube id= tbxqqw5 vsk width= 620 height= 350 ] o controle do lubrificante tambem e semelhante ao da injeçao de combustivel o oleo e armazenado em um reservatorio separado e levado ao motor por uma bomba eletronica de oleo controlada pela ecu que injeta o lubrificante de acordo com a leitura dos sensores internos em diferentes situaçoes de posiçao da borboleta e velocidade do motor o que ajuda a controlar os niveis de emissoes de acordo com a ktm o sistema tpi melhora em ate 40% consumo de combustivel em rotaçoes medias e baixas embora nao apresente melhoria com o acelerador 100% aberto por outro lado a moto fica menos agressiva em baixas rotaçoes pois o controle eletronico consegue mitigar a tipica subida de giro explosiva dos motores dois tempos [youtube id= hb3exszwps4 width= 620 height= 350 ] apesar de serem os primeiros motores dois tempos com controle totalmente eletronico eles continuarao restritos as motos de competiçao neste primeiro momento a ktm pretende usar a temporada de 2018 para avaliar o comportamento destes motores em situaçoes reais e tambem precisa convencer o publico a trocar suas motos carburadas por esta eletronica a versao tpi custa us$ 500 a mais que a versao carburada [youtube id= uqoovqthqgy width= 620 height= 350 ] se tudo correr como a ktm planeja sera apenas uma questao de tempo ate que os motores dois tempos voltem a ser usados em motos de rua ou em outras categorias do motociclismo alguem pensou na motogp
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