FlatOut!
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Técnica Zero a 300

O que matou o motor dois-tempos – e como (e por que) ele quer trazer o “brappp” de volta

3=6. Essa equação matematicamente errada era a síntese da filosofia por trás dos motores dois-tempos empregados pela DKW. Com um ciclo completo a cada volta do virabrequim, ele produzia duas vezes mais potência que um motor quatro-tempos (que tem uma volta "morta" nos tempos de escape e admissão). Assim, pela lógica germânica, seus três cilindros produziam o trabalho de seis cilindros dos outros. A equivalência obviamente não é essa, mas os motores dois-tempos conseguem produzir quase 50% mais potência que os motores quatro-tempos de deslocamento semelhante. Essa maior capacidade se deve justamente ao fato de o motor produzir potência a cada 360 graus, enquanto os quatro-tempos têm uma centelha a cada 720 graus. Outro fator que colabora para a maior potência dos dois-tempos é sua simplicidade mecânica. Sem válvulas, comando de válvulas, molas e balancins, o conjunto reciprocante é mais leve e pode atingir rotações mais altas. O problema é que uma das maiores qualidades do mot