como salvar a jaguar de hoje sinceramente nao faço ideia o mundo de hoje parece muito diferente do que era quando a jaguar era realmente grande tradicionalmente por exemplo marca e conhecida pelos seus sedas de luxo e seus carros esporte quem compra isso hoje ninguem https //flatout com br/sir william lyons a alma e o corpo da jaguar/ deveria morrer entao este parece ser o resultado que chega a maioria das pessoas sobre este assunto nada desse tipo morre facil pois seus donos querem espremer cada centavo possivel da historia toda seus funcionarios nao querem perder o emprego e tudo mais e sempre algo dificil chato protelado o fim nada de bola de fogo gloriosa visivel de fora do planeta e que de um momento para o outro termina tudo sem sofrimento ou decadencia o fato e que o nome jaguar tem um valor um valor criado quase todo exclusivamente criado por william lyons o fundador que do nada criou uma marca tao forte que ainda hoje causa esta polemica toda que vemos hoje criada por sua reinvençao essa reinvençao e a seguinte transformar a jaguar em uma marca de carros eletricos ultra luxo como bentley e rolls royce focada no mercado asiatico e arabe que meio que engole falacias de grife como se nao houvesse amanha a ideia e ainda menos volume e mais lucro por unidade a empresa tenta inferir que nao tinha outra saida que a jaguar sempre foi deficitaria e vendeu pouco e por isso teve que fazer a tal reinvençao sim mas essa nao e a unica reinvençao possivel ne existem outras formas de tentar isso e sem mudar tanto o que a empresa significa https //www youtube com/watch v=rltfirqhfng nao e um problema em si as novas propagandas e seus logotipos; e o que pretende no futuro a propaganda em si causou celeuma por nao ter carro envolvido e por dizer nada em relaçao ao assunto a pergunta na verdade e se devemos salvar a jaguar e se vai ser reinventada o que significava antes para começo de conversa a maioria acha que a jaguar e uma marca de luxo e so pensando assim e facil achar que mover se para cima seria melhor opçao mais luxo mas sera o que fez a marca jaguar durar ate hoje quando começou o declinio da jaguar facil de pontuar exatamente quando william lyons resolveu se aposentar e vender a empresa para a bmc ja que nenhum de seus herdeiros tinha interesse nela o que tinha seu filho mais velho morrera tragicamente numa viagem a trabalho para a jaguar num acidente https //flatout com br/o dia em que a alma da jaguar morreu/ e inegavel e incrivel este fato o ultimo carro de inegavel sucesso da marca foi o seda xj de 1968; coincidentemente e o ultimo desenho de carroceria de lyons desenhar carrocerias era sua maior habilidade; um primeiro ponto que deve se entender sobre o que significa a jaguar [caption id= attachment_373526 align= aligncenter width= 999 ] lyons e o xj6 1968[/caption] hoje em dia precificaçao de carros tem que levar o incrivel custo de validaçao estatal de todos eles; na epoca de lyons nao tambem o desenho de automoveis hoje e fortemente limitado por legislaçao estatal quando a legislaçao e a homologaçao nao eram um fator frequentemente gente nova aparecia e destruia o status quo como foi o caso de nosso gentleman ingles chamado william lyons dono e criador de sua propria marca conseguiu certa vez a rara e sensacional combinaçao de alta sofisticaçao mecanica e baixo preço e como conseguiu isso lyons nao nasceu nobre apesar de depois virar sir william lyons e construiu sua empresa da maneira antiga com muito trabalho duro e economia pessoal se chegou a ser o que foi nao foi desprezando o valor do dinheiro lyons amealhou para si a fama de ser uma pessoa vamos dizer assim economica na verdade pao duro mesmo nono correia https //flatout com br/jaguar 1957 uma bola de fogo visivel da estratosfera/ mas isto nao o impediu de criar a jaguar em cima de uma noçao muito interessante de valor um jaguar sempre foi um carro esporte ou de luxo com um preço justo aqui no brasil onde a historia das marcas e largamente desconhecida muita gente boa desconhece completamente isso mas a jaguar cresceu e floresceu sendo uma marca que oferecia muito pelo preço que cobrava quando no pos guerra sir william contratava representantes para sua empresa nos eua para seus carros todos os vendedores insistiam em aumentar os preços os tarimbados vendedores americanos eram categoricos coloque o numero 1 ou ate mesmo 2 na frente desses preços que ainda assim venderei a minha cota mas sir william acreditava em cobrar um preço justo e um lucro justo por seus carros e se a demanda aumentasse ele simplesmente daria um jeito de fazer mais carros para atende la mais trabalho investimento e preocupaçao nunca foi problema para este trabalhador incansavel e sem investidores para quem responder ele podia agir como bem quisesse https //flatout com br/motores lendarios o pioneiro seis em linha xk da jaguar/ e esta estrategia apesar de ate onde sei extinta na industria funcionou perfeitamente a jaguar se mantendo como uma empresa de sucesso absoluto enquanto lyons esteve no comando muito do valor da marca veio tambem de vitorias em le mans antes da guerra todo mundo via a jaguar como carros lindos e baratos mas com chassis e motores ruins o novo e moderno motor seis em linha dohc xk de 1948 permitiu que isso nao fosse mais verdade e vencer le mans mostrou que era uma marca puro sangue a jaguar venceu le mans cinco vezes nos anos 1950 e depois mais duas vezes em 1988 e 1990 https //flatout com br/jaguar xj13 o competidor do gt40 que nunca correu/ muito desse sucesso veio tambem do design e o talento nato de lyons para ele apesar de nao saber desenhar ele mesmo os carros de sua empresa eram criados em metal escala real por uma turma de funcionarios acostumada e treinada para interpretar os desejos de sir william hoje departamentos inteiros mantidos a peso de ouro e com equipamentos modernissimos nao conseguem chegar aos pes dos classicos criados por lyons e meia duzia de sujeitos com marretas e martelos talento amor pelo que faziam e trabalho duro tudo virtude indiscutivel mas hoje rejeitadas completamente pela industria ate crime a empresa existe tao somente pelo dinheiro que pode produzir nao para fazer carros good god no e ele sabia desenhar o jaguar e type era um dos carros mais belos ja criados belo o suficiente para enzo ferrari declara lo o mais belo carro do mundo belo de uma forma absoluta e irrefutavel inexistente hoje belo o suficiente para virar metro padrao zero absoluto a partir do qual todos os outros carros sao comparados ate hoje o e type tem apelo ate para gente que nao gosta de carro; e principalmente mulheres parecem mesmerizadas por ele https //flatout com br/nao o jaguar e type nao chega a 150 mph 241 km h/ e falando de propagandas e e type a maior propaganda ja feita sobre jaguar foi para o e type; e nem foi feita pela jaguar mas sim por um programa de televisao independente clarkson diz nele que o e type nos lembra que nos realmente eramos tao grandes como achamos que somos hoje https //www youtube com/watch v=66owxqzaexs alem disso derivado que era dos d type vencedores de le mans era uma verdadeira apariçao extraterrestre nas ruas do mundo de 1961 ainda cheias de carros com raizes nos anos 30 era avançado de uma forma que hoje em dia e impossivel de ser avançado em uma epoca em que automoveis assim eram abraçados pelo publico como uma espiadela num futuro de velocidade beleza e controle que todos desejavam tinha suspensoes independentes freio a disco nas quatro rodas desempenho de ferrari some o pedigree impecavel de competiçoes e se imagina algo carissimo ne nao na jaguar [caption id= attachment_373528 align= aligncenter width= 999 ] e type um ganhador de le mans de preço acessivel[/caption] com 265 cv o jaguar e type era mais barato que porsches lotus e outros carros esporte que nem chegavam a 100 cv carros de mesmo desempenho custavam duas ou tres vezes mais isso fez o e type realmente especial nao era apenas mais um ferrari era um ferrari a preço de um ford caro lembre agora o que a empresa deseja para 2026 e chore como conseguia isso simples fazendo como qualquer fazendeiro ensina o olho do dono e um dono que sabia controlar custos e fazer seu trabalho bem nada era pequeno o suficiente para escapar de sua atençao a jaguar era uma empresa de enorme fama mas de volumes de produçao relativamente baixo e portanto nunca foi enorme como uma mercedes benz por exemplo para citar apenas como exemplo o nemesis suabe de sir lyons mesmo depois de abrir o capital da empresa sir william manteve mais de 50% das açoes e o controle firme e absoluto sobre tudo que acontecia na jaguar sempre teve lucro mas os dividendos e salarios dos altos escaloes sempre foram baixos falando em retrospectiva walter hassan um dos criadores do imortal seis em linha xk e famoso tambem na coventry climax disse que nunca ganhou muito bem sempre trabalhou demais mas nunca reclamou e na verdade sempre achou a jaguar um lugar incrivel para se trabalhar marca classica de um lider e nao apenas um chefe absolutamente nada que influisse no desenho de um jaguar inclusive debaixo do capo podia ser colocado no carro sem sua aprovaçao e ele garantia que isso era verdade fazendo passeios regulares pela fabrica e em seguida aparecendo na mesa de engenheiros com um botao acendedor de cigarros ou luzinha de posiçao e a perguntinha terrivel eu nao me lembro de ter aprovado isso por que esta no carro ha quem diga que baixa qualidade era parte da equaçao; toda parte nao visivel do carro era sempre feia malcuidada e barata; mas nao eram muitas o capo abria para mostrar ate a suspensao e as rodas entao o escondido era pouco pode se falar de baixa qualidade sim mas nos termos de que era padrao na inglaterra entao comparado aos conterraneos nao era especialmente malfeito mas a logica moderna hoje diria que lyons estava errado devia cobrar mais caro e ganhar mais por cada veiculo e ir crescendo a produçao como fez a ferrari a ferrari hoje e uma das marcas mais valiosas do mundo e uma fabrica de dinheiro inigualavel ainda que a gente nao goste de certas praticas dela por isso essa reinvençao ai mas mesmo nessa logica moderna luxo eletrico tem certeza disso a primeira reinvençao da jaguar [caption id= attachment_373534 align= aligncenter width= 999 ] austin swallow começo[/caption] como disse porem nao sei como fazer algo assim acontecer hoje a velha jaguar mercedes e bmw a preço de vw e algo hoje comum tambem e so olhar jetta gli e bmw 320i ainda que uma versao de traçao traseira melhorasse a comparaçao e design realmente novo diferente criativo como o de lyons me parece que nao existe mais [caption id= attachment_373538 align= aligncenter width= 999 ] no pre guerra ss[/caption] entao ofereço aqui apenas uma analise historica de como lyons himself fez sua empresa renascer depois da segunda guerra mundial sim nao e este atual o primeiro renascimento da jaguar lyons começou fazendo sidecars para motocicletas quando jovem; depois passou a fazer carrocerias especiais disso criou seus primeiros carros proprios usava mecanica e chassi da standard motor company modificados e criava seus carros lindissimos verdadeiros rolls royce a preço de bem um standard [caption id= attachment_373535 align= aligncenter width= 999 ] o ss100 jaguar marca e ss modelo jaguar[/caption] por mais que criasse coisas fantasticas muito melhores que os standard essa era raiz da ma fama de sua marca eram carros so bonitos para ignorantes; os entusiastas compravam carros esporte de verdade com motores proprios e tudo mais ao fim da guerra resolve mudar tudo cria o motor xk seu proprio chassi ganha le mans cinco vezes e pronto era uma marca seria entao basta novos motores que ganham le mans e ganhar le mans 5 vezes numa decada para reinventar a marca hoje claro que nao uma coisa que nao contei e que em 1945 a jaguar muda de nome a fabrica de sidecar de lyons era a swallow e os carros eram os ss abreviaçao de standart swallow antes da guerra ora o nome ss depois da fama da famosa divisao militar nazista ficou demode ao fim da guerra precisava mudar entao a marca era agora jaguar efetivamente reinventada de verdade veja como o mundo e outro hoje todo mundo acha que o valor esta no nome jaguar estao prestes a fazer mil coisas para mante lo vivo lyons sabia que o valor nao era este o valor estava nele em haynes em todos seus funcionarios que iriam fazer carros sensacionais e venceriam em competiçoes de primeira linha e fariam assim um nome outro nome precisa mudar sem problema algum poderia terminar falando para a jaguar mudar o nome se quer entao se reinventar pois o nome ja nao significa mais nada mesmo hoje mas sem lyons e sua trupe o nome e so o que resta; nao ha mais valor algum intrinseco nesta empresa como e em toda empresa triste mas e a realidade independentemente ao que aconteça no futuro a jaguar na verdade ja morreu faz tempo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.